Aprendizagem, Ensino e Tecnologia

Apresentação

Vivemos uma transição veloz de um mundo linear, segmentado, repetitivo e previsível para um mundo não linear, multidisciplinar, conectado e exponencialmente imprevisível. Tudo isso ocorre, de certa forma, porque estamos vivendo uma transformação digital que dessincroniza a sociedade, cultura, nova economia e educação.

Estamos diante de: nanotecnologia; automóveis autônomos; realidade aumentada e virtual;  cidades inteligentes (SmartCities); computação em nuvem (I cloud); indústria 4.0; big data; computação quântica; 5 G; robótica; Brain Computer Interface (BCI); impressoras em 3D; biotecnologia; inteligência artificial; internet das coisas; blockchain, entre outros.

Tudo isso, associado a uma nova economia com: economia de dados; personalização; tudo “as service”; desmobilização; compartilhamento e organizações exponenciais.

A partir disso, vem o questionamento: como a Educação está preparada para tudo isso? Como os profissionais do ensino e da aprendizagem vem se reconstruindo e construindo novos saberes?

Muitos conhecimentos sobre teorias de aprendizagem já foram elaborados durante a jornada acadêmica na graduação. Porém, em tempos atuais é fundamental uma especialização para aprofundar saberes e, mais do que isso, atualizá-los.

Dessa forma, é imprescindível se aprimorar em torno da relação que existe hoje entre educação e tecnologias. Sabemos que o professor não será substituído, porém, será passado para trás o profissional que não trabalhar lado a lado com as tecnologias.

Por estes motivos, a escola precisa ser um lugar de transformação e fazer com que a educação reflita a evolução tecnológica, econômica e social, por meio de uma educação denominada disruptiva.

Sendo assim, a inovação escolar e do profissional deverá perpassar, seja em sua natureza disruptiva, seja em sua natureza incremental, por currículos interdisciplinares em seus processos de aprendizagens, por uma cultura fortemente empreendedora na relação com o setor produtivo, bem como na potencialização da concepção dos espaços de aprendizagens e nas macros ações que promovam um vínculo forte entre aprendizagem e tecnologia. 

Por meio do Programa Pós-Graduação Social CENSUPEG você poderá aprender tudo isso em um curso de qualificação profissional incrível de forma gratuita, que possui o mesmo conteúdo de um curso de pós-graduação, e receber um certificado de extensão acadêmica da Faculdade CENSUPEG.

Ao decorrer do curso você poderá também contratar um módulo opcional de 80 horas para aproveitar as horas realizadas neste curso de qualificação profissional de 320 horas em um curso de pós-graduação de 400 horas, acesse o edital do Programa Pós-graduação Social em
www.censupeg.com.br/editais e saiba como.

Público-alvo:
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais graduados ou graduandos que estejam a 6 meses da colação de grau.

Objetivo do Curso:
Qualificar e atualizar os profissionais da Educação sobre competências do ensinar e do aprender e, de forma especial, sua relação com as tecnologias e a necessidade da inovação na sua prática pedagógica e didática presentes no exercício docente. 

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Início do curso: 01 de Agosto/21



Disciplinas

  • As tecnologias de informação e comunicação e a educação; As tecnologias e a mediação escolar; A Hipermídia, a educação e a psicologia da aprendizagem; A influência da TV nos processos escolares; As tecnologias de informação e comunicação e a sociedade; As tecnologias livres; As relações presentes na comunicação e educação na sociedade contemporânea; As novas tecnologias de informação e comunicação e os impactos na atualidade; Gamificação na educação; A Aprendizagem pela gamificação; Os aplicativos no ensino; As metodologias de design de jogos educacionais; A metodologia ativa; O ensino híbrido e sala invertida; Ensino por projetos e estudo de caso; A neuroeducação.
  • Ensino presencial, híbrido e a distância, Origem e evolução da EAD, EAD no ensino superior, EAD na educação básica e profissional, Plataformas EAD, Gestão de conteúdo em um AVA (Moodle), Gerenciamento de estudantes em um AVA (Moodle), Avaliação em um AVA (Moodle), O designer educacional e suas funções na EAD, Autoria e curadoria de conteúdos, Objetos de aprendizagem, Recursos didáticos digitais, Tutoria em EAD, O papel do professor diante das novas modalidades educacionais, Os desafios da implantação da EAD, Tendências das modalidades educacionais.
  • Fundamentos da inteligência artificial e sua história; Agentes inteligentes e o ambiente para a IA; Lógica proporcional; Grafos para busca em espaço de estados; Como a IA trata a incerteza; Algoritmo de bayes para tratamento das incertezas; O modelo oculto de Markov; Tomada de decisão simples e complexa em IA Aprendizagem supervisionada: como os sistemas digitais aprendem; Lógica indutiva; Aprendizagem por modelos probabilísticos; Aprendizagem por reforço; Definição e modelos de linguagem natural; Extração, recuperação e classificação de informações; Gramáticas e os modelos de linguagem natural; O processo de percepção da IA.
  • História da EAD, Conceitos e definições sobre EAD, Plataformas e tecnologias para EAD, Legislação e políticas públicas para EAD, Infraestrutura e recursos humanos para produção EAD, O designer educacional na produção EAD, A esteira de produção de conteúdos EAD, Produção interna versus externa de conteúdo para EAD, O design instrucional na produção EAD, Produção e revisão autoral, Detecção de plágios, Revisão de língua e ABNT, Bancos de questões para EAD, Atividades para EAD, Games e objetos interativos de aprendizagem para EAD, Vídeos e podcasts para EAD.

Diferenciais

  • Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Participe do programa Pós-graduação Social: Realize este curso de Qualificação Profissional gratuitamente com possibilidade de contratação de módulo opcional de 80 horas para receber um certificado de Pós-Graduação (Especialização lato sensu) de 400 horas.