Enfermagem em Cardiologia e Hemodinâmica

Pós-Graduação Presencial

Apresentação

O curso trabalha no desenvolvimento de competências que instrumentalizem o Enfermeiro (a) Cardiologista buscando fortalecer sua prática para atuação na assistência integral em unidades cardiológicas e hemodinâmicas com pacientes de alto risco baseado nas Evidências Científicas atuais, considerando os preceitos éticos e legais da profissão.  A alta complexidade dos pacientes com doenças cardiovasculares, exige que o enfermeiro para atuar no atendimento destes pacientes, saiba ter uma visão sistêmica do processo de cuidado destes pacientes, proporcionando assim uma melhor qualidade de atendimento. Frente está necessidade, a Faculdade Censupeg elaborou este curso onde o discente irá desenvolver a habilidade na gestão de serviços de cardiologia, atendimento as diversas doenças cardiovasculares em serviço de hemodinâmica.                                                                                            Durante a formação o (a) enfermeiro (a) irá realizar práticas em sala de aula como intepretação de exames laboratoriais, manutenção de vias aérea, passagem de máscara laríngea, entre outras práticas, todos em simuladores realísticos.
O curso de Enfermagem em
Cardiologia e Hemodinâmica oferecido pela Faculdade CENSUPEG tem diversas turmas formadas e em andamento por todo território Nacional, oportunizando Enfermeiros e Enfermeiras de forma prática as competências necessárias para exercer com qualidade e segurança a função de Enfermeiro (a) Cardiologista.

Objetivo do Curso:                                                        
* Promover o aprofundamento de conhecimentos na Enfermagem em Cardiologia e na Hemodinâmica, favorecendo uma reflexão crítica sobre o papel do Enfermeiro (a) e sua atuação como agente de mudança na equipe multidisciplinar. 
* Desenvolver conhecimentos específicos para o cuidado clínico e cirúrgico e, para tanto, possuir conhecimentos específicos e atualizados baseados em evidencias científicas sólidas. 
* Qualificar profissionais, proporcionando recursos teóricos e práticos para o planejamento, implementação e avaliação da assistência de enfermagem ao paciente com doenças cardiovasculares;
*Instrumentalizar o profissional para a realização de procedimentos de alta complexidade em pacientes críticos, bem como reconhecer as necessidades de atuação;
*Desenvolver a habilidade de manejo com equipamentos e procedimentos tecnológicos inerentes à terapia do paciente crítico;
*Propiciar subsídios para a atuação multidisciplinar em enfermagem.

Público-Alvo:
Graduados em Enfermagem.

Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 



Disciplinas

  • A disciplina enfoca na ética e na bioética e seus princípios, desvelando os dilemas ético-legais que permeiam a Lei do exercício profissional e o Código de Ética de Enfermagem.
  • A disciplina enfoca o processo gerencial, as condições de trabalho na enfermagem, o dimensionamento de pessoal, a gestão de pessoas, a supervisão, a liderança, a gestão de qualidade, a auditoria e as mudanças em enfermagem como meios para desenvolver a gerencia em Enfermagem
  • A disciplina estuda a trajetória das Infecções relacionadas a assistência à saúde no Brasil e as atuais Portarias do Ministério da Saúde que normatiza as condutas referentes à prevenção e controle dessas infecções e as boas práticas em saúde. Compreende ainda, os aspectos preventivos e fatores de risco associados às Infecções e as interferências que a CCIH exerce na qualidade do serviço de enfermagem, infere na conscientização das boas práticas de biossegurança em todos os procedimentos de trabalho nos serviços de cardiologia e hemodinâmica.
  • A disciplina proporciona ao aluno resgatar e estudar as estruturas anatômicas do sistema circulatório, as relações anatômicas do coração e dos vasos sanguíneos no corpo humano e as características gerais dos tecidos cardíaco e vascular em associação ás alterações e com os sinais e sintomas predominantes no paciente com problemas cardiovasculares. Abordagem do ciclo cardíaco. Aspectos do envelhecimento relacionados à cardiologia.
  • A disciplina enfoca nos estudos em Patologia Humana relacionadas ao sistema cardiovascular, propicia a compreensão dos conceitos relacionados às diversas etiologias e suas implicações morfofisiológicas das doenças cardíacas.
  • A disciplina enfoca no reconhecimento e assistência de enfermagem ao paciente frente às emergências cardiocirculatórias.
  • A disciplina enfoca no reconhecimento e assistência de enfermagem ao paciente frente ao acidente vascular encefálico e da dissecção aórtica.
  • A disciplina enfoca a interpretação dos principais exames laboratoriais utilizados nos serviços de assistência cardiológica e em hemodinâmica e dos fundamentos da eletrocardiografia, padrões de registros e as suas derivações.
  • A disciplina aborda os conhecimentos da evolução tecnológica na área da saúde e enfoca a assistência ventilatória ao cliente clinicamente crítico.
  • A disciplina proporciona ao estudante o desenvolvimento de habilidades combinadas nas dimensões cognitivas, interpessoais, técnicas e éticas para a realização assistência de enfermagem no atendimento a parada cardiorrespiratória segunda a atualização da American Heart Association.
  • Enfoca na habilidade do enfermeiro para a aplicação da Sistematização da Assistência de Enfermagem, com enfoque principalmente na utilização dos diagnósticos da North American Nursing Diagnosis Association (NANDA), intervenções da Nursing Interventions Classification (NIC) e Nursing Outcomes Classification (NOC) aplicados por meio de estudos de caso de pacientes com problemas cardiovasculares.
  • A disciplina aborda os procedimentos e a atuação da enfermagem dentro do setor da hemodinâmica para uma assistência segura.
  • A disciplina aborda os princípios da circulação extracorpórea e a atuação da enfermagem junto ao procedimento cardio-cirúrgico, as intervenções de emergência durante a circulação extracorpórea e o processo de enfermagem perioperatório.
  • A disciplina estuda casos práticos e a realização passo a passo de exames cardiológicos, visando conhecer a fundo o funcionamento dos exames de diagnóstico em hemodinâmica. Analisa os benefícios do estudo hemodinâmico no paciente, bem como a ação do enfermeiro neste contexto, sustentada pela prática baseada em evidências. Apresentação e desenvolvimento dos tipos de procedimentos e diagnósticos.
  • A disciplina aborda os cuidados com os materiais utilizados no trabalha com a hemodinâmica para efetuar o manejo de maneira adequada. A partir desses conhecimentos, estuda os medicamentos possíveis ou não de se usar em pacientes em tratamento cardiológico pós exames, analisando casos práticos. Conhecer pesquisas na área que referenciam a atuação do enfermeiro neste contexto.
  • Reconhecer a importância da capacidade de comunicação e seus fundamentos básicos. Construir o conceito de liderança, seus princípios básicos e aplicação. Gerenciamento de tempo, distribuição de atividades e qualidade de conclusão das demandas. Trabalho em equipe, identificar os aspectos importantes para ser parte de uma equipe. Construção de plano de carreira adequado a sua visão pessoal e competências adquiridas profissionalmente. Reconhecer a importância de uma rede de contato, identificando as oportunidades em estabelecer e expandir essa rede. Gestão de patrimônio, pessoas, atendimento e tecnologias. Estabelecer paralelo entre conceito de hospital na atualidade em relação a outras épocas. Compreende o hospital como uma unidade integrada de saúde e as principais funções do administrador hospitalar e seus desafios na gestão de pessoas.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.

(**) A Disciplina acontecerá no formato híbrido, sendo o conteúdo disponibilizado para estudos no Portal do Aluno, realização de estudo de campo e elaboração de material para exposição de Painéis em um encontro presencial.

(***) O Módulo opcional estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso e aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.

Diferenciais

  • Aulas presenciais com simulações realísticas em sala de aula

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curso ministrado por professores Enfermeiros (as) Mestres e Doutores que são referências em suas respectivas áreas no Brasil;

  • Titulação de Enfermeiro (a) Cardiologista e Hemodinâmica na sua carteira do COREN após envio de documento para o órgão;

  • Seguindo as portarias vigente, permite o Enfermeiro (a) a assumir concursos públicos, onde nos editais solicita titulação de pós-graduação em Cardiologia.


Coordenador Técnico


Enfº Nelson Augusto Mendes

Enfermeiro na Faculdade Uniandrade Curitiba PR; Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergencia; Especialista em Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial; Enfermeiro de Voo Hércules Táxi Aéreo; Enfermeiro Intervencionista do SAMU RMC; Professor de Pós-graduação em Enfermagem Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo na Faculdade Censupeg; Professor e Coordenador de Pós-graduação da Faculdade Censupeg.

