Educação Física Escolar

Pós-Graduação EAD

Apresentação

A Pós-Graduação em Educação Física Escolar visa oferecer um aperfeiçoamento pedagógico com enfoque na prática docente ao professor de Educação Física. O curso permitirá ainda um aprofundamento do estudo das questões didáticas e metodológicas ligadas às intervenções práticas de Educação Física dos docentes.

Objetivos:
O curso tem por objetivo contribuir para a formação dos professores da área de educação física em seus diferentes níveis de ensino, visando capacitá-los para um desempenho mais crítico e atual no âmbito escolar.

Público-alvo:
Educadores das redes pública e privada, profissionais da área de educação física; além de indivíduos que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Disciplinas

  • Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.
  • História da educação física no mundo e no Brasil. Os significados da expressão educação física. Objetos de estudo da educação física. Múltiplas possibilidades profissionais para aqueles que optam por essa formação. Competências específicas do profissional de educação física. Ética na educação física. Políticas públicas em esporte e lazer.
  • Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.
  • Aspectos históricos, conceitos, classificação, causas e legislação referentes à deficiência intelectual, física e psicomotora. Prática pedagógica com alunos com deficiência intelectual e/ou deficiência física. Inclusão escolar e acessibilidade de crianças com deficiência. Adaptações curriculares e procedimentos de ensino. Políticas públicas referentes à educação especial no Brasil.
  • Historicidade da Educação Física. Noção de sujeito. Organização do trabalho pedagógico da Educação Física. Educação Física na Educação Infantil, no Ensino Fundamental I, no Ensino Fundamental II e no Ensino Médio. Jogos e brincadeiras na Educação Física. Educação Física e sua relação com a ginástica, as lutas, a dança e o esporte. Potencialidades das práticas corporais na formação dos sujeitos.
  • Educação, pedagogia e didática. Didática e tendências pedagógicas. Tendências pedagógicas norteadoras da Didática e sua relação com o processo de organização didático-pedagógica. Pedagogia, heutagogia e andragogia. Planejamento, plano e projeto. Análise e compreensão da ação pedagógica em espaços educativos formais e não formais. Relações interpessoais na sala de aula.
  • Aspectos pedagógicos e metodológicos da Educação Física Escolar. Conteúdos e objetivos da Educação Física na educação infantil e nos anos iniciais. Planejamento e avaliação do processo de ensino e aprendizagem na Educação Física.
  • Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.