Arteterapia

Pós-Graduação Presencial

Apresentação

A Arteterapia vem sendo reconhecida cada vez mais por sua eficácia no tratamento das dores emocionais, psicológicas, estresse e outros pois desenvolve programas de prevenção, promoção e manutenção da saúde e da qualidade de vida. O processo arteterapêutico abre espaço para a pessoa expressar suas imagens interiores, suas vozes e, ao mesmo tempo, exige sua participação emocional. O sujeito deixa de ser apenas narrador da própria história e passa a ser autor, observador, personagem central e coadjuvante. As personificações revelam fatos, ações e emoções, ocorrendo o encontro consigo mesmo e com os seus múltiplos aspectos, facilitando o processo de consciência do sujeito. A Arteterapia é reconhecida como profissão pela Classificação Brasileira de Ocupação – CBO, no registro 2263-10 com a denominação: Profissionais das Terapias Criativas e Equoterápicas. Em 17 de Janeiro 2017, o Ministério da Saúde aprovou a inclusão nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) da Arteterapia no SUS- Sistema Único de Saúde. A inclusão foi realizada por meio da Portaria N° 145/2017, publicada no Diário Oficial da União.

Objetivos: 
Oportunizar a todos os participantes um aporte teórico-prático sobre a Arteterapia e sua aplicabilidade em situações educacionais, de saúde e outras que envolvam ajuda e cuidado no pensar, no fazer e no conviver humano.
Capacitar o profissional de nível superior no conhecimento de teorias e técnicas psicológicas e artísticas visando sua aplicação nas áreas de saúde, educação e arte-educação, e identificando alternativas para solução de problemas de saúde psíquica, bem como discutir aspectos genéricos da arte em seu processo psicoterapêutico.

Público-Alvo:
Profissionais das áreas da saúde e da educação. Dirigido a fonoaudiólogos, psicanalistas, psicólogos, neuropsicólogos, artistas plásticos, músicos, atores, terapeuta ocupacional, psicopedagogos e educadores em geral e outros.

Formato do Curso:
As aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h.



