Biomedicina

Graduação EAD

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Conquiste o sonho da graduação na área da saúde na Faculdade CENSUPEG, mais de 17 anos de tradição em excelência em saúde.

  • Laboratório virtual com tecnologia de última geração, tudo para você aprender cada detalhe do corpo humano em uma experiência imersiva com muita realidade aumentada e virtual.

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos.

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo

  • Entre em contato com a unidade CENSUPEG mais próxima de você e confira as campanhas de desconto disponíveis na sua região.

  • Bônus: 05 cursos gratuitos e opcionais em Linguística, Matemática Básica, Química Básica, Metodologia Científica e Produção Textual.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Você que almeja desvendar os segredos do corpo humano, explorar o universo das ciências biomédicas e contribuir para avanços significativos na área da saúde, o curso de Biomedicina é a escolha ideal para sua carreira. 

Nesse curso, você terá a oportunidade de explorar o funcionamento da vida e do organismo, mergulhando em experiências e conhecimentos que fundamentam a qualidade da vida humana. Seu olhar, suas ideias e seu comprometimento com o bem-estar do próximo se tornarão ferramentas poderosas em sua jornada. 

Na Faculdade CENSUPEG, valorizamos a inovação, destacando-a como um pilar essencial de todos os cursos. No caso em especial da Biomedicina, desenvolvemos uma proposta curricular inovadora e voltada para o futuro da saúde em nosso país. 

Além disso, esse curso oferece diversas demandas da área e diretrizes da Biomedicina, permitindo que você adquira conhecimentos sólidos, desenvolva habilidades técnicas e cultive atitudes éticas e profissionais. Nosso compromisso é formar profissionais preparados para enfrentar os desafios da biomedicina moderna.  

Ao longo do curso, você se envolverá em um ambiente de aprendizado dinâmico, onde a teoria se encontra com a prática, e terá acesso às mais recentes tecnologias e abordagens científicas na área biomédica. 

Desde o primeiro dia de aula você inicia uma experiência de aprendizagem única por meio do PIPA - Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem, que é uma metodologia de projeto exclusivo da Faculdade CENSUPEG. 

Nesse curso você vai aprender a criar, construir e experimentar os projetos mais inovadores durante toda jornada acadêmica, adquirindo competências fundamentais para o mundo profissional. 

Um curso inovador, com experiências autênticas e com o propósito de revolucionar a educação desse país. Conduzido por professores de referência nacional e por uma equipe focada no sucesso dos acadêmicos. 

Seja estudante do curso de Biomedicina da Faculdade CENSUPEG, onde o seu compromisso com a saúde e a ciência moldará o seu futuro e contribuirá para um mundo mais saudável e informado. 

Grau Acadêmico:
Bacharelado 

Oferta:
Unidades CENSUPEG de Araquari/SC, Barra Velha/SC, Campos dos Goytacazes/RJ, Canoinhas/SC, Casimiro de Abreu/RJ, Criciúma/SC, Guarapuava/PR, Igrejinha/RS, Irineópolis/SC, Jaraguá do Sul/SC, Joinville/SC, Macaé/RJ, Otacílio Costa/SC, Penha/SC, Ponta Grossa/PR, São Fidélis/RJ.

