Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista

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  • Matriz curricular alinhada com as recomendações da ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental) para a formação do Analista do Comportamento.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC, reconhecida como a Faculdade que mais forma profissionais para atuação com pacientes na área das dificuldades de aprendizagem, síndromes e transtornos.

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Apresentação

A Organização Mundial de Saúde (OMS) estima que existam no mundo 70 milhões de pessoas diagnosticadas com TEA -Transtorno do Espectro Autista, já no Brasil, a estimativa é de que 2 milhões de pessoas possuam algum grau do transtorno com níveis de comprometimento classificados em graus leve, moderado ou severo, estudos apontam que a transtorno pode atingir uma a cada 100 crianças no país, por este motivo a atuação do Analista de Comportamento é fundamental para atender as demandas geradas pela fragilidade das políticas públicas relacionadas ao amparo deste público.

Há décadas, a Análise do Comportamento produz pesquisas aplicadas que demonstram sua eficácia na intervenção no Transtorno do Espectro Autista. Dessa forma, as práticas em ABA possuem suporte empírico-científico, sendo consideradas práticas baseadas em evidências, o que comprova a efetividade das intervenções. Com o incremento do número de casos diagnosticados, com o diagnóstico precoce e as políticas de inclusão educacional, a demanda por atendimento de qualidade de pessoas com Transtorno do Espectro Autista é expressiva, tanto nas clínicas quanto nas escolas. Portanto, é fundamental que profissionais das áreas da Saúde e da Educação, bem como as famílias estejam preparados, fundamentados e formados para oferecer a essas pessoas, uma intervenção de altíssimo nível.

O curso de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista da Faculdade CENSUPEG tem como objetivo instrumentalizar o acadêmico dentro das sete dimensões do ABA: Analítica, Comportamental, Aplicada, Efetiva, Tecnológica, Conceitualmente Sistemática e Generalização, para que o profissional tenha as habilidades fundamentais para conduzir o processo de intervenção, a partir de práticas baseadas em evidências, no contexto de atendimento clínico, domiciliar e escolar. As aulas são ministradas com recursos teóricos e práticos por uma equipe docente altamente qualificada e comprometida com a formação do acadêmico, preparando profissionais para que se tornem referências nas suas áreas de atuação ao oferecer uma intervenção que faça a diferença na vida das pessoas com autismo.

Objetivos do Curso:
* Capacitar, a partir de princípios da Análise do Comportamento Aplicada, profissionais da área da educação e da saúde, técnica e cientificamente, para contribuírem de modo eficaz e ético em sua atuação ao lidar com pessoas com transtorno do espectro autista;
* Oferecer recursos teóricos e práticos para o enfrentamento de diversas situações de prevenção, intervenção e reabilitação de pessoas com TEA, sob a luz da Análise do Comportamento Aplicada.

Público-Alvo:
P
rofissionais graduados e pós-graduados da área da educação e saúde.

Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h.

Viva a Experiência CENSUPEG

Josiney Vianna Pereira Veloso

Aluna de Análise do Comportamento Aplicada para TEA - Transtorno do Espectro Autista

As aulas on-line ao vivo são totalmente interativas, é como se estivéssemos reunidos presencialmente, na sala de aula. Estou sendo atendido com atenção e presteza pelo consultor de carreira e pelos professores, que são altamente capacitados e comprometidos com o aluno.

Sarah Maria Darub Pinto de Souza

Aluna de Análise do Comportamento Aplicada para TEA - Transtorno do Espectro Autista

Recomendo o curso de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA - Transtorno do Espectro Autista pois os professores são excelentes, possuem uma ótima didática, as aulas tem muita qualidade.

Andressa de Queiroz Soares Duarte

Aluna de Análise do Comportamento Aplicada para TEA - Transtorno do Espectro Autista

O que torna a CENSUPEG diferente das demais instituições são os professores, todos possuem muita bagagem na área da Análise do Comportamento, o curso é excelente!