Disciplinas

  • Apresentação do curso, ementa. Trajetória da Arteterapia no Brasil e no mundo. Correntes teóricas. Associações de arteterapia no Brasil. Introdução à bioética e a prática do cuidado em arteterapia.
  • A construção da identidade do arteterapeuta. Código de ética do arteterapeuta. Sensibilidade e escuta pela arte.
  • Desenvolver referenciais subjacentes às teorias e técnicas de: arteterapias, terapias expressivas, arte- educação e terapia artística. Tais métodos originam-se nas teorias de personalidade: psicanálise freudiana, psicologia analítica junguiana e psicologia fenomenológico-existencial humanista e outros referenciais.
  • Conceito de Arte, Ciência e Religião. Relação arte, ciência e religião. História da arte. Linguagens artísticas. Criatividade. A arte como método de expressão com objetivos: educacional, social e terapêutico.
  • Vida e obra de Jung. Teoria do inconsciente de Freud a Jung. Símbolos. Arquétipos: grande mãe/pai, anima/animus, sombra/persona, herói, órfão. Alteridade, complexos. Tipos psicológicos, sonhos, alquimia, religiosidade, individuação, e suas aplicações em arteterapia.
  • Utilização de diversos materiais e suportes em Arteterapia. Variedade de técnicas expressivas como desenho, colagem, pintura, modelagem, entre outros. Conhecimento sobre a diversidade de material para atender a demanda criativa do processo arteterapêutico. Estudo e Prática da Visualização. Objetivos e desafios da expressão plástica bidimensional e tridimensional. Reflexões sobre o fazer artístico. Reflexões sobre o papel da arteterapia.
  • Linguagens verbais e não verbais. Artes plásticas e outras linguagens expressivas. Diálogos entre metodologias e objetivos na: arte-educação, terapias-expressivas, arteterapia.
  • Mitos, contos e lendas. Conceitos e simbologias sob a ótica da psicologia junguiana. Os mitos da criação, do herói e da transformação; as mitologias; os contos de fada e as lendas inseridas no processo terapêutico e educacional.
  • Estudo sobre o ciclo da vida e as peculiaridades pertinentes à criança, ao adolescente, adultos e idoso. Compreensão sobre a natureza do vínculo e sua importância para o desenvolvimento socioemocional. Entendimento sobre o acolhimento e práticas arteterapêuticas no campo psicossocial, escolar e na saúde.
  • Compreender as dinâmicas de funcionamento dos transtornos mentais e seus desdobramentos sintomáticos e psicodinâmicos. Entendimento sobre o processo de somatização. Formas de acolhimento à pessoa em sofrimento psíquico.
  • Introdução ao estudo da neurociência: aspectos históricos e conceituais. Funcionamento cerebral. Desenvolvimento cerebral e comportamento. Os sentidos e a percepção. A linguagem. Processamento emocional cerebral. Neuroplasticidade, arte e cognição. Substâncias psicoativas e danos. Modulação neuroquímica. Arteterapia e o processo de regulação emocional.
  • A arte como terapia e em terapia. O contato com o mundo interno pela projeção em imagens. Aspectos da fenomenologia como instrumento de leitura frente às projeções psíquicas. A consciência espontânea. Ensaios supervisionados de processamento.
  • A busca pelo sentido em arteterapia: aspectos da manifestação do inconsciente pessoal e coletivo. Ensaios supervisionados de condução e manejo frente ao trabalho com projeção de imagens
  • Orientações referente ao campo de estágio escolhido pelo estudante. Orientações para atendimentos em grupo e individual em Arteterapia. Orientações quanto a elaboração de procedimentos de atendimento, metodologia da escrita dos relatórios, cuidados éticos e de documentação.
  • História dos trabalhos de grupo e terapias de grupo. Teorias e técnicas de grupo. Princípios de dinâmica de grupo. Arteterapia com grupos específicos.
  • Informações básicas sobre o trabalho com Arteterapia, em plataformas digitais compatíveis ao trabalho arteterapêutico presencial em ambiente remoto, considerando produtividade, confidencialidade e efetividade para práticas arteterapêuticas em contextos e públicos diversos, abrangendo novas demandas profissionais decorrentes da pandemia de covid-19.
  • Linguagem corporal simbólica e emocional, seus canais expressivos na Arteterapia. Ciência da Linguagem Corporal. A Linguagem corporal e o inconsciente. Estudo do desenvolvimento da consciência e memória corporal. Ações do pensar e do sentir nos movimentos corporais e vocais individuais e coletivos. Jogos e técnicas corporais.
  • Linguagens contemporâneas: fotografia, cinema, televisão, tecnologias, multimídias e outras, em educação e saúde em diversas instituições.
  • Orientar atendimentos em grupo e individual em Arteterapia. Orientar a elaboração de procedimentos de atendimentos. Orientar de forma metodológica a escrita dos relatórios conforme documento padrão.
  • Atelier expressivo arteterapêutico e educacional e a construção do saber do arteterapeuta. Arteterapia, psicoprofilaxia em Educação: perspectivas e possibilidades nas práticas terapêuticas e educacionais. Metodologias de trabalho nas oficinas de criatividade. Obs.: A partir da prática devidamente registrada/documentada, será desenvolvido o trabalho de conclusão de curso sob forma de relatório referente a um estudo de caso conforme documento padrão. Será realizado um seminário para socialização das experiências.
  • Estudo da formação do professor universitário: o contexto histórico e perspectivas. Análise das concepções de ensinar, de aprender e de avaliar. Caracterização da aula no ensino superior, e o planejamento, a organização e a avaliação na educação superior.
  • Estuda a ciência e a evolução desta ao longo dos tempos; as formas de conhecimento e o conhecimento científico; a estrutura do trabalho científico e os métodos científicos. Discute as etapas do projeto de pesquisa, os tipos de pesquisa, a ética na pesquisa e, também, as técnicas de resumo e fichamento e a normalização de trabalhos científicos e acadêmicos.
  • Aprofunda o tema relacionado ao projeto individual do aluno e sua interface com as teorias que fundamentam a temática deste curso e sua aplicação na prática.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico ou EPV (Encontro Presencial Virtualizado).