Mercado de Trabalho:
Laboratórios de Análises Clínicas; Bancos de Sangue e Hemoterapia; Indústria Farmacêutica e de Diagnóstico; Biologia Molecular e Genética; Toxicologia; Imagem Médica; Pesquisa; Biomedicina Estética; Vigilância Epidemiológica. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Resolução de Problemas e Tomada de Decisões. Métodos de análise de problemas de saúde. Tomada de decisões baseada em evidências. Competências Clínicas e Técnicas. Habilidades clínicas específicas para a área de atuação. Atualização em práticas clínicas. Segurança do Paciente e Qualidade dos Cuidados de Saúde. Prevenção de erros médicos. Melhoria contínua da qualidade. Saúde Pública e Políticas de Saúde. Trabalho em Equipe e Colaboração Interprofissional. Dinâmica de equipes de saúde. Desenvolvimento Profissional e Autogeren
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos huma
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Introdução ao Empreendedorismo na Saúde. Conceitos básicos de empreendedorismo. Características do empreendedor na área da saúde. Tendências e Desafios na Indústria de Saúde. Tecnologia e inovação em saúde: Desafios de acesso e custo; Identificação de Oportunidades de Negócios em Saúde. Análise de mercado e pesquisa de necessidades: Identificação de lacunas no atendimento; Desenvolvimento de Modelos de Negócios em Saúde; Inovação em Saúde; Princípios de design thinking: Desenvolvimento ágil de produtos; Financiamento e Inve
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Estuda as áreas de atuação do biomédico e as legislações que estabelecem o exercício profissional com enfoque no seu exercício e na sua necessidade, bem como suas práticas profissionais do Biomédico, uma organização dos Conselhos Federal e Regional de Biomedicina e as Diretrizes Curriculares Nacionais. Aborda os princípios da Bioética e o código de ética dos Biomédicos e as inter-relações existentes entre a Ética, a Moral e o Direito, caracterizando a ética inserida na prática profissional, refletindo sobre os aspectos étic
  • Carga Horária: 180 horas | Ementa: Estimular os acadêmicos ao olhar GLOBAL e AGIR local desenvolvendo projetos de extensão com a comunidade em que estão inseridos e desenvolvendo, no decorrer do Projeto, as competências do egresso da Faculdade Censupeg: competências socioemocionais e responsabilidade colaborativa; planejamento e autogestão; pensamento crítico; criatividade e solução de problemas; pensamento dialético; e empreendedorismo social.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Introdução à anatomia: Terminologia anatômica e níveis de organização; Sistema nervoso: Estrutura anatômica e tecido nervoso; Sistema esquelético: Esqueleto axial – Neurocrânio; Sistema esquelético: Esqueleto axial – Vicerocrânio; Aspectos anatomofuncionais do sistema nervoso; Sinapses e sistema sensorial; Conhecimento Prático sobre Sistema Nervoso Central; Tecido ósseo e estrutura do esqueleto; Sistema esquelético: Esqueleto axial - Coluna vertebral; Sistema esquelético: Esqueleto axial - Caixa torácica; Sistema esquelétic
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Métodos de estudo em histologia. Histofisiologia da reprodução Humana.. Fecundação. Segmentação e mórula. Blastocisto e implantação. Desenvolvimento dos folhetos embrionários. Conhecimentos práticos sobre aspectos histológicos e embriológicos do Sistema Reprodutor Feminino e Masculino; Delimitação do embrião. Anexos embrionários. Conceituação dos tecidos e critérios de classificação dos mesmos; Aspectos estruturais, ultraestruturas, histofisiológicos e identificação pela microscopia óptica dos tecidos; epiteliais, conjuntivite.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Métodos de estudo em histologia. Histofisiologia da reprodução Humana.. Fecundação. Segmentação e mórula. Blastocisto e implantação. Desenvolvimento dos folhetos embrionários. Conhecimentos práticos sobre aspectos histológicos e embriológicos do Sistema Reprodutor Feminino e Masculino; Delimitação do embrião. Anexos embrionários. Conceituação dos tecidos e critérios de classificação dos mesmos; Aspectos estruturais, ultraestruturas, histofisiológicos e identificação pela microscopia óptica dos tecidos; epiteliais, conjuntivite.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Estudo dos processos biofísicos e das funções fisiológicas e suas interações na manutenção da homeostase corporal.
  • Carga Horária: 180 horas | Ementa: Permitir que os acadêmicos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança, estimulando-os à identificação de situações problema a serem validadas, ao desenvolvimento de solução e à validação das soluções de acordo com os princípios do Design centrados no humano: Desejabilidade, Possibilidade e Viabilidade. Realização de pesquisas com pessoas e negócios para a compreensão real de mundo.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Estudo dos fundamentos básicos e aplicações da biologia molecular. Estuda a aplicação das técnicas de biotecnologia nas diferentes áreas do conhecimento biomédico.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Estudo dos aspectos apresentados e atualizados dos aminoácidos e das proteínas; Conhecimentos práticos sobre a caracterização de Aminoácidos e Proteínas; A relação estrutura e atividade das proteínas e os mecanismos de ação enzimática; Conhecimentos práticos sobre proteínas, Aminoácidos e Enzimas; Estuda os princípios de bioenergética que regem as reações bioquímicas e o metabolismo oxidativo; Aborda o metabolismo intermediário e inter-relações metabólicas, em condições normais e patológicas; Conhecimentos práticos em Carbo
