Educação 5.0: Metodologias Ativas, Tecnologias Disruptivas e Inovação Curricular (BNCC)

Pós-Graduação On-line com Aulas Ao Vivo

Apresentação

Como profissionais da Educação, somos desafiados a aprender novas formas de se conectar com as múltiplas possibilidades de ensinar e aprender que o mundo real exige da escola. Neste curso, você vai aprender como usar novos objetos de aprendizagem, como fazer a sala de aula invertida, o que é aprendizagem ativa, como organizar um currículo por competências, a inserção de elementos digitais, a gamificação e experimentar o autêntico Protagonismo do Aluno e sua aprendizagem por Propósito, além de tantos outros elementos que desafiam nosso fazer pedagógico.

Nossa escola é feita de jovens e crianças que tem habilidades diferentes, valores diferentes e muitas formas de aprender, exigindo uma nova conexão entre a função social da escola na ação do ensinar e aprender e a movimentação social que acontece no mundo.

A solução é se aprimorar, é aprender sobre quais os novos desafios para mediar a aprendizagem na Educação Básica e todas as suas variáveis. Por isso, buscamos as maiores referências nacionais e internacionais para fazer parte da equipe de professores do nosso curso de Pós-Graduação e preparamos um curso dinâmico, interativo e atento às melhores metodologias, tecnologias e concepções curriculares praticadas nas Universidades mais inovadoras do mundo, entre elas Harvard (Instituição mais antiga dos EUA e uma das mais prestigiadas do mundo).

Objetivos do curso:
* Ampliar o conhecimento sobre as metodologias ativas de aprendizagem através das técnicas e recursos metodológicos mais inovadores da atualidade, capacitando profissionais do ensino para a Educação 5.0.
* Possibilitar autênticas experiências de aprendizagem que permitam aos profissionais da Educação Básica conectar com as novas possibilidades de ensinar e aprender, desenvolvidas pelas melhores universidades do mundo.
* Aprofundar os conhecimentos sobre aprendizagem por competências na Educação Básica e o perfil do educador contemporâneo frente a BNCC.

Público-alvo: 
Professores, Tutores, Coordenadores, Diretores, Gestores, Supervisores, Orientadores da Educação Básica (Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio).

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas em tempo real semanais + Aulas gravadas.
Materiais digitais das aulas disponíveis para download.
Encontros às quintas-feiras das 19h às 22h, no horário de Brasília.
Início das aulas: 10 de Junho de 2021.



