Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aulas presenciais com simulações realísticas em sala de aula

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curso ministrado por professores Enfermeiros (as) Mestres e Doutores que são referências em suas respectivas áreas no Brasil;

  • Titulação de Enfermeiro (a) Cardiologista e Hemodinâmica na sua carteira do COREN após envio de documento para o órgão;

  • Seguindo as portarias vigente, permite o Enfermeiro (a) a assumir concursos públicos, onde nos editais solicita titulação de pós-graduação em Cardiologia.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso trabalha no desenvolvimento de competências que instrumentalizem o Enfermeiro (a) Cardiologista buscando fortalecer sua prática para atuação na assistência integral em unidades cardiológicas e hemodinâmicas com pacientes de alto risco baseado nas Evidências Científicas atuais, considerando os preceitos éticos e legais da profissão.  A alta complexidade dos pacientes com doenças cardiovasculares, exige que o enfermeiro para atuar no atendimento destes pacientes, saiba ter uma visão sistêmica do processo de cuidado destes pacientes, proporcionando assim uma melhor qualidade de atendimento. Frente está necessidade, a Faculdade Censupeg elaborou este curso onde o discente irá desenvolver a habilidade na gestão de serviços de cardiologia, atendimento as diversas doenças cardiovasculares em serviço de hemodinâmica.                                                                                            Durante a formação o (a) enfermeiro (a) irá realizar práticas em sala de aula como intepretação de exames laboratoriais, manutenção de vias aérea, passagem de máscara laríngea, entre outras práticas, todos em simuladores realísticos.
O curso de Enfermagem em
Cardiologia e Hemodinâmica oferecido pela Faculdade CENSUPEG tem diversas turmas formadas e em andamento por todo território Nacional, oportunizando Enfermeiros e Enfermeiras de forma prática as competências necessárias para exercer com qualidade e segurança a função de Enfermeiro (a) Cardiologista.

Objetivo do Curso:                                                        
* Promover o aprofundamento de conhecimentos na Enfermagem em Cardiologia e na Hemodinâmica, favorecendo uma reflexão crítica sobre o papel do Enfermeiro (a) e sua atuação como agente de mudança na equipe multidisciplinar. 
* Desenvolver conhecimentos específicos para o cuidado clínico e cirúrgico e, para tanto, possuir conhecimentos específicos e atualizados baseados em evidencias científicas sólidas. 
* Qualificar profissionais, proporcionando recursos teóricos e práticos para o planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem ao paciente com doenças cardiovasculares;
*Instrumentalizar o profissional para a realização de procedimentos de alta complexidade em pacientes críticos, bem como reconhecer as necessidades de atuação;
*Desenvolver a habilidade de manejo com equipamentos e procedimentos tecnológicos inerentes à terapia do paciente crítico;
*Propiciar subsídios para a atuação multidisciplinar em enfermagem.

Público-Alvo:
Graduados em Enfermagem.

Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Alda Derenievicki

Aluna de Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

O curso superou minhas expectativas, a matriz curricular é muito interessante, os professores são parceiros, atenciosos, são verdadeiros mestres em suas áreas de conhecimento.

Silvana Aparecida de Souza

Aluna de Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Tive uma experiência muito positiva no curso pela alta qualidade de todos os professores, percebi também que o calendário foi flexibilizado para que pudéssemos conciliar o trabalho e o estudo, a coordenação do curso é acessível e muito atuante.

Sandra Kunzel Carvalho

Aluna de Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Os profissionais e professores da Faculdade CENSUPEG são muito capacitados, conheci muitas pessoas maravilhosas na minha jornada acadêmica. Aqui, cuidam de nós até mesmo após o término do curso.

