Neuropsicopedagogia Institucional
Pós-Graduação On-line com aulas ao vivo
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
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Aprofunde conhecimentos sobre neurodesenvolvimento, neurociências, neurobiologia, fundamentos de atuação, tudo com foco na aprendizagem humana e na sua relação com o sistema nervoso e seu grande maestro: o cérebro!
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Descubra o universo da Neuropsicopedagogia e forme-se com a Faculdade pioneira nesta nova Ciência da Aprendizagem.
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Entenda como os medicamentos influenciam a aprendizagem através da disciplina Neuropsicofarmacologia e CID, que é exclusiva da Faculdade CENSUPEG!
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Seja um Neuropsicopedagogo Institucional, profissão reconhecida pela Classificação Brasileira de Ocupações – CBO, e saiba identificar e intervir nas dificuldades de aprendizagem em ambientes coletivos na Educação Básica, no Ensino Superior e no Terceiro Setor.
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Temos evidências científicas dos avanços na aprendizagem que a Neuropsicopedagogia Institucional pode promover. Em percentuais, comprovamos que mesmo estudantes sem dificuldades de aprendizagem se beneficiam da intervenção neuropsicopedagógica institucional.
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Somos chancelados pela Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp desde 2014.
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Estude na única Faculdade do Brasil com um Laboratório de Pesquisas em Neuropsicopedagogia, o LIEENP (Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos). Somos idealizadores do Projeto: Neuropsicopedagogo na Escola.
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Torne-se um estudante CENSUPEG e seja respaldado pela instituição premiada pela grande contribuição social e científica à sociedade brasileira através da Neuropsicopedagogia: Congresso Mundial de Educação em Cuba (2016), onde apresentou seu programa para 21 países e 1° Lugar Dica de Mestre - Congresso Aprender Criança (2016, 2018 e 2022).
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Tenha aulas com o Presidente da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia, Prof. Dr. Luiz Antonio Correa e com a Vice-Presidente, Profa. Dra. Rita Russo, autora das principais obras de Neuropsicopedagogia no país.
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Aproveite sua formação em Neuropsicopedagogia Clínica para realizar as disciplinas específicas da Neuropsicopedagogia Institucional e receba um novo certificado de 420 horas
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Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC, reconhecida como a Faculdade que mais forma profissionais em Neuropsicopedagogia no Brasil.
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Bônus: Receba um curso de 150 horas em Introdução à Análise do Comportamento Aplicada (ABA) para TEA – Transtorno do Espectro Autista, exclusivo para alunos de Neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
No decorrer dos anos escolares, muitas são as tentativas dos docentes quanto à superação de dificuldades de aprendizagem , principalmente, nos níveis iniciais da Educação Básica . Mas, ocorre que isso na grande maioria das vezes não acontece e estas seguem com os alunos até o final do E nsino M édio. Então, o que fazer? Por que essas dificuldades ocorrem ? C omo vítimas-las e tratá-las no contexto escolar?
Essas respostas são encontradas na Neuropsicopedagogia Institucional . Através das Neurociências aplicadas à Educação em interface com a Pedagogia e Psicologia Cognitiva, é possível compreender como ocorre a aprendizagem humana relacionando-a com o funcionamento do sistema nervoso. Esses conhecimentos científicos, aplicados nos contextos educacionais das instituições de ensino, apontam -nos que é muito importante tratar habilidades, habilidades e conteúdos, mas , além disso, é necessário olharmos para as funções cognitivas.
A cognição é a caixa de ferramentas utilizadas durante o ato de aprender que , por sua vez, é intrínseco em cada sujeito. Então, entender o que são essas funções, como estimulá-las de acordo com o esperado quanto aos aspectos do neurodesenvolvimento é o caminho para o docente atuar junto de seus alunos.
