Aleitamento Materno

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aulas presenciais com professoras referências na área.

  • Aulas presenciais de excelência, com metodologias ativas teóricas e práticas. Corpo docente multidisciplinar, composto por mestres e doutores que possuem larga experiência e atuação em Aleitamento Materno.

  • Certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC, reconhecida como a Faculdade privada que mais forma Especialistas em Saúde no país, que contribui amplamente para qualificação da assistência da Saúde Pública e privada. Garantia de registro da titulação de ESPECIALISTA EM ALEITAMENTO MATERNO no seu órgão de classe, como por exemplo o Cofen.

  • O curso habilita e qualifica o profissional da Saúde para atuar na área do Aleitamento Materno. Promove a qualificação e atualização para o prestador de assistência em hospitais, maternidades, banco de leite, alojamento conjunto, bem como na Atenção Primária à Saúde, na Saúde Suplementar e Privada.

  • Prepara o profissional para Assistência particular em Aleitamento Materno, para a criação, organização e gestão do negócio próprio e para o Empreendedorismo na Saúde, trazendo um diferencial gerador de renda na sua carreira profissional.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso trabalha no desenvolvimento de competências que instrumentalizem o profissional da saúde a fortalecer sua prática assistencial no processo do aleitamento materno, no desenvolvimento de habilidades e competências para atuação no manejo clínico da amamentação, com base em evidências científicas sólidas, recomendações da Organização Mundial da Saúde, Ministério da Saúde, Rede cegonha e órgãos internacionais.

O aleitamento materno gera inúmeros benefícios para saúde do recém-nascido e criança, vantagens nutricionais, imunológicas, fisiológicas, emocionais, sociais e econômicas com impacto na redução da morbidade e mortalidade infantil.

Apesar das evidências científicas demostrarem estes benefícios, as taxas de aleitamento materno apresentam resultados insatisfatórios no Brasil, principalmente pela falta de orientações e apoio especializado às mulheres durante o processo de amamentação.

Neste sentido destaca-se a atuação dos profissionais da saúde como ação fundamental na reversão do cenário atual, bem como sinaliza-se neste cenário nacional, a oportunidade de atuação especializada na área do aleitamento materno, desenvolvendo o próprio negócio e empreendendo acerca da assistência à mãe e famílias que amamentam.

Objetivos do Curso:

* Formar profissionais Especialistas em Aleitamento materno, com conhecimento técnico-científico, habilidades, e atitudes para a assistência integral e humanizada à mulher e famílias diversas no processo do Aleitamento materno;
* Desenvolver competências essenciais para o manejo clínico da amamentação na Saúde pública, Maternidades, Bancos de Leite, Pré-natal, Pós-parto, Puericultura, na Saúde suplementar e de forma privada;
* Desenvolver competências para o Empreendedorismo, inovação e gestão na área do Aleitamento Materno;
* Desenvolver Competências e habilidades atuar em equipe multiprofissional e para implementar intervenções em situações especiais relacionadas as condições da mãe ou do lactente para favorecer a amamentação eficaz;
* Compreender os sinais clínicos de complicações e os protocolos de avaliação, diagnóstico e intervenção;
* Compreender a importância da amamentação para redução da morbidade e mortalidade infantil e a influência do profissional da saúde especializado na área no desfecho favorável.

Público-Alvo:
Enfermeiros, fonoaudiólogos, nutricionistas, farmacêuticos, assistentes sociais fisioterapeutas, odontólogos, psicólogos e afins.

