Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista
Pós-Graduação Presencial
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Seja um Analista do Comportamento e amplie a sua atuação em escolas, clínicas, residências de forma direta ou em consultorias.
-
Corpo docente composto exclusivamente por mestres, doutores e pós-doutores com larga experiência no atendimento clínico.
-
Matriz curricular alinhada com as recomendações da ABPMC (Associação Brasileira de Psicologia e Medicina Comportamental) para a formação do Analista do Comportamento.
-
Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC, reconhecida como a Faculdade que mais forma profissionais para atuação com pacientes na área das dificuldades de aprendizagem, síndromes e transtornos.
-
Prática supervisionada disponível para contratação.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
Há décadas, a Análise do Comportamento produz pesquisas aplicadas que demonstram sua eficácia na intervenção no Transtorno do Espectro Autista. Dessa forma, as práticas em ABA possuem suporte empírico-científico, sendo consideradas práticas baseadas em evidências, o que comprova a efetividade das intervenções. Com o incremento do número de casos diagnosticados, com o diagnóstico precoce e as políticas de inclusão educacional, a demanda por atendimento de qualidade de pessoas com Transtorno do Espectro Autista é expressiva, tanto nas clínicas quanto nas escolas. Portanto, é fundamental que profissionais das áreas da Saúde e da Educação, bem como as famílias estejam preparados, fundamentados e formados para oferecer a essas pessoas, uma intervenção de altíssimo nível.
O curso de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista da Faculdade CENSUPEG tem como objetivo instrumentalizar o acadêmico dentro das sete dimensões do ABA: Analítica, Comportamental, Aplicada, Efetiva, Tecnológica, Conceitualmente Sistemática e Generalização, para que o profissional tenha as habilidades fundamentais para conduzir o processo de intervenção, a partir de práticas baseadas em evidências, no contexto de atendimento clínico, domiciliar e escolar. As aulas são ministradas com recursos teóricos e práticos por uma equipe docente altamente qualificada e comprometida com a formação do acadêmico, preparando profissionais para que se tornem referências nas suas áreas de atuação ao oferecer uma intervenção que faça a diferença na vida das pessoas com autismo.
Público-Alvo:
Profissionais
graduados e pós-graduados da área da educação e saúde.
Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h.
Viva a Experiência CENSUPEG
Josiney Vianna Pereira Veloso
Aluna de Análise do Comportamento Aplicada para TEA - Transtorno do Espectro Autista
As aulas on-line ao vivo são totalmente interativas, é como se estivéssemos reunidos presencialmente, na sala de aula. Estou sendo atendido com atenção e presteza pelo consultor de carreira e pelos professores, que são altamente capacitados e comprometidos com o aluno.
Sarah Maria Darub Pinto de Souza
Aluna de Análise do Comportamento Aplicada para TEA - Transtorno do Espectro Autista
Recomendo o curso de Pós-Graduação em Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA - Transtorno do Espectro Autista pois os professores são excelentes, possuem uma ótima didática, as aulas tem muita qualidade.
Andressa de Queiroz Soares Duarte
Aluna de Análise do Comportamento Aplicada para TEA - Transtorno do Espectro Autista
O que torna a CENSUPEG diferente das demais instituições são os professores, todos possuem muita bagagem na área da Análise do Comportamento, o curso é excelente!
Você vai Aprender
- Nesta disciplina o acadêmico irá se aprofundar sobre as particularidades do Transtorno do Espectro do Autista (TEA), conhecer critérios diagnósticos, escalas de avaliação, déficits e excessos comportamentais mais comuns fazendo uma intersecção com a análise do comportamento aplicada.
- Nesta disciplina o acadêmico irá ter conhecimentos acerca do desenvolvimento da análise do comportamento do ponto de vista histórico e seus expoentes: Ivan Pavlov, John B. Watson e Skinner, bem como o comportamento como objeto de estudo do analista, a distinção sobre público e privado e seleção por consequências
- Esta disciplina irá abordar conceitos de comportamento respondente (reflexo inato e aprendido) e operante, condicionamento, reforçamento, extinção e punição. Relevante para que o acadêmico entre em contato com o vocabulário característico da área e com os princípios de aprendizagem.
- Nesta disciplina o acadêmico irá discutir acerca de esquemas de reforçamento, reforço diferencial (DRO, DRL, DRI e DRA), controle de estímulos (discriminação e generalização), esvanecimento, modelagem comportamental, incitação e transferência de controle de estímulos e encadeamento de respostas.
