Complementação em Neuropsicopedagogia Institucional (Exclusivo Egressos CENSUPEG)
Pós-Graduação On-line com aulas ao vivo
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
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Aprofunde conhecimentos sobre neurodesenvolvimento, neurociências, neurobiologia, fundamentos de atuação, tudo com foco na aprendizagem humana e na sua relação com o sistema nervoso e seu grande maestro: o cérebro!
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Descubra o universo da Neuropsicopedagogia e forme-se com a Faculdade pioneira nesta nova Ciência da Aprendizagem.
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Entenda como os medicamentos influenciam a aprendizagem através da disciplina Neuropsicofarmacologia e CID, que é exclusiva da Faculdade CENSUPEG!
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Seja um Neuropsicopedagogo Institucional, profissão reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, e saiba identificar e intervir nas dificuldades de aprendizagem em ambientes coletivos na Educação Básica, no Ensino Superior e no Terceiro Setor.
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Temos evidências científicas dos avanços na aprendizagem que a Neuropsicopedagogia Institucional pode promover. Em percentuais, comprovamos que mesmo estudantes sem dificuldades de aprendizagem se beneficiam da intervenção neuropsicopedagógica institucional.
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Somos chancelados pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp desde 2014.
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Estude na única Faculdade do Brasil com um Laboratório de Pesquisas em Neuropsicopedagogia, o LIEENP (Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos). Somos idealizadores do Projeto: Neuropsicopedagogo na Escola.
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Torne-se um estudante CENSUPEG e seja respaldado pela instituição premiada pela grande contribuição social e científica à sociedade brasileira através da Neuropsicopedagogia: Congresso Mundial de Educação em Cuba (2016), onde apresentou seu programa para 21 países e 1° Lugar Dica de Mestre - Congresso Aprender Criança (2016, 2018 e 2022).
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Tenha aulas com o Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia, Prof. Dr. Luiz Antonio Correa e com a Vice-Presidente, Profa. Dra. Rita Russo, autora das principais obras de Neuropsicopedagogia no país.
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Aproveite sua formação em Neuropsicopedagogia Clínica para realizar as disciplinas específicas da Neuropsicopedagogia Institucional e receba um novo certificado de 420 horas
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Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC, reconhecida como a Faculdade que mais forma profissionais em Neuropsicopedagogia no Brasil.
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Bônus: Receba um curso de 150 horas em Introdução à Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista, exclusivo para alunos de Neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
No decorrer dos anos escolares, muitas são as tentativas dos docentes quanto à superação de dificuldades de aprendizagem , principalmente, nos níveis iniciais da Educação Básica . Mas, ocorre que isso na grande maioria das vezes não acontece e estas seguem com os alunos até o final do E nsino M édio. Então, o que fazer? Por que essas dificuldades ocorrem ? C omo vítimas-las e tratá-las no contexto escolar?
Essas respostas são encontradas na Neuropsicopedagogia Institucional . Através das Neurociências aplicadas à Educação em interface com a Pedagogia e Psicologia Cognitiva, é possível compreender como ocorre a aprendizagem humana relacionando-a com o funcionamento do sistema nervoso. Esses conhecimentos científicos, aplicados nos contextos educacionais das instituições de ensino, apontam -nos que é muito importante tratar habilidades, habilidades e conteúdos, mas , além disso, é necessário olharmos para as funções cognitivas.
A cognição é a caixa de ferramentas utilizadas durante o ato de aprender que , por sua vez, é intrínseco em cada sujeito. Então, entender o que são essas funções, como estimulá-las de acordo com o esperado quanto aos aspectos do neurodesenvolvimento é o caminho para o docente atuar junto de seus alunos.
O Neuropsicopedagogo Institucional auxilia os docentes no trabalho com estudantes que , possivelmente, não terão diagnóstico de transtorno ou dificuldade de aprendizagem, mas encontra obstáculos neste processo, bem como aqueles que não possuem estas mesmas dificuldades , mas podem ser beneficiados com avanços de acordo com seu nível de desenvolvimento.
Sua atuação visa elevar os patamares da qualidade educacional, trabalhando na identificação precoce das dificuldades de aprendizagem e na prevenção de decorrências , a partir deles no percurso acadêmico dos estudantes. Objetiva assim incluir a todos pelas diferenças, sejam elas aquém ou além do esperado, na perspectiva da reintegração pessoal, social e acadêmica de cada sujeito.
A Neuropsicopedagogia Institucional é o propósito de todos os profissionais da educação , comprometidos com a qualidade do ensino e com o sucesso da aprendizagem.
Objetivo do Curso:
Compreender o processo de aprendizagem, considerando o desenvolvimento típico e atípico à luz da Neuropsicopedagogia, para atuar em contexto coletivo como instituições de ensino público e privado na Educação Básica, Ensino Superior e Terceiro Setor.
Público-Alvo:
Acadêmicos CENSUPEG que cursaram a Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Clínica, e que desejam convalidar as disciplinas comuns já concluídas para cursar a Pós-graduação em Neuropsicopedagogia Institucional de acordo com a compatibilidade das matrizes curriculares.
Formato do Curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de videoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.
Turma disponível para ingresso:
Encontros às quartas-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília Início das aulas: 13 de Agosto de 2025.
Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Estuda a definição das funções executivas e sua relação com a aprendizagem, as alterações que podem ocorrer dentro do que é correspondente ao nível de desenvolvimento, tendo como base indicadores do DSM-V. Aborda a instrumentalização futuro profissional nos contextos clínicos e institucional.
- Estuda as especificidades do perfil profissiográfico voltado para área institucional, as formas de organização do trabalho junto da equipe técnica da escola, dos sistemas educacionais público e privado e de outras instituições de ensino que abrangem níveis e modalidades de educação específicos, bem como a importância de conhecer áreas da saúde para encaminhamentos específicos de estudantes.
- Discute os fundamentos para a identificação das dificuldades, defasagens e obstáculos de aprendizagem com o objetivo de compreender sua relação com baixo rendimento acadêmico e escolar.
- Estuda as estratégias neuropsicopedagógicas para promover a aprendizagem a partir de dificuldades e potencialidades de aprendizagem, através de projetos específicos com metas iniciais, intermediárias e finais.
- Analisa as peculiaridades do Terceiro Setor no atendimento às crianças e adolescentes e identifica a relação do trabalho desempenhado pelas instituições com o aspecto educacional, visando ao desenvolvimento de projetos que auxiliem na reintegração acadêmica dos que são atendidos por elas.
- Discute o sociograma como técnica para identificação de fatos sociométricos que permitem a análise de classes escolares e/ou grupos de pessoas, compreendendo a partir das escolhas sociais como as relações se estabelecem entre os indivíduos que os compõem e como estas influenciam na aprendizagem humana, baseado no Código de Ética Técnico-Profissional da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp.
- Estuda e discute a partir de encontros promovidos pelo nosso LIEENP – Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos, formas de atuação profissional no contexto clínico e institucional através de práticas baseadas em evidências científicas para desenvolvimento de competências profissionais com o propósito de inovação.
* Estas disciplinas devem ser cumpridas pelo acadêmico através da participação nas aulas e acessos aos materiais disponíveis no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, incluindo a realização da avaliação.
** Esta disciplina é ofertada da seguinte forma: 15h com a participação do acadêmico na aula e 15h dedicadas a estudos no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem, incluindo a realização da avaliação.
*** Esta disciplina deve ser cumprida com participações do acadêmico nas reuniões do LIEENP – Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos. Para detalhes sobre essas reuniões consulte o AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.
Professora

