Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais de Desenvolvimento (Tgd) e Altas Habilidades

Pós-Graduação EAD

Apresentação

O Programa de Especialização Docente de Educação Especial com Ênfase em Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades busca aperfeiçoar a formação de docentes para desenvolver o atendimento especializado, instrumentalizando-o para atuar como articulador no processo de inclusão escolar de alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento e Altas Habilidades.

Objetivos:
Discutir a aprofundar os conhecimentos e instrumentos teóricos e práticos necessários ao trabalho do docente com alunos com Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD) e Altas Habilidades.

Público-alvo:
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula

Disciplinas

  • Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.
  • Definição e visão social de Transtornos Globais de Desenvolvimento (TGD), Altas Habilidades e Superdotação; características específicas da Educação Especial e a relação com o TGD; encaminhamentos em relação ao Autismo, à Síndrome de Rett e à Síndrome de Asperger; possíveis estratégias e recursos a serem oferecidos para os alunos com condutas típicas; o papel da equipe pedagógica e a relação da escola com os pais/responsáveis; inclusão de alunos com TGD, Altas Habilidades e Superdotação.
  • A acessibilidade. O objetivo da Tecnologia Assistiva. A Tecnologia Assistiva em prol da inclusão social e educativa. Divisão das categorias assistivas. A CIF e o desenho universal. Softwares de acessibilidade, funções e usos. Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade.
  • Deficiência intelectual: Abordagens psicanalíticas e a epistemologia; Deficiência intelectual no contexto escolar: percepção de pais, escola e o papel dos educadores no processo de inclusão; Prática pedagógica em deficiência intelectual; Deficiência física: classificação, causas e tipos de deficiência física; A deficiência física no contexto do processo de ensino e aprendizagem; A inclusão de crianças com deficiência física: acessibilidade, adaptações curriculares e procedimentos de ensino; Distúrbios e alterações psicomotoras; Mediação na aprendizagem.
  • Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.
  • A acessibilidade e acessibilidade virtual. Acessibilidade comunicacional na era da informação. O objetivo e a importância da comunicação alternativa. Símbolos gráficos PCS, Bliss e PIC. Recursos e serviços de acessibilidade e comunicação alternativa. Sala de recursos multifuncionais, materiais e estratégias. O ensino em ambientes informatizados. A educação a distância como possibilidade para alunos com necessidades especiais. A informática como instrumento de comunicação alternativa.
  • Histórico do sistema Braille no Brasil. O Código Braille na grafia: alfabeto, letras, acento, sinais, pontuação e outros. Disposição do texto braille. Reflexão sobre a Neurociências e abordagem cognitiva da aprendizagem. A estimulação essencial e visual. História do Soroban. Conceitos teóricos e metodológicos sobre o Soroban. Técnicas de cálculos no Soroban. O Ensino da matemática e o Soroban. Conceituação de Orientação e Mobilidade (OM). Aspectos teóricos sobre recursos de Tecnologias Assistivas. Software de acessibilidade e programas de ensino.
  • Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.

Diferenciais

  • Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

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