Ciências Contábeis

Graduação EAD

Apresentação

Desde que a humanidade surgiu como organização, entendeu–se a necessidade da formação de grupos, aliás isso se deu de forma orgânica, sem uma estrutura ou regra, e tudo isso por conta da segurança. Posteriormente, entendeu-se a necessidade de cuidar das posses, nascia de modo muito rudimentar a contabilidade. Há 8000 anos antes de Cristo, na Fenícia, Egito e China, já se encontravam registros contábeis.

A medida que o comércio foi se desenvolvendo, essa atividade passou a crescer e, atualmente, em pleno século XXI, empresas de inúmeros setores, tanto quanto pessoas físicas, precisam dos trabalhos contábeis. 

O profissional de contabilidade tem a função de planejar e controlar processos de pagamentos e recebimentos, investimentos e aplicações realizados em uma empresa, instituição não governamental ou uma organização de prestação de contas (tributos) ao governo por parte de uma pessoa física. O contabilista ainda ajuda a traçar planos de investimento, criando estratégias para melhorar o desempenho financeiro da instituição, assim como pode trabalhar com perícias

Hoje as demandas já não são mais compatíveis com profissionais que saibam apenas fechar o cálculo da folha de pagamento no final do mês e  que saiba fechar lançar o DRE. Isso é uma premissa de qualquer Gestor. O Profissional de Ciências Contábeis deve ser um incansável investigador das oportunidades que existem na legislação, assim como entender as manobras fiscais, estratégias legais que podem ser implementadas para que a última linha esteja sempre em constante crescimento positivo. Essas competências serão desenvolvidas na Faculdade Censupeg.

Grau Acadêmico:
Bacharel.

Mercado de Trabalho:
Contabilidade Gerencial, Controladoria, Auditoria, Assessoria e Consultoria Contábil.

