Enfermagem em Estética Clinica

Pós-Graduação Presencial

Apresentação

Com o avanço da ciência e das boas práticas em saúde a expectativa de vida aumenta a cada ano no nosso pais, as pessoas estão envelhecendo ao passo que buscam melhor qualidade de vida, de forma concomitante a tecnologia tem facilitado muito o envelhecimento com qualidade, clinicas no ramo de estética estão em grande expansão pelo Brasil visto este novo nicho de mercado que tem crescido de forma exponencial.

O COFEN – Conselho Federal de Enfermagem regulamentou diversas técnicas na área da estética visando à efetiva segurança dos usuários submetidos aos procedimentos nesta área. Frente á crescente demanda por profissionais da enfermagem para atender um mercado em expansão, selecionamos os melhores profissionais na área de Estética do Brasil para fazer parte do corpo docente do curso de Pós-graduação em Enfermagem Estética Clinica na modalidade presencial.

Objetivos:
* Capacitar e habilitar o enfermeiro a desenvolver técnicas para realização de procedimentos estéticos com embasamento teórico e cientifico.
* Orientar o enfermeiro a exercer atividades de ensino, pesquisa, gestão de serviços, acessórias e consultoria técnica.

Público-Alvo:
Enfermeiros.

Formato do Curso:
As aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 

Disciplinas

  • Anatomia do sistema tegumentar, Fisiologia do sistema tegumentar, Morfologia do sistema tegumentar e locomotor, Doenças que acometem o sistema tegumentar, Tipos de lesões de pele, Interpretação de exames laboratoriais com foco Dermatológico clínico e estético
  • Planejamento e implementação de consultório Dermatológico, Planejamento e implantação de comissão de cuidados com a pele, Gestão de qualidade de serviços.
  • Nutrição aplicada a dermatologia clínica, Dietoterapia oral e enteral no processo de cicatrização de lesões, Nutrição aplicada a dermatologia estética, Nutracêuticos e complementos nutricionais aplicados a estética.
  • Farmacologia clínica, Cosmetologia, Fitoterapia aplicada a dermatologia clínica e estética.
  • Semiologia aplicada a estética, Limpeza de pele, Preenchimento facial, Peeling, Laser, Toxina botulínica, Preenchimento labial, Depilação com luz intensa pulsada e laser
  • Toxina botulínica, Escleroterapia, Drenagem Linfática
  • Anamnese em Estética, Avaliação Estética Facial, Avaliação Estética Capilar, Avaliação Estética Corporal, Exames Laboratoriais Pertinentes Aos Tratamentos Estéticos.
  • Laserterapia, Ozonioterapia, Peeling médio, Botox, Ultrassom Cavitacional, Eletroterapia/Eletrotermofototerapia,
  • Procedimento estético injetável em microvasos – PEIM, Câmara hiperbárica, Eletrotermoterapia.
  • Avaliação do paciente, Diagnósticos de enfermagem, Consulta de enfermagem, Materiais equipamento para avaliação de enfermagem.
  • Emergências Clinicas, Sincope, Dislipidemia, Crise Convulsiva, AVC, IAM, Atendimento a Parada Cardiorrespiratória, Atendimento ao Trauma.
  • Reconhecer a importância da capacidade de comunicação para a carreira; Identificar os fundamentos básicos da comunicação; Construir o conceito de liderança; Listar e aplicar os princípios básicos de liderança; Identificar um método para gerenciar o seu tempo; Utilizar um gerenciamento do tempo mais efetivo; Definir o que é equipe de trabalho; Identificar os aspectos importantes para se fazer parte de uma equipe; Construir um plano de carreira adequado a sua visão pessoal e profissional; Reconhecer o conceito de gestão da qualidade; Analisar a gestão da qualidade e de processos; Reconhecer a necessidade do desenvolvimento específico de lideranças; Comparar o conceito de hospital na época moderna em relação à Antiguidade; Descrever o hospital como uma unidade integrada de saúde; Listar as principais funções do administrador hospitalar; Apresentar os desafios na área de gestão de pessoas.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
  • Aspectos bioéticos, Órgãos regulamentadores, Resoluções COFEN vigente no momento relacionadas a Enfermagem Dermatologia e Estética, Psicologia aplicada aos cuidados estéticos.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.
(**) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas através do EPV – Encontro Presencial Virtualizado: Aula ministrada ao vivo pelo professor por meio da plataforma de videoconferência em um formato semelhante ao encontro presencial com possibilidade de interação imediata.
(***) O Módulo opcional estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso e aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.

Diferenciais

  • Aulas presenciais em um final de semana por mês, cronograma adequado para conciliar a agenda de plantões.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • O curso está de acordo com a resolução 626/2020 do COFEN.

  • Amplie a sua área de atuação, atue como Enfermeiro Especialista em Enfermagem Estética de acordo com a resolução 065/2021 do COFEN.

