Auditoria em Serviços de Saúde

Pós-Graduação On-line com Aula ao Vivo

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Protagonismo em Ação

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Apresentação

A Pós-graduação em Auditoria em Serviços da Saúde tem como objetivo capacitar o aluno na realização de avaliações de todas as gestões de serviços que são realizados dentro de clínicas, consultórios, unidades de saúde, centro de saúde, hospitais e planos de saúde, com o intuito de analisar se todos os procedimentos estão sendo realizados e descritos de acordo com as legislações e as leis regulatórias empregadas nesse setor.

Objetivos:
* Capacitar profissionais da área de saúde e áreas correlatas para atuação na auditoria de sistemas e serviços de saúde.
* Qualificar profissionais para o desempenho de funções de análise e auditoria em contas médicas, protocolos assistenciais e processos hospitalares, com foco em resultado e otimização de recursos para atuação em Hospitais, Clínicas, Consultórios, Laboratórios, Planos de Saúde, Seguradoras e Autogestões em Saúde.

Público-Alvo:
Profissionais da área de saúde (Médicos, Dentistas, Enfermeiros, Farmacêuticos, Fisioterapeutas, Nutricionistas, Psicólogos, Administradores e outros graduados em nível superior) que atuam ou pretendem atuar em operadoras de saúde, públicas ou privadas ou ampliar os conhecimentos nas técnicas de auditoria e controladoria.