Disciplinas

  • Educação 5.0: o cenário das transformações na educação. O impacto do digital nas transformações no curto e no médio prazo. Inovação disruptiva e modelos disruptivos na educação. Modelos de transformação progressiva: metodologias ativas, modelos híbridos (Blended learning) e online. Ampliando a visão das metodologias ativas: Aprendizagem significativa (Authentic learning); Sala de aula invertida (Flipped classroom). Como acelerar as transformações na educação. A transformação começa pelas pessoas.
  • Peer Instruction: histórico, como elaborar e aplicar um teste conceitual, formas de feedback e interação com os alunos e formas de quebrar a resistência dos alunos. Método Trezentos: visão geral, formação de grupos, definição de funções, elaboração de metas, avaliação, resultados.
  • Conhecimento dos desafios e oportunidades da transformação digital da aprendizagem em um contexto de complexidade e mudanças no cenário educacional. Inovações e tecnologias na aprendizagem. EtTech. Novos Modelos em Educação. Papel da mudança de cultura e mentalidade para uma educação digital. Avaliação de sucesso em tecnologias de aprendizagem.
  • Exploração de diferentes perspectivas de qualificação da educação por meio das tecnologias digitais e em rede. Apresentação das características de cada geração de estudantes, suas formas de aprender e as alternativas tecnológicas adequadas para cada uma. Abordagens de tecnologias de suporte a processos educativos presenciais e on-line para a qualificação de processos educativos híbridos. Exploração de tecnologias mobilizadoras de competências (LMS e redes sociais), tecnologias de aferição de competências (socrative, mentimeter, kahoot, poll), tecnologias de representação do conhecimento (Podcats, Infográficos, E-books) e tecnologias de desenvolvimento cognitivo profundo (programação de computadores e robótica).
  • O uso inteligente de dados para criar uma cultura de investigação colaborativa e melhorar a aprendizagem e o ensino. Preparar, investigar e agir. A atitude docente e o compromisso compartilhado com a ação, avaliação e ajustes; a colaboração intencional; e o foco implacável em evidências.
  • Visão geral das metodologias ativas em grupos e aprendizagem colaborativa, quando aplicar, erros comuns, planejamento, execução e avaliação. As metodologias em grupo serão: PBL - Problem Based Learning; TBL - Team Based Learning; IBL - Inquiry Based Learning; DT - Design Thinking. Aplicando estratégias de Design Thinking; PjBL - Project Based Learning. Aplicando estratégias de PjBL. Desenvolvimento de projetos em PjBL.
  • Compreensão do perfil do Educador Contemporâneo; o Propósito de Ser Educador; análise das competências profissionais elencadas pela Nova Base Comum Curricular (BNCC); reflexão sobre a sociedade do conhecimento e o perfil do educador do século XIX; compreensão das competências socioemocionais exigidas pela nova concepção de educação e de currículo.
  • Desenvolvimento do conceito de aprendizagem por competência e seu arcabouço teórico, atrelada a perspectiva empírica e epistemológica dos desafios do(a) profissional da educação no planejamento, desenvolvimento e avaliação da BNCC. Argumentação sobre a relação do educador contemporâneo para a construção singular humana nos vieses das competências acadêmicas, culturais e socioemocionais.
  • Conceitua a Neuropsicopedagogia como ciência transdisciplinar fundamentada nos conhecimentos das Neurociências aplicada à Educação, com interfaces da Pedagogia e Psicologia Cognitiva e que tem como objeto formal de estudo a relação entre o funcionamento do sistema nervoso e a aprendizagem humana numa perspectiva de reintegração pessoal, social e educacional, de acordo com o Código de Ética da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia – SBNPp. Apresentam-se as bases teóricas e a aplicabilidade dela nos processos formativos em instituições de ensino, inovando na implementação teórica e metodológica da Educação 5.0.

Diferenciais

  • Aprenda e aplique as melhores metodologias de aprendizagem do mundo.

  • Prepare-se para uma experiência disruptiva sobre o conceito de aprendizagem.

  • Aulas com os melhores professores nacionais e internacionais com tradução, incluindo Harvard (Instituição mais antiga dos EUA e uma das mais prestigiadas do mundo).

  • Aulas ao vivo toda semana.

  • Mentoria exclusiva do início ao fim do curso.

  • Inspirado nas melhores Universidades Finlandesas e Americanas.

  • Assista às aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Bônus: Curso Laboratório de Aprendizagem Criativa: A Aplicação e o Desenvolvimento de Novas Metodologias para Desenvolver o Domínio Crítico e Criativo de Tecnologias que Vão Transformar o Mundo, parceria: B-LAB Learning Space.

  • Receba um código de desconto de 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.


Supervisor Técnico


Prof. Msc. Gustavo Hoffmann

Fellow pela Universidade de Harvard (LASPAU), onde estudou Metodologias Ativas de Aprendizagem (Active Learning), Ensino Híbrido (Blended Learning) e Sala de Aula Invertida (Flipped Classroom). É Diretor do Grupo A Educação, responsável por projetos de consultoria no Brasil e na América Latina. Foi Diretor de Inovação e Internacionalização do Grupo Ânima Educação. Foi Diretor Acadêmico e de EaD do Grupo Alis Educacional. Foi Diretor Acadêmico, Diretor de Pós-graduação, Diretor de EaD e Diretor de Negócios da Kroton Educacional. É professor das Universidades Corporativas do SEMESP e da ABMES (Associação Brasileira de Mantenedoras do Ensino Superior). Faz parte do Conselho Editorial do Portal Desafios da Educação. Fez parte do Comitê de Especialistas do Horizon Project - New Media Consortium e faz parte do Comitê Gestor do Consórcio STHEM Brasil, que capacita professores para a utilização de metodologias ativas de aprendizagem. É articulista da Revista Linha Direta. Participou de programas de intercâmbio acadêmico em Stanford, Harvard, MIT, Arizona State University, New York State University, National University of Sinapore e Indian Institute of Technology.

