Bacharel em Educação Física

Graduação EAD

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Seja aluno do curso de Educação Física CENSUPEG e conheça tudo o que há de mais moderno em Educação.

  • Aprenda sobre Neurociências, Metodologias Ativas, Educação 5.0 e Gamificação na Educação.

  • Laboratório virtual com tecnologia de última geração, tudo para você aprender cada detalhe do corpo humano em uma experiência imersiva com muita realidade aumentada e virtual.

  • Seja formado pela CENSUPEG, a maior e melhor Instituição na área da Neuropsicopedagogia no Brasil

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos.

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Faça parte da nova era da Educação e descubra as melhores estratégias de aprendizagem para a nova geração.

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo

  • Bônus: 05 cursos gratuitos e opcionais em Linguística, Matemática Básica, Química Básica, Metodologia Científica e Produção Textual.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O Curso de Educação Física da Faculdade Censupeg foi preparado para você que estava buscando um curso atualizado e inovador. 

O curso atende as novas demandas de uma Educação Física 5.0, ou seja, você sairá preparado para atuar através de práticas corporais visando a melhoria da qualidade de vida da população, a redução dos agravos e dos danos decorrentes das doenças não-transmissíveis, ou seja, você sairá preparado para enfrentar os maiores desafios da Educação Física no século XXI,  que é contribuir para redução do consumo de medicamentos, contribuindo assim para a melhora que favoreçam a formação de redes de suporte social e que possibilitem a participação ativa dos usuários na elaboração de diferentes projetos de saúde. 

Esse curso é um dos melhores cursos do Brasil porque busca incorporar sempre as novas tendências da área, contemplando diversos conhecimentos produzidos pela sociedade a respeito do corpo e do movimento, para manter você aluno sempre muito bem informado e atualizado com o que há de melhor para a qualidade de vida de seus alunos. Isto ocorrerá através de uma ampla programação de eventos, bate-papos e palestras extracurriculares

O curso de Bacharel em Educação Física da CENSUPEG teve sua matriz estruturada através de uma análise para um perfil profissional diferenciado para o mercado de trabalho.

Ao final do curso nosso aluno será capaz de atuar nas perspectivas da formação cultural, da educação e da reeducação motora; da prevenção, da promoção, da proteção e da reabilitação da saúde; do rendimento físico-esportivo; do lazer e da gestão de empreendimentos relacionados às atividades físicas, esportivas e recreativas.

Isso só será possível porque nosso curso tem seu corpo docente composto por professores referências nacional e internacionalmente na área da Educação Física.

Grau Acadêmico:
Bacharel.

Oferta:
Todas unidades CENSUPEG do Brasil. 