O Neuropsicopedagogo Institucional auxilia os docentes no trabalho com estudantes que , possivelmente, não terão diagnóstico de transtorno ou dificuldade de aprendizagem, mas encontra obstáculos neste processo, bem como aqueles que não possuem estas mesmas dificuldades , mas podem ser beneficiados com avanços de acordo com seu nível de desenvolvimento.
Sua atuação visa elevar os patamares da qualidade educacional, trabalhando na identificação precoce das dificuldades de aprendizagem e na prevenção de decorrências , a partir deles no percurso acadêmico dos estudantes. Objetiva assim incluir a todos pelas diferenças, sejam elas aquém ou além do esperado, na perspectiva da reintegração pessoal, social e acadêmica de cada sujeito.
A Neuropsicopedagogia Institucional é o propósito de todos os profissionais da educação , comprometidos com a qualidade do ensino e com o sucesso da aprendizagem.
Objetivo do Curso:
Compreender o processo de aprendizagem, considerando o desenvolvimento típico e atípico à luz da Neuropsicopedagogia, para atuar em contexto coletivo como instituições de ensino público e privado na Educação Básica, Ensino Superior e Terceiro Setor.
Público-Alvo:
Professores com ensino superior de todas as áreas de atuação, gestores educacionais, profissionais da saúde e outros de áreas afins .
Formato do Curso:
- Aulas ao vivo, 100% do conteúdo será disponibilizado pelo professor por meio da plataforma de videoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.
Turma disponível para ingresso:
- Início: 26 de Junho de 2025, encontros às quintas-feiras das 18h45 às 22h45, no horário de Brasília.
Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Disciplinas
- Apresenta as estruturas neurobiológicas e os processos orgânicos da aprendizagem de acordo com as fases do desenvolvimento humano. Considera que os fatores sociais, pedagógicos, emocionais, bem como a própria neuroplasticidade podem influenciar ou alterar tanto a aprendizagem quanto o desenvolvimento, estudando, consequentemente, questões típicas e atípicas a eles relacionados.
- Estuda o funcionamento do sistema nervoso para compreender como ocorre o aprendizado, a memória, a atenção e o comportamento em uma interface com práticas do sistema educacional formal. Disso decorre o conhecimento dos processos de Autorregulação (funções executivas) e dos comportamentos de risco (questões socioeconômicas, alimentação, rotinas de sono) para compreender como aspectos orgânicos, sociais, pedagógicos, emocionais e ontogenéticos influenciam a aprendizagem.
- Estuda à luz de documentos DSM-5, CID-10/11 e CIF os principais transtornos e síndromes encontrados no âmbito educacional, bem como identifica as perdas das funções cognitivas em cada um e discute os modelos, técnicas e estratégias de aprendizagem a eles relacionados.
- Trata da legislação brasileira e das políticas vigentes as quais regem a modalidade da Educação Especial em âmbito nacional, garantindo a inclusão como direito aos que por ela são atendidos.
- Compreende estudos, discussões sobre como os fármacos utilizados nos tratamentos de saúde contribuem para regular questões neurológicas e psiquiátricas que resvalam no processo de aprendizagem.
- Conceitua a Neuropsicopedagogia e sua identidade como ciência da aprendizagem nos campos de atuação institucional e clínico, segundo o Código de Ética da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia (SBNPp) e apresenta o arcabouço teórico desta ciência, caracterizando os conceitos essenciais para a atuação profissional.
- Apresenta o perfil profissiográfico, competências inerentes às profissões nos contextos clínicos e institucional, detalhando a atuação em cada um deles, com diretrizes para organizar e selecionar seu instrumental de trabalho.
- Compreende os processos de crescimento, desenvolvimento humano, maturação e desenvolvimento motor do ser humano, bem como dos fatores que os afetam, identificando questões típicas e atípicas que influenciam na aprendizagem humana embasados no DSM-V, relacionando essas questões a instrumentalização do futuro profissional para a atuação neuropsicopedagógica institucional e clínica.