Professora


Profa. Esp. Angelita Fulle

Coordenadora Geral dos Cursos de Neuropsicopedagogia Institucional e Neuropsicopedagogia Clínica do Grupo Educacional CENSUPEG, Instituição Pioneira deste curso no país, desde 2008. Pedagoga com experiência em Educação há 20 anos, tem formação em Neuropsicopedagogia Institucional e Clínica (Faculdade CENSUPEG), experiência como docente no Ensino Básico e Superior, bem como na gestão administrativa e pedagógica de Instituições de Ensino Básico público e privado, Secretaria de Educação e Coordenação Pedagógica de cursos lato-sensu, nas modalidades presenciais e a distância. Possui também especialização na área de Gestão Estratégica em Educação a distância pela Faculdade CENSUPEG, Práticas Multidisciplinares e Gestão Educacional e faz Mestrado em Educação na Linha de Formação de Professores pela UNEATLANTICO/Espanha através da Fundação Universitária Iberoamericana - /Espanha. Atua também como Supervisão Técnica do curso de Graduação em Educação Especial e também no Núcleo de Apoio Neuropsicopedagógico - NANP da Faculdade CENSUPEG.

Professor


Prof. Dr. José Moran

Doutor pela USP, é professor, pesquisador e designer de ecossistemas inovadores na educação com ênfase em valores, metodologias ativas, modelos híbridos, personalização e tecnologias digitais. Foi professor na USP e um dos fundadores do Projeto Escola do Futuro (1989). Implantou e gerenciou programas de Ensino Híbrido e de Educação a Distância. É autor dos livros A educação que desejamos: novos desafios e como chegar lá (Papirus), Metodologias Ativas de Bolso (Editora do Brasil) e coautor dos livros Metodologias Ativas para uma Educação Inovadora (Penso) Novas Tecnologias e Mediação Pedagógica (Papirus) e Educação a Distância: Pontos e Contrapontos (Summus). Suas ideias estão no blog Educação Transformadora.

Professora


Profa. Ph.D Kathryn Parker Boudett

É professora da HGSE (Escola de Educação da Universidade de Harvard) e diretora do programa de Mestrado em Ensino e Aprendizagem da Universidade de Harvard. É Diretora do Data Wise Project, também da HGSE. Sua paixão está em apoiar os educadores a trabalharem juntos de forma eficaz para melhorar o processo de ensino e aprendizagem. Ela lidera institutos, cursos online e um programa de certificação em pesquisa colaborativa de dados. Kathryn Boudett é co-editora do livro Data Wise: um guia passo a passo para usar os resultados da avaliação para melhorar o ensino e a aprendizagem (2013); Data Wise em ação: histórias de escolas usando dados para melhorar o ensino e a aprendizagem (2007); Elementos-chave da prática de observação: Guia e DVD de um facilitador com base em dados (2010), e Meeting Wise: Aproveitando ao máximo o tempo de colaboração para educadores (2014) (todos publicados pela Harvard Education Press). É graduada em economia pela universidade de Yale e Ph.D em Políticas Públicas pela Harvard. É autora do livro Data Wise: Guia para o uso de evidências na educação, publicado em 2020 pela Editora Penso.

Professor


Prof. Ph.D Adriano Canabarro Teixeira

Pós-Doutor em Educação pela UFRGS com apoio do CNPq e, também, Pós-Doutor Sênior CNPq no Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação. Doutor em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS em 2005, período no qual realizou estágio de doutorado na Universidade de Roma Três - Itália. É Professor Titular na Universidade de Passo Fundo onde atua no Programa de Pós-Graduação em Educação - Mestrado e Doutorado - e no Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciências e Matemática - Mestrado e Doutorado -, ambos da Universidade de Passo Fundo. É pesquisador e líder do Grupo de Pesquisa em Cultura Digital na Educação e responsável pelo programa de extensão Mutirão pela Inclusão Digital. É o idealizador dos Seminários Nacionais de Cultura Digital e coordenador das seis primeiras edições. É o idealizador dos projetos Berçário de Hackers, Escola de Hackers, Escola de Hackers Avançada e Academia White Hat da Prefeitura Municipal de Passo Fundo. É líder do Grupo de Educadores Google Passo Fundo, membro da Rede de Inovação para a Educação Brasileira do Centro de Inovação para Educação Brasileira (CIEB), da Rede Nacional de Ciência para Educação e da Rede Brasileira de Aprendizagem Criativa. Sócio-fundador da T&F Educational e CEO de Pesquisa e Criatividade do B-LAB Learning Space. Já realizou conferências TEDx e na Campus Party Brasil.