Formato do curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de vídeoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.
- Encontros aos sábados mensais das 8 às 18h no horário de Brasília e 1 encontro acontecerá sábado e domingo das 8 às 18h no horário de Brasília.
- Início das aulas: 15 de Junho de 2024.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Relação entre financiadores, pagadores e prestadores: novas exigências na negociação da prestação de serviços em saúde: Apresentar e introduzir técnicas de negociação; apresentar modelos de remuneração da prestação de serviços. O P4P é uma alternativa; apresentar e avaliar contratos entre financiadores e prestadores. Avaliações das tabelas hospitalares e análise de diárias e taxas de serviços e equipamentos: Apresentar as formas de constituição, modelos e importância do conhecimento das tabelas hospitalares, com ênfase às diárias e taxas segmentadas em itens e também sua composição para avaliação comparativa de preços e performance. Avaliação de honorários médicos e tabelas; Avaliação de materiais e medicamentos: Avaliar e discutir materiais e medicamentos em contas hospitalares; analisar e discutir estratégias de compras e adequação de OPME; principais ferramentas de regulação: Apresentar e discutir ferramentas de apoio à decisão clínica e auditoria.
  • O código de ética dos profissionais da área da saúde tem sua origem no reconhecimento da liberdade como valor central e das demandas políticas inerentes - autonomia, emancipação e plena expansão dos indivíduos sociais. O código de ética busca a benevolência; defesa da universalidade dos direitos humanos; consolidação da cidadania; respeito à diversidade; acesso às informações; e verdade. Portanto, o estudo da Bioética abriga discussões sobre as atribuições do profissional da área de saúde, assim como, o reconhecimento de seus direitos e deveres garantido de acordo com princípios éticos.
  • Auditoria em consultas, exames e procedimentos em consultório: Apresentar e analisar os pontos críticos na auditoria de eventos de baixo custo e alta incidência realizados em nível ambulatorial; Apresentar estratégias de abordagem e ferramentas de avaliação de performance técnica e econômica dos eventos; Central de autorização / Regulação e auditoria em atendimentos ambulatoriais e das internações em hospital-dia – como atuar e os resultados esperados; Discussão de casos de auditoria de consultas e procedimentos em consultório e análise de diárias e taxas de serviços e equipamentos; Auditoria hospitalar concorrente, pré-faturamento e recursos de glosas: Apresentar a auditoria hospitalar e faturamento de contas médicas. Discutir recursos de glosas: apresentação de casos. Apresentar e discutir como auditar as novas guias na saúde suplementar. Avaliar a prática da análise de uma conta médica e relatórios de não-conformidade.
  • Regulação dos Planos de Saúde de Empresas no Brasil, Dimensão e Estrutura Econômica da Assistência Médica Suplementar no Brasil, A Regulação da Assistência Suplementar à Saúde: Legislação e Contexto Institucional, As Agências de Regulação Independentes, Sistema de Controle e Avaliação da Agência Nacional de Saúde Suplementar, Defesa dos Consumidores e Regulação dos Planos de Saúde.
  • Importância do faturamento hospitalar para uma gestão assertiva por resultados: Conceito de Faturamento Hospitalar; Tipos de Faturamento (SUS e Planos de Saúde); Liberações (Guias padrão TISS, AIHS e APACs); Prontuário Médico (Informações e documentos obrigatórios); Auditoria no processo de faturamento (Tabela SIGTAP); Cobrança de Materiais e Medicamentos (Rol de Procedimentos ANS, BRASINDICE e SIMPRO); Cobrança de Honorário Médicos (CBHPM e TUSS); Cobrança de diárias, taxas, pacotes e gazes; Envio de XML (Conceitos da TISS e suas versões); Sistemas do DATASUS (SISAIH, BPAMAG e APAC); Setor de Faturamento e a Melhoria de Processos Hospitalares.
  • Diretrizes da Auditoria do SUS, Postura Ética do Agente Público em Atividades de Auditoria, O processo de trabalho da auditoria do SUS, Finalidades da Auditoria SUS, Formas de operacionalização da auditoria do SUS, Requisitos básicos para implantação de um componente do Sistema Nacional de Auditoria Diretrizes da Auditoria do SUS, Postura Ética do Agente Público em Atividades de Auditoria, O processo de trabalho da auditoria do SUS, Finalidades da Auditoria SUS, Formas de operacionalização da auditoria do SUS, Requisitos básicos para implantação de um componente do Sistema Nacional de Auditoria.
  • A prática da enfermeira em auditoria em saúde, Convergência entre processo administrativo, qualidade e auditoria, auditorias de processos de enfermagem, auditoria de estrutura da enfermagem, método de auditoria prospectiva, auditoria retrospectiva, Aspectos éticos e legais da auditoria em Enfermagem, Auditoria na assistência diária de Enfermagem, O processo de auditoria em Enfermagem.
  • Central de autorização, direcionamento de rede assistencial, regulação e auditoria em atendimentos ambulatoriais e internações em hospital-dia para obter os resultados esperados. Prática Aplicada a Saúde: Visita Técnica. Processos de faturamento e auditoria nos moldes da padronização TISS 3.02. Importância na perícia no processo de identificação de fraude. Discutir as formas de avaliação dos procedimentos cirúrgicos e problemas da gestão das especialidades. Ferramentas de avaliação de desempenho técnico e econômico dos eventos, expondo procedimentos gerenciados e compartilhamento do risco assistencial de contas abertas de serviços hospitalares. Apresentar a fundamentação ética e modalidade de compra e cobrança de materiais que representam conflitos entre os participantes (beneficiários, operadoras e prestadores de serviço) e valores financeiros significativos nas despesas assistenciais (contas médicas).
  • Avaliação de materiais e medicamentos em geral: Demonstrar e analisar as principais modalidades de cobrança de materiais e medicamentos nas contas hospitalares; Apresentar e discutir a fundamentação ética e modalidades de compra e cobrança destes itens que representam grandes conflitos entre os participantes (beneficiários, operadoras e prestadores de serviço) e valores financeiros significativos nas contas; Auditoria do alto custo: oncologia (quimioterapia) – demonstrar como construir linhas de análises de solicitações para esquemas de tratamentos oncológicos e demonstrar os impactos financeiros nas despesas gerais das operadoras de planos de saúde; Regulação e auditoria nos procedimentos de alto custo com foco nas análises para regulação de órteses, próteses e materiais especiais – OPME; Como analisar gasoterapia, banco de sangue e outros componentes da conta hospitalar – com a apresentação de ferramentas, peculiaridades e estratégias de cobrança destes item com alta especificidade e que possam representar altos valores e conflitos.