Mercado de Trabalho:
Treinamento, Condicionamento Físico, Reabilitação Motora, Recreação, Turismo e Atendimento de Grupos Especiais.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Perfil do Profissional da Educação Física no Século XXI; Tecnologia e Inovação na Prática Profissional; Abordagens Contemporâneas em Treinamento Desportivo; Gestão e Administração em Empreendimentos de Educação Física; Tendências em Atividades Físicas Adaptadas e Terapêuticas; Esporte de Alto Rendimento e Performance Humana; Abordagens Pedagógicas Atuais em Educação Física; Pesquisa e Produção de Conhecimento em Educação Física; Planejamento de Carreira e Empreendedorismo na Educação Física.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Ciência e conhecimento científico; Introdução ao Método de Pesquisa; Apresentação de pesquisa; A natureza do conhecimento; Ética na pesquisa; Tipos de pesquisa; Técnicas de pesquisa; Planejamento e projeto de pesquisa; Contextualização de pesquisa; Análise de Dados e Métodos de Coleta; Hipóteses de pesquisa; Normas da ABNT.
  • Período: 1° Semestre | Carga Horária: 80 horas | Ementa: A Biologia: O estudo da Vida; Componentes químicos das células; Célula; Observações de Células Vegetais e suas Estruturas Estrutura da membrana plasmática; Dinâmica das membranas; Bases moleculares da hereditariedade: ácidos nucléicos; Estrutura nuclear: DNA, genes e cromossomos; Transcrição e tradução gênica;; Controle do ciclo celular; Divisão celular: mitose e meiose; Conhecimentos práticos sobre extração e Purificação de DNA e RNA; Síndromes Cromossômicas e Diagnóstico Citogenético; Conhecimentos práticos sobre Cariótipo; Morte celular: apoptose e necrose. Obs.: em negrito são os assuntos trabalhados no laboratório virtual.
  • Carga Horária: 170 horas | Ementa: Estimular os acadêmicos ao olhar GLOBAL e AGIR local desenvolvendo projetos de extensão com a comunidade em que estão inseridos e desenvolvendo, no decorrer do Projeto, as competências do egresso da Faculdade Censupeg: competências socioemocionais e responsabilidade colaborativa; planejamento e autogestão; pensamento crítico; criatividade e solução de problemas; pensamento dialético; e empreendedorismo social.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Concepções da Educação Física e do Esporte; A Importância da Educação Física; Abordagens pedagógicas da Educação física no Brasil; Tendências pedagógicas: higienista e militarista; Tendências pedagógicas: pedagogicista, competitivista, popular e crítico-social; Esportes Ginásticos: teorias, objetivos e prática; ; A importância da ginástica no desenvolvimento psicomotor de crianças e adolescentes; Movimentos rítmicos da dança e expressão corporal; O trabalho com artes, esportes, danças como mecanismos de ensino-aprendizagem;
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Características da iniciação nos esportes coletivos; Características e fundamentos do basquete; Metodologia de ensino do basquete; Características e fundamentos do voleibol; Metodologia do ensino do voleibol; Abordagem histórico-evolutiva do futebol e do futsal; Métodos de ensino aplicados ao futebol e ao futsal; Tática e técnica: aspectos relevantes na iniciação e na formação; Contexto histórico, social e educacional do handebol; Relações e funções dos fundamentos do handebol; Ensino-aprendizagem-treinamento nos esportes.
  • Carga Horária: 160 horas | Ementa: Introdução à anatomia: Terminologia anatômica e níveis de organização; Sistema nervoso: Estrutura anatômica e tecido nervoso; Sistema esquelético: Esqueleto axial – Neurocrânio; Sistema esquelético: Esqueleto axial – Vicerocrânio; Aspectos anatomofuncionais do sistema nervoso; Sinapses e sistema sensorial; Conhecimento Prático sobre Sistema Nervoso Central; Tecido ósseo e estrutura do esqueleto; Sistema esquelético: Esqueleto axial - Coluna vertebral; Sistema esquelético: Esqueleto axial - Caixa torácica; Sistema esquelético.