Formato do Curso:
As aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h às 18h.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • As taxas de Aleitamento Materno no Brasil, legislação. A Política Nacional relacionada ao Aleitamento. Metas da Organização Mundial da Saúde para o Aleitamento Materno. A Rede Cegonha. Os 10 passos para o sucesso da Amamentação. As NBCAL.
  • Abordagens, orientações e informações à mulher gestante e família sobre o processo da amamentação e puerpério. O preparo da gestante para amamentar. Medicamentos e Aleitamento materno. Doenças maternas e amamentação. Contraindicações absolutas e relativas do Aleitamento materno.
  • O desenvolvimento e anatomia da mama. Fisiologia da mama, a lactogênese. Os hormônios relacionados a amamentação.
  • Cirurgias mamárias. Técnicas cirúrgicas e o impacto na anatomofisiologia da produção e ejeção láctea. Mamoplastia redutora e mastopexia e os impactos na mamada. Hipoplasia mamária e amamentação.
  • A forma de nascer no Brasil, o parto Humanizado e a assistência Baseada em Evidências. O parto fisiológico e os hormônios liberados na evolução do trabalho de parto e parto. A hora dourada e o desenvolvimento neuroendócrino do recém-nascido. A violência Obstétrica e Neonatal e a influencia no Aleitamento Materno. Práticas hospitalares prejudiciais para o sucesso do aleitamento. O início da amamentação ao nascimento na maternidade. Contato pele a pele. Covid-19 e amamentação. Amamentação no pós-parto imediato. O Alojamento Conjunto. O vínculo mãe e recém-nascido.
  • O manejo no nascimento, posições para amamentar, o normal e os sinais de problemas. Frequência da mamada, a ordenha da mama. Mamadeira, chupeta e amamentação, impactos que podem causar na amamentação. Lidar com confusões de bicos e de fluxo na amamentação. Sinais e manejo da Hipergalactia, estratégias para favorecer a qualidade da amamentação.
  • Hipogalactia, rastreamento das possíveis causas da diminuição da produção láctea. Estratégias de aumento da produção. Protocolos de aumento de produção. Galactogogos. Bombas extratoras. A relactação quando, como e porque utilizar.
  • O sistema estomatognático. As características posturais e morfológicas. O conjunto de estruturas e as funções comuns. Protocolos de avaliação da língua.
  • Avaliação pelo profissional Especialista em Aleitamento Materno. Ingurgitamento mamário, mastite, dor para amamentar, fissuras mamárias, baixa produção láctea, obstrução de ducto, candidíase mamária, D-mer.
  • O desmame, manejo, objetivos e o que diz as Evidências Científicas. A volta ao trabalho e a adaptação da mulher e bebê com a mudança de rotina.
  • Aconselhamento em amamentação. Técnicas de comunicação verbal e não verbal no atendimento em Aleitamento Materno. Técnicas, abordagens, escuta e vínculo.
  • Benefícios e composição do Leite Humano, a composição química. O armazenamento do leite materno. O Banco de Leite e a Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC).
  • Avaliação do recém-nascido. Hipoglicemia, icterícia. Padrões de crescimento de lactentes em Aleitamento materno.
  • Prematuros, gemelares, bebê com Trissomia do 21, bebês com fissura lábio palatina, indução da lactação). APLV (o que é, sinais como considerar a amamentação neste contexto.
  • Rede de apoio no puerpério. Saúde mental materna. A sexualidade, puerpério e amamentação. A depressão, blues puerperal. A perda neonatal.
  • Como funciona a laserterapia aplicada à amamentação, a utilização adequada, objetivos e benefícios.
  • Empreender e inovar no ramo da amamentação. A atuação empreendedora do profissional da Saúde na área da amamentação, contribuindo para a promoção, proteção e apoio ao aleitamento materno. A ética profissional. As redes sociais.
  • O processo da indução da Lactação. Protocolos de indução. Os aspectos fisiológicos de estabelecimento e a continuidade da amamentação, os fatores influenciadores. O acolhimento às famílias diversas.
  • As competências do profissional da Saúde para o sucesso no próprio negócio. O empreendedorismo no cenário atual e a gestão ativa dos processos de trabalho e negócios.
  • Estudo da formação do professor universitário: o contexto histórico e perspectivas. Análise das concepções de ensinar, de aprender e de avaliar. Caracterização da aula no ensino superior, e o planejamento, a organização e a avaliação na educação superior.
  • Estuda a ciência e a evolução desta ao longo dos tempos; as formas de conhecimento e o conhecimento científico; a estrutura do trabalho científico e os métodos científicos. Discute as etapas do projeto de pesquisa, os tipos de pesquisa, a ética na pesquisa e, também, as técnicas de resumo e fichamento e a normalização de trabalhos científicos e acadêmicos.
  • Aprofunda o tema relacionado ao projeto individual do aluno e sua interface com o Aleitamento Materno. Estuda a Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

