Educação Profissional e Tecnológica

Pós-Graduação EAD

Apresentação

O Programa de Especialização Docente em Educação Profissional e Tecnológica busca qualificar os profissionais do ensino, apresentando fundamentações e estratégias que auxiliem na reflexão voltada à prática pedagógica com ênfase na docência do ensino profissional e tecnológico.

Objetivos:
O curso tem como objetivo capacitar profissionais licenciados e bacharéis das diversas áreas do conhecimento no desenvolvimento de habilidades e competências para atuação na docência do ensino profissional e tecnológico. O presente curso visa fomentar a reflexão e qualificação da prática pedagógica, com enfoque no aperfeiçoamento e desenvolvimento profissional e pessoal.

Público-alvo:
Profissionais licenciados ou bacharéis das diversas áreas do conhecimento que desejam atuar como docente em cursos de nível técnico, médio ou médio/técnico, além do Ensino Superior, seja da rede pública ou privada, e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.


Disciplinas

  • Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.
  • Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.
  • Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.
  • Representações sobre a docência; formação profissional reflexiva; competências para ensinar.
  • A disciplina pretende estudar a importância dos meios de comunicação e suas implicações no ambiente escolar. As transformações ocorridas na educação a partir da implementação das novas tecnologias.
  • Conceito, ética e política da avaliação de aprendizagem escolar. Necessidade de avaliação. Modelos e paradigmas sobre a avaliação. LDB (Lei n. 9.394/1996), Plano Nacional de Educação e outras políticas acerca da avaliação. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (SAEB). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (SINAES). Avaliação como elemento do processo institucional. Projeto pedagógico e sua relação com a avaliação. Avaliação docente. Avaliação do currículo escolar. Planejamento, acompanhamento, construção do conhecimento e avaliação. Modelos e funções da avaliação da aprendizagem. Critérios e instrumentos de avaliação. Observação, autoavaliação, pareceres, relatórios, fichas avaliativas, portfólios e outras metodologias avaliativas. Diferenças entre critérios e instrumentos de avaliação. Formas de registro e devolutivas às famílias. Avaliação como momento de aprendizagem, desconstruindo a ideia da avaliação como um fim em si mesma.
  • A proposta básica é refletir sobre a ética e a responsabilidade profissional, funcionando como uma introdução ao tema para pessoas que desejam conhecer as idéias sobre ética e moralidade dentro das profissões.
  • Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.

Diferenciais

  • Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

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