  • Carga Horária: 170 horas | Ementa: Permitir que os acadêmicos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança, estimulando-os à identificação de situações problema a serem validadas, ao desenvolvimento de solução e à validação das soluções de acordo com os princípios do Design centrados no humano: Desejabilidade, Possibilidade e Viabilidade. Realização de pesquisas com pessoas e negócios para a compreensão real de mundo.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Controle do movimento corporal; Curva do Crescimento Humano: elaboração e utilização; Desenvolvimento motor: fases, características e comportamentos; Ampulheta de Gallahue; Definições de habilidade, classificação de habilidades motoras, fases de aprendizagem, análise de tarefas; Processo de aquisição, retenção e transferência de uma habilidade motora; Aprendizagem Motora: teorias e conceitos; Conceitos e estimulação dos elementos psicomotores; Programas de intervenção por meio da Aprendizagem Motora; Andragogia e aprendizagem.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Introdução à Fisiologia; Fundamentos da fisiologia humana; Neurofisiologia; Função motora; O Coração e o Ciclo Cardíaco; Regulação da Pressão Sanguínea; Funções e processos digestórios; O sistema respiratório; Fisiologia do sistema tegumentar; Fisiologia renal; Fisiologia da reprodução; Conceitos introdutórios em fisiologia do exercício.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas; História de Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; LIBRAS; Comunidade, Cultura e identidade surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Introdução a Cinesiologia; Mecânica articular e muscular e sistema nervoso; Cinesiologia da coluna vertebral; Conhecimentos Práticos sobre Movimentos da Coluna Cervical; Exercícios em cadeia cinética aberta e fechada; Cinesiologia dos membros superiores e inferiores; Conhecimentos práticos sobre os movimentos da Articulação Glenoumeral e do Quadril; Avaliação funcional; Composição corporal; Conhecimentos práticos sobre Avaliação da Composição Corporal (Antropometria) Planejamento de avaliações; Avaliação da aptidão física.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Conceito de Primeiros Socorros; Montagem de caixa de Primeiros Socorros; Funções, Sinais Vitais e Sinais de Apoio; Lesões traumáticas I: ferimentos, hemorragias, queimaduras, afogamento; Lesões traumáticas II: traumas, entorses, luxações, fraturas, distensão, estiramento; Lesões clínicas: vertigens, desmaios, convulsão, infarto, parada cardiorrespiratória, acidente vascular encefálico; Avaliação primária; Emergências e urgências coletivas; Obrigatoriedade do profissional da saúde de prestar socorro; Noções de imobilização.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Contexto histórico e social das deficiências; Política pública de inclusão; Características da pessoa com deficiência física ou motora e o benefício do esporte e atividade física; Deficiência Motora; Deficiência Visual; Deficiência Auditiva; Deficiência Intelectual; Fatores que interferem no crescimento, desenvolvimento motor e envelhecimento em pessoas com deficiência (motora, intelectual, auditiva e visual); Características da pessoa com deficiência intelectual e autismo e os benefícios do esporte e atividade física;
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Exercício, homeostase e metabolismo; Proteínas; Água; Vitaminas; Lipídeos; Transferência de Energia anaeróbica; Transferência de Energia Aeróbica; Efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sobre o sistema respiratório; Efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sobre o sistema digestório; Efeitos da atividade motora no sistema neuromuscular; Efeitos fisiológicos agudos e crônicos do exercício físico sobre o sistema cardiovascular; Ação muscular: concêntrica, excêntrica e isométrica.
  • Carga Horária: 80 horas | Ementa: Introdução ao Atletismo; Treinamento e desenvolvimento técnico voltado ao atletismo; Exercícios educativos para corrida; Provas de Corrida de Pista; Provas de Corrida de Campo; Provas de Arremessos e Lançamentos; Classificação das artes marciais; Potencial pedagógico das lutas; Natação; Esportes Ginásticos: teorias, objetivos e prática; Ginástica circense: teoria, objetivos e práticas; possibilidades de se trabalhar os esportes.
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas conforme as diretrizes da Política de Atividades Complementares para Cursos de Graduação da Faculdade CENSUPEG, previstas no Projeto Pedagógico do Curso – PPC e obrigatórias para a conclusão do curso. As Atividades Complementares são atividades que flexibilizam o currículo, com o objetivo de contribuir na integralização curricular, agregando valor à formação profissional e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Estudo da composição química e física das substâncias fundamentais da matéria viva, incluindo características, propriedades e funções, além do estudo dos aspectos bioquímicos e físicos dos processos de digestão, absorção e metabolismo dos nutrientes.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Disciplina teórica-prática de caráter especifica que trata sobre o desenvolvimento de uma visão geral de diagnóstico, planejamento e aplicação da Ginástica Laboral pelo profissional de Educação Física, suas particularidades e adequação ao funcionamento das empresas. Fundamentos e conteúdos da Ginástica Laboral para saúde e segurança do trabalhador. Metodologia e técnicas de um Programa de Atividade Física na Empresa. Ergonomia. Avaliações. Princípios do Treinamento Físico, Fisiológico e Biomecânico relacionados às atividades.
