Educação em Tempo Integral

Pós-Graduação EAD

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

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Protagonismo em Ação

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Apresentação

O curso de Pós-Graduação EAD em Educação em Tempo Integral foi desenvolvido principalmente para educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Objetivos:
Instrumentalizar o profissional da educação para o trabalho com a educação em tempo integral, abrangendo temas referentes à legislação educacional e políticas públicas próprias, além do trabalho específico com a Educação em Tempo Integral englobando a prática docente e as adaptações necessárias para a implantação dessa modalidade.

Público-alvo:
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.



Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.
  • Conceitos de Educação Integral e de educação em tempo integral. Organização do trabalho pedagógico em escolas de tempo integral ou contraturno. Desenvolvimento das diferentes dimensões humanas para a formação integral.
  • Histórico da Educação Inclusiva e da Educação Especial no Brasil; a relação da Educação Inclusiva entre prática e teoria; a preparação do professor frente ao trabalho com o aluno incluso; diferentes tipos de necessidades educativas; o planejamento e as adaptações curriculares.
  • Aplicação, diretrizes e legislação em primeiros socorros no ambiente escolar. Biossegurança. Cinemática do trauma. Avaliação do estado geral da vítima. Etapas do atendimento primário. Sinais vitais. Suporte básico de vida. Massagem cardíaca realizada por leigos. Asfixia, engasgamento, manobras de desobstrução de vias aéreas. Emergências clínicas (desmaio, crise de asma, crise convulsiva, epilepsia, febre, alergia, crise de hipoglicemia, intoxicação, insolação). Emergências ortopédicas (entorse, fratura, luxação). Trauma músculo-esquelético (contusão, distensão, hematomas). Trauma em cabeça e pescoço (trauma raquimedular). Ferimentos, hemorragias (cortes, lacerações, amputações). Choque e queimaduras.
  • Rítmica e expressão corporal. Estudo históricos e socioculturais das danças. Elementos constituintes da linguagem da dança. Diversidade das danças. Adaptação das danças à educação inclusiva.
  • Conceituação de sociedade e de comunidade. O homem e vida coletiva. A escola como espaço de viver junto e aprender junto. Comunidade, escola e o papel do entorno. A violência contra a escola e no seu interior. Indisciplina na escola.
  • Caracterização e conceituação de lazer e recreação. Recreação e lazer no contexto escolar. Teorias e aspectos metodológicos da recreação e lazer. O jogo no processo de socialização. Espaços públicos de recreação e lazer. O lazer, a educação e o trabalho na sociedade. O recreacionista e sua função nos diversos campos de intervenção profissional. As políticas públicas de Educação Física, recreação e lazer. Lazer, mercado e indústria cultural. Planejamento, preparação, execução e avaliação de atividades de recreação. Desenvolvimento de atividades específicas de acordo com o nível de escolaridade.
  • Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.