  • Aprenda a realizar diversos procedimentos estéticos como: Carboxiterapia; Cosméticos; Cosmecêuticos; Dermo pigmentação; Drenagem linfática; Eletroterapia/Eletrotermofototerapia; Terapia Combinada de ultrassom e Micro Correntes; Micro pigmentação; Ultrassom Cavitacional e Vacuoterapia.

  • Prepare-se para realizar consulta de enfermagem, anamnese e estabelecer o tratamento mais adequado à pessoa, assim como prescrever os cuidados domiciliares e orientações para o autocuidado aos pacientes submetidos aos procedimentos estéticos.

  • Aulas teóricas e práticas com equipamentos e técnicas extremamente atuais.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.


Professora


Profa. Esp. Alice Viana Costa

Pós-graduada de Enfermagem Dermatológica com Ênfase na Avaliação e Tratamento de Feridas - Instituto Nacional de Cursos, Projetos e Pesquisas Ltda, Pós-graduada em Terapia Intensiva – CBPEX; Graduada em Enfermagem – FACIPLAC e Assessora técnica e comercial da LM Farma, indústria de curativos Curatec e Urgo Medical, desde 2013.

Professora


Profa. MSc. Mirthis Sento Sé Pimentel Magalhães

Mestra em Enfermagem na área de Cuidados Paliativos – UFBA, Especialista em Emergência – Atualiza, Metodologias Ativas do Ensino Superior – Fiocruz, Graduada em Enfermagem pela UNIFTC – Salvador, Gestão em Saúde – Unilab, Enfermagem Dermatalógica – Unyleya. Instrutora do Suporte Básico de Vida – BLS pela American Heart Association, Instrutora do Curso de Hipodermóclise. Coordenadora e professora da Faculdade de Enfermagem Atualiza, Professora da UNIJORGE e de pós graduações. Enfermeira do Hospital Cárdio Pulmonar- Rede D`or – São Luiz.

Professor


Prof. Esp. Raphael da Silva Santana

Especialista em Farmacologia Clínica pela Universidade de Brasília (2015), Graduado em Farmácia pelo Centro Universitário Euro Americano (2011), atualmente cursa Nutrição pela Faculdade Uninassau. É professor da Escola de Saúde da Faculdade Unibrasília, desde 2019, onde atua também como preceptor de estágios e desenvolve projetos de extensão nas áreas de concentração de saúde e comunidade. Na Faculdade LS, atua como Professor-Tutor de disciplinas à distância (EAD), desde 2020, tem como principais temáticas disciplinas que envolvam saúde, educação, ciências biológicas, farmacêuticas e sociais. Ainda, na Faculdade LS, desempenha o papel de professor orientador em projetos de extensão, inclusive, uma de suas alunas orientandas foi ganhadora do projeto de extensão do Banco Santander. Professor Conteudista de disciplinas a ensino à distância (EAD). É farmacêutico responsável técnico em redes de drogarias e hospitais, sempre atuando no desenvolvimento de melhores práticas de atendimento ao paciente.

Professora


Profa. Esp. Emilene Socorro Teles de Souza Batista

Especialista em Enfermagem Dermatológica - UGF Salvador BA. Graduada em Enfermagem - FTC Salvador BA. Capacitada em Laserterapia, Auriculoterapia e Aromaterapia Clínica. Atuou como membro da Sociedade Brasileira de Enfermagem em Dermatologia e Estética – Sobenfee e como voluntária da Associação do Ostomizados do Estado da Bahia/AOEBA. Possui ampla experiência em prevenção e tratamento de feridas, estomias urinárias e intestinais. Participou como autora do capítulo de Estomas do Livro Úlceras e Feridas - As Feridas Têm Alma, Editora Dilivros (2014). Atualmente é graduanda em Nutrição - UDF Brasília DF, atua como Enfermeira Dermatoterapeuta e integrativa em mentoria e atendimento particular domiciliar, hospitalar e consultório.

Professora


Profa. Esp. Carolina Calixto de Souza

Graduada em Enfermagem pela Universidade Federal do Triângulo Mineiro- UFTM (2000). Especialista em Saúde Coletiva pela UFTM (2002), Especialista em Educação Profissional na Área da Saúde: Enfermagem pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2003), Especialista em Saúde da Família pela UFTM (2005), Especialista em Terapia Intensiva pela Universidade de Taubaté - UNITAU, MBA em Gestão Hospitalar e Controle de Infecção Hospitalar pela Inesp (2010) - São Paulo e Mestre no curso de Pós Graduação e Pesquisa da Visconde Cairu - CEPPEV (2015), cursando a Pós a Especialização de Preceptoria em Saúde pela UNASUS com término em 10/2020. . Funcionária Federal da UFTM sendo transferida para UFBA em 2010 compondo o cargo de Coordenadora de Enfermagem da UTI Geral; Professora de Graduação de Enfermagem da UNIJORGE - Salvador; Professora da Especialização de Urgência, Emergência e UTI pela UniFTC e da FATEC, Preceptora/ Tutora de Enfermagem da Residência de Enfermagem em UTI da UFBA, desde março 2017 e Professora da Pós Graduação de UTI da Faculdade Maria Milza - FAMAM de 2010 a 2016.