Coordenadora Técnica


Profa. MSc. Dayanne Granetto

Com larga experiência na assistência e gestão de Enfermagem no pré-natal, parto, nascimento e puerpério na Atenção Primária à Saúde e na área Hospitalar. Realiza consultoria e capacitação na área do pré-natal na Rede de Saúde Pública em parceria com a Rede Cegonha. É professora universitária há 12 anos, portanto conhece, vivencia, pesquisa e estuda constantemente as ações e práticas nos diferentes setores de Saúde, relacionados a atenção à mulher e recém-nascido no período gravídico-puerperal. Seu Stricto Sensu, em Mestrado, deu-se pelo programa de Produção/construção de conhecimento, Educação, processos socioculturais e Saúde da UNIPLAC. É Especialista em Obstetrícia e Ginecológica pelo SENAC. Graduada em Enfermagem com Licenciatura e Bacharelado pela UNIPLAC. Presta atendimento domiciliar ao pré-natal, pré-parto e puerpério. É coordenadora, professora e supervisora dos estágios obrigatórios do curso de Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica da Faculdade CENSUPEG, desde sua implantação em 2012.


Professora


Dra. Érica de Brito Pitilin

Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação UNIFESP/SP. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM. Especialista em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário Filadélfia. Graduada em Enfermagem pela UNICENTRO. Atualmente é professora adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da UFFS campus Chapecó/SC. Foi bolsista pelo Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior de Santa Catarina (FUMDES). Membro do grupo Acolher Chapecó/SC no período gravídico-puerperal. Faz pesquisas e possui experiência nas seguintes áreas de atuação da Enfermagem: Saúde da mulher, Enfermagem obstétrica, pré-natal e educação perinatal, Humanização do nascimento, mortalidade materna, neonatologia, estudos clínicos e saúde coletiva. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar Saúde e Cuidado (GEPISC-UFFS/SC) com a linha de pesquisa Abordagem Epidemiológica no Processo de Saúde e/ou Doença, com ênfase na obstetrícia e humanização do nascimento.


Professora


Profa. Dra. Evangelia Kotzias Atherino dos Santos

Enfermeira graduada pela Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC (1976), Especialista em Enfermagem em Saúde do Adulto, UFSC, (1981) e em Ativação de Processos de Mudança na Formação Superior de Profissionais de Saúde, MEC/FIOCRUZ (2006). Mestre em Assistência de Enfermagem (1991) e Doutora em Enfermagem, na área de concentração Filosofia, Saúde e Sociedade pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem PEN/UFSC (2004). Tem ampla experiência como docente na área da Saúde, tanto na modalidade presencial como à distância (docência, tutoria, preceptoria, supervisão em serviço, facilitação de grupos, orientação de aprendizagem, conteudista de referência, entre outras), em nível de graduação e pós-graduação (UNASUS, Enf-qualiSUS, em Cursos de Especialização em Enfermagem Obstétrica e Neonatal) educação permanente de profissionais de Saúde. Docente no Curso de Graduação em Enfermagem na área materna e infantil e no PEN/UFSC de 01/08/1977 a 11/05/2017. Professora Titular Aposentada da UFSC, docente permanente do PEN/UFSC. Atuou como Enfermeira de 1976 a 2002 na Maternidade Carmela Dutra, MCD/SES/SC, desenvolvendo atividades assistenciais e gerenciais, sendo Gerente de Enfermagem de 1981 a 1986 e Diretora Geral de 2001 a 2002. Foi uma das idealizadoras e autoras do projeto de Banco de Leite Humano e Central de Informações sobre Aleitamento Materno da MCD, fundado em 1979. Liderou o processo de implantação dos Dez Passos para o Sucesso do Aleitamento Materno referentes à Iniciativa Hospital Amigo da Criança IHAC/ OMS/UNICEF/MS nesta instituição e demais do Estado de SC e de outros estados brasileiros, conferindo-lhe experiência em mediação de situações de conflitos exigindo capacidade de análise e negociação. Coordenadora Estadual do Programa da Saúde da Mulher e da Criança da SES/SC - SC, de março de 2001 a dezembro de 2002. Coordenadora do Programa de Humanização no Pré-Natal e Nascimento no Estado de Santa Catarina de maio de 2001 a dez de 2002. Autora e Consultora Técnica do Programa Capital Criança da Prefeitura Municipal de Florianópolis, de janeiro de 1997 a dezembro de 2004. Participou ativamente da implantação da Rede Cegonha em SC, tendo realizado o monitoramento em várias maternidades de SC. Credenciada como Consultora Internacional em Aleitamento Materno pelo INTERNATIONAL BOARD OF LACTATION CONSULTANT EXAMINERS de 2000 a dezembro de 2016. É membro efetivo da International Baby Food Action Network - IBFAN - Brasil desde 1993 até a presente data. É líder e pesquisadora do Grupo de Pesquisa em Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-Nascido credenciado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq em setembro de 2005. Membro Titular do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher/SC, na qualidade representante da Secretaria de Estado da Saúde/SC, de março de 2001 a dezembro de 2002. Membro de comissões técnicas na SES/SC, para implantação de vários hospitais regionais no Estado adquirindo experiência em fomentar ações em grupos hospitalares, visando transformações desejadas. Credenciada pelo MS/UNICEF como avaliadora da IHAC no Brasil desde 1993 até a presente data. Chefe do Departamento de Enfermagem da UFSC, de 2007 a 2011. Tem experiência como Apoiadora Institucional no âmbito das políticas públicas do SUS e com apoio e discussões do cuidado em rede local de saúde, adquirida ao longo da carreira e em especial como Consultora do Ministério da Saúde, Coordenação Geral da Saúde da Criança e Aleitamento Materno para o Estado de Santa Catarina e capital, de abril de 2012 a dezembro de 2016 e membro do Apoio Integrado em SC. Conselheira do COREn/SC de 2015 a 2020. Membro da Câmara Técnica de Atenção à Saúde da Mulher e RN COREn/SC. Tem ampla experiência na área de Enfermagem Obstétrica e Neonatal e Saúde da Mulher, atuando principalmente nas seguintes sub-áreas: atenção ao parto, nascimento e abortamento; saúde sexual e saúde reprodutiva; atenção humanizada à mulher em situação de violência sexual.