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Estudo da Química Geral e das propriedades físicas e compostos dos compostos, suas aplicações e processos cumpridos no funcionamento dos sistemas biológicos. Estuda as teorias e os fundamentos das ligações feitas com o intuito de compreender as propriedades físicas e compostas de biomoléculas, como aminoácidos, lipídios e carboidratos e moléculas orgânicas gerais em sistemas biológicos.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Introdução à Patologia. Etiologia geral das lesões e doenças. Lesões celulares reversíveis e irreversíveis, calcificações patológicas, pigmentações patológicas, distúrbios circulatórios, processos inflamatórios, doenças granulomatosas, distúrbios do crescimento e da diferenciação celular e neoplasias.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas; História de Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; LIBRAS; Comunidade, Cultura e identidade surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Liderança em contextos organizacionais; Liderança; Desenvolvimento de líderes; Habilidades de liderança; O papel da liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de coaching; Coaching de equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Estudo dos mecanismos de auxílio e socorro imediato com foco no auxílio pré-hospitalar e na redução de sequelas e agravantes em casos de acidentes ou intercorrências diversas.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil I; Formação sociocultural do Brasil II; Cultura popular, de massa e pensamento social.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Estuda os parasitos e artrópodes de importância clínica, abordando os aspectos morfológicos, ciclo evolutivo, diagnóstico laboratorial e profilaxia. Aborda os mecanismos imunológicos celulares e moleculares envolvidos na manutenção da saúde humana.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Estuda os conceitos dos principais microrganismos (bactérias, fungos e vírus) de interesse clínico para o homem, com ênfase na saúde humana (mecanismos de transmissão, patogenia e prevenção das infecciosas).
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Ensinamentos fundamentais para a compreensão dos princípios básicos da Farmacologia; os efeitos dos medicamentos no homem, a influência destes em processos fisiológicos e patofisiológicos e um entendimento científico da ação do fármaco embasando a terapêutica medicamentosa.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Introdução à biossegurança; Aspectos regulamentares sobre biossegurança; Equipamento de proteção individual e coletivo; Procedimentos de biossegurança; Biossegurança em ambientes de Responsabilidade Técnicas dos profissionais de saúde; Doenças ocupacionais por agentes biológicos, conduta e normas de biossegurança (HIV e hepatite B); Biossegurança em Laboratórios clínicos e químicos; Conhecimentos práticos em mapa de Risco; Biossegurança e meio ambiente; Biossegurança e medicamentos; Biossegurança e transgênicos;
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Estuda os principais equipamentos instrumentais de medida e de apoio, utilizados em laboratórios de análises e os sistemas e unidades de medida, bem como as bases teóricas dos métodos bioanalíticos utilizados no âmbito laboratorial, correlacionando como diferentes técnicas com sua aplicação direta nos sistemas de diagnóstico e investigação clínica.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Fundamentos tecnológicos de métodos de diagnóstico por imagem radiológicos e de tratamento utilizando radioatividade. Membros superiores, inferiores, crânio, coluna vertebral e tórax. Correlação clínico-radiológico-patológica. Identificação dos métodos de imagens para estudo dos diferentes órgãos anatômicos. Interpretação dos exames por imagem. Noções sobre exame radiográfico; Mamografia; Densitometria Óssea; Fluoroscopia e Hemodinâmica. Noções de Tomografia Computadorizada, Ressonância Magnética, Ultrassonografia e Radiote.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Estudo das características fenotípicas de microrganismos de interesse médico. Enfoca os métodos laboratoriais de diagnóstico e identificação dos microrganismos de interesse clínico, bem como a interpretação de laudos bacteriológicos.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Apresenta os sistemas de controle de qualidade em processos laboratoriais pré-analíticos, analíticos e pós-analíticos e discute sua aplicação prática. Aborda aspectos da gestão, legislação e infraestrutura laboratorial.