(**) Disciplinas onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial.

(***) Carga Horária destina a atividades de estágio e elaboração de relatório.

Diferenciais

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área da Arteterapia do Brasil

  • Seja um Arteterapeuta, um profissional reconhecido pela CBO.

  • Corpo docente composto por mestres, doutores com larga experiência no atendimento arteterapeutico.

  • Matriz curricular alinhada com as recomendações da UBAAT (União Brasileira de Associações de Arteterapia).

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC, reconhecida como a Faculdade que mais forma profissionais em Arteterapia no Brasil.

  • Atue na prevenção de adoecimento e na manutenção da qualidade de vida e da saúde psíquica de seus pacientes.

  • Amplie seu campo de atuação como Arteterapeuta e atenda em centros especializados, unidades básicas de saúde, delegacias femininas, atendimento domiciliar em saúde, ensino e clínicas.

  • Curso com Estágio: Prepare-se para o mercado de trabalho, aprenda e aplique as técnicas do processo arteterapeutico na prática supervisionada.


Supervisor Técnico


Prof. Franklin Jones Vieira

Psicólogo Clínico e Arteterapeuta. Coordenador do Curso de Pós-Graduação em Arteterapia pela CENSUPEG. Docente em Psicologia pela Faculdade Anhanguera de Jaraguá do Sul/SC, Docente em Psicologia Médica pela Faculdade Estácio de Jaraguá do Sul/SC. Pesquisa sobre psicologia clínica, desenvolvimento humano, trauma, violência, neurociências e expressões criativas. Atua em psicologia clínica, aprendizagem, psicoterapia de orientação analítica e arteterapia

Professora


Edeltraud F. Nering

Possui formação em Artes Visuais pela Universidade do Contestado (2004); Especialização em Aconselhamento e Psicologia Pastoral: Escola Superior de Teologia e Faculdade São Luiz(2006) Especialização em Arteterapia Fundamentos Filosóficos e Prática(2009); Formação em Massoterapia- Faculdade Inspirar (2012)Curso de Coaching em Saúde e Bem estar - Faculdade Inspirar ( 2013).Desenvolve um trabalho junto às mulheres da Igreja Evangélica de Confissão Luterana no Brasil, ministrando Seminários de Lideranças e Oficinas Arteterapêutica. Palestrante e coordenadora de Oficinas para grupos em geral. Atua no Espaço Terapêutico Aroma e Cor, na Clínica Simone Schroeder Reollon - Centro de Bem estar e Saúde em em Rio Negrinho ? SC. Docente no Curso de Pós Graduação em Arteterapia pelo Censupeg-Faculdade São Fidélis. Sócia Fundadora - Associação de Arteterapia do Estado de Santa Catarina - ACAT, desde 2007.

Professor


Dr. Sandro Jose da Silva Leite

Possui Licenciatura Plena em Educação Artística com Habilitação Artes Plásticas (2001), Especialização em Arteterapia (2002), Mestre em Psicologia Clínica no Núcleo de Estudos Junguianos, PUCSP (2012). Atualmente está com Doutorado em andamento com o tema: utilização da técnica expressiva Paisagem Psíquica com adolescentes no processo de desligamento institucional, com previsão de defesa para Março/2019. Tem experiência na área de Artes, tanto em produção artística contemporânea quanto em Arte-Educação, bem como em Arteterapia. Docente em cursos de Graduação (Artes Visuais, Fotografia, Moda e Musicoterapia) e Especialização (Arteterapia e Musicoterapia). TEMAS DE PESQUISA e INTERESSE: a) técnica expressiva e adolescência no contexto de vulnerabilidade social; b) padrões estéticos internalizados; c) História da Arte em Arteterapia: aspectos históricos, estéticos, simbólicos e psicológicos; d) a relação música-imagem nos contextos artístico e clínico.