Disciplinas

  • A disciplina enfoca na ética e na bioética e seus princípios, desvelando os dilemas ético-legais que permeiam a Lei do exercício profissional e o Código de Ética de Enfermagem.
  • A disciplina enfoca o processo gerencial, as condições de trabalho na enfermagem, o dimensionamento de pessoal, a gestão de pessoas, a supervisão, a liderança, a gestão de qualidade, a auditoria e as mudanças em enfermagem como meios para desenvolver a gerencia em Enfermagem
  • A disciplina estuda a trajetória das Infecções relacionadas a assistência à saúde no Brasil e as atuais Portarias do Ministério da Saúde que normatiza as condutas referentes à prevenção e controle dessas infecções e as boas práticas em saúde. Compreende ainda, os aspectos preventivos e fatores de risco associados às Infecções e as interferências que a CCIH exerce na qualidade do serviço de enfermagem, infere na conscientização das boas práticas de biossegurança em todos os procedimentos de trabalho nos serviços de cardiologia e hemodinâmica.
  • A disciplina proporciona ao aluno resgatar e estudar as estruturas anatômicas do sistema circulatório, as relações anatômicas do coração e dos vasos sanguíneos no corpo humano e as características gerais dos tecidos cardíaco e vascular em associação ás alterações e com os sinais e sintomas predominantes no paciente com problemas cardiovasculares. Abordagem do ciclo cardíaco. Aspectos do envelhecimento relacionados à cardiologia.
  • A disciplina enfoca nos estudos em Patologia Humana relacionadas ao sistema cardiovascular, propicia a compreensão dos conceitos relacionados às diversas etiologias e suas implicações morfofisiológicas das doenças cardíacas.
  • A disciplina enfoca no reconhecimento e assistência de enfermagem ao paciente frente às emergências cardiocirculatórias.
  • A disciplina enfoca no reconhecimento e assistência de enfermagem ao paciente frente ao acidente vascular encefálico e da dissecção aórtica.
  • A disciplina enfoca a interpretação dos principais exames laboratoriais utilizados nos serviços de assistência cardiológica e em hemodinâmica e dos fundamentos da eletrocardiografia, padrões de registros e as suas derivações.
  • A disciplina aborda os conhecimentos da evolução tecnológica na área da saúde e enfoca a assistência ventilatória ao cliente clinicamente crítico.
  • A disciplina proporciona ao estudante o desenvolvimento de habilidades combinadas nas dimensões cognitivas, interpessoais, técnicas e éticas para a realização assistência de enfermagem no atendimento a parada cardiorrespiratória segunda a atualização da American Heart Association.
  • Enfoca na habilidade do enfermeiro para a aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, com enfoque principalmente na utilização dos diagnósticos da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), intervenções da Nursing Interventions Classification (NIC) e Nursing Outcomes Classification (NOC) aplicados por meio de estudos de caso de pacientes com problemas cardiovasculares.
  • A disciplina aborda os procedimentos e a atuação da enfermagem dentro do setor da hemodinâmica para uma assistência segura.
  • A disciplina aborda os princípios da circulação extracorpórea e a atuação da enfermagem junto ao procedimento cardio-cirúrgico, as intervenções de emergência durante a circulação extracorpórea e o processo de enfermagem perioperatório.
  • A disciplina estuda casos práticos e a realização passo a passo de exames cardiológicos, visando conhecer a fundo o funcionamento dos exames de diagnóstico em hemodinâmica. Analisa os benefícios do estudo hemodinâmico no paciente, bem como a ação do enfermeiro neste contexto, sustentada pela prática baseada em evidências. Apresentação e desenvolvimento dos tipos de procedimentos e diagnósticos.
  • A disciplina aborda os cuidados com os materiais utilizados no trabalha com a hemodinâmica para efetuar o manejo de maneira adequada. A partir desses conhecimentos, estuda os medicamentos possíveis ou não de se usar em pacientes em tratamento cardiológico pós exames, analisando casos práticos. Conhecer pesquisas na área que referenciam a atuação do enfermeiro neste contexto.
  • Capacidade de se comunicar de forma eficaz. Habilidades de Liderança. Capacidade de gerenciamento do tempo. Habilidades de trabalho em equipe. Gestão de processos de qualidade. Desenvolvimento Profissional. Desenvolvimento de líderes. Conceito de hospital. Tarefas e habilidades do administrador hospitalar. Funções e problemas enfrentados pelo administrador hospitalar.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.

