Alfabetização e Letramento
Pós-Graduação EAD
Apresentação
A Pós-Graduação em Alfabetização e Letramento oferta aos profissionais da Educação uma reflexão teórica e prática sobre o ensino da leitura e da escrita, instrumentalizando sua atuação na prática pedagógica.
Objetivos:
Capacitar os profissionais da educação para uma atuação mais eficaz nas instituições de ensino voltadas à Alfabetização com ênfase em Letramento, a partir do aperfeiçoamento de competências e habilidades como forma de desenvolvimento profissional e pessoal.
Público-alvo:
Educadores
das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem
interesse pelo tema.
Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.
Disciplinas
- Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.
- Concepções teórico-metodológicas da alfabetização. A escrita como sistema de codificação ou representação. A abordagem teórica no enfoque socioconstrutivista. Didática dos níveis de alfabetização. Processos de ensinar e aprender alfabetização. A função social da escrita. Alfabetização e letramento. Inserção no cotidiano escolar da educação básica.
- Histórico da Educação Inclusiva e da Educação Especial no Brasil; a relação da Educação Inclusiva entre prática e teoria; a preparação do professor frente ao trabalho com o aluno incluso; diferentes tipos de necessidades educativas; o planejamento e as adaptações curriculares.
- Conceito, ética e política da avaliação de aprendizagem escolar. Necessidade de avaliação. Modelos e paradigmas sobre a avaliação. LDB (Lei n. 9.394/1996), Plano Nacional de Educação e outras políticas acerca da avaliação. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Avaliação como elemento do processo institucional. Projeto pedagógico e sua relação com a avaliação. Avaliação docente. Avaliação do currículo escolar. Planejamento, acompanhamento, construção do conhecimento e avaliação. Modelos e funções da avaliação da aprendizagem. Critérios e instrumentos de avaliação. Observação, autoavaliação, pareceres, relatórios, fichas avaliativas, portfólios e outras metodologias avaliativas. Diferenças entre critérios e instrumentos de avaliação. Formas de registro e devolutivas às famílias. Avaliação como momento de aprendizagem, desconstruindo a ideia da avaliação como um fim em si mesma.
- Surgimento da literatura infantojuvenil. Consolidação da literatura infantojuvenil como gênero literário de expressão. Formação de uma literatura infantojuvenil nacional. Papel da literatura na formação de crianças e jovens. Especificidades do livro infantil e do livro para adolescentes: linguagem, forma e conteúdo. Papel e prática dos professores no trabalho com a literatura infantojuvenil. Legislação educacional e as diretrizes para o trabalho com literatura na escola. Importância da ilustração. Principais autores nacionais e suas obras. Análise de obras e projetos de leitura. Poesia, ficção e dramaturgia para crianças e jovens. Critérios de seleção do livro infantil e juvenil. A leitura da literatura infantil e juvenil na escola. Proposições metodológicas para elaboração de material didático. Tendências atuais para o público infantil e juvenil na literatura.
- Abordagem histórica dos conceitos e métodos de alfabetização e letramento. Modelos de letramento e práticas de alfabetização. Os eixos das capacidades linguísticas na alfabetização: leitura, escuta, escrita e oralidade. Letramento e avaliação na prática pedagógica interdisciplinar. Avaliação na alfabetização. Distúrbios de aprendizagem. Ambiente alfabetizador. Perfil do Professor alfabetizador.
- Introdução ao pensamento científico. Os principais tipos de conhecimento. As posições da ciência moderna. Evolução da ciência e do pensamento científico no ambiente acadêmico. Os profissionais da educação e a importância do acompanhamento do trabalho científico da atualidade. A escola como local de conhecimento. Ciência como sistema de busca e produção de conhecimento. Aprendizagem em rede. Prática docente e gestão do conhecimento. Projeto científico.
- Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.
Diferenciais
-
Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.
-
Material digital disponível para download.
-
Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.
-
Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.
-
Curse em 6 ou 12 meses.
-
Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.
Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.