Atenção e Cuidado com os Idosos

Pós-Graduação EAD

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Protagonismo em Ação

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Apresentação

O curso de especialização lato-sensu em Cuidados com Idosos proporciona uma visão ampla sobre as competências, habilidades e conhecimentos necessários à atuação deste profissional em clínicas e hospitais, privados e públicos, além de encontrar um significativo espaço para atuar como profissional liberal, atendendo em domicílios, por exemplo. O curso consegue abordar aquilo que é realmente necessário para uma atuação competente e eficaz por parte do concluinte. 

Público-Alvo:
Profissionais das áreas de enfermagem, fisioterapia, nutrição, entre outras especialidades da saúde, encontram na população idosa uma elevada concentração de necessidades de atenção especial, o que abre um leque de possibilidades para atuação, tanto na rede privada quanto na pública de saúde. 

Objetivos:
Ao término deste curso você poderá atuar na área de cuidados com idosos, com conhecimentos sobre geriatria, gerontologia, bioquímica, anatomia e adaptações funcionais de idosos, neurologia e genética do envelhecimento, entre outros conteúdos relevantes para a atuação profissional. 

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Trilha de aprendizagem com materiais teóricos, vídeos introdutórios e slides.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Adaptações funcionais às necessidades do idoso; Treinamento funcional para idosos; Adaptações ambientais às necessidades do idoso; Acessibilidade e adaptação de idosos em ILP; Pessoa idosa com deficiência; Patologias, lesões e deficiência em idosos; Tecnologias assistivas - Próteses e órteses; Tecnologia tridimensional; Orientações domiciliares e ambientais; Orientações aos familiares e cuidadores; Tipos de meios auxiliares de locomoção; Uso de meios auxiliares de locomoção; Adaptações de próteses ortopédicas; Adaptações de órteses ortopédicas; Principais tipos de próteses e órteses para idosos; Processo de reabilitação de idosos
  • Formação das proteínas; Funcionamento das enzimas; Digestão, absorção e excreção de proteínas; Síntese proteica; Aspectos e principais funções dos carboidratos; Vias metabólicas no estado alimentado e em jejum; Oxidação do Acetil-Coenzima A e produção do ATP; Desordens no metabolismo; Estrutura, funções e classificação dos lipídeos; Síntese de lipídeos simples e complexos; Digestão e absorção de ácidos graxos; Metabolismo lipídico: regulação e desordens metabólicas; Ação hormonal sobre órgãos-chave no metabolismo; Inter-relações metabólicas no estado alimentado; Inter-relações metabólicas em estado de jejum; Procedimentos para identificar e solucionar desordens metabólicas
  • Histórico da Anatomia Humana; Terminologias Anatômicas; Posições Anatômicas; Planos, delimitações e segmentação corpórea; Anatomia do sistema esquelético; Anatomia do sistema muscular; Anatomia do sistema articular; Anatomia do sistema nervoso; Anatomia do sistema respiratório; Anatomia do sistema cardíaco; Anatomia do sistema circulatório; Anatomia do sistema digestório; Anatomia do sistema endócrino; Anatomia do sistema renal; Anatomia do sistema genital feminino; Anatomia do sistema genital masculino
  • Teorias do envelhecimento; Avaliação nutricional no idoso; Status funcional no idoso; Avaliação da história social, econômica e dor; Qualidade de vida no idoso; Avaliação da qualidade de vida; Anamnese completa; Testes de avaliação física; Envelhecimento e fisiologia do idoso; Ergometria; Programa de atividades físicas para idosos; Treinamento físico para os idosos; Práticas corporais alternativas (antiginástica, eutonia, yoga e Self-Healing); Práticas corporais alternativas (Métodos Pilates e Tai Chi Chuan); Práticas corporais alternativas voltadas para o lazer; Tipos de recreação
  • Principais objetivos de estudo da fisiologia humana; Composição das membranas plasmáticas das células; Célula comum e célula excitável; Contração das células musculares esqueléticas, cardíacas e lisas; Organização morfofuncional do sistema nervoso; Características do sistema nervoso autônomo; Função dos sistemas sensoriais; Fisiologia do sistema motor; Mecanismos básicos do funcionamento do sistema cardiovascular; Respiração e demais funções do sistema respiratório; Filtração do sangue e produção da urina pelos rins; Formação da urina excretada do organismo; Controle das funções do sistema digestório; Motilidade do sistema digestório; Glândulas endócrinas e hormônios do eixo hipotálamo-hipófise; Glândula adrenal e pâncreas endócrino
  • Envelhecimento humano; Teorias do envelhecimento; Conceitos de gerontologia e geriatria; Longevidade e finitude; Histórico da gerontologia e geriatria; Desenvolvimento da gerontologia; Dados da gerontologia e geriatria; Estatuto do idoso
  • Interação da equipe multidisciplinar ao idoso; Avaliação geriátrica ampla; Instituições específicas para idosos; Plano terapêuticos para idosos; Principais doenças crônicas degenerativas; Os 5 Is da geriatria; Metas internacionais da geriatria; Qualidade de vida do idoso
  • Mudanças associadas ao envelhecimento; Alterações do Sistema Nervoso; Alterações nas capacidades cognitivas; Perda do equilíbrio e órgãos do sentido; Mudanças do envelhecimento; Depressão no idoso; Dificuldades da mobilidade e riscos de quedas; Síndrome da fragilidade e da imobilidade; Síndromes geriátricas e demências; Doença de Alzheimer; Diagnóstico, prevenção e tratamento da doença de Alzheimer; Demência Corpos de Lewy (DCL); Doença de Parkinson (DP); Diagnóstico e tratamento da doença de Parkinson; Demência vascular; Demência-fronto temporal (DFT)
  • Teorias do envelhecimento; Fatores de risco e o estado nutricional do idoso; Mudanças fisiológicas durante o envelhecimento; Problemas comuns de saúde durante o envelhecimento; Doenças crônico degenerativas durante a velhice; Orientações nutricionais para as doenças crônico degenerativas em idosos; Principais carências nutricionais na velhice; Fatores associados a uma dieta deficiente
  • Avaliação nutricional de pessoas idosas; Principais queixas e desvios funcionais dos idosos; Atividade física durante a velhice; Exames laboratoriais e o estado nutricional do idoso; População idosa brasileira; Planejamento dietético para idosos; Suplementação de nutrientes para idosos; Estado nutricional e qualidade de vida dos idosos.