Disciplinas

  • Nesta disciplina o acadêmico irá se aprofundar sobre as particularidades do Transtorno do Espectro do Autista (TEA), conhecer critérios diagnósticos, escalas de avaliação, déficits e excessos comportamentais mais comuns fazendo uma intersecção com a análise do comportamento aplicada.
  • Nesta disciplina o acadêmico irá ter conhecimentos acerca do desenvolvimento da análise do comportamento do ponto de vista histórico e seus expoentes: Ivan Pavlov, John B. Watson e Skinner, bem como o comportamento como objeto de estudo do analista, a distinção sobre público e privado e seleção por consequências
  • Esta disciplina irá abordar conceitos de comportamento respondente (reflexo inato e aprendido) e operante, condicionamento, reforçamento, extinção e punição. Relevante para que o acadêmico entre em contato com o vocabulário característico da área e com os princípios de aprendizagem.
  • Nesta disciplina o acadêmico irá discutir acerca de esquemas de reforçamento, reforço diferencial (DRO, DRL, DRI e DRA), controle de estímulos (discriminação e generalização), esvanecimento, modelagem comportamental, incitação e transferência de controle de estímulos e encadeamento de respostas.
  • Nesta disciplina o acadêmico terá conceitos e práticas na análise do comportamento verbal aplicada, especificando o processo do ensino de habilidades verbais, destacando sua aquisição, manutenção e variáveis de controle, bem como de seus pré-requisitos.
  • Na disciplina de comunicação alternativa o acadêmico conhecerá os recursos utilizados pela análise do comportamento para viabilizar a comunicação, bem como das estratégias utilizadas para confecção dos estímulos.
  • Esta disciplina trata de conceitos referentes à dimensão analítica da análise do comportamento aplicada compreendendo: linguagem para descrição e definição de comportamento, eventos comportamentais, observação e registro, assim como avaliação direta e indireta, definição do comportamento-alvo, registros e escolha dos métodos e instrumentos, representação gráfica de dados comportamentais e diferentes procedimentos de registro.
  • Esta disciplina descreve a tríplice contingência e os conceitos relacionados a análise funcional do comportamento. Mostra as funções comportamentais e apresenta, por meio de estudos de caso, a aprendizagem de como realizar uma análise funcional de comportamento e aplicação de tal procedimento por meio de atividade prática. Faz uma intersecção com os conceitos básicos de análise do comportamento apresentando possíveis manejos para aumentar e diminuir a ocorrência de uma resposta, por meio da manipulação das variáveis antecedentes e consequentes.
  • Nesta disciplina o acadêmico terá conhecimentos acerca da avaliação comportamental e suas especificidades; instrumentos de avaliação, vigilância e rastreio; técnicas e estratégias para a identificação e uso de potenciais reforçadores para intervenções comportamentais e elaboração de relatórios de avaliação.
  • Nesta disciplina o acadêmico aprenderá estratégias para elaboração de um plano de desenvolvimento individual para pessoas com TEA, com foco na adaptação dos conteúdos do programa de ensino e da descrição dos objetivos da intervenção.
  • Nesta disciplina o acadêmico compreenderá os processos envolvidos para desenvolvimento de programas de ensino, bem como todos os procedimentos envolvidos no planejamento destes programas.
  • Nesta disciplina o acadêmico aprenderá técnicas e estratégias da Análise do Comportamento Aplicada, com foco no controle de antecedentes e consequências para modificação de comportamento, bem como atividade prática de aplicação da teoria.
  • Essa disciplina aborda conceitos importantes para facilitar adaptação de pessoas com TEA dentro do contexto escolar, bem como aborda questões referentes a este ambiente como procedimentos de manejo comportamental e estratégias da análise do comportamento para alfabetização de pessoas com TEA, com foco no controle de estímulos para inclusão escolar.
  • Nesta disciplina o acadêmico aprenderá conceitos e estratégias da Análise do Comportamento para alfabetização e aprendizagem de comportamentos simbólicos (responder relacional).
  • Nesta disciplina o acadêmico aprenderá os componentes de um procedimento de treinamento de habilidades comportamentais (instrução, modelo, ensaio e feedback), implementação da intervenção via cuidadores, generalização do treinamento, estrutura dos programas de ensino e modificação de comportamentos, aplicação e revisão dos conceitos vistos durante o curso.
  • Esta disciplina oferece ao acadêmico a oportunidade de reflexão e discussão de aspectos referentes à ética e conduta de um profissional em sua prática em análise do comportamento aplicada. Será estudado e discutido o código de Ética do Analista do Comportamento. Serão debatidos estudos de caso.
  • Nesta disciplina o acadêmico irá discutir o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
  • Nesta disciplina o acadêmico poderá aprofundar seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso tendo acesso aos conteúdos elaborados pelos professores referência na Análise do Comportamento como material de estudo.
  • Nesta disciplina o acadêmico terá a oportunidade de vivenciar o processo de aplicação e desenvolvimento da avaliação, definição de objetivos, elaboração de programas de um caso clínico, sob supervisão de um Analista do Comportamento.
  • Esta disciplina irá abordar as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Aprofunda o tema relacionado ao projeto individual do acadêmico e sua interface com a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista. Estuda a Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