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Estuda os marcadores bioquímicos úteis no auxílio ao diagnóstico e monitoramento de patologias relacionadas ao metabolismo glicídico, proteico, lipídico, hidroeletrolítico, mineral e às funções renal, hepática, pancreática e cardíaca. Aborda o diagnóstico laboratorial de patologias que comprometem os principais líquidos corporais, com base no conhecimento fisiopatológico das doenças.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Alimentos: Conceitos e importância das análises bromatológicas e da avaliação nutricional. Legislação relativa. Alterações físicas, químicas e microbiológicas e análise físico-química dos principais constituintes nutricionais.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Estudo do diagnóstico laboratorial dos principais protozoários e helmintos de interesse clínico e técnicas utilizadas para seu diagnóstico.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Classificação da pele. Métodos e técnicas de avaliação facial e corporal. Reconhecimento das disfunções estéticas faciais (Acne, Foto-envelhecimento, Hipercromias, e discromias) e corporais (Conceito e Etiologia de Lipodistrofia Ginóide e Lipodistrofia Localizada. Flacidez cutânea e flacidez muscular e Estrias). Anamnese e avaliação Estética faciale corporal. Recursos eletroestéticas e terapias manuais como drenagem linfática e Métodos e técnicas de relaxamento. Legislação relativa a procedimentos invasivos não cirúrgicos.
  • Carga Horária: 320 horas | Ementa: No Estágio Curicular de Biomedicina, o acadêmica irá selecionar a área de habilitação profissional que atuará e realizará o estágio específico em Análises Clínicas ou Estética. Desenvolvimento de habilidades referentes a rotina laboratorial na área de análises clínicas ou na área da estética e aprimoramento de técnicas e conhecimentos para a atuação profissional em equipes multidisciplinares na habilitação escolhida.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Estuda a gênese das células sanguíneas, abordando seus normais e alterados, com enfoque no diagnóstico clínico-laboratorial das doenças hematológicas.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Estudo de técnicas imunológicos de diagnóstico, incluindo os diferentes métodos de testagem, produção e insumos para o imunodiagnóstico.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Estudo das diferentes áreas da toxicologia: ocupacional, forense, de medicamentos, social e ambiental.
  • Período: 7° Semestre | Carga Horária: 60 horas | Ementa: Aborda a ecologia e sua produção para a civilização, ecossistemas e ciclos biogeoquímicos. Estuda as relações do homem com o ambiente e problemas ambientais, relacionados à saúde humana, levantados, problemas ecoepidemiológicos e ecotoxicológicos, desenvolvimento sustentável. Enfoca as análises ambientais (água, ar e solo), com enfoque nas interfaces do ambiente com a saúde.
  • Carga Horária: 320 horas | Ementa: No Estágio Curicular de Biomedicina, o acadêmica irá selecionar a área de habilitação profissional que atuará e realizará o estágio específico em Análises Clínicas ou Estética. Desenvolvimento de habilidades referentes a rotina laboratorial na área de análises clínicas ou na área da estética e aprimoramento de técnicas e conhecimentos para a atuação profissional em equipes multidisciplinares na habilitação escolhida.
  • Período: 8° Semestre | Carga Horária: 70 horas | Ementa: A investigação científica como um processo da construção do conhecimento e sua operacionalização. Estudo investigativo: procedimentos técnicos e ético-legais inerentes ao desenvolvimento da pesquisa e preparo para apresentação, avaliação e divulgação do estudo. Produção do Trabalho Final.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: O que é estatística; Organização de dados: tabelas e gráficos; Medidas de posição: Média, mediana e moda; Distribuição de Probabilidade: Binomial e Poisson; Teoria da Amostragem; Tipos de amostragem; Estimação de Parâmetros; Propriedade dos Estimadores; Níveis de Confiança; Testes de Hipóteses Paramétricos; Testes relativos à média e a proporções (grandes e pequenas amostras).
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Estudo dos conceitos básicos e fundamentos da epidemiologia e da análise e interpretação de dados epidemiológicos. Estuda a história, origem, diretrizes, princípios norteadores e pressupostos legais do Sistema Único de Saúde (SUS), os níveis de atenção à saúde no Brasil, e políticas públicas de saúde.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas conforme as diretrizes da Política de Atividades Complementares para Cursos de Graduação da Faculdade CENSUPEG, previstas no Projeto Pedagógico do Curso – PPC e obrigatórias para a conclusão do curso. As Atividades Complementares são atividades que flexibilizam o currículo, com o objetivo de contribuir na integralização curricular, agregando valor à formação profissional e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem, privilegiando a complementação da formação.