Ciências da Educação

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Com o objetivo de subsidiar a ação de profissionais da educação para que planejem e implementem ações educativas que promovam, efetivamente, as aprendizagens pretendidas, o curso de pós-graduação em ciências da educação desenvolve competências docentes para a compreensão do papel da escola na sociedade contemporânea, do contexto no qual as ações educativas serão desenvolvidas, das especificidades dos alunos e das inter-relações entre esses fatores. O curso abordará os aportes teóricos de quatro ciências da educação (pedagogia, sociologia, filosofia e psicologia da educação e do desenvolvimento), visando a elucidar as contribuições de cada uma, desde a sua origem até os dias atuais, para a compreensão dos fatores que interagem nos contextos educativos e na aprendizagem dos educandos.

Objetivos:
O curso de pós-graduação em ciências da educação visa à qualificação dos profissionais que atuam na educação formal e não formal, em diferentes espaços educativos. Busca-se contribuir para o desenvolvimento das habilidades e competências necessárias ao exercício profissional, bem como para a formação de um profissional ético, crítico, reflexivo, ciente do papel social da educação e comprometido com a aprendizagem de todos os seus educandos.

- Identificar as características das teorias pedagógicas e reconhecer a importante contribuição dos teóricos da pedagogia para o desenvolvimento do pensamento pedagógico moderno.
- Identificar os documentos legais que embasam a formação inicial e continuada dos profissionais da educação, bem como suas práticas pedagógicas.
- Refletir sobre a importância da formação, sobre o perfil do pedagogo, seu papel nos processos de ensino e aprendizagem e seus desafios no contexto educacional atual.
- Reconhecer a importância da Base Nacional Comum Curricular para a formação do pedagogo e para a organização curricular.
- Reconhecer a importância da didática na formação de professores como elemento promotor da qualificação dos processos de ensino e de aprendizagem.
- Identificar os espaços (formais e não formais), níveis e espaços da educação dos profissionais em Pedagogia.
- Analisar o percurso histórico, as funções, as principais características, as metodologias utilizadas e os principais pensadores da sociologia.
- Contrastar as noções históricas clássicas da sociologia e sua transição para a sociologia da educação.
- Identificar a importância da sociologia da educação e do pensamento crítico para o exercício da profissão docente.
- Reconhecer as marcas determinadas pela multiplicidade, pelas diferenças e pela heterogeneidade culturais presentes na escola, nos currículos, nas práticas avaliativas e no exercício da docência.
- Refletir sobre o papel social da escola no enfrentamento dos problemas sociais e na promoção da cidadania.
- Refletir sobre a importância da parceria família-escola-comunidade. ​​​​
- Reconhecer as características do pensamento filosófico, seus processos de construção, seus principais pensadores e suas relações com o cotidiano das pessoas.
- Descrever as contribuições das teorias filosóficas contemporâneas para a formação da sociedade atual.
- Analisar o papel da filosofia da educação para a formação de professores, para suas ações pedagógicas e para a compreensão do cenário da educação brasileira atual.
- Caracterizar a psicologia da educação, identificar seus principais teóricos e reconhecer a sua importância para a compreensão dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais nos percursos de desenvolvimento e aprendizagem.
- Conhecer as principais teorias da aprendizagem e suas implicações para as práticas educativas.
- Definir os principais objetivos, métodos e aportes teóricos da psicologia do desenvolvimento.
- Relacionar a importância da escola no desenvolvimento dos aspectos físicos, emocionais e cognitivos da criança.
Refletir sobre questões da escola contemporânea: relações interpessoais (professor-aluno, aluno-aluno), convivência harmônica, indisciplina e violência na escola.