  • O Sistema Nacional de Auditoria do SUS na perspectiva da gestão estratégica e participativa. Auditoria do SUS: um novo conceito de prática em apoio à gestão. Diretrizes da Auditoria do SUS. Conceitos preliminares do trabalho de auditoria do SUS, O processo de trabalho da auditoria do SUS. Termo de Ajuste Sanitário (TAS).
  • Expor os conceitos de medicina baseada em evidências, noções de estatística aplicada à auditoria em saúde e o uso da internet como ferramenta de informação e atualização do auditor. Epidemiologia gerencial, monitoramento das ações em saúde. Apresentar a importância do conhecimento do perfil epidemiológico da carteira de beneficiários para aplicar as práticas de auditoria no controle da sinistralidade das carteiras de beneficiários, objetivando qualidade na assistência ofertada ao consumidor de saúde. Programas de promoção da saúde e prevenção de doenças e agravos aos beneficiários. Apresentar as estratégias de análise de risco populacional como subsídio para a construção de programas de prevenção de doenças e de gerenciamento de doentes crônicos. Apresentar as principais ferramentas de regulação na fundamentação à decisão clínica, rol de procedimentos e eventos de saúde, diretrizes de utilização (ANS), protocolos clínicos, estudos científicos e legislação da ANS e SUS. Apresentar e debater o uso de auditar as guias (TISS) na saúde sup
  • Conceitos importantes em economia e a saúde, Abrangência da economia em saúde, Fatores relacionados ao aumento custos em saúde, Ações gerenciais e estratégias para a redução de custos assistenciais, Avaliação da Programação Anual de Saúde (PAS) e Relatório Anual de Gestão (RAG), Análise e Reanálise de contratos e convênios, Conferência dos serviços ambulatoriais realizados pela rede contratada e conveniada ao SUS.
  • Desenvolve a capacidade de avaliação da qualidade com objetivo de alcançar a acreditação hospitalar. Discute experiências para o eficaz exercício da liderança em seus níveis operacional, organizacional e estratégico.
  • Informação em Saúde, Política Nacional de Informações em Saúde e modelos de gestão da informação em saúde. Processo de produção e disseminação de informação em saúde. Principais bases de dados do sistema de informação em saúde no Sistema Público e Sistema de Saúde Suplementar. Indicadores de Saúde no contexto da auditoria. Qualidade das informações em saúde e compatibilização de bases de dados. Metodologia de tratamento e análise dos dados em saúde. Manuseio de softwares para análise e construção de indicadores. Tecnologia em sistema de Saúde. Ética e sigilo.
  • O impacto do novo rol de procedimentos da ANS nos custos das operadoras de planos de saúde. Estratégias para redução de Custos dos Planos de Saúde: verticalização e auditoria. Custos e benefícios da implantação do pagamento por desempenho aos serviços hospitalares.
  • Auditoria de qualidade e resultados. Sistemas de certificação da qualidade em saúde. Conceito de qualidade em serviços de saúde, histórico da acreditação em saúde no Brasil, a importância do controle da qualidade em saúde e conceito, objetivos e vantagens da acreditação. Principais metodologias de avaliação da qualidade dos serviços de saúde, monitoramento e controle (selos de certificação). Acreditação em Saúde nos Prestadores de Serviços de Saúde e Operadoras de Planos de Saúde. A Qualidade como instrumento de mudança organizacional. Gestão da Assistência, Governança Clínica e Auditoria Clínica. Gerenciamento de Risco em Saúde e Segurança do Paciente. Gestão do Controle de Infecção Hospitalar. Humanização da Assistência. Avaliação da satisfação do cliente.
  • Conhecimento de regras e tabelas para negociação de contratos com Operadoras de Saúde: Mercado de Saúde – Conceito; Legislação vigentes para contrato com operadoras de saúde; Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde; Estratégia de Negócio; Itens Negociais; Tabelas referenciais de precificação.
  • Conhecimento de regras e tabelas para negociação de contratos com Operadoras de Saúde: Mercado de Saúde – Conceito; Legislação vigentes para contrato com operadoras de saúde; Cadastro Nacional de Estabelecimentos de Saúde; Estratégia de Negócio; Itens Negociais; Tabelas referenciais de precificação.
  • Legislação da Saúde no Sistema Público e Suplementar, Hospitalar e Serviços de Saúde (RN nº 363, 364 Contratualização). A Saúde na Constituição. Responsabilidade Civil em Saúde e Reflexos jurídicos da evolução tecnológica do setor. Regulamentação dos Direitos dos Consumidores no Sistema de Saúde Público e Sistema Suplementar. Auditoria dos Custos Assistenciais versus o Direito a Saúde. Direito e Medicina: Jurisprudência de interesse da auditoria e Judicialização da Saúde. Analisar os impactos na operação das Operadoras de Planos de Saúde
  • Estudaremos a definição e abrangência de epidemiologia, a diferença entre prevenção e controle de doenças, os fatores de risco, os níveis de evidência científica, veremos o estudo delineado como ensaio clínico controlado e randomizado e a distribuição da doença por tempo, lugar e pessoa.
  • Estudo da formação do professor universitário: o contexto histórico e perspectivas. Análise das concepções de ensinar, de aprender e de avaliar. Caracterização da aula no ensino superior, e o planejamento, a organização e a avaliação na educação superior.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. Projeto de pesquisa. Produção de texto científico.
  • O lugar do Sujeito que pesquisa. O planejamento e a reflexão do que sabemos e não sabemos. As tendências educacionais. A avaliação. O que é? Diretrizes contemporâneas. O olhar do professor sobre o processo de aprendizagem. A estrutura de um trabalho de graduação interdisciplinar, artigos científicos e relatórios.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas nas Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.
(**) O módulo opcional estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso de aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.

