Educação 5.0: Metodologias Ativas, Tecnologias Disruptivas e Inovação Acadêmica no Ensino Superior
Pós-Graduação EAD
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Aprenda e aplique as melhores metodologias de aprendizagem do mundo
-
Prepare-se para uma experiência disruptiva sobre o conceito de aprendizagem
-
Inspirado nas melhores Universidades Finlandesas e Americanas
-
Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
Como profissionais da Educação, somos desafiados a aprender outras formas de se conectar com as novas possibilidades de ensinar e aprender que o mundo real exige da Universidade. Neste curso, você vai aprender como usar novos objetos de aprendizagem, como fazer a sala de aula invertida, o que é aprendizagem ativa, como organizar um currículo por competências, modelos híbridos, a inserção de elementos digitais, a gamificação, a cultura maker e experimentar o autêntico protagonismo do Estudante, além de tantos outros elementos que permeiam a Educação 5.0.
A solução é se aprimorar, é aprender sobre inovação acadêmica, tecnologias disruptivas e todas as suas variáveis. Por isso, buscamos as maiores referências nacionais e internacionais e preparamos um curso dinâmico, interativo e atento as melhores metodologias, tecnologias e concepções curriculares praticadas nas Universidades mais inovadoras do mundo entre elas Harvard (Instituição mais antiga dos EUA e uma das mais prestigiadas do mundo).
Objetivos do curso
Possibilitar autênticas experiências de aprendizagem, que permitam aos profissionais do ensino universitário conectar com as novas possibilidades de ensinar e aprender, desenvolvidas pelas melhores universidades do mundo.
* Aprofundar os conhecimentos sobre aprendizagem por competências, inovação acadêmica no Ensino Superior e o as Soft Skills do Educador Contemporâneo.
* Ampliar o conhecimento sobre as metodologias ativas de aprendizagem através das técnicas e recursos metodológicos mais inovadores da atualidade, capacitando profissionais do ensino para a Educação 5.0.
Público-alvo
Professores, Tutores, Coordenadores, Diretores, Gestores, Supervisores do Ensino Superior, Cursos Técnicos e Profissionalizantes. Formato do curso: Conteúdo 100% on-line.
Viva a Experiência CENSUPEG
Zairelusa Napar
Aluna CENSUPEG
Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.
Iago Nunes Lentz
Aluno CENSUPEG
A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.
Júnia Coelho
Aluna CENSUPEG
Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.
Você vai Aprender
- Educação 5.0: o cenário das transformações na educação. O impacto do digital nas transformações no curto e no médio prazo. Inovação disruptiva e modelos disruptivos na educação. Modelos de transformação progressiva: metodologias ativas, modelos híbridos (Blended learning) e online. Ampliando a visão das metodologias ativas: Aprendizagem significativa (Authentic learning); Sala de aula invertida (Flipped classroom). Como acelerar as transformações na educação. A transformação começa pelas pessoas.
- Peer Instruction: histórico, como elaborar e aplicar um teste conceitual, formas de feedback e interação com os alunos e formas de quebrar a resistência dos alunos. Método Trezentos: visão geral, formação de grupos, definição de funções, elaboração de metas, avaliação, resultados.
- Conceitua a Neuropsicopedagogia como ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos das Neurociências aplicada à Educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva e que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional, de acordo com o Código de Ética da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp. Apresentam-se as bases teóricas e a aplicabilidade dela nos processos formativos em instituições de ensino, inovando na implementação teórica e metodológica da Educação 5.0.
- Exploração de diferentes perspectivas de qualificação da educação por meio das tecnologias digitais e em rede. Apresentação das características de cada geração de estudantes, suas formas de aprender e as alternativas tecnológicas adequadas para cada uma. Abordagens de tecnologias de suporte a processos educativos presenciais e on-line para a qualificação de processos educativos híbridos. Exploração de tecnologias mobilizadoras de competências (LMS e redes sociais), tecnologias de aferição de competências (socrative, mentimeter, kahoot, poll), tecnologias de representação do conhecimento (Podcats, Infográficos, E-books) e tecnologias de desenvolvimento cognitivo profundo (programação de computadores e robótica).
- O uso inteligente de dados para criar uma cultura de investigação colaborativa e melhorar a aprendizagem e o ensino. Preparar, investigar e agir. A atitude docente e o compromisso compartilhado com a ação, avaliação e ajustes; a colaboração intencional; e o foco implacável em evidências.
- Conhecimento dos desafios e oportunidades da transformação digital da aprendizagem em um contexto de complexidade e mudanças no cenário educacional. Inovações e tecnologias na aprendizagem. EtTech. Novos Modelos em Educação. Papel da mudança de cultura e mentalidade para uma educação digital. Avaliação de sucesso em tecnologias de aprendizagem.
- O Propósito de Ser Educador. Competência, os 4 pilares da Educação propostos pela UNESCO. As 17 metas globais para o desenvolvimento sustentável estabelecidas pela ONU: Do conceito à construção de propostas formativas para o Século XXI. Os tipos de competências cognitivas, intra e interpessoais. Educação digital, tecnologias e inclusão social: Três dimensões fundamentais para pensar a educação no contexto do Século XXI. Proposta institucional e a formação do professor universitário: O desenvolvimento de competências docentes para o novo papel do educador contemporâneo.
- Aprendizagens em um ambiente de ensino que permite a expressão da criatividade, por meio de projetos interdisciplinares. Empreendimento de soluções que empreguem elementos da cultura maker na prática profissional, avaliando o potencial da programação, prototipagem e criação.