Público-Alvo:
Pedagogos, coordenadores pedagógicos, supervisores de ensino, professores de diversas áreas de conhecimento, que atuem em diferentes níveis e modalidades de ensino, que queiram ampliar seus conhecimentos sobre os múltiplos fatores que interferem nos contextos educativos e sobre aqueles que determinam a efetividade das ações pedagógicas a partir das contribuições das principais ciências da educação.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • História do pensamento pedagógico moderno. As contribuições de Comenius para o desenvolvimento do pensamento pedagógico moderno. As principais características do pensamento pedagógico de Rousseau. Relações entre o pensamento pedagógico de Comenius e Rousseau com o contexto educacional atual. O legado histórico da pedagogia no Brasil. A Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei nº 9.394/1996). A formação do pedagogo no contexto histórico-social brasileiro atual. O ensino e a aprendizagem como objetos fundamentais do trabalho de um pedagogo. Características fundamentais do perfil de um pedagogo. Perfil profissional do pedagogo, seu objeto de trabalho e os desafios educacionais da atualidade.
  • A importância dos aspectos teóricos e metodológicos na formação acadêmica do profissional em pedagogia. Formação acadêmica e atuação do pedagogo em contextos escolares. Formação acadêmica do pedagogo e desafios da escola contemporânea. A fundamentação legal para a formação e atuação do profissional da pedagogia. Diretrizes para a formação inicial e continuada dos pedagogos. Formação do pedagogo e Base Nacional Comum Curricular. O papel da didática na formação dos professores. A formação continuada como demanda para a qualificação das ações educativas. Espaços coletivos e partilha de experiências didáticas.
  • Níveis e etapas da educação nos quais os profissionais da pedagogia estão habilitados para atuar. A importância da pedagogia na área empresarial. A atuação de pedagogos em espaços não escolares. Espaços não escolares apropriados às práticas educativas. Diferentes possibilidades de atuação do pedagogo. O perfil do pedagogo que atua em espaços não escolares.
  • Conceito de sociologia. Percurso histórico da sociologia como ciência. Características da sociologia. Principais pensadores da sociologia e suas ideias principais. Metodologias utilizadas nas pesquisas sociológicas. Principais funções da sociologia. Transição das noções históricas clássicas da sociologia para a sociologia da educação. Principais ideias da obra de Pierre Bourdieu. Características do pensamento dos sociólogos Antônio Gramsci e Karl Mannheim.
  • Críticas e avanços a partir da sociologia de Karl Mannheim e de Pierre Bourdieu. Contribuições da teoria de Durkheim para a organização e estruturação da educação contemporânea. Conceito de fato social. Importância da sociologia da educação para o exercício da profissão docente. Sociologia crítica da educação. Pensamento crítico frente às críticas à reprodução escolar. Diferenças e heterogeneidade cultural na escola, no currículo e no exercício da docência. Os processos de ensino e aprendizagem e seus condicionantes históricos e sociais. Novas possibilidades para o trabalho docente.
  • Globalização e desigualdade social no Brasil. Desigualdade social e colonialismo. Desigualdade social e educação de jovens e adultos (EJA). Manifestações cotidianas de racismo na sociedade e na escola. Diversidade como construção histórica, social e cultural. Políticas das diferenças. Papel da escola no combate às situações de racismo e discriminação racial. Função social da escola. Educação e cidadania. Ações para a cooperação entre a escola, a família e a comunidade.
  • Conceito filosófico de clarificação. Conceito filosófico de justificação. Conceito e objeto de estudo da filosofia. Inter-relações entre a filosofia e o cotidiano das pessoas. Construção das reflexões e argumentações filosóficas. Conceitos fundamentais para a reflexão filosófica. Complexidade das premissas e inquietudes dos filósofos. Filosofia e educação. Correntes filosóficas contemporânea: principais representantes e teorias. Críticas estabelecidas pelas teorias filosóficas contemporâneas. Elaboração e princípios das teorias filosóficas contemporâneas e suas contribuições para a formação da sociedade atual.
  • Influência do pensamento filosófico na produção do conhecimento na sociedade grega. Importância da educação da Grécia Antiga no desenvolvimento da filosofia e do conhecimento científico. Conhecimento filosófico grego e organização da cultura ocidental. Filosofia e formação de professores. Formação do educador e sua prática pedagógica. Questões atuais sobre o cenário da educação brasileira. Questões filosóficas nos contextos escolares. Importância da filosofia da educação para a formação do educador e para as práticas educativas. O mito da caverna e os desafios da educação contemporânea.
  • Recursos culturais e simbólicos utilizados nos contextos escolares e estratificação social. Mecanismos de dominação no cotidiano escolar. Práticas docentes e mediação das tensões e contradições sociais, econômicas e políticas. Tipos de violência. Violência na sociedade. Violência nos contextos escolares. A condição humana na teoria de Kant. Condutas humanas e empatia. Condição humana e realidade escolar.
  • Concepção da psicologia da educação. Diretrizes e bases da psicologia da educação. Elementos essenciais da psicologia da educação. Psicologia da educação e a importância dos aspectos cognitivos, afetivos e sociais. Fatores que influenciam o desenvolvimento cognitivo, afetivo e social dos indivíduos da espécie humana. A motivação, a percepção, a inteligência, a vida afetiva, as representações sociais e a construção da identidade à luz dos aportes teóricos da psicologia da educação. Principais pesquisadores da psicologia da educação. Correntes teóricas da aprendizagem. Teorias da aprendizagem e processos de ensino e de aprendizagem.
  • Conceito de desenvolvimento humano. Fases do desenvolvimento humano. Processos envolvidos no desenvolvimento humano. Fatores determinantes dos percursos de desenvolvimento humano e suas interrelações com os processos educativos. Objetivos da psicologia do desenvolvimento. Metodologias utilizadas pela psicologia do desenvolvimento. As observações e as entrevistas como instrumentos metodológicos da psicologia do desenvolvimento. Escola e desenvolvimento infantil. Importância da escola no desenvolvimento dos aspectos físicos, emocionais e cognitivos da criança. Contribuições da psicologia do desenvolvimento para a educação.
  • A psicogênese da pessoa de Henri Wallon. Aspectos motores, afetivos e cognitivos nos diferentes estágios propostos por Wallon. Estágios de desenvolvimento e processos de ensino e de aprendizagem. Relações interpessoais na escola. Construção de uma convivência harmônica na escola para o enfrentamento das questões de indisciplina e violência. Relação professor-aluno ao longo da história da educação. Relação professor-aluno à luz das teorias psicológicas. Ações pedagógicas para a ressignificação da relação professor-aluno.