Educação e Sociedade

Pós-Graduação EAD

Apresentação

Oferecer aos profissionais da educação e interessados conhecimento sobre o funcionamento da sociedade e sua articulação com o cotidiano do trabalho pedagógico, por meio de fundamentação teórica e de aspectos relativos à aprendizagem e às políticas públicas direcionadas à educação.

Objetivos:
O curso tem como objetivo proporcionar ao profissional envolvido com questões sociais subsídios para a compreensão ampla do funcionamento da sociedade. Apresenta, também, a interface do conteúdo com o trabalho educativo, fornecendo a metodologia do ensino das ciências sociais e as bases para a atuação docente.  

Público-alvo:
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.



Disciplinas

  • Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.
  • Interfaces e mútua dependência das partes que compõem a sociedade. A sociedade agrícola, industrial e pós-industrial. Sociedade agrícola (civilizações grega e romana, cristianismo e ordem feudal) e industrial (sistemas de produção, social e político, capitalismo e socialismo, crise e ruptura). Surgimento e desenvolvimento da globalização. Impacto da Revolução Industrial sobre a economia mundial. Surgimento do capital financeiro. Ordem internacional estabelecida no pós-Segunda Guerra Mundial. Revolução tecnológica e novo ciclo de expansão do capitalismo. Características da sociedade pós-industrial (sentido e rumo das mudanças, conhecimento e velocidade, empreender na nova economia). Crise nas identidades individual e coletiva da humanidade. Sistemas de poder e suas representações. Sociedade brasileira como sistema, sua realidade e suas perspectivas democráticas.
  • Papel da história nas sociedades contemporâneas; história moderna e contemporânea; Iluminismo; Revolução Francesa; práticas sociais que configuram as sociedades atuais; surgimento do capitalismo; movimentos sociais e luta de classes; exploração colonial; formas de política; sociedade e trabalho; Guerra Fria; globalização; neoliberalismo; tecnologia e dominação; arte e sociedade.
  • Conceito, ética e política da avaliação de aprendizagem escolar. Necessidade de avaliação. Modelos e paradigmas sobre a avaliação. LDB (Lei n. 9.394/1996), Plano Nacional de Educação e outras políticas acerca da avaliação. Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb). Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior (Sinaes). Avaliação como elemento do processo institucional. Projeto pedagógico e sua relação com a avaliação. Avaliação docente. Avaliação do currículo escolar. Planejamento, acompanhamento, construção do conhecimento e avaliação. Modelos e funções da avaliação da aprendizagem. Critérios e instrumentos de avaliação. Observação, autoavaliação, pareceres, relatórios, fichas avaliativas, portfólios e outras metodologias avaliativas. Diferenças entre critérios e instrumentos de avaliação. Formas de registro e devolutivas às famílias. Avaliação como momento de aprendizagem, desconstruindo a ideia da avaliação como um fim em si mesma.
  • Reflexão sobre o contexto das transformações que ocorrem nas instituições de ensino; exigência de múltiplas competências, habilidades e atitudes dos professores; relacionamento interpessoal e gestão de conflitos; planejamento estratégico e gerenciamento da carreira profissional; tecnologia a serviço da educação; formação continuada do professor; professor empreendedor.
  • Conceituação de sociedade e de comunidade; homem e vida coletiva; a escola como espaço de viver junto e aprender junto; comunidade, escola e papel do entorno; a violência contra a escola e no seu interior.
  • Sociologia e educação; Sociologia da educação no Brasil; Educação e família; infância e juventude; Escola; Estratificação social; Movimentos sociais; Estado; Profissão docente.
  • Contexto nacional da educação. Cidadania plena, democracia, governabilidade e globalização. LDB – histórico. Os RCNEIs e os PCNs. Perspectivas para a educação e o novo PNE. Avaliação pública na educação.

Diferenciais

  • Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

  • Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.