Administração

Graduação EAD

Apresentação

Entre várias posições ocupadas por grandes líderes, entende-se que nos dias atuais os administradores estão cada vez mais profundos, tecnológicos e acima de tudo, exponenciais. Portanto, para qualquer tipo de liderança, mas especialmente para os CEO´s, está se tornando cada vez mais evidente que suas funções estão deixando de operar em um mundo previsível linear, que exige o aumento da eficiência e estratégia dominante, para um mundo onde adaptabilidade e disrupção são as vantagens competitivas. A principal orientação dada a um CEO – Chief Executive Officer é que para ele atuar no mundo atual, de empresas de poucas pessoas como Uber, chamadas de Start-ups, ele deve tomar decisões baseadas em dados e saber interpretá-las para quando aparecerem as ondas dos mercados saber como aproveitá-las, podendo se tornar os chamados níveis executivos ou C-level.

Ao iniciar o século XXI, o mundo entrou em uma erupção constante. Organizações tradicionais paralisaram-se mediante o entendimento de que todo o conhecimento estabelecido ao longo dos séculos de experiência valia pouco. Novas organizações se desenvolvem como plataforma de negócios e aprofundam-se na visão da essência do negócio para crescer. A forte demanda por novas opções aponta o desejo pelo aprendizado constante e atualmente mais forte do que nunca. O ambiente digital, que impacta o ambiente corporativo influencia decisivamente o contexto acadêmico, portanto, participar do Curso de Administração da Faculdade Censupeg levará você a buscar o conhecimento direto da fonte, desenvolvendo as competências que o mercado exige, contemplando o estudo e as práticas baseadas nos modelos de gestão de Peter Drucker à Jack Ma (CEO da Ali Baba), contemplando o que se prega na G.A.F.A.M. (Google, Amazon, Facebook, Aplle e Microsoft).

Grau Acadêmico:
Bacharel.

Mercado de Trabalho:
Direção e Administração de Empresas, Consultoria e Assessoria Executiva, Gestão de Processos, Controladoria e Empreendedorismo.