  • Período: 5° Semestre | Carga Horária: 70 horas | Ementa: A partir de atividades integradas de ensino em Recreação e Lazer: gerar e socializar conhecimento; elaborar conceitos; formar opinião; promover eventos de integração entre atividades de ensino/pesquisa de alcance e abrangência comunitária; promover parcerias na relação universidade/comunidade. Conhecimento dos elementos técnicos que envolvem a recreação e o lazer na área de Educação Física.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: O que é estatística; Organização de dados: tabelas e gráficos; Medidas de posição: Média, mediana e moda; Distribuição de Probabilidade: Binomial e Poisson; Teoria da Amostragem; Tipos de amostragem; Estimação de Parâmetros; Propriedade dos Estimadores; Níveis de Confiança; Testes de Hipóteses Paramétricos; Testes relativos a média e a proporções (grandes e pequenas amostras).
  • Carga Horária: 100 horas | Ementa: Atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão realizadas conforme as diretrizes da Política de Atividades Complementares para Cursos de Graduação da Faculdade CENSUPEG, previstas no Projeto Pedagógico do Curso – PPC e obrigatórias para a conclusão do curso. As Atividades Complementares são atividades que flexibilizam o currículo, com o objetivo de contribuir na integralização curricular, agregando valor à formação profissional e enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem, privilegiando a complementação da formação social
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Considerações histórico e adaptações fisiológicas do Ciclismo de Academia e Ginástica Localizada. Estrutura de aulas de atividades coletivas relacionadas a saúde e a qualidade de vida; Atividades neuromusculares e atividades cardiorrespiratórias: Biomecânica, Fisiologia e Treinamento Desportivo aplicados as atividades coletivas.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Saúde, sociedade, condições de vida, quadro sanitário brasileiro, transição demográfica. Processo saúde-doença, prevenção e promoção de saúde. Evolução histórica da saúde pública e saúde coletiva; modelos assistenciais de saúde no Brasil. Vigilância em Saúde. Políticas públicas de atenção à saúde, vulnerabilidade social; grupos minoritários, populações negra e indígena, pessoas com deficiências e mobilidade reduzida. Estratégias de organização das ações do sistema de saúde e implantação de programas de saúde nos municípios.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Procedimentos e fundamentos técnicos, científicos, metodológicos e pedagógicos que conduzam à elaboração e prescrição de programas de treinamento de força visando o desenvolvimento da aptidão física, estética corporal, saúde e qualidade de vida. Análise da evolução do treinamento contra resistência ou treinamento resistido até o contexto atual, com intuito de descrever os fatores que compõem a sua prescrição, assim como, verificar a influência do desenvolvimento da força muscular nas demandas que o universo da educação física.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Princípios gerais quanto ao ensino e a prescrição das atividades aquáticas: hidroginástica, hidroginástica para grupos especiais, deep runner, ciclismo aquático, natação para bebês, crianças, adolescentes.
  • Carga Horária: 160 horas | Ementa: Atividades de estágio que propiciem ao professor/profissional em formação o contato com experiências, práticas e conhecimentos próprios ao campo profissional referente a organização e desenvolvimento de exercícios físicos no ambiente de academias ou studios de personal trainer.
