Arteterapia
Pós-Graduação Presencial
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Aulas presenciais com as maiores referências na área da Arteterapia do Brasil
-
Seja um Arteterapeuta, um profissional reconhecido pela CBO.
-
Corpo docente composto por mestres, doutores com larga experiência no atendimento arteterapeutico.
-
Matriz curricular alinhada com as recomendações da UBAAT (União Brasileira de Associações de Arteterapia).
-
Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC, reconhecida como a Faculdade que mais forma profissionais em Arteterapia no Brasil.
-
Atue na prevenção de adoecimento e na manutenção da qualidade de vida e da saúde psíquica de seus pacientes.
-
Amplie seu campo de atuação como Arteterapeuta e atenda em centros especializados, unidades básicas de saúde, delegacias femininas, atendimento domiciliar em saúde, ensino e clínicas.
-
Curso com Estágio: Prepare-se para o mercado de trabalho, aprenda e aplique as técnicas do processo arteterapeutico na prática supervisionada.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
A Arteterapia vem sendo reconhecida cada vez mais por sua eficácia no tratamento das dores emocionais, psicológicas, estresse e outros pois desenvolve programas de prevenção, promoção e manutenção da saúde e da qualidade de vida. O processo arteterapêutico abre espaço para a pessoa expressar suas imagens interiores, suas vozes e, ao mesmo tempo, exige sua participação emocional. O sujeito deixa de ser apenas narrador da própria história e passa a ser autor, observador, personagem central e coadjuvante. As personificações revelam fatos, ações e emoções, ocorrendo o encontro consigo mesmo e com os seus múltiplos aspectos, facilitando o processo de consciência do sujeito. A Arteterapia é reconhecida como profissão pela Classificação Brasileira de Ocupação – CBO, no registro 2263-10 com a denominação: Profissionais das Terapias Criativas e Equoterápicas. Em 17 de Janeiro 2017, o Ministério da Saúde aprovou a inclusão nas Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (PICS) da Arteterapia no SUS- Sistema Único de Saúde. A inclusão foi realizada por meio da Portaria N° 145/2017, publicada no Diário Oficial da União.
Objetivos:
* Oportunizar a todos os
participantes um aporte teórico-prático sobre a Arteterapia e sua
aplicabilidade em situações educacionais, de saúde e outras que envolvam ajuda
e cuidado no pensar, no fazer e no conviver humano.
* Capacitar o profissional
de nível superior no conhecimento de teorias e técnicas psicológicas e
artísticas visando sua aplicação nas áreas de saúde, educação e arte-educação,
e identificando alternativas para solução de problemas de saúde psíquica, bem
como discutir aspectos genéricos da arte em seu processo psicoterapêutico.
Público-alvo:
Profissionais das áreas da saúde e da educação. Dirigido a
fonoaudiólogos, psicanalistas, psicólogos, neuropsicólogos, artistas plásticos,
músicos, atores, terapeuta ocupacional, psicopedagogos e educadores em geral e
outros.
Formato do Curso:
As aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Você vai Aprender
- Apresentação do curso, ementa. Trajetória da Arteterapia no Brasil e no mundo. Correntes teóricas. Associações de Arteterapia no Brasil. Introdução à bioética e a prática do cuidado em Arteterapia.
- A construção da identidade do arteterapeuta. Código de ética do arteterapeuta. Sensibilidade e escuta pela arte.
- Desenvolver referenciais subjacentes às teorias e técnicas de: arteterapia, arte como terapia, arte em terapia, terapias expressivas, arte-educação e terapia artística. Tais métodos originam-se nas teorias de personalidade: psicanálise freudiana, psicologia analítica Junguiana e psicologia fenomenológico-existencial humanista e outros referenciais.
- Vida e obra de Jung. Teoria do inconsciente de Freud a Jung. Símbolos. Arquétipos: grande mãe/pai, anima/animus, sombra/persona, herói, órfão. Alteridade, complexos. Tipos psicológicos, sonhos, alquimia, religiosidade, individuação, e suas aplicações em arteterapia.
- Utilização de diversos materiais e suportes em Arteterapia. Variedade de técnicas expressivas como desenho, colagem, pintura, modelagem, entre outros. Conhecimento sobre a diversidade de material para atender a demanda criativa do processo Arteterapêutico. Estudo e Prática da Visualização. Objetivos e desafios da expressão plástica bidimensional e tridimensional. Reflexões sobre o fazer artístico. Reflexões sobre o papel da Arteterapia.