(**) Disciplinas onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial.

(***) O Módulo opcional estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso e aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.

Coordenador Técnico


Prof. Enfº Nelson Augusto Mendes

Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho, Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial, Especialista por Notório Saber em Enfermagem Aeroespacial pela ABRAERO, Mestrando em Engenharia Biomédica pela UTFPR, Coordenador do SAMU da Região Metropolitana de Curitiba, Professor de Pós-graduação em Enfermagem e Medicina Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo na Faculdade Censupeg e Coordenador de Pós-graduação da Faculdade Censupeg.


Professora


Enfª Fabiana Brum Haag

Graduada em Enfermagem - Mestrado em Enfermagem Doutorado em Ciências da Saúde Vasta experiência em urgência e emergência intra-hospitalar, terapia intensiva, cardiologia e docente de nível superior Pesquisadora clínica com ênfase em distúrbios da função cardiovascular e fatores de risco cardiovascular.


Professora


Enfº Neiva Prestes

Graduada em Bacharel Em Enfermagem UPF Especialista em Terapia Intensiva Especialista em Gestão Hospitalar Formação em Coaching e Líder Coach - Escola de Coaching Express Condor Blanco Internacional Possui vasta experiência em Urgência e Emergência Intra-hospitalar, Terapia Intensiva, Cardiologia, Hemodinâmica e Gestão em Serviços de Saúde sendo diretora de uma grande hospital do Oeste Catarinense por mais de 10 anos.


Professora


Enfª Larissa Marcondes

Graduada em Enfermagem – UEPG Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente, na modalidade residência - Faculdades Pequeno Príncipe. Especialista em Oncologia e Cuidados Paliativos - Universidade Positivo Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência – Censupeg Mestrado em Enfermagem – UFPR Doutoranda em Enfermagem – UFPR Supervisora de Enfermagem do Hospital Erasto Gaertner Professora Adjunta do Centro Universitário Santa Cruz.


Professora


Enfª Bruna Nadaletti de Araújo

Graduação em Enfermagem - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Especialização em Terapia Intensiva - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Especialização em Saúde e Segurança do Trabalho – UNIASSELVI Mestrado em Educação - Universidade de Passo Fundo Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí Docente do Curso de Graduação em Enfermagem Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí Ampla experiência na área de Terapia Intensiva, Cuidados Paliativos, Oncologia, Gestão Hospitalar e Docência Universitária. no adulto.


Professora


Enfº Emerson dos Santos Duarte Mafia

Graduado em Enfermeiro - Univale Especialista em Saúde da Família - Uniredentor Larga experiência em Terapia Intensiva, Paciente Críticos, Emergência, Gestão e Docência Universitária. Discente do curso de medicina.


Professora


Enfª Letycia Sardinha Peixoto Manhães

Graduada em Enfermagem – UNESA Especialista em Cuidados Intensivos em Enfermagem- UNESA Especialista em modalidade Residência em Clínica e Cirúrgica Geral UNIRIO Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde- UFF/EEAAC Doutora em Ciências do Cuidado em Saúde - UFF/EEAAC Enfermeira no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Ferreira Machado - Referência Norte Fluminense em Traumatologia / Campos dos Goytacazes -RJ Enfermeiro da Rede Federal De Educação Tecnológica do Instituto Federal Fluminense Experiência em Terapia Intensiva Pediátrica Expertise em Terapia Intensiva Adulto, Cuidados ao Pacientes Críticos , Docência universitária e Gestão Acadêmica e Assistencial.


Professora


Enfº Belchior Gomes Barreto Neto

Graduado em Enfermagem - UFRJ Especialista em enfermagem intensiva - Universidade Federal Fluminense, Mestrado em enfermagem - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Enfermeiro Intensivista do Instituto Nacional de Câncer- INCA Enfermeiro da Unidade Coronariana do Instituto Nacional de Cardiologia – INC Membro do departamento de enfermagem da SOTIERJ