Educação Inclusiva

Pós-Graduação EAD

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  • Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

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  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

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Protagonismo em Ação

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Apresentação

O curso de especialização docente em Educação Inclusiva apresenta conhecimentos necessários para a atuação e o trabalho pedagógico dentro das escolas e demais organizações de apoio às pessoas com necessidades educacionais especiais. 

Objetivos: 
O objetivo do curso é oferecer subsídios teóricos e metodológicos aos profissionais que atuam na educação, de forma a torná-los aptos a refletir, planejar, executar e avaliar práticas, metodologias e recursos educacionais com foco em Educação Inclusiva, promovendo, assim, a inclusão escolar.

Público-alvo:
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso: 
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.
  • Caracterização dos principais aspectos do currículo escolar inclusivo. Flexibilizações e adaptações necessárias para garantir uma educação inclusiva de qualidade, tendo o estudante como base na construção do currículo. O papel da escola numa gestão democrática para o desenvolvimento curricular, fortalendo relações com a educação especial e a família.Conhecimento teórico e prático do professor, quebrando paradigmas, conhecendo o estudante e inovando nas práticas de ensino. Possibilidades de flexibilização e adaptação curricular para estudantes com deficiências , transtornos específicos de aprendizagem e autistas. A importância do trabalho colaborativo na escola inclusiva para o sucesso do estudante. também aprenderá sobre os atendimentos especializados, salas de recursos multifuncionais e tecnologia assistiva no ensino e aprendizagem.
  • Educação, pedagogia e didática. Didática e tendências pedagógicas. Tendências pedagógicas norteadoras da Didática e sua relação com o processo de organização didático-pedagógica. Pedagogia, heutagogia e andragogia. Planejamento, plano e projeto. Análise e compreensão da ação pedagógica em espaços educativos formais e não formais. Relações interpessoais na sala de aula.
  • Conceito de educação e a diversidade curricular. A formação docente e perspectivas de atuação. Histórico, legislação e as políticas públicas de avaliação nos níveis de ensino. Modalidades de ensino, finalidades, objetivos e características curriculares. Variadas modalidades de ensino e especificidades. O panorama brasileiro da diversidade da educação e as ações para a universalização de acesso à educação.
  • Histórico do sistema Braille no Brasil. O Código Braille na grafia: alfabeto, letras, acento, sinais, pontuação e outros. Disposição do texto braille. Reflexão sobre a Neurociências e abordagem cognitiva da aprendizagem. A estimulação essencial e visual. História do Soroban. Conceitos teóricos e metodológicos sobre o Soroban. Técnicas de cálculos no Soroban. O Ensino da matemática e o Soroban. Conceituação de Orientação e Mobilidade (OM). Aspectos teóricos sobre recursos de Tecnologias Assistivas. Software de acessibilidade e programas de ensino.
  • Aspectos históricos, conceitos, classificação, causas e legislação referentes à deficiência intelectual, física e psicomotora. Prática pedagógica com alunos com deficiência intelectual e/ou deficiência física. Inclusão escolar e acessibilidade de crianças com deficiência. Adaptações curriculares e procedimentos de ensino. Políticas públicas referentes à educação especial no Brasil.
  • A escolarização do aluno com deficiência intelectual na perspectiva histórico-cultural; adaptação curricular e práticas pedagógicas; afetividade e sociabilidade na aprendizagem de alunos com deficiência intelectual; avaliação da aprendizagem; a relação escola-família.
  • Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.