Políticas e Gestão em Segurança Pública

Pós-Graduação EAD

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Acesse a Trilha de Aprendizagem como, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

  • Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

A segurança pública é de importância reconhecida mundialmente e uma das temáticas mais discutidas atualmente, seja dentro ou fora das fronteiras nacionais. Conhecer em profundida como se estrutura, organiza e atua a gestão da segurança pública possibilita enfrentar com maior eficácia os desafios contemporâneos ocasionados pela criminalidade, pelos novos rumos do Estado e dos direitos humanos, pela política criminal e pelo policiamento, todos inseridos no campo da segurança. Ao enfrentar esses e outros assuntos, o presente curso é apresentado com a profundida teórica necessária a uma pós-graduação, aliando experiências práticas que forneceram o suporte necessário para atuar junto aos órgãos e entidades de segurança pública.


Objetivos:
Especializar profissionais para que estejam preparados a atuar na e frente à gestão de segurança pública, com o embasamento teórico e prático necessário a enfrentar as peculiaridades e os desafios que os dias atuais requerem.

- Oportunizar um aprendizado crítico a respeito da administração pública e da gestão pública com vista a aperfeiçoar os processos de gestão na contemporaneidade.
- Estruturar a organização das teorias sobre as causas e os efeitos da criminalidade na sociedade brasileira de modo coerente e em sintonia com os aspectos práticos da área de segurança pública.
- Apresentar um panorama a respeito dos aspectos fundantes do Estado moderno e dos direitos humanos que regem as relações na segurança pública.
- Compreender a segurança pública a partir da seletividade, da política criminal e do policiamento enquanto um conjunto teórico-científico-prático de atuação.
- Proporcionar novos conhecimentos quanto à segurança pública sob o viés do Estado e da sociedade.

Público-Alvo:
Graduados e profissionais das diversas áreas do conhecimento que se interessem pela gestão de segurança pública. O curso destina-se a profissionais vinculados à área de segurança pública, bem como àqueles que pretendam aprofundar seus conhecimentos no campo de abrangência do curso.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Administração pública: conceitos e funções. União, Estados e Distrito Federal. Territórios e Municípios. Princípios explícitos. Servidor público e empregado público. Administração indireta: características e descentralização política e administrativa. Autarquias e fundações. Agências reguladoras. Consórcios públicos e empresas públicas. Sociedades de economia mista. Poderes da administração pública: conceitos e finalidades. Poder normativo, poder disciplinar e poder hierárquico. Poder de polícia. Julgados dos tribunais superiores sobre administração pública direta e indireta.
  • Reformas administrativas no Brasil: uma breve retrospectiva. Modelos de administração pública: gerencial, burocrático, regencialista e pós-burocrático. Principais fatos históricos, componentes e perspectivas dos modelos de gestão pública. A reforma gerencial do setor público no Brasil: características, desafios, resistências. Modelo de excelência na gestão pública.
  • A terceirização na administração pública: conceitos, objetivos e finalidades. Descentralização da administração pública. Diferenças entre organizações do terceiro setor e terceirização: análise da legislação. Gestão de riscos na administração pública: conceito, definição, governança, benefícios e prejuízos. Desafios contemporâneos da gestão pública: atuais modelos e novos desafios. Modernização da gestão pública e a nova administração pública.
  • Criminologia como ciência empírica: método da criminologia, empirismo, interdisciplinaridade, delito, delinquente, vítima e controle social. Desenvolvimento histórico da criminologia: origem, criminologia pré-científica, criminologia científica. Escola cartográfica. Escolas criminológicas. Escola positiva: Lombroso, Ferri e Garofalo. Escola intermediária: Lyon. Escolas intermediárias ecléticas.
  • Modelos psicológicos e sociológicos na compreensão da delinquência e da sociopatia: psicologia, sociologia, delinquência, sociopatia, conflito e ordenamento penal. Escola de Chicago. Teoria do conflito. Modelos sociológicos explicativos do crime: sociologia criminal enfoques multifatoriais, Escola de Chicago, teorias estrutural-funcionalistas e teorias do conflito. Modelos psicológicos explicativos do crime: psicopatologias, modelo psicanalítico, modelo psicopatológico, oligofrenias, transtornos orgânicos, esquizofrenia, transtorno de humor, conflitos e ordenamento penal.
  • Fatores determinantes do comportamento: comportamento, fatores determinantes, comportamento criminal e comportamento psicopatia. A violência: tipos de violência, sociedade e escola. Violência e criminalidade: crimes, criminologia, efeitos, controle, social e Estado.
  • O processo histórico da constituição dos direitos humanos: constituição, evolução constitucional. Direitos humanos: perspectiva negativa e positiva. A positivação dos direitos humanos na Constituição Federal de 1988: fundamentos, positivação, constitucionalização de tratados e convenções internacionais. Violação de direitos humanos. Constituição Federal e os direitos humanos: direitos humanos, direitos fundamentais, dimensões e gerações de direito.
  • Direitos humanos e políticas transversais: direitos humanos, transversalidade e políticas públicas. Concepção jurídica e política do Estado: Estado, concepção jurídica, políticas de Estado e políticas de governo. A evolução do Estado: Estado evolução, Antiguidade, Idade Média e Estado moderno.
  • Poder do Estado: Estado contemporâneo, poder, finalidades, funções, auto-organização. Relações entre Estado e sociedade: Estado, nação, governo e sociedade. Impacto das relações entre Estado e sociedade na formulação de políticas públicas: atores públicos, atores privados, políticas públicas, participação social e relações entre Estado e sociedade.
  • Seletividade penal e processos criminais: sistema penal, lógica punitiva moderna, criminalização primária e secundária, seletividade quantitativa e qualitativa, e sistema penal. Direito Penal, política criminal e criminologia. Teoria do crime, teoria do delito: conceitos crime, contravenção, sistema, modelo, Direito Penal, teorias do crime e delito.
  • Políticas de segurança e manutenção da ordem pública: política, segurança pública, criminalidade, ordem pública e projeto de segurança. Segurança pública no Brasil e o papel dos entes federados: segurança, entes da federação, inovação, tecnologia e gestão. Plano Nacional de Segurança Pública e Defesa Social: segurança, defesa, Sistema Único de Segurança ​​​​​​​Pública e Plano Nacional de Segurança Pública e ​​​​​​​Defesa Social.
  • Avaliação e monitoramento das políticas de segurança pública: segurança pública, políticas, avaliação, monitoramento e governos. Mudanças na política de segurança pública nos últimos 20 anos no Brasil: segurança pública, panorama, papéis na política nacional, novos atores e empreendedores. Policiamento comunitário e funções da guarda municipal: legalidade, competência e funcionamento do órgão de policiamento municipal. Policiamento comunitário. Poder da polícia.