Educação Ambiental

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

A Pós-Graduação em Educação Ambiental tem como premissa a formação continuada em educação ambiental, proporcionando a oportunidade de discussão, reflexão, proposição e execução de ações didático-científicas voltadas à questão ambiental.

Objetivos:
O curso tem como objetivo a formação de profissionais capazes de contribuir para a produção e a divulgação de conhecimentos e sua transformação no campo da Educação Ambiental em suas múltiplas dimensões. Assim, propõe a formação de indivíduos no campo da Educação Ambiental para todas as áreas do conhecimento.

Público-alvo:
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Teoria dos sistemas. Sistemas, operacionais, administrativos e de informação. Sistema de Gestão da qualidade. Princípios, requisitos, vantagens e custos do sistema de Gestão Ambiental. Gestão integrada de processos e indicadores de desempenho. ISO - 14000. Conceito, histórico e planejamento ambiental. Órgãos de regulamentação ambiental.
  • Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.
  • Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.
  • Construção histórica dos ensinamentos das ciências humanas e naturais para crianças pequenas. A natureza e a sociedade na educação infantil: conceitos, objetivos, conteúdos, metodologias e avaliação dos conhecimentos construídos pelas crianças. A relevância do profissional professor e de sua práxis nesse contexto. Propostas educativas coerentes com a faixa etária da educação infantil que priorizem vivências e reflexões sobre as ciências humanas e naturais. Embasamento teórico para o trabalho pedagógico com o eixo natureza e sociedade: Referencial Curricular Nacional para a Educação Infantil, Base Nacional Comum Curricular e Diretrizes Curriculares para a Educação Infantil.
  • Problemas ambientais, como contaminação da água, do ar e do solo. Destruição dos recursos naturais e conscientização em relação à preservação do meio ambiente. Importância da educação ambiental. Medidas preventivas. Cuidados com os resíduos sólidos. Coleta seletiva e reciclagem. Uso sustentável do solo. Efeito estufa e suas consequências. A destruição da camada de ozônio. Tipos de energia e grau de poluição. Avaliação de impactos ambientais. Ecopedagogia e seus desafios.
  • Os impactos ambientais gerados pelo desenvolvimento. A sustentabilidade e a qualidade de vida das populações. As mudanças climáticas, a crise hídrica, a desertificação e outras consequências. Desenvolvimento de estratégias de monitoramento e controle da degradação ambiental. Os ordenamentos jurídicos e o licenciamento ambiental no Brasil. Histórico dos estudos de avaliação de impacto ambiental no Brasil, as tipologias de impactos e licenças ambientais, os métodos e procedimentos de avaliação de impactos e as características dos meios biótico, físico e socioeconômico. Estudos de casos reais e contemporâneos que possibilitarão ao aluno se aprofundar e se qualificar profissionalmente.
  • Compreensão do cotidiano e do processo didático; didática como prática educativa na sociedade; ensinar e aprender; a aula como um ato interativo; prática educativa, pedagógica e didática; planejamento de ensino; a prática pedagógica e a avaliação diagnóstica e transformadora; pressupostos e características da didática; o contexto da prática pedagógica; a dinâmica da sala de aula; construção da proposta pedagógica.
  • Definições, conceitos básicos, história e desafios. A dimensão espacial na distribuição dos seres vivos. Os Grandes Ecossistemas Regionais: biomas. Ecologia de População. Discutir o conceito de sistema como integrador dos elementos físicos e sociais do meio natural, estudando as formas de interferência do homem  sobre a natureza e a capacidade de suporte que esta possui, analisando    os impactos provocados pela interferência humana.