Disciplinas

  • Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
  • História da ética; Conceito e Princípios da Ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade Social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
  • Liderança em contextos organizacionais; Liderança Desenvolvimento de líderes; Habilidades de Liderança; O papel da Liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de Coaching; Coaching de Equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e Organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
  • Introdução à administração; Teoria da Administração Científica; Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Administração por Objetivos – APO; Teoria Comportamental; Teoria da contingência estrutural; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Teoria Estruturalista; Teoria Sistêmica e Teoria Cibernética da Administração.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Conceito Iniciais, são propostas atividades que farão você resgatar a sua história de vida e projetar o seu futuro, assim como, resgatar experiências e aprendizados com pessoas da sua comunidade.
  • A empresa como sistema e seu ambiente; Ambiente organizacional da controladoria; Cenários Mercadológicos; Especificação de requisitos para um cenário de negócios; As evidências físicas e o cenário de serviços; Técnicas e métodos de elaboração de cenários; Teoria do ambiente organizacional; Análise do ambiente externo; Análise do ambiente interno; Empresa start-up; Metodologia start-up enxuta; Start-ups e tecnologia.
  • Motivadores e inibidores do empreendedorismo; Tipos de empreendedorismo; Perfil e comportamento empreendedores; Tipos de inovação; Modelagem do negócio; Desenvolvendo modelos de negócios; Canvas; Pitch; Tendências de mercado nacional e internacional; Empreendedorismo social: contexto; Apresentações de iniciativas sociais de alto impacto; Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas.
  • Estratégias de vendas; Análises das características de cada mercado; Evolução da estratégia empresarial; Referenciais estratégicos; Alinhamento dos interesses; O macro ambiente da empresa; Análise administrativa: análise de processos; Referenciais estratégicos no plano de negócios; Valores organizacionais; O plano de ação (5W2H); O processo de tomada da decisão; Implementação e controle da estratégia.
  • Para que serve o inglês instrumental?; Noções do verbo em inglês; A pronúncia do passado dos verbos regulares e irregulares; Gramática: pronouns, presente tense, comparative and superlative, can(abilities), there to be; Atividades pré-textuais; Linguagem formal x linguagem informal; Redação de parágrafos e e-mails; O uso correto do dicionário na leitura de textos; Deduzindo o significado das palavras; Transparências (palavras cognatas); Técnica de scanning; Dicas para a leitura de textos em inglês.
  • Língua Brasileira de Sinais: Uma Conquista Histórica; História da Educação de Surdos; Surdez: Conceito, Causa e Políticas de Prevenção; Libras como Língua Natural e Português como Segunda Língua; Língua Brasileira de Sinais: Aspectos Linguísticos e Gramaticais; Comunidade Cultura e Identidade Surda; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para Crianças Surdas.
  • Cultura e Etnicidade; Educação Multicultural e Diretrizes Básica da Lei Brasileira; Ética e Questões Éticas; Etnia e Raça; Desigualdade Étnico-Raciais; Combate ao Racismo de Discriminação; Formação Sócio Cultural do Brasil.
  • Sistema Financeiro Nacional e seus Órgãos Deliberativos e Normativos; Mercado Financeiro e Fintechs; Valores Mobiliários: Ações, Debêntures, Bônus de Subscrição, Notas Promissórias e Letra Financeira; Mercado de Ações: Mercado a Vista, Mercado a Termo, Mercado de Opções; Oferta Pública: Motivação e Objetivos da Abertura de Capital; Valor de Mercado das Empresas; Governança Corporativa; Investimentos, Estratégia e Lucros Econômicos; Relação Risco e Retorno; Otimização de Risco e Retorno; Análise de Risco em Decisões de Investimento.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Cenários para Empreender, são propostas atividades para desenvolver habilidade na análise de cenários empresariais, identificando os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
  • Psicologia Organizacional ou empresarial: aspectos de saúde; Autodesenvolvimento; O comportamento humano nas organizações; Desenvolvimento; Introdução ao Comportamento Organizacional; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Desenvolvimento de Pessoas e de Organizações; Desenvolvimento Organizacional; Conceito; Gestão competência versus gestão de desempenho; Atuando na gestão do desempenho; Medição de desempenho organizacional.
  • O Conceito de Qualidade; A Quarta Era da Qualidade: A Gestão Estratégica da Qualidade (GEQ); Três Métodos Universais da GQ; Dimensões da Qualidade; Sete ferramentas da qualidade; O Ciclo PDCA; Metodologia e Ferramentas de Qualidade; TQM Introdução; TQM - Qualidade e Operações; TQM - Qualidade na Cadeia de Suprimentos; Requisitos da ISO 9001:2015; A Metodologia Seis Sigma.
  • Definindo o projeto; Desenvolvimento de um plano de projeto; Estimativas de custos e tempo de um projeto; Gerenciamento de riscos; Redução da duração de um projeto; Gerenciamento de equipes de projetos; Estratégia da organização e seleção de projeto; Gerenciamento ágil de projetos; Fechamento de Projeto.
  • Suprimentos; Decisões de compras e de programação dos suprimentos; Gestão de compras (ERP); Estratégias e aplicações do comércio eletrônico; Estoques; Estratégia de Estoque; Controle de estoques; Software de gestão de estoques (ERP); Principais atividades e necessidades de movimentação de materiais; Subsistemas logísticos: Técnicas de Movimentação de Materiais; Equipamentos de movimentação de materiais em sistemas de armazenagem; Automação em movimentação e armazenagem.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Influências Econômicas nas Organizações, são propostas atividades para desenvolver habilidades na solução de problemas, compreendendo a interconectividade de temas e áreas em cenários comuns nas empresas.
