Educação Especial Inclusiva

Pós-Graduação EAD

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

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Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

Objetivos:
O objetivo do curso é oferecer especialização em inclusão escolar, de forma que, ao final do curso, os concluintes se tornem aptos a refletir, planejar, executar e avaliar práticas, metodologias e recursos educacionais com foco em Educação Inclusiva.

Público-Alvo:
O curso de Pós-Graduação EAD em Educação Especial Inclusiva foi desenvolvido principalmente para educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.
  • A escolarização do aluno com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural; adaptação curricular e práticas pedagógicas; afetividade e sociabilidade na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual; avaliação da aprendizagem; a relação escola-família.
  • Histórico da Educação Inclusiva e da Educação Especial no Brasil; a relação da Educação Inclusiva entre prática e teoria; a preparação do professor frente ao trabalho com o aluno incluso; diferentes tipos de necessidades educativas; o planejamento e as adaptações curriculares.
  • A organização do Sistema Educacional Brasileiro: aspectos formais e não formais. A legislação do ensino em âmbito nacional. Legislação educacional conforme a constituição Federal, Estaduais e as Leis orgânicas Municipais. A identidade e especificidades dos níveis de ensino. Aspectos Legais do Regimento Escolar. PNE.
  • História da educação de surdos no Brasil; A surdez: noções de anatomia e fisiologia da audição; Abordagens educacionais para surdos; Bilinguismo; Concepções de surdez; Neurolinguística: estruturação da Libras no cérebro; História e conceito de cegueira e baixa visão;Estimulação visual; Interlocução do atendimento especializado com o ensino regular para alunos com surdo cegueira; Produtos assistivos e adaptação de materiais: Tecnologia Assistiva.
  • Compreender a educação e suas perspectivas no contexto cultural e histórico; conhecer as orientações das políticas educacionais inclusivas; discorrer sobre a percepção que se tem do lugar e da função do educador e do aluno com deficiência; verificar se esses saberes sustentam as propostas curriculares implantadas nas instituições escolares; discorrer e analisar as metodologias para o trabalho com as diferentes deficiências; refletir a prática pedagógica inclusiva.
  • Educação Especial e Educação Inclusiva no Brasil. Formação de professores para a Educação Inclusiva. Necessidades educativas especiais. Altas habilidades e superdotação. Trabalhos pedagógicos com alunos portadores de paralisia cerebral. Hiperatividade. Autismo. O currículo inclusivo. Turmas multisseriadas e a diversidade. Reflexões sobre a Pedagogia da Qualidade Total. Políticas de ação afirmativa. Inclusão social.
  • Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.