Professora


Rozemar Maria Candido

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade do Vale do Itajaí UNIVALI (1989). Arteterapeuta registrada na APAT Associação Paranaense de Arteterapia sob número 004/0916, formada pelo Incorporar-te - Espaço Corpo Artes em 2010. Atua como Arteterapeuta em espaço terapêutico individual e como Formadora e Supervisora dos Cursos de Especialização em Arteterapia Faculdades Itecne de Cascavel e Incorporar-te-Espaço Corpo Artes. Conselheira da UBAAT 2016/2018. Vice Presidente da APAT Associação Paranaense de Arteterapia gestão 2016/2018.

Professora


MSc. Karen Rosângela Silva de Souza Saviotti

Possui graduação em Psicologia pela Universidade FUMEC (2003). Doutoranda em Neurociências pela UFMG. Mestre em Ciências da Saúde pela UNIFESP. Pós Graduada em Arteterapia pela UNAR. Atualmente é psicóloga e Coordenadora da equipe Multidisciplinar da Integrarte - Centro de Atividades. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Neuropsicologia, atuando principalmente nos seguintes temas: avaliação psicológica, neuropsicologia, reabilitação cognitiva, inclusão social, gerontologia, arteterapia, neurociências e personalidade. Participa no Laboratório de Avaliação das Diferenças Individuais (LADI) do Departamento de Psicologia da UFMG, Membro atual da Diretoria 2020-2022 da Sociedade de Avaliação Psicológica de Minas Gerais (SAPSI-MG), Membro atual da Diretoria da Associação Mineira de Arteterapia, Conselheira atual da União Brasileira das Associações de Arteterapia.

Professor


Sérgio Henrique Gonçalves da Rocha

Possui Especialização em História da Arte, Graduado em Pedagogia pela Universidade Federal do Paraná, Arteterapeuta APAAT 025/0517, Professor, Acompanhante Terapêutico e Constelador Familiar Sistêmico. Possui vivência em espaços educativos formais e não formais da Educação Básica, em programas de formação continuada para professores, organização e coordenação de projetos de mediação de leitura e educação musical. Realiza atendimentos clínicos individuais em arteterapia com Base Junguiana e Psico-corporal em Análise Psico-orgânica; é Professor nos cursos de formação e Especialização em Arteterapia.

Professora


MSc. Eugênia Cordeiro Curvelo

É coordenadora no programa de pós-graduação em Psicologia Analítica Clínica: abordagem Junguiana na Universidade Municipal de São Caetano do Sul (USCS). É docente no curso de pós-graduação em Psicologia Junguiana na Universidade Estácio de Sá (Rio de Janeiro) e na Universidade Internacional da Paz (Goiás) em parceria com Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC-Goiás). É supervisora Clinica na abordagem Junguiana e Analista Junguiana do Instituto Junguiano de São Paulo - IJUSP (2014) vinculado à Associação Junguiana do Brasil - AJB e à International Analytical Psychology Association - IAAP (Zurich). É Bacharel e licenciada em Psicologia pelo Centro Universitário de Santo André (1986) e licenciada em Pedagogia pela Universidade Guarulhos (2005). Obteve o Mestrado em Administração pela Universidade Metodista de São Paulo (2007) e o título de Especialista Junguiana, pela Faculdade de Ciências da Saúde de São Paulo (2012). Possui experiência na docência na graduação atuando principalmente nos seguintes temas: psicologia analítica, supervisão clinica, desenvolvimento das fases do ser humano e biografia humana. Atua na área clínica, psicoterapia analítica, com abordagem na Psicologia Analítica Junguiana há mais de 25 anos.

Professor


MSc. Celso Luiz Falaschi

Possui graduação em Comunicação Social Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1982), mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (1996) e doutorado em Psicologia pela Pontifícia Universidade Católica de Campinas (2005). Atualmente é presidente da Academia Brasileira de Educação e Jornalismo Literário. Tem experiência na área de Comunicação, com ênfase em Jornalismo Impresso, atuando principalmente nos seguintes temas: livro-reportagem, educação, criatividade, comportamento e jornalismo literário. Atua em cursos de pós-graduação lato-sensu em Arteterapia.