  • Introdução ao Marketing; Introdução à pesquisa de marketing; Estratégias de marketing; Plano de marketing; Marketing de conteúdo; Marketing de serviços; Marketing de influência; Marketing multinível; Tecnologias e integração de canais de venda e de comunicação; Segmentação e posicionamento; A publicidade e a propagando na internet; Comportamento do consumidor 2.0
  • Negociação: conceitos iniciais; Técnicas e táticas de negociação; O poder na negociação; Valor para o cliente; Comunicação das organizações; Comunicação verbal e não verbal; Comunicação assertiva e interpessoal; Atendimento ao cliente; Administrando marketing e vendas; Planejamento de marketing; Estratégias de fidelização do consumidor no ambiente digital; Previsão de vendas.
  • Conceitos básicos de contabilidade gerencial; Demonstrações contábeis e a sua importância para as empresas; Criação de valor para a empresa; Análise Custo – Volume – Lucro; Orçamento, planejamento e controle; Avaliação e desempenho; Utilização de ferramentas para avaliação de desempenho das empresas.
  • Noções gerais de economia e economia política. Pressupostos e conceitos das principais correntes econômicas. Custo de oportunidade e suas aplicações. Fatores determinantes da demanda e da oferta. O equilíbrio de mercado. Noções de Macroeconomia. Principais agregados macroeconômicos. Crise x endividamento. Intervenção do Estado na Economia. IDH. Desenvolvimento econômico e sustentabilidade. Planos Econômicos.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem - Um Olhar para o Consumidor, são propostas atividades práticas para avaliar o comportamento do consumidor no mercado atual.
  • Conceitos introdutórios à matemática Financeira; Características do juro; Juros simples; Juros compostos; Desconto; Taxas; Sistemas de amortização; Operações financeiras; Método do valor presente – VPL; Taxa interna de retorno; Payback simples; Retorno sobre o investimento (ROI).
  • Contabilidade de custos; Contabilidade financeira; Princípios contábeis aplicados a custos; Classificações e nomenclaturas de custos; Custeio por absorção; Critérios de rateio dos custos indiretos; Materiais diretos; Mão-de-obra direta.
  • Análise horizontal e vertical; Índice de liquidez, rentabilidade e lucratividade; Análise da gestão de caixa; Análise da gestão do lucro como instrumento de verificação e gestão do desempenho das instituições.
  • Estatística Descritiva/Análise Exploratória de Dados; Probabilidade; Independência E probabilidade condicional; Variáveis aleatórias discretas; Função de probabilidade e função de probabilidade acumulada. Esperança e variância.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem - Intervenção de Marketing, são propostas atividades práticas para avaliar a interação do marketing nas empresas.
  • Conceito de administração da produção; Papel estratégico e os objetivos da produção; Hierarquia estratégica, o conteúdo e processo da estratégia de produção; Projeto em gestão da produção; Projeto de produtos e serviços e a vantagem competitiva do bom projeto; Projeto da rede de operações produtivas; Arranjo fixo e fluxo, os tipos básicos do arranjo físico; Planejamento e controle, a tarefa de planejamento e controle de capacidade; Planejamento e controle de projetos.
  • Fundamentos para administração de produtos e serviços; Conceitos de produtos e serviços; Tipos de produtos e serviços; Criação de valor por meio de produtos e serviços; Estruturação da empresa de produtos e serviços; Gestão das operações de produtos e serviços; Qualidade de produtos e serviços.
  • O Sistema Tributário; Tributos Estaduais, Federais e Municipais; Simples Nacional, Lucro Presumido e Lucro Real; Introdução ao direito comercial; 21 Empresário individual; sociedade empresária; sociedade limitada; sociedade anônima; falência e recuperação judicial; títulos de crédito.
  • Introdução ao ambiente de simulação empresarial; simulação de empresa industrial; relatórios gerenciais aplicados na simulação.
  • Ordenamento jurídico brasileiro e hierarquia das normas. Direito constitucional: garantias fundamentais e separação dos poderes. Direito administrativo: conceito, princípios aplicáveis, servidores públicos e licitações. Direito civil: conceito, pessoa física, pessoa jurídica, teoria geral dos contratos, noções de direito de família e de direito das sucessões. Noções de direito do consumidor.
  • Empreendedorismo, o processo empreendedor, identificação de oportunidades de negócios, conceitos e fundamentos de um plano de negócios. Viabilidade financeira do plano de negócios.
  • As atividades complementares são exigidas pelas instituições de ensino superior, e obrigatórias para a formação dos estudantes. Essas atividades deverão ser realizadas durante o curso.
  • As atividades complementares são exigidas pelas instituições de ensino superior, e obrigatórias para a formação dos estudantes. Essas atividades deverão ser realizadas durante o curso.
  • O estágio pode ser realizado na própria instituição de ensino, bem como em parceria com diversas empresas e instituições na sua região.
  • O estágio pode ser realizado na própria instituição de ensino, bem como em parceria com diversas empresas e instituições na sua região.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Aplicando Soluções, são propostas atividades de análise de cenários empresariais, com a finalidade de identificar estratégias necessárias que devem ser adotadas pelas empresas, para que obtenham eficiência e eficácia em seus processos gerenciais.

Diferenciais

  • Aqui, em 2 anos de curso, você já sai formado com o Ensino Superior em Processos Gerenciais

  • Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo


Coordenadora Técnica


Profa. Dra. Dayla Karolina Fossile

Doutora em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora do Núcleo de Gestão Faculdade CENSUPEG. Atuou por 10 anos em uma Sociedade Anônima do segmento portuário nas áreas contábil, financeira e fiscal. Possui experiência com pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria contábil, controladoria, indicadores de desempenho, melhoria contínua e gestão de eficiência energética.