Educação Especial e Inclusiva com Ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa

Pós-Graduação EAD

Apresentação

Propiciar conhecimentos teóricos e metodológicos para os profissionais que trabalham direta ou indiretamente na área da educação, aprofundando conhecimentos relacionados a Educação Especial e Inclusiva de maneira que se apropriem da utilização das tecnologias assistivas visando à participação social e autonomia das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida.

O Programa de Especialização Docente em Educação Especial com ênfase em Tecnologia Assistiva e Comunicação Alternativa é destinado à preparação do profissional docente visando ao desenvolvimento de estratégias metodológicas que restauram as funções humanas por meio de produtos assistivos e comunicação alternativa.

Objetivos:
O curso tem como objetivo propiciar conhecimentos teóricos e metodológicos para os profissionais docentes que atuam em salas de aula comuns das escolas regulares e no Atendimento Educacional Especializado, de maneira que se apropriem da utilização das tecnologias assistivas visando à participação social e autonomia das pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida. 

Público-alvo:
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula

Disciplinas

  • Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.
  • A acessibilidade e acessibilidade virtual. Acessibilidade comunicacional na era da informação. O objetivo e a importância da comunicação alternativa. Símbolos gráficos PCS, Bliss e PIC. Recursos e serviços de acessibilidade e comunicação alternativa. Sala de recursos multifuncional, materiais e estratégias. O ensino em ambientes informatizados A educação distância como possibilidade para alunos com necessidades especiais. A informática como instrumento de comunicação alternativa.
  • A acessibilidade. O objetivo da tecnologia assistiva. A tecnologia assistiva em prol da inclusão social e educativa. Divisão das categorias assistivas. A CIF e o desenho universal. Softwares de acessibilidade, funções e usos. Sala de recursos multifuncionais e acessibilidade.
  • Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.
  • Expor o desenvolvimento e aprendizagem dos alunos surdos, no que tange aos aspectos cognitivos, afetivos e sociais.
  • Educação, pedagogia e didática. Didática e tendências pedagógicas. Tendências pedagógicas norteadoras da Didática e sua relação com o processo de organização didático-pedagógica. Pedagogia, heutagogia e andragogia. Planejamento, plano e projeto. Análise e compreensão da ação pedagógica em espaços educativos formais e não formais. Relações interpessoais na sala de aula.
  • O objetivo da tecnologia assistiva. A tecnologia assistiva em prol da inclusão social e educativa. Divisão das categorias assistivas. Softwares de acessibilidade, funções e usos. O objetivo e a importância da comunicação alternativa. Símbolos gráficos PCS, Bliss e PIC. Recursos e serviços de acessibilidade. Sala de recursos multifuncionais, materiais e estratégias.
  • Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.

Diferenciais

  • Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

  • Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.