Professor


Prof. Dr. Ricardo Ramos Fragelli

Por meio de suas pesquisas em novos métodos, técnicas e tecnologias para a Educação, recebeu 11 (onze) Prêmios Nacionais de Instituições como MEC, CAPES, Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED), ABMES e Santander Universidades. Suas metodologias ativas e colaborativas são reconhecidas nacionalmente e utilizadas por milhares de professores de todos os níveis educacionais em todo o País. É Doutor em Ciências Mecânicas pela Universidade de Brasília. É professor Adjunto da UnB (Universidade de Brasília) dos cursos de Engenharia da Faculdade UnB Gama, do Mestrado profissional em Matemática e do Programa de pós-graduação em Design, onde orienta trabalhos na área de Design Educacional.

Professor


Prof. Esp. Thiago Chaer

CEO da Future Education, primeira empresa brasileira com atuação internacional focada em transformação digital da aprendizagem e líder em EdTechs.

Professora


Prof. Dra. Renata Perrenoud

Pesquisadora em Harvard University - Consórcio LASPAU-STHEM; Doutora pela UNESP, dirige a Inovatio Educação; formada em PBL e Engajamento do Estudante por Olin College, Boston, EUA; formada em Empreendedorismo Educacional por Babson College, Boston, EUA; Formação em Metodologias Ativas em Harvard e MIT; Consultora em aprendizagem ativa em diversos projetos no Brasil.

Professora


Profa. Dra. Rita Margarida Toler Russo

Autora das maiores obras em Neuropsicopedagogia no país. Doutora pela Universidade de São Paulo USP (2003). Psicóloga – Pedagoga – Letras. Especializações: Neuropsicologia HC FM-USP; Terapia Cognitiva pelo ITC/SP; Violência Doméstica e Sexual-USP; Neuropsicopedagogia Clínica e Educação Especial Inclusiva Censupeg/SC; Psicopedagogia Clínica e Institucional FEC/SP. Na área clínica tem experiência no atendimento a crianças, adolescentes, adultos e idosos. Atua nas áreas de avaliação, reabilitação e intervenção em Psicologia (TCC), Neuropsicologia, Neuropsicopedagogia e Psicopedagogia. Atua na supervisão clínica dessas áreas. Professora nos cursos de especialização em Terapia Cognitiva Comportamental, Reabilitação Cognitiva, Neuropsicologia e Neuropsicopedagogia. Coordenadora de Cursos de Pós-Graduação de Terapia Cognitiva Comportamental e Reabilitação Cognitiva da Faculdade de CENSUPEG. Experiência em Coordenação de Cursos de Graduação, Pós-Graduação e Livres (Terceira Idade). Coordenação de Projetos de Pesquisa e Extensão nas áreas de Psicologia, Pedagogia, Letras e Comunidade. Na área pedagógica tem experiência em administração escolar, orientação educacional, psicopedagogia institucional, além da docência em educação infantil, ensino fundamental e médio, graduação e pós-graduação.

Professor


Prof. MSc. Rafael Faermann Korman

Visiting-scholar na Harvard Graduate School of Education e doutorando em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - PUCRS, possui mestrado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul - UFRGS (2015) e graduação em Engenharia de Produção pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2010). É Gerente de Processos Organizacionais no Colégio Israelita Brasileiro, de Porto Alegre, onde atua junto às coordenações pedagógicas e à direção analisando indicadores de desempenho para o setor pedagógico, realizando mapeamento de processos educacionais com a utilização de ferramentas de banco de dados e participação na formação dos professores da escola como professor-facilitador em Gestão de Projetos e Processos, Pensamento Sistêmico e Análise de Dados. É co-fundador e diretor da Autonomia Soluções em Educação, atuando principalmente junto a instituições de ensino de Educação Básica, elaborando projetos para desenvolver a autonomia dos estudantes no campo do aprendizado. Além desse serviço, a empresa desenvolve produtos, como Livros, CDs de músicas e Cursos EAD como maneira de permitir a continuidade dos trabalhos que realiza pelos agentes interessados. Tem experiência na área de Educação, Gestão de Projetos, Gestão de Processos e Pensamento Sistêmico em instituições de ensino, tendo direcionado seu trabalho para o estudo e aplicação de modelos de reforma curricular com foco na utilização de metodologias ativas de aprendizagem. Suas pesquisas atualmente estão voltadas para a formação de professores e o uso de dados para direcionar a aprendizagem dos estudantes.

