Empreendedorismo

Graduação EAD

Apresentação

O Curso Superior de Tecnólogo em Empreendedorismo na modalidade EAD para a Faculdade CENSUPEG tem como principal objetivo “constituir profissionais competentes em construir e reconstruir o conhecimentos aptos para analisar as oportunidades e as necessidades sociais, contribuindo e construindo soluções a fim de facilitar e gerar segurança na tomada de decisões no que tange ao planejamento e definições de negócios, utilizando o que há de melhor das novas tecnologias, atuando com princípios éticos e promovendo o desenvolvimento humano, inspirando pessoas a melhorarem suas vidas e o mundo onde vivem”. 

Deste modo, aderindo a esta nova modalidade, a Faculdade Censupeg terá o importante papel de fornecer a este profissional, que busca sua diplomação nesta área, qualidade de ensino junto à inovação e praticidade do EAD.

O profissional de Empreendedorismo deverá adquirir através de sua formação competências necessárias para atuar em diferentes áreas, podendo assumir a gestão ou consultoria de instituições públicas ou privadas, na medida que as relações sociais se tornam mais complexas, o espaço de atuação para profissionais dessa área se expande significativamente. Nesse sentido, abre-se uma imensa gama de possibilidades profissionais aos egressos do curso de Empreendedorismo. 

Grau Acadêmico:
Tecnólogo em Nível Superior.

Mercado de Trabalho:
Empreendedorismo (Criação de Negócio Próprio), Empreendedorismo Corporativo (Intraempreendedorismo), Franchising, Empreendedorismo Social e Consultoria.

