Educação para a Infância: Educação Infantil e Anos Iniciais do Ensino Fundamental

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso de pós-graduação educação para a infância: educação infantil e anos iniciais do ensino fundamental forma profissionais que compreendem a importância das práticas pedagógicas desenvolvidas com crianças de 0 a 10 anos de idade. Ao concluir o curso, os profissionais estarão aptos a atuar de forma especializada com a educação infantil e com os anos iniciais do ensino fundamental.

Objetivos:
Especializar profissionais para a docência da infância, por meio de uma formação reflexiva e crítica sobre a infância na contemporaneidade, tendo como destaque o aprofundamento dos estudos sobre a aprendizagem e o desenvolvimento integral de crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

- Proporcionar conhecimentos atualizados sobre a educação para a infância, levando em conta as novas tendências educacionais.

- Apresentar um estudo de especialização fundamentado nas normativas da Base Nacional Comum Curricular.

- Apresentar metodologias e práticas pedagógicas inovadoras, que atendam às características e às necessidades educacionais das crianças nos dias atuais.

- Aprofundar os estudos acerca do processo avaliativo educacional de crianças da educação infantil e dos anos iniciais do ensino fundamental.

- Reconhecer a importância da continuidade da educação infantil para o ensino fundamental.

Público-Alvo:
Graduados em pedagogia e áreas afins que pretendam aprofundar seus conhecimentos sobre a educação para a infância.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG, com certeza foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Por aqui, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Você vai Aprender

  • Relação entre o processo de desenvolvimento e da aprendizagem. Desenvolvimento biopsicossocial, cognitivo e motor desde o nascimento até os 11 anos de idade. Desenvolvimento humano como um processo integral de todas as estruturas do conhecimento. Aprendizagem e relações sociais. Aprendizado como um processo contínuo.
  • Aprendizagem humana. Principais correntes teóricas e principais pesquisadores da psicologia da educação (inatismo, empirismo e construtivismo). Teorias da aprendizagem e processos de ensino e aprendizagem. Aprendizagem social sob a lente da teoria social cognitiva.
  • O lúdico e a brincadeira. Conceitos de ludicidade e brincar. Relações entre o lúdico e a vida adulta. Brincadeiras como elemento fundamental para o desenvolvimento humano. Ludicidade e sua importância no processo de ensino e aprendizagem.
  • Estrutura da BNCC e sua relação com a formação dos currículos. Organização das etapas de um currículo a partir da BNCC. Elaboração de um currículo para a educação infantil, na contemporaneidade, a partir da BNCC. Debate sobre um currículo nacional no campo da política educacional curricular. Pontos positivos e negativos da implementação de um currículo nacional. Trajetória da política educacional até os dias atuais.
  • Brincadeira como uma das mais potentes linguagens da criança. Importância da brincadeira no desenvolvimento integral das crianças. Brincar como fundamental no desenvolvimento das relações interpessoais. A importância do brincar na educação infantil. Brinquedos mais utilizados com crianças de 0 a 5 anos de idade.
  • Políticas públicas relacionadas à educação inclusiva na educação infantil. Necessidade de uma relação dialética entre a pedagogia e as políticas de inclusão. Importância da interação entre a escola e a família. Participação da família na educação inclusiva. Critérios de escolha da escola pela família. Elaboração de uma proposta de educação inclusiva para aluno com deficiência. Vários aspectos que caracterizam a proposta de educação inclusiva. Características das crianças superdotadas e suas necessidades educacionais especiais.
  • Escrita e a oralidade. Análise da oralidade em textos literários. Relação da linguagem com seu contexto de produção. Papel dos adultos no desenvolvimento da linguagem oral da criança. Práticas que desenvolvem a linguagem oral, leitura e escrita de crianças da educação infantil. Prática oral da linguagem como instrumento de transformação e desenvolvimento da consciência. Uso do texto e da leitura nas suas diferentes funções e contextos. Significado da escrita e da leitura nas suas múltiplas funções.
  • Movimentos e a expressão corporal na educação infantil por meio da brincadeira das crianças. Corpo como importante ferramenta nas brincadeiras e aprendizagem da criança. Emoções expressas nas brincadeiras por meio das expressões corporais. Ludicidade nas diferentes manifestações artísticas das crianças. Produções artísticas aos diferentes contextos de produção. A estrutura da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Campos de experiência em arte para a educação infantil e as dimensões em arte no ensino fundamental. Unidades temáticas, objetos de conhecimento, competências e habilidades para o ensino das artes na infância.
  • Utilização de marcas próprias das crianças em textos matemáticos e os significados que atribuem a elas. Importância de se explorar as ferramentas simbólicas da matemática por meio do brincar. Marcas informais para a matemática escrita padrão. Objetivos da educação matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Conteúdos fundamentais para o ensino de matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental. Principais orientações didáticas para o ensino de matemática na educação infantil e nos anos iniciais do ensino fundamental.
  • Autoestima, autoconceito e interação como aspectos de promoção da aprendizagem. Práticas pedagógicas promotoras da autoestima, do autoconceito e da interação das crianças. Aprendizagem significativa e a globalização. Marco legal, objetivos e organização do ensino fundamental de 9 anos. Principais características do ensino fundamental na Base Nacional Comum Curricular (BNCC). Diferentes tipos de planejamento. Funções do planejamento na educação infantil.
  • Documentação pedagógica na educação infantil. Importância das observações, da escuta e dos registros do professor para a qualificação do trabalho na educação infantil. Diversas possibilidades de registros que o professor pode utilizar para compor a documentação pedagógica. Avaliação como parte integrante do processo de ensino e aprendizagem. Avaliação da alfabetização como um instrumento fundamental na qualificação desse processo. Avaliação e prática pedagógica desenvolvida pelo processo de alfabetização e letramento. Métodos de avaliação em diferentes contextos.
  • Continuidade da educação infantil para o ensino fundamental. Práticas pedagógicas no ensino fundamental que asseguram as principais características da infância. Articulação das práticas pedagógicas entre docentes da educação infantil e do ensino fundamental. Por que a criança que sai da educação infantil é a mesma que ingressa no ensino fundamental. Garantia dos direitos fundamentais da infância que devem ser preservados no processo alfabetizador. Importância da continuidade do brincar nos primeiros anos do ensino fundamental.
Carregando professores...