Professor


Enfº André Luis dos Santos Silva

Graduado em Enfermeiro - Universidade Norte do Paraná Licenciado em Enfermagem - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Pediátrica e Adulto - Faculdades Integradas Vale do Ivaí Especialista em Programa Saúde da Família - Faculdades Integradas Vale do Ivaí Especialista em Gerontologia - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Enfermagem - Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Ciências da Reabilitação pela Universidade Norte do Paraná. Possui uma vasta experiência profissional com ênfase na Saúde Pública, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Urgência e Emergência e Unidade de Terapia Intensiva. Atualmente é Servidor Público Federal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Professora


Enfª Fabiana Brum Haag

Graduada em Enfermagem - Mestrado em Enfermagem Doutorado em Ciências da Saúde Vasta experiência em urgência e emergência intra-hospitalar, terapia intensiva, cardiologia e docente de nível superior Pesquisadora clínica com ênfase em distúrbios da função cardiovascular e fatores de risco cardiovascular.

Professora


Enfº Neiva Prestes

Graduada em Bacharel Em Enfermagem UPF Especialista em Terapia Intensiva Especialista em Gestão Hospitalar Formação em Coaching e Líder Coach - Escola de Coaching Express Condor Blanco Internacional Possui vasta experiência em Urgência e Emergência Intra-hospitalar, Terapia Intensiva, Cardiologia, Hemodinâmica e Gestão em Serviços de Saúde sendo diretora de uma grande hospital do Oeste Catarinense por mais de 10 anos.

Professora


Enfª Larissa Marcondes

Graduada em Enfermagem – UEPG Especialista em Saúde da Criança e do Adolescente, na modalidade residência - Faculdades Pequeno Príncipe. Especialista em Oncologia e Cuidados Paliativos - Universidade Positivo Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência – Censupeg Mestrado em Enfermagem – UFPR Doutoranda em Enfermagem – UFPR Supervisora de Enfermagem do Hospital Erasto Gaertner Professora Adjunta do Centro Universitário Santa Cruz.

Professora


Enfª Bruna Nadaletti de Araújo

Graduação em Enfermagem - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Especialização em Terapia Intensiva - Universidade Regional Integrada do Alto Uruguai e das Missões Especialização em Saúde e Segurança do Trabalho – UNIASSELVI Mestrado em Educação - Universidade de Passo Fundo Doutoranda do Programa de Pós-graduação em Educação nas Ciências da Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul – Unijuí Docente do Curso de Graduação em Enfermagem Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul - Unijuí Ampla experiência na área de Terapia Intensiva, Cuidados Paliativos, Oncologia, Gestão Hospitalar e Docência Universitária. no adulto.

Professora


Enfº Emerson dos Santos Duarte Mafia

Graduado em Enfermeiro - Univale Especialista em Saúde da Família - Uniredentor Larga experiência em Terapia Intensiva, Paciente Críticos, Emergência, Gestão e Docência Universitária. Discente do curso de medicina.

Professora


Enfª Letycia Sardinha Peixoto Manhães

Graduada em Enfermagem – UNESA Especialista em Cuidados Intensivos em Enfermagem- UNESA Especialista em modalidade Residência em Clínica e Cirúrgica Geral UNIRIO Mestre em Ciências do Cuidado em Saúde- UFF/EEAAC Doutora em Ciências do Cuidado em Saúde - UFF/EEAAC Enfermeira no Centro de Terapia Intensiva do Hospital Ferreira Machado - Referência Norte Fluminense em Traumatologia / Campos dos Goytacazes -RJ Enfermeiro da Rede Federal De Educação Tecnológica do Instituto Federal Fluminense Experiência em Terapia Intensiva Pediátrica Expertise em Terapia Intensiva Adulto, Cuidados ao Pacientes Críticos , Docência universitária e Gestão Acadêmica e Assistencial.

Professora


Enfº Belchior Gomes Barreto Neto

Graduado em Enfermagem - UFRJ Especialista em enfermagem intensiva - Universidade Federal Fluminense, Mestrado em enfermagem - Universidade Estadual do Rio de Janeiro, Enfermeiro Intensivista do Instituto Nacional de Câncer- INCA Enfermeiro da Unidade Coronariana do Instituto Nacional de Cardiologia – INC Membro do departamento de enfermagem da SOTIERJ

Professora


Enfª Fábila Fernanda dos Passos da Rosa

Graduação em Enfermagem - UNISUL Especialista em Urgência e Emergência Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Cursando Especialização em Saúde Mental e Psiquiatria - Anhanguera Mestrado em Educação e Saúde - UFSC. Docente nos Cursos de Graduação Anhanguera. Coordenadora do projeto de Monitoria Acadêmica de Enfermagem Anhanguera - Maenfa Coordenadora da Liga Acadêmica Trauma e Emergência Anhanguera -LATEA Supervisora de estágio Anhanguera.