- Aborda as bases neurobiológicas relacionadas a cálculo, lógica e outras habilidades matemáticas, apontando questões típicas e atípicas desta função cognitiva. Analisa os aspectos da numeracia, noções espaciais, situações-problemas outras funções executivas, conforme indicadores do DSM-V. Relaciona todos estes elementos abordados anteriormente a atuação institucional e clínica.
- Aborda as bases neurobiológicas relacionadas à atenção e memória, apontando questões típicas e atípicas no seu desenvolvimento. Relaciona as questões atípicas aos indicadores do DSM-V, instrumentalizando o acadêmico quanto à atuação institucional e clínica.
- Estuda os fundamentos, as bases neurológicas, o desenvolvimento normal e alterações da linguagem oral e escrita, embasado no DSM-V. Apresenta a instrumentalização do futuro profissional dos contextos clínicos e institucional.
- Estuda a definição das funções executivas e sua relação com a aprendizagem, as alterações que podem ocorrer dentro do que é correspondente ao nível de desenvolvimento, tendo como base indicadores do DSM-V. Aborda a instrumentalização futuro profissional nos contextos clínicos e institucional.
- Estuda as especificidades do perfil profissiográfico voltado para área institucional, as formas de organização do trabalho junto da equipe técnica da escola, dos sistemas educacionais público e privado e de outras instituições de ensino que abrangem níveis e modalidades de educação específicos, bem como a importância de conhecer áreas da saúde para encaminhamentos específicos de estudantes.
- Discute os fundamentos para a identificação das dificuldades, defasagens e obstáculos de aprendizagem com o objetivo de compreender sua relação com baixo rendimento acadêmico e escolar.
- Estuda as estratégias neuropsicopedagógicas para promover a aprendizagem a partir de dificuldades e potencialidades de aprendizagem, através de projetos específicos com metas iniciais, intermediárias e finais.
- Analisa as peculiaridades do Terceiro Setor no atendimento às crianças e adolescentes e identifica a relação do trabalho desempenhado pelas instituições com o aspecto educacional, visando ao desenvolvimento de projetos que auxiliem na reintegração acadêmica dos que são atendidos por elas.
- Discute o sociograma como técnica para identificação de fatos sociométricos que permitem a análise de classes escolares e/ou grupos de pessoas, compreendendo a partir das escolhas sociais como as relações se estabelecem entre os indivíduos que os compõem e como estas influenciam na aprendizagem humana, baseado no Código de Ética Técnico-Profissional da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp.
- Estuda e discute a partir de encontros promovidos pelo nosso LIEENP – Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos, formas de atuação profissional no contexto clínico e institucional através de práticas baseadas em evidências científicas para desenvolvimento de competências profissionais com o propósito de inovação.
Embaixadora da Neuropsicopedagogia CENSUPEG no Brasil

Autora das maiores obras em Neuropsicopedagogia no país. Doutora pela Universidade de São Paulo USP (2003). Psicóloga, Pedagoga, Letras. Especializações: Neuropsicologia HC FM-USP; Terapia Cognitiva pelo ITC/SP; Violência Doméstica e Sexual-USP; Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva Censupeg/SC; Psicopedagogia Clínica e Institucional FEC/SP. Na área clínica tem experiência no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atua nas áreas de avaliação, reabilitação e intervenção em Psicologia (TCC), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia. Atua na supervisão clínica dessas áreas. Professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, Reabilitação Cognitiva, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia. Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação de Terapia Cognitiva Comportamental e Reabilitação Cognitiva da Faculdade de CENSUPEG. Experiência em Coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Livres (Terceira Idade). Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Letras e Comunidade. Na área pedagógica tem experiência em administração escolar, orientação educacional, psicopedagogia institucional, além da docência em educação infantil, ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação.
Coordenador Técnico, Neurocientista e Líder do LIENPp (Laboratório de Inovações e Estudos Neuropsicopedagógicos)

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.