- Conceito de Arte, Ciência e Religião. Relação arte, ciência e religião. História da arte. Linguagens artísticas. Criatividade. A arte como método de expressão com objetivos: educacional, social e terapêutico.
- Linguagens verbais e não verbais. Artes plásticas e outras linguagens expressivas. Diálogos entre metodologias e objetivos na: arte-educação, terapias-expressivas, arteterapia.
- Estudo sobre o ciclo da vida e as peculiaridades pertinentes à criança, ao adolescente, adultos e idoso. Compreensão sobre a natureza do vínculo e sua importância para o desenvolvimento socioemocional. Entendimento sobre o acolhimento e práticas arteterapêuticas no campo psicossocial, escolar e na saúde.
- Introdução ao estudo da neurociência: aspectos históricos e conceituais. Funcionamento cerebral. Desenvolvimento cerebral e comportamento. Os sentidos e a percepção. A linguagem. Processamento emocional cerebral. Neuroplasticidade, arte e cognição. Substâncias psicoativas e danos. Modulação neuroquímica. Arteterapia e o processo de regulação emocional.
- Mitos, contos e lendas. Conceitos e simbologias sob a ótica da psicologia Junguiana. Os mitos da criação, do herói e da transformação; as mitologias; os contos de fada e as lendas inseridas no processo terapêutico e educacional.
- Linguagem corporal simbólica e emocional, seus canais expressivos na Arteterapia. Ciência da Linguagem Corporal. A Linguagem corporal e o inconsciente. Estudo do desenvolvimento da consciência e memória.
- Compreender as dinâmicas de funcionamento dos transtornos mentais e seus desdobramentos sintomáticos e psicodinâmicos. Entendimento sobre o processo de somatização. Formas de acolhimento à pessoa em sofrimento psíquico.
- História dos trabalhos de grupo e terapias de grupo. Teorias e técnicas de grupo. Princípios de dinâmica de grupo. Arteterapia com grupos específicos.
- Estudo das principais ferramentas para realização de atendimentos Arteterapêuticos na modalidade online. Limites e possibilidades do atendimento virtual. Ferramentas digitais que podem ser incorporadas ao setting Arteterapêutico presencial.
Processamento Emocional em Arteterapia: A Leitura Fenomenológica diante da Projeção com Imagens (**)
- A arte como terapia e em terapia. O contato com o mundo interno pela projeção em imagens. Aspectos da fenomenologia como instrumento de leitura frente às projeções psíquicas. A consciência espontânea. Ensaios supervisionados de processamento.
- A busca pelo sentido em arteterapia: aspectos da manifestação do inconsciente pessoal e coletivo. Ensaios supervisionados de condução e manejo frente ao trabalho com projeção de imagens.
- Orientações referente ao campo de estágio escolhido pelo estudante. Orientações para atendimentos em grupo e individual em Arteterapia. Orientações quanto a elaboração de procedimentos de atendimento, metodologia da escrita dos relatórios, cuidados éticos e de documentação.
- Cultura, miscigenação e identidade brasileira. Relações de poder e desigualdades sócio-racial e de minorias. Direitos humanos e direitos étnicos-culturais dos quilombolas. SUS e aspectos multiprofissionais das práticas integrativas e complementares - PICs.
- Perspectivas e possibilidades nas práticas arteterapêuticas ao atendimento individual e grupo. Metodologias de trabalho nas oficinas de criatividade. Campo de estágio.
- Orientar atendimentos em grupo e individual em Arteterapia. Orientar a elaboração de procedimentos de atendimentos. Orientar de forma metodológica a escrita dos relatórios conforme documento padrão.
- Estuda a ciência e a evolução desta ao longo dos tempos; as formas de conhecimento e o conhecimento científico; a estrutura do trabalho científico e os métodos científicos. Discute as etapas do projeto de pesquisa, os tipos de pesquisa, a ética na pesquisa e, também, as técnicas de resumo e fichamento e a normalização de trabalhos científicos e acadêmicos.
- Construção de um artigo com base na experiência e no estudo de caso vivenciado no estágio fundamentado nas referências da Arteterapia e psicologia. Supervisão com professor orientador.
(*) Estas disciplinas acontecem pautadas nas Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são ofertadas através do EPV – Encontro Presencial Virtualizado.
(**) Disciplinas onde a experiência de Aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial.
(***) Carga Horária destina a atividades de estágio e elaboração de relatório.
(****) Estas disciplinas acontecem pautadas nas Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são ofertadas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.