Obs.: É perfeitamente possível haver alteração na matriz curricular, visando à otimização do curso.
(*) Estas disciplinas acontecem pautadas nas Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são ofertadas no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).
(**) Estas disciplinas acontecem pautadas nas Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são ofertadas na modalidade On-line com Aula ao Vivo.
(***) O Módulo optativo estará disponível no portal do acadêmico, mediante socilitação e aceite em Contrato de Prestação de Serviços, com valores adicionais.
(****) Ao concluir a disciplina de Procedimentos de Intervenção para Modificação de Comportamentos, o acadêmico poderá solicitar através de requerimento a matrícula na prática supervisionada, mediante solicitação e aceite em Contrato de Prestação  de Serviços, com valores adicionais.

Coordenador Técnico


Prof. Analista do Comportamento Leandro Augusto de Morais

Neuropsicólogo especialista Análise do Comportamento Aplicada e Educação Especial. Pós-Graduando em Gestão, Inovação e Serviços em Saúde. Atuou como Acompanhante Terapêutico pelo Núcleo Paradigma (2010 - 2012), Foi monitor em salas de estimulação comportamental (2005 - 2009), Orientador Comportamental (2010 - 2011) e coordenador de Equipe Interdisciplinar na Escola Crerser de Educação Especial (2013 - 2021). Diretor e Fundador do Núcleo de Consultoria Educacional Inclusiva, atua como supervisor técnico da equipe de intervenção comportamental da Associação Integra no TEA - São Sebastião - SP, além da direção técnica do NCEI clínica e consultoria. Ministra cursos e treinamentos em análise do comportamento aplicada desde 2013 com foco em ensino de habilidades e manejo de comportamento problema em crianças com autismo.


Professor


MSc. Eduardo Zamel

Mestre em Psicologia pela PUC-RS, graduado em Psicologia, especialista em ABA (LAHMIEI-UFSCar). Prof. Eduardo é sócio-diretor da Com Ciência-Intervenção Comportamental, em Porto Alegre- RS, atuando em avaliação, implementação e supervisão de intervenção baseada em ABA com pessoas com TEA.


Professora


MSc. Mirella Giovana Cogo Becher Tanaka

Psicóloga Infantil e Doutoranda em Psicologia pela UFSCar. Possui Mestrado em ABA (Applied Behavior Analysis) e é Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo, atrasos no Desenvolvimento Intelectual e Linguagem. Também é certificada no Programa Peers pela Semel Institute UCLA; Formada em Acompanhamento Terapêutico pelo Paradigma; Facilitadora do PECS; Formação em Denver; Formação em PRT 1. É sócia proprietária da Evolvere e atua como Supervisora Clínica, prestando atendimento a crianças com atraso no desenvolvimento, orientação parental e treinamento de equipe. Atua como Psicóloga Escolar, realizando treinamento de professores e gestores; Orientação Educacional; Programas de Ensino e Elaboração de PEI. É professora da Especialização em Análise do Comportamento aplicada ao TEA da Faculdade CENSUPEG.


Professora


MSc. Maraíze Aparecida Zorlon Dias Hernandes

Mestra em Análise do Comportamento Aplicada pelo Núcleo Paradigma, graduada em Psicologia. Profa. Maraíze é coordenadora da Clínica Behave ABA (São Paulo-SP). Sua experiência envolve atuação em outras grandes instituições brasileiras, como o Grupo Gradual e FADA (Fundação de Apoio e Desenvolvimento do Autista).


Professora


PhD. Marilice Pereira Ruiz do Amaral Mello

Doutora em Educação (PUC-SP), especialista em ABA (LAHMIEI- UFSCar), graduada em Pedagogia. Dra. Marilice foi coordenadora pedagógica da Associação de Pais e Amigos de Autistas de Piracicaba- AUMA. É diretora de Escola de Educação Infantil. Palestrante dos temas voltados à inclusão e em especial a inclusão de crianças com TEA. Pesquisadora do Grupo de Pesquisas Interdisciplinares- GEPI e Grupo de Pesquisa em Espiritualidade e Interdisciplinaridade- INTERESPE da PUC-SP e Grupo de Pesquisa em Práticas de Aprendizagem Inovadoras e Inclusivas- GP PAII da UFAL todos relacionados a Interdisciplinaridade e Inclusão.