Autora das maiores obras em Neuropsicopedagogia no país. Doutora pela Universidade de São Paulo USP (2003). Psicóloga, Pedagoga, Letras. Especializações: Neuropsicologia HC FM-USP; Terapia Cognitiva pelo ITC/SP; Violência Doméstica e Sexual-USP; Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva Censupeg/SC; Psicopedagogia Clínica e Institucional FEC/SP. Na área clínica tem experiência no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atua nas áreas de avaliação, reabilitação e intervenção em Psicologia (TCC), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia. Atua na supervisão clínica dessas áreas. Professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, Reabilitação Cognitiva, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia. Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação de Terapia Cognitiva Comportamental e Reabilitação Cognitiva da Faculdade de CENSUPEG. Experiência em Coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Livres (Terceira Idade). Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Letras e Comunidade. Na área pedagógica tem experiência em administração escolar, orientação educacional, psicopedagogia institucional, além da docência em educação infantil, ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação.
Professor

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.
Professor

Pesquisador no LIEENP- Laboratório de Inovação Educacional e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP/CENSUPEG, atua no Grupo de Pesquisa Representações sociais e subjetividade docente - cadastrado no Diretório de Grupos de Pesquisa do CNPq. É docente nos cursos de especialização em Neuropsicopedagogia da Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão CENSUPEG, também atua há mais de uma década na gestão escolar e formação de professores dos anos finais e ensino médio. Aluno no Programa de Mestrado Profissional Formação de Gestores Educacionais da Universidade Cidade de São Paulo. Especializações em: Gestão Educacional pela UNIFEI - Universidade Federal de Itajubá, Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva pela Faculdade Censupeg onde também é pós-graduando em Neuropsicopedagogia Clínica; possui diversos cursos de extensão e livres, entre os quais, Educação Especial: histórico, políticas e práticas pela UFSCAR - Universidade Federal de São Carlos e Neurociências dos Transtornos Psiquiátricos na UFMG Universidade Federal de Minas Gerais, graduou-se em Filosofia (licenciatura) - Centro Universitário Claretiano e bacharelado em Teologia pelo Seminário Batista Paulistano e FUV - Faculdade Unida de Vitória.
Professora

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1992). Pós graduado em Administração de Negócios pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Neuropsicopedagogia Clínia e Institucional e educação inclusiva em andamento pela Faculdade Censupeg. Atuou até dezembro de 2019 como professor Universitário pela Evolucao Educacional. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva. Atua ativamente na formação de professores e realiza acompanhamento especializado em sala de aula de crianças com dificuldades de aprendizagem.