Atendimento Farmacêutico em Unidades Básicas de Saúde

Pós-Graduação EAD

Apresentação

O curso de especialização lato-sensu de Atendimento Farmacêutico em Unidades Básicas de Saúde oportuniza ao seu concluinte uma visão ampla sobre as competências, habilidades e conhecimentos necessários para atuar no atendimento à população nessas unidades. O curso consegue abordar aquilo que é realmente necessário para uma atuação competente e eficaz por parte do futuro especialista.

Objetivos:
Ao término deste curso você poderá atuar no atendimento farmacêutico em unidades básicas de saúde, de uma maneira abrangente e consistente, com conhecimentos transversais sobre as bases da farmacologia, terapia, hemoterapia, microbiologia, imunologia, entre outros conteúdos relevantes para a atuação profissional.

Público-Alvo:
O atendimento em unidades básicas de saúde é complexo e carente de recursos de toda ordem. A atenção farmacêutica faz parte desse contexto, e exige do profissional algumas habilidades técnicas e científicas fundamentais para assegurar o bom atendimento da população. Além das peculiaridades do SUS, questões como regulação, controle, avaliação e auditoria são determinantes para o pleno exercício profissional nessas unidades.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Trilha de aprendizagem com materiais teóricos, vídeos introdutórios e slides.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.


Disciplinas

  • Conceitos em oncologia; Epidemiologia; Diagnóstico do câncer; Principais modalidades de tratamento; Princípios dos agentes antineoplásicos; Agentes alquilantes; Agentes Antimetabólitos; Produtos naturais; Hormônios e antagonistas hormonais; Agentes biológicos; Outras classes de agentes antineoplásicos; Mecanismos de resistência tumoral; Seleção e administração de quimioterápicos; Reações adversas aos agentes antineoplásicos; Interação medicamentosa; Tratamentos oncológicos complementares à quimioterapia
  • Compreendendo os microrganismos e como eles foram descobertos; Entendendo a classificação dos microrganismos; Identificando as principais características das bactérias; Identificando as principais características e diferenças entre fungos e vírus; Compreendendo a patogênese da infecção bacteriana; Investigando a microbiota normal humana; Identificando as principais características dos bacilos gram positivos; Identificando as principais características de bacilos gram-negativos e algumas bactérias gram positivas; Identificando algumas características dos fungos e as principais doenças que causam; Caracterizando os vírus; Entendendo o processo da patogênese das doenças virais; Identificando as principais características dos parasitas; Introduzindo a imunologia e reconhecendo os antígenos; Descrevendo a maturação, ativação e regulação dos linfócitos; Caracterizando os mecanismos efetores das respostas imunes; Estudando o sistema imune na doença
  • Serviços e ações do SUS; Amparo constitucional da saúde no Brasil; Lei orgânica do SUS; Pacto pela saúde; Regulação de serviços e ações da saúde; Rede de atenção à saúde e a política nacional de atenção básica; Protocolo de cooperação entre entes públicos; Planejamento em saúde
  • Controle de ações e serviços de saúde; Contrato organizativo da ação pública de saúde (COAP); Controle em ações e serviços da saúde; Controle social em ações e serviços de saúde; Histórico da auditoria e avaliação em ações e serviços da saúde; Princípios fundamentais de auditoria no setor público; Auditoria em ações e serviços da saúde; Sistema de regulação, controle e avaliação nas ações e serviços de saúde
  • Conceito histórico da reforma psiquiátrica brasileira; Práticas psiquiátricas; Legislação referente à reforma psiquiátrica brasileira; Reforma psiquiátrica brasileira; Dispositivos da saúde mental; Integração e redes sociais em saúde mental; Atenção e cuidado em saúde mental; Matriciamento em saúde mental
  • Abordagens terapêuticas na atenção psicossocial; Trabalhos em grupo na atenção psicossocial; Práticas clínicas na atenção psicossocial; Medicalização na atenção psicossocial; Centro de Atenção Psicossocial: diretrizes e classificações; Gerenciamento da CAPS; Rede de Atenção Psicossocial (RAPS); Ética e bioética na atenção psicossocial
  • Segurança do Trabalho e Normas Regulamentadoras; Riscos Ocupacionais; Prevenção de Acidentes no Trabalho; CIPA – Comissão Interna de Prevenção de Acidentes; Saúde e Qualidade de Vida no Trabalho; Trabalho e qualidade de vida; Saúde Ocupacional; Primeiros Socorros; Ecologia e Preservação do Meio Ambiente; Poluição; Prevenção e combate a incêndio; Norma ISO 14.000; ISO 26.000; Direitos Humanos; Legislação e cidadania; Projeto de Responsabilidade Social
  • Atenção à saúde; Políticas de saúde para públicos específicos; Saúde do homem; Condições crônicas de saúde; Pactos políticos e programas; Contexto sociopolítico da política pública de atenção ao idoso no Brasil; Política nacional de saúde da pessoa idosa; Indicadores de envelhecimento no idoso; Relação médico paciente; Relação médico paciente e a atenção humanizada; Estratégias de saúde da família; Núcleos de apoio e assistência; Família como centralidade nas políticas públicas; Envelhecimento biopsicossocial e ambiental; Planejamento de ações na saúde; Avaliação de ações/riscos em saúde do homem
  • Morbimortalidade no processo reprodutivo humano e na situação ginecológica; Tipos de morbidade; Implicações fisiológicas e psicológicas do ciclo menstrual e da gestação; Assistência de equipes multidisciplinares; Programa Rede Cegonha; Planejamento familiar; Cuidado com os principais agravos da saúde da mulher; Problemática da saúde da criança e do adolescente no Brasil; Indicadores de morbimortalidade nacionais em saúde da criança; Determinantes de morbimortalidade infantil e juvenil; Programa de atenção à saúde da criança e do adolescente; Assistência à saúde da criança e do adolescente nas unidades de ESF; Membros da equipe de saúde e da família; Promoção e proteção do crescimento e desenvolvimento infantil; Ações da clínica e do cuidado nos principais agravos da saúde da criança e do adolescente; Atenção integrada às doenças prevalentes na infância
  • Compreendendo a evolução tecnológica que culminou com a era digital; Redes de computadores; Bancos de dados; Sistemas e aplicativos: um panorama do cenário atual; Conceitos básicos de hardware; Periféricos; Sistemas operacionais; Pacotes office; Sistemas tradicionais e equipamentos informatizados em ambientes hospitalares; O Datasus; Sistemas de pesquisa em saúde; Gestão Documental; Inteligência artificial; Data Warehouse e Data mining; Segurança da informação; Tendências tecnológicas

Diferenciais

  • Acesse a Trilha de Aprendizagem como, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

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