Professora


PhD. Fernanda Aparecida de Ornelas Massuia

Doutora com pós-doutorado em Educação (UNESP), especialista em ABA (LAHMIEI- UFSCar), graduada em Pedagogia e Fisioterapia.Dra. Fernanda é também psicopedagoga, especialista em Educação Inclusiva e possui formação em PECS (Picture Exchange Communication System). Tem mais de 20 anos de experiência nas áreas da Saúde e Educação, atualmente trabalhando aplicadora ABA em São José dos Campos- SP.


Professora


MSc. Beatriz Zeppelini B. de M. Nasser

Psicomotricista / Pedagoga. Mestre em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) Especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Autismo (ABA) Especialista em Educação Especial com Ênfase em D.I. Certificada no PECS avançado (Pyramid Educational Consultants) Curso TEACCH avançado da UNC (The University of North Carolina at Chapel Hill) Certificada PEERS® FOR ADOLESCENTS (UCLA -University of California). Diretora da Companhia do Autismo e com mais de 18 anos de prestação de serviços educacionais e clínicos a pessoas com TEA.


Professor


MSc. Pedro Araújo Ferreira

Psicólogo, Analista do Comportamento (Universidade Federal do Pará, 2016). Possui Mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento (NTPC/UFPA, 2019). Realizou pesquisas experimentais nos temas: Controle Aversivo, Comportamento Supersticioso, Insight e Criatividade. Possui experiência em intervenção clínica baseada em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista. Atualmente exerce a função de Docente nos cursos de graduação em Psicologia e Medicina.


Professora


Profª. Letícia Aparecida Miranda

Psicóloga, Analista do Comportamento, graduada pela Universidade Metodista de São Paulo (2016). Possui pós-graduação em Psicopedagogia Clínica e Institucional pela Universidade Municipal de São Caetano do Sul (2018) e em Análise do Comportamento Aplicada (2018). Especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e Atrasos no Desenvolvimento pelo Centro Paradigma de Ciências do Comportamento (2021). Avaliação VB-MAPP pelo Centro Paradigma – Ciências e Tecnologia do Comportamento (2017). Acompanhante Terapêutica a sete anos. Supervisora ABA no NCEI, Núcleo de Consultoria Educacional Inclusiva em São Bernardo do Campo, SP. Possui experiência na atuação junto à coordenação, alunos e pais em escolas da rede de ensino regular (da educação infantil ao Ensino Médio), atuando principalmente nas seguintes áreas: na adaptação de material didático de acordo com o Plano de Ensino Individual (PEI) e no acompanhamento terapêutico de indivíduos com desenvolvimento atípico na rede de ensino regular.


Professora


Profa. MSc. Oriana Comesanha e Silva

Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Pará (2010), especialização em Terapia por Contingência de Reforçamento pelo Instituto TCR-Campinas(2015) e mestrado em Teoria e Pesquisa do Comportamento pela Universidade Federal do Pará (2017). Certificada como Analista do Comportamento pela ABPMC (Associação Brasileira de Ciências do Comportamento). Atualmente, cursa Neuropsicologia no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein(2021). Atua como Supervisora Clínica na TEDI - Terapias Especializadas em Desenvolvimento Infantil, onde desenvolve trabalhos com ênfase em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) ao Transtorno do Espectro Autista (TEA). Atua também no Tribunal de Justiça do Estado do Amapá, como apoio especializado em psicologia forense. Tem experiência com treinamento e supervisão de profissionais e como professora em nível de pós graduação, ministrando disciplinas ligadas às suas experiências profissionais.


Professora


Profa. Caroline Leonor da Silva

Mini currículo: Possui graduação em Psicologia (2013), Aprimoramento em Terapia Comportamental e em Terapia de Grupo (2014) pela Universidade São Judas Tadeu. É Mestre em Ciências do Envelhecimento pela mesma instituição (2017). Também é especialista em Análise do Comportamento Aplicada ao Transtorno do Espectro Autista e outros transtornos do desenvolvimento pelo Centro Paradigma Ciências do Comportamento (2017). Atua como terapeuta e supervisora no Núcleo e Consultoria Educacional Inclusiva (NCEI). É também professora e supervisora do curso de especialização em Análise do Comportamento Aplicada ao TEA e a outros atrasos no desenvolvimento do Centro Paradigma Ciências e Tecnologia do Comportamento. Tem experiência em Psicologia Clínica Analítico Comportamental e Acompanhamento Terapêutico, atuando principalmente nos seguintes temas: Desenvolvimento Atípico? Análise Aplicada do Comportamento? e Envelhecimento Humano.