Disciplinas

  • Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
  • História da ética; Conceito e Princípios da Ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade Social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
  • Liderança em contextos organizacionais; Liderança Desenvolvimento de líderes; Habilidades de Liderança; O papel da Liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de Coaching; Coaching de Equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e Organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
  • Introdução à administração; Teoria da Administração Científica; Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Administração por Objetivos – APO; Teoria Comportamental; Teoria da contingência estrutural; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Teoria Estruturalista; Teoria Sistêmica e Teoria Cibernética da Administração.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Conceito Iniciais, são propostas atividades que farão você resgatar a sua história de vida e projetar o seu futuro, assim como, resgatar experiências e aprendizados com pessoas da sua comunidade.
  • A empresa como sistema e seu ambiente; Ambiente organizacional da controladoria; Cenários Mercadológicos; Especificação de requisitos para um cenário de negócios; As evidências físicas e o cenário de serviços; Técnicas e métodos de elaboração de cenários; Teoria do ambiente organizacional; Análise do ambiente externo; Análise do ambiente interno; Empresa start-up; Metodologia start-up enxuta; Start-ups e tecnologia.
  • Motivadores e inibidores do empreendedorismo; Tipos de empreendedorismo; Perfil e comportamento empreendedores; Tipos de inovação; Modelagem do negócio; Desenvolvendo modelos de negócios; Canvas; Pitch; Tendências de mercado nacional e internacional; Empreendedorismo social: contexto; Apresentações de iniciativas sociais de alto impacto; Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas.
  • Estratégias de vendas; Análises das características de cada mercado; Evolução da estratégia empresarial; Referenciais estratégicos; Alinhamento dos interesses; O macro ambiente da empresa; Análise administrativa: análise de processos; Referenciais estratégicos no plano de negócios; Valores organizacionais; O plano de ação (5W2H); O processo de tomada da decisão; Implementação e controle da estratégia.
  • Para que serve o inglês instrumental?; Noções do verbo em inglês; A pronúncia do passado dos verbos regulares e irregulares; Gramática: pronouns, presente tense, comparative and superlative, can(abilities), there to be; Atividades pré-textuais; Linguagem formal x linguagem informal; Redação de parágrafos e e-mails; O uso correto do dicionário na leitura de textos; Deduzindo o significado das palavras; Transparências (palavras cognatas); Técnica de scanning; Dicas para a leitura de textos em inglês.
  • Língua Brasileira de Sinais: Uma Conquista Histórica; História da Educação de Surdos; Surdez: Conceito, Causa e Políticas de Prevenção; Libras como Língua Natural e Português como Segunda Língua; Língua Brasileira de Sinais: Aspectos Linguísticos e Gramaticais; Comunidade Cultura e Identidade Surda; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para Crianças Surdas.
  • Cultura e Etnicidade; Educação Multicultural e Diretrizes Básica da Lei Brasileira; Ética e Questões Éticas; Etnia e Raça; Desigualdade Étnico-Raciais; Combate ao Racismo de Discriminação; Formação Sócio Cultural do Brasil.
  • Sistema Financeiro Nacional e seus Órgãos Deliberativos e Normativos; Mercado Financeiro e Fintechs; Valores Mobiliários: Ações, Debêntures, Bônus de Subscrição, Notas Promissórias e Letra Financeira; Mercado de Ações: Mercado a Vista, Mercado a Termo, Mercado de Opções; Oferta Pública: Motivação e Objetivos da Abertura de Capital; Valor de Mercado das Empresas; Governança Corporativa; Investimentos, Estratégia e Lucros Econômicos; Relação Risco e Retorno; Otimização de Risco e Retorno; Análise de Risco em Decisões de Investimento.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Cenários para Empreender, são propostas atividades para desenvolver habilidade na análise de cenários empresariais, identificando os pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças.
  • Conceitos introdutórios à matemática Financeira; Características do juro; Juros simples; Juros compostos; Desconto; Taxas; Sistemas de amortização; Operações financeiras; Método do valor presente – VPL; Taxa interna de retorno; Payback simples; Retorno sobre o investimento (ROI).
  • História da contabilidade; Evolução histórica da contabilidade; Contabilidade e doutrinas da contabilidade; Contabilidade e campo de atuação; Características qualitativas da informação contábil; Identificação dos princípios e convenções contábeis; O balanço patrimonial; Elaboração do demonstrativo de resultado do exercício; Esquema básico de demonstração contábil; Partidas dobradas: Processo de contabilização, lançamentos contábeis, métodos e processo; Plano de contas; Apuração das fichas de estoque pelos métodos: UEPS, PEPS e Média Ponderada.
  • Contabilidade de custos; Contabilidade financeira; Princípios contábeis aplicados a custos; Classificações e nomenclaturas de custos; Custeio por absorção; Critérios de rateio dos custos indiretos; Materiais diretos; Mão-de-obra direta.
  • Noções gerais de economia e economia política; Pressupostos e conceitos das principais correntes econômicas; Custo de oportunidade e suas aplicações; Fatores determinantes da demanda e da oferta; O equilíbrio de mercado. Noções de Macroeconomia; Principais agregados macroeconômicos; Crise x endividamento; Intervenção do Estado na Economia; IDH; Desenvolvimento econômico e sustentabilidade; Planos Econômicos.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Influências Econômicas nas Organizações, são propostas atividades para desenvolver habilidades na solução de problemas, compreendendo a interconectividade de temas e áreas em cenários comuns nas empresas.
  • Conceitos básicos de contabilidade gerencial; Demonstrações contábeis e a sua importância para as empresas; Criação de valor para a empresa; Análise Custo – Volume – Lucro; Orçamento, planejamento e controle; Avaliação e desempenho; Utilização de ferramentas para avaliação de desempenho das empresas.