  • Carga Horária: 160 horas | Ementa: Levantamento e análise das características da Entidade Campo: clubes, academias e empresas relacionadas à recreação e ao lazer. Plano de trabalho: planejamento, organização, execução e avaliação. Relatório. Intervenção Supervisionada e/ou Orientada. Visualização do atual mercado de trabalho no segmento da recreação e do lazer.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: O processo de formação de treinadores esportivos, desde as categorias de iniciação à especialização de uma determinada modalidade esportiva. Identificar as estruturas responsáveis para a atuação efetiva do treinador num ambiente complexo e dinâmico de treinamentos e competições, evolução do treinamento esportivo e conhecimento das escolas modernas, bem como estudo e análise dos fatores que intervêm no desenho e organização dos programas de rendimento, levando ao aluno a utilizar meios de diagnosticar, desenvolver, controlar.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Atividade física nas condições crônico-degenerativas; Hipertensão; Cardiopatias; Diabetes mellitus; Obesidade; Doenças respiratórias. Exercício físico nas condições crônicas não transmissíveis; Prescrição de exercícios para indivíduos com Transtornos de neurodesenvolvimento; Saúde Mental; Idosos e Gestantes.
  • Carga Horária: 70 horas | Ementa: Conceitos de nutrição integrados à prática da principal abordagem o estudo dos nutrientes, suas funções e fontes relacionando estes à prática de esportes. A Integração do metabolismo energético e as repercussões da alimentação sobre a prática de atividade física. o estudo da relação do alimentação com o controle do peso, os transtornos alimentares, a influência da Nutrigenômica e Programação Metabólica; e os recursos ergogênicos utilizados para praticantes de esportes.
  • Carga Horária: 160 horas | Ementa: Observação, Avaliação e prescrição de exercícios nos diferentes ciclos de vida, considerando sujeitos em diferentes contextos e condições de saúde.
  • Carga Horária: 160 horas | Ementa: Identificação e análise das teorias, da saúde e da organização do trabalho do profissional de Educação Física; Investigação de problemáticas significativas da organização geral de instituições públicas e/ou privadas articuladas com a educação física nas áreas ligadas à saúde. Planejamento, desenvolvimento e avaliação de projetos desenvolvidos nos campos de intervenção do profissional de Educação Física direcionados à saúde concepções teórico-metodológicas de saúde em educação física e esporte dentro de uma análise histórica.
  • Período: 8° Semestre | Carga Horária: 60 horas | Ementa: A investigação científica como um processo da construção do conhecimento e sua operacionalização na área da Educação Física. Estudo investigativo: procedimentos técnicos e ético-legais inerentes ao desenvolvimento da pesquisa e preparo para apresentação, avaliação e divulgação do estudo. Produção do Trabalho Final.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Educação de jovens e adultos; Um novo paradigma de aprendizagem de jovens e adultos; Orientações curriculares para andragogia; Paulo Freire e a Leitura do Mundo; O Conteúdo Relevante para o Aluno da EJA: A Desigualdade Social e suas Influências no Contexto Educacional; O ensino para jovens e adultos através das modalidades de educação a distância e semipresencial; Gestão, produção do conhecimento e o letramento; Orientações curriculares para EJA; A educação de jovens e adultos e o mundo do trabalho; A prática docente.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Contexto histórico e social das deficiências. Da exclusão à inclusão: aspectos históricos. O Direito à inclusão. A positivação dos Direitos Humanos na Constituição Federal de 1988. A Política Nacional de Educação Especial na Perspectiva da Educação Inclusiva. A Legislação Educacional Contemporânea: a constituição e a educação como direito. Política pública de inclusão. Diretrizes para a Educação Inclusiva no Brasil. Leis de amparo à pessoa com deficiência. Lei Nº 10.098 – Acessibilidade (2000). Atendimento Educacional.
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Motivação. Escola Psicológica: Teoria Cognitivista. Aprendizagem. Neurociência e linguagem. Neurônios: Propriedades celulares e de rede. Sinapses e sistema sensorial. Tecido nervoso: Sistema nervoso central e periférico. Desenvolvimento do sistema nervoso. Pensamento, linguagem e inteligência. A neurociência e as altas habilidades/superdotação. Meditação e musicoterapia nas fases de vida.Síndromes neurológicas (Síndrome de Down).
  • Carga Horária: 60 horas | Ementa: Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil I; Formação sociocultural do Brasil II; Cultura popular, de massa e pensamento social.

Supervisor Técnico


Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.