Disciplinas

  • Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/interação.
  • História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
  • Liderança em contextos organizacionais; Liderança; Desenvolvimento de líderes; Habilidades de liderança; O papel da liderança; Coaching na contemporaneidade; Processo de coaching; Coaching de equipes; Coaching: preparação, implementação e acompanhamento; Gestão de pessoas e organização; Resultados do planejamento estratégico em gestão de pessoas; A moderna gestão de pessoas: objetivos e os seis processos gerenciais.
  • Introdução à Administração; Teoria da Administração Científica; Teoria Clássica da Administração; Teoria das Relações Humanas; Teoria Neoclássica da Administração; Administração por Objetivos – APO; Teoria Comportamental; Teoria da Contingência Estrutural; Teoria do Desenvolvimento Organizacional; Teoria Estruturalista; Teoria Sistêmica; Teoria Cibernética da Administração.
  • Por que uma disciplina de Projeto? Como acontece a disciplina de Projeto? Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perspectivas pessoais e profissionais; Convivência Social. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores. 
  • A empresa como sistema e seu ambiente; Ambiente organizacional da controladoria; Cenários mercadológicos; As evidencias físicas e o cenário de serviços; Técnicas e métodos de elaboração de cenários; Teoria do ambiente organizacional; Análise de SWOT; Análise do ambiente externo; Análise do ambiente interno; Empresa Start-up; Metodologia Start-up; Start-up e tecnologias.
  • Motivadores e inibidores do empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo. Perfil e comportamento empreendedores. Tipos de inovação. Modelagem do negócio. Desenvolvendo modelos de negócios. Canvas. Pitch. Tendências de mercado nacional e internacional. Empreendedorismo social: contexto. Apresentações de iniciativas sociais de alto impacto. Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas.
  • Estratégias de vendas; Análises das características de cada mercado; Evolução da estratégia empresarial; Referenciais estratégicos; Alinhamento dos interesses; O macro ambiente da empresa; Análise administrativa: análise de processos; Referenciais estratégicos no plano de negócios; Valores organizacionais; O plano de ação (5W2H); O processo de tomada da decisão; Implementação e controle da estratégia.
  • O que é um estudo de caso? Contextualização e definição de estratégias e cenários para empreender; Atual cenário econômico do país; Atual cenário econômico das empresas; Pontos fortes, pontos fracos, oportunidades e ameaças; Ambiente interno e externo das empresas; Objetivos empresariais; Gerenciamento de empresas em um ambiente globalizado; Métodos e técnicas do desenvolvimento empresarial; Técnicas de identificação e aproveitamento de oportunidades.
  • Estruturas de Mercado; Noções de Microeconomia; Microeconomia e Macroeconomia: diferenças; Entendendo o mundo das Micro e Pequenas Empresas; Análise de Demonstrações Contábeis; Planejamento e controle econômico financeiro; Planejamento do desempenho financeiro futuro; Análise de projeto; Modelo de decisão sobre investimentos; Ferramentas de gerenciamento; Administração do crescimento; As estratégias de enfrentamento da crise no contexto atual.
  • Marketing integrado e modelos de negócio; Dimensionamento de Mercados; Conceitos, evolução e perspectivas do marketing; Definindo o comportamento do consumidor, sua importância e implicações para o marketing; Marketing: a força motora na moderna economia global; Planejamento mercadológico: objetivos e características; comércio eletrônico; Potencial de mercado do comércio eletrônico; Marketing nas Redes Sociais; Relacionamento com o cliente; Plano de marketing.
  • O empreendedorismo e a mentalidade empreendedora; Autoconhecimento e coaching para propósito; Desempenho, Competências Essenciais e Produtividade; Motivação, engajamento e comprometimento; Formas de entradas - Criar uma nova empresa; A Atividade empreendedora e as micro e pequenas empresas; Atuação profissional e intervenções empreendedoras; Empreendedorismo social; Empreendedorismo corporativo; Fontes de capital; Identificação e análise de oportunidades nacionais e internacionais; O perfil do profissional 4.0.
  • Reflexos Atuais na Nova Economia; Identificando as necessidades do Consumidor; Direitos Básicos do Consumidor; Fatores Sociais que Influenciam o Comportamento do Consumidor; Perfil do consumo virtual; O Comércio Eletrônico; E-business e Comércio Eletrônico; Nota Fiscal Eletronica - Nfe; Estratégias e aplicações do comércio eletrônico; AS TENDÊNCIAS ATUAIS DO MERCADO; Globalização; Alterações econômicas relacionadas à globalização.
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
  • Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas; Inovação nos diferentes setores do mercado; Organizações inovadoras; Incubadoras, parques tecnológicos; O papel da inovação tecnológica no sucesso de multinacionais brasileiras no exterior; Modelos organizacionais para inovação; Conhecimento e crítica; Inteligência Competitiva; Exemplos e experiências. Fronteiras do conhecimento; Como ingressar no mercado; Plano financeiro; Plano de negócio: criando e dando início ao empreendimento.
  • Criatividade e a ideia da empresa; Criatividade e Inovação nas Organizações; CRIATIVIDADE E ESPONTANEIDADE: UM ESTÍMULO NECESSÁRIO; Criatividade e criação; CULTURA E IDENTIDADE BRASILEIRAS; Estudos culturais; Globalização e Cibercultura; Os riscos e oportunidades (Matriz de Risco (MR) e Matriz de Oportunidades (MO); A proteção da ideia e outras questões legais para o empreendedor; Inovação para competir e crescer; Estruturas que inspiram a inovação; Administração da Inovação e Mudança.
  • Conceitos de ciência, tecnologia e inovação; Inovação tecnológica - informações tecnológicas; Inovação e Tecnologia; Inovações radicais, incrementais e disruptivas; Inovação e tecnologia; Indústria 4.0: histórico e conceitos; Impulsionadores da indústria 4.0: categoria digital; Desafios e oportunidades da indústria 4.0 no Brasil; Introdução à Sistemas de Informação; A Ciência e a Tecnologia em Tempos de Incerteza; Inovação tecnológica, sistemas nacionais de inovação e estímulos governamentais; Estímulos e fomento a inovação no Brasil e indicadores de inovação.
  • Redes de conhecimento; Informação e conhecimento; Conhecimento e Organizações; Redes de comunicação das organizações; Conhecimento e Inovação; A gestão do conhecimento organizacional; Principais desafios para a gestão do conhecimento; Gestão de Pessoas: cenários e tendências; Ferramentas para medição do conhecimento; Compartilhamento de conhecimento organizacional; Aprendizagem significativa/Do conhecimento cotidiano ao conhecimento científico; A formulação estratégica do conhecimento.
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
  • Para que serve o inglês instrumental? Noções do verbo em inglês; A pronúncia do passado dos verbos regulares e irregulares; Gramática: pronouns, presente tense, comparative and superlative, can(abilities), there to be; Atividades pré-textuais; Linguagem formal x linguagem informal; Redação de parágrafos e e-mails; O uso correto do dicionário na leitura de textos; Deduzindo o significado das palavras; Transparências (palavras cognatas); Técnica de scanning; Dicas para a leitura de textos em inglês.
  • Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas; História de Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; LIBRAS; Comunidade, Cultura e identidade surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
  • Sistema Financeiro Nacional e seus Órgãos Deliberativos e Normativos. Mercado Financeiro e Fintechs. Valores Mobiliários: Ações, Debêntures, Bônus de Subscrição, Notas Promissórias e Letra Financeira. Mercado de Ações: Mercado a Vista, Mercado a Termo, Mercado de Opções. Oferta Pública: Motivação e Objetivos da Abertura de Capital. Valor de Mercado das Empresas. Governança Corporativa. Investimentos, Estratégia e Lucros Econômicos. Relação Risco e Retorno. Otimização de Risco e Retorno. Análise de Risco em Decisões de Investimento I. Análise de Risco em Decisões de Investimento II.
  • Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil I; Formação sociocultural do Brasil II; Cultura popular, de massa e pensamento social.
  • O que é estatística; Organização de dados: tabelas e gráficos; Medidas de posição: Média, mediana e moda; Distribuição de Probabilidade: Binomial e Poisson; Teoria da Amostragem; Tipos de amostragem; Estimação de Parâmetros; Propriedade dos Estimadores; Níveis de Confiança; Testes de Hipóteses Paramétricos; Testes relativos a média e a proporções (grandes e pequenas amostras)

Diferenciais

  • Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00.

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos.

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho.

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo


Coordenadora Técnica


Profa. Dra. Dayla Karolina Fossile

Doutora em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora do Núcleo de Gestão Faculdade CENSUPEG. Atuou por 10 anos em uma Sociedade Anônima do segmento portuário nas áreas contábil, financeira e fiscal. Possui experiência com pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria contábil, controladoria, indicadores de desempenho, melhoria contínua e gestão de eficiência energética.