  • Análise horizontal e vertical; Índice de liquidez, rentabilidade e lucratividade; Análise da gestão de caixa; Análise da gestão do lucro como instrumento de verificação e gestão do desempenho das instituições.
  • Administração financeira de curto e longo prazo; Decisões de investimento e financiamento; Análise de risco e retorno; Custo de capital próprio e terceiros; Orçamento de capital e decisões de investimento; Estrutura de capital.
  • Os “Cs” de Crédito (Caráter, Capacidade, Condições, Capital, Colateral e Conglomerado); Conceito e relevância do crédito; Política de crédito; Atribuições técnicas de análise de crédito; Utilização de índices econômico-financeiros; Análise da necessidade líquida de capital de giro; Análise da tesouraria; Análise dos fatores que atuam sobre o capital de giro e recursos gerados pelas operações.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem – Análise de Investimentos, são propostas atividades de análise de investimentos empresariais, com a finalidade de identificar estratégias necessárias que devem ser adotadas pelas empresas para que obtenham ganhos financeiros em seus projetos.
  • Operações contábeis de compra e venda de mercadorias, projeção de provisões de contingencias; operações contábeis de duplicatas descontadas; contabilização de empréstimos e aplicações financeiras pré e pós fixados; depreciação, amortização e exaustão; teste de recuperabilidade (impairment).
  • Arrendamento mercantil financeiro e operacional; ajuste a valor presente; juros de capital próprio; participações estatutárias; reservas de lucro e reservas de capital, entre outros assuntos importantes que serão abordados no decorrer da apresentação desta disciplina.
  • Métodos de equivalência patrimonial e método de custos; Combinação de negócios e reorganização societária; transações em partes relacionadas; demonstrações contábeis consolidadas.
  • Legislação trabalhista no Brasil; a Consolidação das Leis do Trabalho e Reforma Trabalhista; Contratos Coletivos de Trabalho; Jornada de trabalho; Rotinas trabalhistas e previdenciárias; E-Social; Documentação e informações necessárias à admissão e a demissão de pessoal; Folha de pagamento: movimentos variáveis; Demandas Legais relacionadas aos funcionários; Tipos de salário; Férias e 13º salário; Desligamento e Rotinas mensais e anuais.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem - Contador 4.0, são propostas atividades que envolvam a otimização e o uso de ferramentas digitais na contabilidade.
  • Código Civil e demais legislações pertinentes à disciplina Direito Empresarial; Fundamentos históricos e constitucionais, fontes, teorias, princípios e conceitos fundamentais relacionado as pessoas jurídicas; Atividade empresarial; Empresa; Empresário; Estabelecimento; Registro do comércio; Tipos de sociedades e Cooperativas.
  • História do Direito do Trabalho; Empregador; Empregado; Organização Sindical; Contrato Individual de Trabalho; Alteração do Contrato de Trabalho; Dissolução do Contrato Individual de Trabalho; Das Normas Gerais de Tutela do Trabalho (duração do trabalho, do salário mínimo); Das Normas Gerais de Tutela do Trabalho (férias, segurança e medicina do trabalho); Das Normas Especiais de Tutela do Trabalho (da proteção do trabalho da mulher e do menor); Trabalhador não empregado; Terceirização.
  • Direito Tributário; Poder de Tributar; Sistema Tributário; Competência e Capacidade tributárias; Princípios e Limitações Constitucionais ao Poder de Tributar; Imunidades; Tributos e suas espécies; Legislação Tributária; Responsabilidade Tributária e Constituição do Crédito Tributário.
  • Tributos diretos e indiretos; Simples Nacional; Lucro Presumido; Lucro Real Anual; Lucro Real Trimestral; Lucro Arbitrado e Incentivos Fiscais.
  • No Projeto Inovador Profissional de Aprendizagem - Compliance Tributário, são propostas atividades que envolvam o planejamento tributário, elisão e evasão fiscal.
  • Origem e evolução da auditoria; Diferenças entre auditoria interna e externa; Auditoria independente; Governança Corporativa; Controles Internos; Normas aplicadas à auditoria; Planejamento e procedimentos de auditoria; Papéis de trabalho na execução da auditoria e Relatórios de auditoria.
  • Tipos de Perícia; Código de Processo Civil no que tange à prova técnica; Técnicas do trabalho pericial; Elaboração de quesitos; O laudo pericial e o parecer técnico; Diferença entre perito contábil e assistente técnico; Remuneração do trabalho do perito; A arbitragem: conceitos, legislação, tipos e características. Assim como; os conceitos e aplicações práticas da contabilidade atuarial.
  • Administração Pública e Campo de Aplicação da Contabilidade Pública; Gestão Administrativa Pública; Plano Plurianual; Lei de Diretrizes Orçamentárias e Lei de Orçamentos Anuais; Tipos de Orçamento Público; Receita e Despesa Pública; Créditos Orçamentários e Créditos Adicionais.
  • As atividades complementares são exigidas pelas instituições de ensino superior, e obrigatórias para a formação dos estudantes. Essas atividades deverão ser realizadas durante o curso.
  • As atividades complementares são exigidas pelas instituições de ensino superior, e obrigatórias para a formação dos estudantes. Essas atividades deverão ser realizadas durante o curso.
  • O Estudo Dirigido – Práticas Contábeis é o estágio supervisionado obrigatório do curso.
  • O Estudo Dirigido – Práticas Contábeis é o estágio supervisionado obrigatório do curso.

Diferenciais

  • Aqui, em 2 anos de curso, você já sai formado com o Ensino Superior em Gestão Financeira

  • Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo


Coordenadora Técnica


Profa. Dra. Dayla Karolina Fossile

Doutora em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora do Núcleo de Gestão Faculdade CENSUPEG. Atuou por 10 anos em uma Sociedade Anônima do segmento portuário nas áreas contábil, financeira e fiscal. Possui experiência com pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria contábil, controladoria, indicadores de desempenho, melhoria contínua e gestão de eficiência energética.