Administração de Recursos Humanos no Setor Público

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

A área de recursos humanos (RH) é fundamental a toda e qualquer organização. Em caso de serviço público, isso não é diferente. São abordados os processos que envolvem recrutamento e seleção, treinamento, avaliação de desempenho, remuneração, políticas e práticas de RH, aprendizagem, desenvolvimento humano e organizacional e liderança. No curso, você estudará esses temas a fim de compreender como as temáticas estão suportadas na teoria e, por meio de casos práticos, entenderá como funcionam no serviço público. O intuito é proporcionar a especialização ao profissional que atuará junto a empresas públicas.

Objetivos:
Preparar profissionais para atuar na administração pública, com o embasamento teórico e prático referente aos recursos humanos, seus processos e aspectos fundamentais na condução de grupos e liderança.

- Apresentar os processos de RH na esfera pública.  

- Compreender o papel e os tipos de liderança no contexto laboral e sua influência nos grupos.  

- Discutir sobre a contribuição da psicologia organizacional e social à área de RH. 

- Compreender os princípios e o processo de comunicação interpessoal e grupal no contexto de trabalho.  

- Apresentar a interface da administração estratégica aos recursos humanos no serviço público. 

Público-Alvo:
Graduados em qualquer curso superior.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Ambiência organizacional: clima, cultura, espiritualidade e qualidade de vida no trabalho. Aprendizagem organizacional: o ciclo de Kolb. Motivação e comunicação organizacional. Liderança e estilos de liderança. Modelos de gestão.
  • Políticas e práticas de gestão de pessoas: recrutamento, seleção, treinamento, avaliação de desempenho. Diversidade no ambiente organizacional: legislação e importância. Cultura organizacional e seus elementos.
  • Avaliação de desempenho: conceito e modelos. Planejamento estratégico de gestão de pessoas: elementos e alinhamento à estratégia organizacional. Uso de dados qualitativos e quantitativos na gestão de pessoas. Mapeamento de forças e fraquezas na gestão de pessoas.
  • Psicologia da educação. Correntes teóricas da aprendizagem. Processo de ensino e aprendizagem. Criação do conhecimento interorganizacional. Redes de conhecimento. Aprendizagem colaborativa e cooperativa. Planejamento do processo pedagógico de aprendizagem.
  • Processos de aprendizagem em diferentes níveis organizacionais. Aprendizagem como forma de controle dos indivíduos. Gestão do conhecimento. Práticas e ferramentas de apoio à gestão do conhecimento.
  • Conceito de competência na educação. Compreensão do processo de educação por competência e sua interface com o mundo do trabalho e a jornada de vida dos indivíduos. Trilhas de aprendizagem. Organização por aprendizagem. Modelos de gestão por competências.
  • Conceito de conhecimento e seu desenvolvimento. Teorias que tratam do processo do desenvolvimento do conhecimento. Abordagens do funcionamento emocional. Emoções e motivação.
  • Interface da cultura e comportamento organizacional. Gestão da cultura e seus elementos. Desenvolvimento organizacional.
  • Evolução histórica do processo de trabalho no mundo e no Brasil. Processos psicológicos básicos e em relação ao trabalho. Produção de subjetividade. Hiperdemanda do trabalho na contemporaneidade.
  • Conceitos e princípios básicos da liderança e habilidades de liderança para futuras carreiras. Papel do líder na gestão estratégica de pessoas. Tipos de liderança. O líder e sua relação com o engajamento da equipe.
  • Conceito e diferença entre equipe e grupo. Tipos de equipes e suas contribuições. Dinâmica dos grupos nas organizações. Grupo, liderança e motivação. Coesão grupal e psicologia social dos grupos.
  • Importância da comunicação na carreira. Fundamentos básicos da comunicação. Processo da comunicação. Administração da comunicação.