- Nesta disciplina o acadêmico terá conceitos e práticas na análise do comportamento verbal aplicada, especificando o processo do ensino de habilidades verbais, destacando sua aquisição, manutenção e variáveis de controle, bem como de seus pré-requisitos.
- Na disciplina de comunicação alternativa o acadêmico conhecerá os recursos utilizados pela análise do comportamento para viabilizar a comunicação, bem como das estratégias utilizadas para confecção dos estímulos.
- Esta disciplina trata de conceitos referentes à dimensão analítica da análise do comportamento aplicada compreendendo: linguagem para descrição e definição de comportamento, eventos comportamentais, observação e registro, assim como avaliação direta e indireta, definição do comportamento-alvo, registros e escolha dos métodos e instrumentos, representação gráfica de dados comportamentais e diferentes procedimentos de registro.
- Esta disciplina descreve a tríplice contingência e os conceitos relacionados a análise funcional do comportamento. Mostra as funções comportamentais e apresenta, por meio de estudos de caso, a aprendizagem de como realizar uma análise funcional de comportamento e aplicação de tal procedimento por meio de atividade prática. Faz uma intersecção com os conceitos básicos de análise do comportamento apresentando possíveis manejos para aumentar e diminuir a ocorrência de uma resposta, por meio da manipulação das variáveis antecedentes e consequentes.
- Nesta disciplina o acadêmico terá conhecimentos acerca da avaliação comportamental e suas especificidades; instrumentos de avaliação, vigilância e rastreio; técnicas e estratégias para a identificação e uso de potenciais reforçadores para intervenções comportamentais e elaboração de relatórios de avaliação.
- Nesta disciplina o acadêmico aprenderá estratégias para elaboração de um plano de desenvolvimento individual para pessoas com TEA, com foco na adaptação dos conteúdos do programa de ensino e da descrição dos objetivos da intervenção.
- Nesta disciplina o acadêmico compreenderá os processos envolvidos para desenvolvimento de programas de ensino, bem como todos os procedimentos envolvidos no planejamento destes programas.
- Nesta disciplina o acadêmico aprenderá técnicas e estratégias da Análise do Comportamento Aplicada, com foco no controle de antecedentes e consequências para modificação de comportamento, bem como atividade prática de aplicação da teoria.
- Essa disciplina aborda conceitos importantes para facilitar adaptação de pessoas com TEA dentro do contexto escolar, bem como aborda questões referentes a este ambiente como procedimentos de manejo comportamental e estratégias da análise do comportamento para alfabetização de pessoas com TEA, com foco no controle de estímulos para inclusão escolar.
- Nesta disciplina o acadêmico aprenderá conceitos e estratégias da Análise do Comportamento para alfabetização e aprendizagem de comportamentos simbólicos (responder relacional).
- Nesta disciplina o acadêmico aprenderá os componentes de um procedimento de treinamento de habilidades comportamentais (instrução, modelo, ensaio e feedback), implementação da intervenção via cuidadores, generalização do treinamento, estrutura dos programas de ensino e modificação de comportamentos, aplicação e revisão dos conceitos vistos durante o curso.
- Esta disciplina oferece ao acadêmico a oportunidade de reflexão e discussão de aspectos referentes à ética e conduta de um profissional em sua prática em análise do comportamento aplicada. Será estudado e discutido o código de Ética do Analista do Comportamento. Serão debatidos estudos de caso.
- Nesta disciplina o acadêmico irá discutir o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
- Nesta disciplina o acadêmico poderá aprofundar seus conhecimentos adquiridos ao longo do curso tendo acesso aos conteúdos elaborados pelos professores referência na Análise do Comportamento como material de estudo.
- Nesta disciplina o acadêmico terá a oportunidade de vivenciar o processo de aplicação e desenvolvimento da avaliação, definição de objetivos, elaboração de programas de um caso clínico, sob supervisão de um Analista do Comportamento.
- Esta disciplina irá abordar as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
- Aprofunda o tema relacionado ao projeto individual do acadêmico e sua interface com a Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista. Estuda a Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.
Obs.: É perfeitamente possível haver alteração na matriz curricular, visando
à otimização do curso.
(*) Estas disciplinas acontecem pautadas nas Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são ofertadas no Ambiente
Virtual de Aprendizagem (AVA).
(**) Estas disciplinas acontecem pautadas nas Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são ofertadas na modalidade On-line com Aula ao Vivo.
(***)
(****) Ao concluir a disciplina de Procedimentos de Intervenção para Modificação de Comportamentos, o acadêmico poderá solicitar
através de requerimento a matrícula na prática supervisionada, mediante solicitação e aceite em Contrato de Prestação de Serviços, com valores adicionais.