Professora


Profa. Luciana Vitor Cury

Coordenação e implementação de Plano de Formação Continuada sobre Política Curricular e BNCC para redes públicas de ensino. Atuação como formadora sobre a BNCC para professores da rede pública de ensino. Coordenação técnica da reelaboração curricular de rede municipal frente a BNCC. Docente na Faculdade do Educador (FEDUC) nas áreas de Gestão Escolar e Educação Inclusiva. Experiência em Educação, atuando como diretora de escolas pública e especial bem como em projetos de assessoria da implementação das políticas públicas de educação inclusiva. Pedagoga graduada na UNICAMP e com especialização em "Escolarização e Diversidade" pela USP. Faz Mestrado no Programa de Pós-Graduação em Educação -UNICID/SP.

Professor


Prof. Msc. Michel Vicentine Martins

Mestre em Educação, Gestor Escolar e implementador de políticas públicas transdisciplinares e inovadoras para Redes e Sistemas Públicos de Ensino. Atuação como formador para docentes de Redes Municipais e Estadual (SP) da BNCC para gestores e professores. Articulador da prática da BNCC para a Prática, Planejamento e Avaliação dos profissionais da educação. Experiência como docente da Educação Básica e Ensino Superior. Neuropsicopedagogo Clínico (CENSUPEG), Especialista em Alfabetização e Letramento, Licenciado em Educação Musical (UFSCar - SP) e Pedagogo (Faculdade Paulista de Educação e Comunicação). Autor do Livro "A música e o processo educativo - Atos, Cenas e Recortes Pedagógicos" pela editora Loyola e Coautor do livro Reflexões para o Despertar da Consciência Ética.

Professor


Prof. Dr. Filipe Meneguelli Bonone

Doutor em Ciências Neurologia/Neurociências pela Universidade Federal de São Paulo e Mestre em Neurologia Experimental pela Universidade Federal de São Paulo, Professor da Pós-Graduação em Neuropsicopedagogia da Faculdade CENSUPEG, Membro do conselho Técnico da Sociedade Brasileira de Neuropsicopedagogia SBNPp, Palestrante em diversos estados brasileiros com os temas de Neurociências e Educação, Bases Neurobiológicas da Aprendizagem, Desenvolvimento Humano: Transtornos, Síndromes e Potencialidades no âmbito da Aprendizagem, Neuropsicofarmacologia, Neurodesenvolvimento e Janelas de Oportunidade.

Professor


Prof. Esp. Fernando Novais da Silva

Possui certificações em Formação de Professores e em Ensino e Aprendizagem na Educação Superior pela Universidade de Tampere (Finlândia). Educador pelo programa 21st Century Educators from Finland, Active Learning Methods in Theory and in Practice, oferecido pela TAMK University, na Finlândia. Coordenação e direção de projetos relacionados a Educação a Distância e Inovação acadêmica (projetos acadêmicos e estratégicos). É Líder de Formação de Professores do Grupo Censupeg. Entusiasta do uso de Metodologias Ativas de Aprendizagem e de Tecnologias Educacionais, leciona nos cursos de Graduação e Pós-graduação. Congressista no CIAED, 2019, Temática: Aplicação de metodologias ativas em ambientes 100% online. Atuou com a direção das unidades de Faculdade Censupeg em São Fidélis, RJ e Joinville, SC.

Professor


Prof. Dr. Fabrício Bruno Cardoso

Doutor em Ciências Biológicas (Biofísica) na Universidade Federal do Rio de Janeiro (2018). Mestre em Ciência da Motricidade Humana. Atualmente é coordenador do Curso de Educação Física e Líder do Laboratório de Inovações Educacionais e Estudos Neuropsicopedagógicos - LIEENP da Faculdade CENSUPEG; professor convidado da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Autor de mais de 30 trabalhos na área de Neuropsicopedagogia, Neurociências e Educação; duas vezes vencedor do prêmio Dica de mestre categoria Educador no congresso Aprender Criança, um dos maiores congressos de neurociências e educação da América Latina.