Docência do Ensino Superior

Pós-Graduação EAD

Apresentação

O curso de Pós-graduação em Docência do Ensino Superior proporciona conhecimentos pedagógicos necessários para os profissionais de diversas áreas do conhecimento, que tenham interesse na atuação como profissional docente. 

O foco do curso é apresentar um panorama atual, por meio de reflexões da prática docente, a partir de uma perspectiva inovadora. Além disso, fazer uma análise crítica de velhos esquemas e práticas pedagógicas, podendo assim ter a possibilidade da construção de um novo saber. 

Objetivos:
Este curso tem como objetivo o desenvolvimento de competências referentes às atividades pedagógicas, englobando a análise dos fundamentos da educação e princípios de aprendizagem do ensino superior.    

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Trilha de aprendizagem com materiais teóricos, vídeos introdutórios e slides.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.



Disciplinas

  • Principais Conceitos da Educação a Distância, Gerenciamento dos Estudos na Modalidade EAD, Ambiente Virtual de Aprendizagem, Recursos Variados que Auxiliam nos Estudos, A Leitura e seus Estágios, Os Estágios da Leitura nos Estudos, Análise de Textos, Elaboração de Sínteses, O Raciocínio Dedutivo, O Raciocínio Indutivo, O Raciocínio Abdutivo, A Associação Lógica, Internet e Manipulação de Arquivos, Como Trabalhar com Processador de Texto? Como fazer Apresentação de Slides? Como Trabalhar com Planilhas de Cálculo?
  • Construção da prática da avaliação educacional no Brasil, Primeiras avaliações da aprendizagem no Brasil, Tipos de avaliação da aprendizagem, Função da avaliação, Ensino, aprendizagem e avaliação, A concepção de fracasso escolar, Cultura avaliativa mediadora, Nova proposta de avaliação.
  • Gestão escolar e avaliação, Projeto Político Pedagógico e avaliação, A avaliação do Projeto Político Pedagógico, Registros e avaliação da aprendizagem, Instrumentos de avaliação, Tipos de instrumentos de avaliação, Prova prática, Projetos didáticos em sala de aula
  • O que são Metodologias Ativas - Contando sua história e por que utilizar essa metodologia, A Educação 4.0 e o Mundo VUCA, Aplicação das Metodologias Ativas, Avaliação nos processos que utlizam as Metodologias Ativas, Problem Based Learning (PBL) - Contando sua história e por que utilizar essa metodologia, Problem Based Learning (PBL) - Fundamentos e aplicações da metodologia, Aprendizagem baseada em projetos (ABP): Contando sua história e por que utilizar essa metodologia, Aprendizagem baseada em projetos (ABP): Principais fundamentos de projetos pedagógicos e experiências de aplicação
  • Ensino adaptativo: contando sua história e conhecendo experiências de aplicação, Ensino Adaptativo: cenários e ambientes virtuais de aprendizagem, Gamificar a aprendizagem. Começando do zero: isso funciona?, A perspectiva do jogo e a aplicação dos games e gamificação à aprendizagem, A Escola do Século XXI, A Sala de Aula Invertida - Fundamentos e aplicações da metodologia, Design Thinking: Sua história e aplicação na resolução de problemas, Design Thinking: fundamentos e ferramentas para aplicação.
  • Ensino presencial, híbrido e a distância, Origem e evolução da EAD, EAD no ensino superior, EAD na educação básica e profissional, Plataformas EAD, Gestão de conteúdo em um AVA (Moodle), Gerenciamento de estudantes em um AVA (Moodle), Avaliação em um AVA (Moodle),
  • O designer educacional e suas funções na EAD, Autoria e curadoria de conteúdos, Objetos de aprendizagem, Recursos didáticos digitais, Tutoria em EAD, O papel do professor diante das novas modalidades educacionais, Os desafios da implantação da EAD, Tendências das modalidades educacionais
  • A didática no ensino superior, Relação da prática educativa com a sociedade, Importância da didática na formação dos profissionais do ensino superior, A didática e a construção da identidade docente no ensino superior, Didática como ação pedagógica no ensino superior, Elementos do processo didático, A didática e as tendências pedagógicas, A didática e o trabalho dos professores no ensino superior, As características do processo de ensino, Processos educativos: ensino/aprendizagem, Processo de ensino superior: estrutura e componentes, Processo de ensino superior: caráter educativo, Avaliação na prática do ensino superior, Propriedades da avaliação no ensino superior, Planejamento escolar: importância para o ensino superior, Planejamento escolar: requisitos para o ensino superior

Diferenciais

  • Acesse a Trilha de Aprendizagem como, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

  • Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.