Coordenador Técnico


Prof. Enfº Nelson Augusto Mendes

Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho, Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial, Especialista por Notório Saber em Enfermagem Aeroespacial pela ABRAERO, Mestrando em Engenharia Biomédica pela UTFPR, Coordenador do SAMU da Região Metropolitana de Curitiba, Professor de Pós-graduação em Enfermagem e Medicina Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo na Faculdade Censupeg e Coordenador de Pós-graduação da Faculdade Censupeg.


Professora


Enfª Fabiana Brum Haag

Graduada em Enfermagem - Mestrado em Enfermagem Doutorado em Ciências da Saúde Vasta experiência em urgência e emergência intra-hospitalar, terapia intensiva, cardiologia e docente de nível superior Pesquisadora clínica com ênfase em distúrbios da função cardiovascular e fatores de risco cardiovascular.


Professor


Enfº Jair Wanderlei Arruda Pereira

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia - UNIVALI Especialista em Administração com ênfase em Saúde Pública - INBRAPE ( UNC ) Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde – CENSUPEG Vasto conhecimento em área de Dependência Química, Saúde Mental, Urgência e Emergência, UTI e Docência.


Professora


Enfº Neiva Prestes

Graduada em Bacharel Em Enfermagem UPF Especialista em Terapia Intensiva Especialista em Gestão Hospitalar Formação em Coaching e Líder Coach - Escola de Coaching Express Condor Blanco Internacional Possui vasta experiência em Urgência e Emergência Intra-hospitalar, Terapia Intensiva, Cardiologia, Hemodinâmica e Gestão em Serviços de Saúde sendo diretora de uma grande hospital do Oeste Catarinense por mais de 10 anos.


Professora


Enfª Bruna Nadaletti de Araújo

Graduação em Enfermagem - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Especialização em Terapia Intensiva - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Especialização em Saúde e Segurança do Trabalho – UNIASSELVI Mestrado em Educação - Universidade de Passo Fundo Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí Docente do Curso de Graduação em Enfermagem Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí Ampla experiência na área de Terapia Intensiva, Cuidados Paliativos, Oncologia, Gestão Hospitalar e Docência Universitária. no adulto.


Professora


Enfª Francislene de Fátima Cordeiro Petz

Graduada em Enfermagem - Universidade Tuiuti do Paraná Pós-Graduação em Auditoria e Gestão em Saúde Doutora em Enfermagem - Programa de Pós-Graduação da Universidade Federal do Paraná-UFPR Mestrado em Enfermagem - Universidade Federal do Paraná Docente do Departamento de Enfermagem do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Possui uma Vasta experiência nas áreas de Terapia Intensiva, Cuidado a Pacientes Críticos, Centro Cirúrgico, Transplante de Medula, Saúde do Adulto e Idoso e Docência Universitária. Membro do grupo de pesquisa “Tecnologia e Inovação para o Cuidar em Saúde e Enfermagem” da UFPR. Desenvolve pesquisas de revisão sistemática, com referencial da Pratica Baseada em Evidências (PBE), para subsidiar a prática clínica.


Professora


Enfª Letycia Sardinha Peixoto Manhães

Graduada em Enfermagem – UNESA Especialista em Cuidados Intensivos em Enfermagem- UNESA Especialista em modalidade Residência em Clínica e Cirúrgica Geral UNIRIO Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde- UFF/EEAAC Doutora em Ciências do Cuidado em Saúde - UFF/EEAAC Enfermeira no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Ferreira Machado - Referência Norte Fluminense em Traumatologia / Campos dos Goytacazes -RJ Enfermeiro da Rede Federal De Educação Tecnológica do Instituto Federal Fluminense Experiência em Terapia Intensiva Pediátrica Expertise em Terapia Intensiva Adulto, Cuidados ao Pacientes Críticos , Docência universitária e Gestão Acadêmica e Assistencial.


Professora


Enfª Fernanda Feitosa

Gerente de Enfermagem Atenção Primária Regional Leste SES/DF Coordenadora do Curso de Enfermagem da Unibrasília São Sebastião DF; Professora Gran Cursos Online; Especialista em Enfermagem Dermatológica - Gama Filho; Especialista em Gerontologia - SBGG; Especialista em Preceptoria do SUS - Instituto Sírio Libanês.