Professora


Profa. Anelise Corrêa Wendhausen Claudino dos Santos

Possui graduação em Engenharia Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina e atuou na área até 2016. A chegada dos filhos apresentou o mundo da amamentação e impulsionou uma mudança na carreira. Desde 2016 atua como Consultora de Amamentação apoiando famílias no seu período da amamentação e contribuindo para que esta experiência seja a mais satisfatória possível.


Professora


Profa. MSc. Neriane Heusser Lermen

Enfermeira graduada pela Universidade do Planalto Catarinense, (2012) como bolsista do PROESD, Mestre em Educação nas Ciências da Saúde pela Faculdade Pequeno Príncipe (FPP), especialista em Obstetrícia e Ginecologia (CENSUPEG), Enfermagem em Cuidados Intensivos e Neonatais (FPP) e Gestão em Saúde Pública (UNC). Possui experiência em UTI neonatal e pediátrica onde atuou por mais de 13 anos e como enfermeira na supervisão hospitalar. Foi professora nas escolas Juscelino Kubistchek, SENAC e CEDUP. Atualmente é responsável técnica em sala de vacina privada, e empreendedora em consultório de enfermagem e assistência domiciliar na área de cuidados de enfermagem materno infantil com ênfase no pré natal, parto, pós parto e amamentação.


Professora


Profa. MSc. Daniella Regina Farinella Jora

Enfermeira, graduada em 2003 pela Universidade do Contestado. Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho. Especialista em Saúde Pública; Especialista em Saúde Mental Coletiva; Especialista em Gestão Educacional e Especialista em Docência para Educação Profissional. Docente do CENSUPEG - Centro Sul-Brasileiro de Pesquisa, Extensão e Pós-Graduação nos cursos de saúde. Coordenadora Estadual de Saúde no Senac/SC. Conselheira do Coren/SC Gestão 2018-2020. Membro da Comissão de Educação da Aben/SC. Conselheira Fiscal da CCBralux CCBRALUX - Chambre de Commerce du Brésil au Luxembourg. Tem experiência em Atenção Primária à Saúde, Cuidados ao paciente adulto, Ética e Legislação Profissional, Segurança do Paciente, com ênfase em Educação Profissional, atuando principalmente nos seguintes temas: educação profissional; enfermagem, assistência de enfermagem; enfermagem; educação profissional e outros.