Direitos Humanos na Educação e Diversidade

Pós-Graduação EAD

Apresentação

O curso de Pós-graduação em Direitos Humanos na Educação e Diversidade traz os conhecimentos específicos para projetos no âmbito da Educação.

O foco do curso é desenvolver profissionais que promovam de uma forma multiplicadora uma visão crítica sobre os valores, tolerância e desenvolvam Programas relacionados à Ética e Cidadania, construindo valores para a Escola e a Sociedade.

Objetivos:
Este curso tem como objetivo promover o entendimento sobre o reconhecimento e o respeito aos Direitos Humanos a partir de uma Educação voltada para a socialização e interlocução dos saberes e a produção coletiva e colaborativa de experiências acerca dos Direitos Humanos. 

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Trilha de aprendizagem com materiais teóricos, vídeos introdutórios e slides.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.



Disciplinas

  • Diferenças entre o Senso Comum e o Conhecimento Científico, Ciências Sociais, História da Sociologia, Surgimento da Sociologia Educacional, Antropologia e seu Campo de Estudo, Etnocentrismo, Relativismo Cultural, Antropologia Educacional.
  • Sociologia e Antropologia como Ciências Sociais, Aspectos Conceituais da Sociologia e da Antropologia, Pressupostos Teóricos Clássicos da Sociologia e da Antropologia, Sociologia e Antropologia Contemporânea, Conceito e Aplicação da Função Social, Conceito de Função Social à Escola como Finalidade, Filosofias Educacionais Normativas, Afetividade no Contexto Escolar
  • Delimitações Teóricas e Metodológicas da Educação, Tratados Internacionais de Direitos Humanos, Educação em Direitos Humanos e o Contexto Brasileiro, Educação em Direitos Humanos na Contemporaneidade, Regulamentação dos Direitos Humanos na Legislação Brasileira, Perspectivas Legais e Desafios da Educação em Direitos Humanos, Diretrizes Nacionais para a Educação em Direitos Humanos, Direitos Humanos no Ambiente Educacional.
  • Proposta Metodológica e a Educação em Direitos Humanos, Direitos Humanos no Ensino Fundamental, Direitos Humanos no Ensino Médio e na Educação Profissional, Direitos Humanos no Ensino Superior, Educação em Direitos Humanos na Educação não Escolar, Educação para Paz, Educação em Valores, Desafios e Tendências da Educação em Direitos Humanos
  • Histórico do Sistema Educacional Brasileiro - SEB, Entendimento dos Conceitos do Sistema Educacional Brasileiro - SEB, Princípios Básicos do Sistema Educacional Brasileiro - SEB e demais Sistemas Educacionais, Características e eficácia do SEB, Instâncias Administrativas e Organizacionais, Declaração Universal dos Direitos Humanos, Declaração da UNESCO/ONU sobre Educação, Constituição da República Federativa do Brasil.
  • Princípios e fins da Educação Nacional, Diretrizes e Bases da Educação, Plano Nacional de Educação, Diretrizes Nacionais para a Educação Básica, Financiamento da Educação Escolar, Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, Organização e Financiamento da Educação Profissional de Nível Médio, Organização e Financiamento do Ensino Superior.
  • Explicando a Diversidade Cultural como característica da nossa Formação Humana e Nacional, Reconhecendo o discurso Pedagógico da Diversidade, Entendendo a Introdução a Educação Étnico-Racial, Analisando os Fundamentos Legais para a Educação das Relações Étnico-Raciais, Reconhecendo o contato com a realidade de outro: Histórias, Culturas e Sociedades Africanas (Literatura, Arte, Língua e Cultura Africanas e Afro-brasileiras), Definindo o Outro: O Negro na Sociedade Brasileira, as Relações Raciais, Contribuições da Matriz Africana nas Artes Brasileiras e Resistência Negra no Brasil, Relembrando o Contato com a Realidade do Outro: Histórias, Culturas e Sociedades Ameríndias e os diversos Povos Indígenas do Brasil: Culturas Indígenas no Brasil. (Literatura, Arte, Língua e Cultura Indígenas Brasileiras), Nomeando o Outro: Os Povos Indígenas na Sociedade Brasileira, as Relações Raciais, Contribuições dos Povos Indígenas nas Artes Brasileiras e Resistência Indígena no Brasil.
  • Refletindo sobre a Diversidade Cultural e sobre o respeito às diferenças, Aplicando a Diversidade Cultural Brasileira na Prática Docente , Desenvolvendo uma Prática Pedagógica que contemple o outro e suas semelhanças e diferenças, Avaliando a necessidade de repensar o Papel do Educador diante da Diversidade Cultural, Reconhecendo a Escola como Espaço Privilegiado de Encontro das Diferenças, Desenvolvendo Metodologia de Ensino em Educação das Relações Étnico-Raciais, Produzindo uma Educação voltada às Relações Étnico-Raciais, Planejando Currículo e Práxis Pedagógica voltados a Diversidade Cultural e Étnico-Racial: Questões iniciais sobre Currículo e Práxis Pedagógica.
  • Fundamentos de Ética e Cidadania, Conceito de Cidadania, Ética Social e Política, Ética e a Moral na Contemporaneidade, Ética no Mundo do Trabalho, Problemas Éticos nas Profissões, Código de Ética das Profissões, Ética em Profissões não Regulamentadas.
  • Ética nas Relações Humanas, Ética e Cidadania na Sociedade Tecnológica , Intolerância, Racismo e Xenofobia, Ensino da Ética nas Instituições, Direitos Humanos, Ação Comunitária e Participação Democrática, Ética as Redes Sociais, Educação, Ética e Cidadania hoje.

Diferenciais

  • Acesse a Trilha de Aprendizagem como, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

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