Enfermagem em Urgência e Emergência

Pós-Graduação Presencial

Apresentação

O curso trabalha no desenvolvimento de competências que instrumentalizem o Enfermeiro (a) Emergêncista buscando fortalecer sua prática para atuação na assistência integral no ambiente pré-hospitalar, sala de emergência ou pronto socorro com pacientes graves, baseado nas evidências científicas atuais, considerando os preceitos éticos e legais da profissão.

Em 2002, o Ministério da Saúde publicou a portaria 2048, onde estabelece os princípios e diretrizes dos Sistemas Estaduais de Urgência e Emergência no país, juntamente com as devidas atribuições do Enfermeiro (a)  Emergêncista, deste então, muitos outros conhecimentos e funções foram atribuídas ao enfermeiro (a), seja no ambiente pré-hospitalar, como no ambiente intra-hospitalar.

Durante a formação o (a) enfermeiro (a) irá realizar práticas em sala de aula como restrição de movimento de coluna, manutenção de vias aéreas, transporte de pacientes, retirada de vítima de veículo, passagem de máscara laríngea, interpretação de exames laboratoriais,  entre outras práticas, todos em simuladores realísticos. 

O curso na Urgência e Emergência oferecido pela Faculdade CENSUPEG tem mais de 50 (cinquenta) turmas formadas e diversas em andamento por todo território nacional, oportunizando a diversos Enfermeiros e Enfermeiras de forma prática as competências necessárias para exercer com qualidade e segurança a função de Enfermeiro (a) Emergêncista em serviço pré-hospitalar e intra-hospitalar.

Objetivos do Curso:
* Discutir o cuidado de Enfermagem nas situações de urgência e emergência, propondo alternativas que visem à qualidade da assistência emergencial e ampliar a produção científica relacionada à assistência prestada ao cliente envolvido em situações de urgência e emergência.
* Desenvolver saberes para o gerenciamento de unidades de emergência Intra e Pré-Hospitalar.
* Capacitar  Enfermeiros (as)  no processo ao atendimento à Urgência e Emergência nos ambientes Pré-hospitalar (terrestre, aéreo e aquático) e Intra-hospitalar, enfatizando ações de direção, organização, delegação, supervisão, e execução de ações assistenciais de modo técnico e científico visando à melhoria do atendimento ao paciente crítico (adulto e pediátrico).

Público-Alvo:
Enfermeiros (as) 

Formato do curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 

Disciplinas

  • Legislação aplicada à urgência e emergência, Código de ética dos profissionais de Enfermagem, Direitos Pacientes, Politica de Humanização do Ministério da Saúde, Politica Nacional de Atenção Urgências e Emergências. Registros de Enfermagem e Sistematização da Assistência de Enfermagem na Urgência e Emergência.
  • Qualidade e a Certificação dos Serviços de Saúde, Metodologia de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde, Ferramentas de Avaliação, Monitoramento e Controle, Acreditação em Saúde, Gerenciamento do Sistema de Garantia da Qualidade em Saúde.
  • Processo de Assistência de Enfermagem ao paciente vítima de traumas no âmbito pré- hospitalar; definir energia no contexto da produção do trauma; descrever a relação entre trauma e troca de energia por velocidade; identificar potenciais ameaças a segurança da vitima, espectadores e profissionais de emergência; relatar a significancia da avaliação no contexto do tratamento geral ao doente; explicar como a avaliação e o tratamento estão integrados durante a avaliação primaria; descrever os componetes da avaliação segundaria e quando são aplicadas na avaliação do doente traumatizado; realização de pratica simulado de atendimento pré- hospitalar de suporte básico e avançado ao paciente politraumatizado
  • Processo de Assistência de Enfermagem ao paciente clínico no âmbito pré-hospitalar; explicar como a avaliação e o tratamento estão integrados durante a avaliação primaria do doente com emergências neurologicas, cardiovasculares e respiratoria; descrever os componetes da avaliação segundaria e quando são aplicadas na avaliação do doente clínico; realização de pratica simulado de atendimento pré-hospitalar de suporte básico e avançado ao paciente com emergências clinicas.
  • Classificação, Acolhimento e Triagem no pronto socorro – protocolos internacionais, nacionais e regionais; Sinais de gravidade em paciente dentro do pronto socorro; Atendimento e estabilização de pacientes clínicos dentro de uma sala de estabilização em nível de suporte avançado em emergências neurológicas, cardiovascular e respiratórias; Simulação realística de atendimento.
  • Abordagem, reconhecimento, diagnóstico, tratamento e estabilização de paciente em emergência cardiovascular; Reconhecer, atender e estabilizar o paciente em situações de parada cardíaca súbita, sendo realizado suporte básico e suporte avançado a vítimas; prática de reanimação cardiopulmonar; prática de manutenção de vias aéreas, dando ênfase no atendimento ao adulto, crianças, bebês e recém-nascidos de acordo a política de Humanização do Ministério da Saúde; Utilização de Trombolíticos na emergência.
  • Reconhecer alterações ECG, arritmias cardíacas, impulsos elétricos do coração, identificações de ritmos cardíacos em situações de emergências.
  • Adaptação do organismo materno à gravidez; Sinais de Alerta gestação, parto e pós-parto; Intercorrências ginecológicas; Diagnostico e assistência nos pródromo e períodos clínicos do parto; Assistência ao trabalho de parto iminente; Avaliação do bem-estar fetal intraparto; Principais intercorrências e emergências obstétricas; Atendimento ao recém-nascido com boa vitalidade e com necessidade de manobras de reanimação.
  • Diferenças entre a anatomia do adulto e da criança; Diferenciação de Sinais vitais do adulto e da criança; Atendimento as emergências pediátricas respiratórias, neurológicas e cardiovasculares; Acesso Vascular na Pediatria e Neonatologia; Diferenciação de materiais e equipamentos do adulto para criança; Assistência de Enfermagem ao Transporte Neonatal de alto risco.
  • Diagnóstico, abordagem e tratamento das emergências Psiquiátricas na sala de emergência. Técnicas de contenção de pacientes agitados, medicações, acompanhamento familiar. Parte legal da abordagem e contenção. Conceito, etiologia, sinais, sintomas, diagnóstico, tratamento e cuidados de enfermagem nas situações Urgências Toxicológicas. Tipos e classificação das substâncias toxicológicas. Notificação.
  • Diagnóstico e tratamento das emergências torácicas traumática como: hipertensão torácica, pneumotórax, hemotórax, hemopneumotórax, ferimentos penetrantes; Estabilização de paciente com trauma de tórax; Diagnóstico, abordagem e tratamento das emergências respiratórias como: Insuficiência Respiratória, Crise de Asma, DPOC, Embolia Pulmonar, SARA, Enfisema Pulmonar, Atelectasia; Plano de Cuidados de enfermagem na urgência e Emergência.
  • Diagnóstico, abordagem e tratamento das emergências abdominais como: Hemorragia digestiva alta e baixa, invaginação intestinal, hérnia de hiato supurada, ulcera gástrica, calculo renal, doença de crohn; Plano de Cuidados de enfermagem na urgência e Emergência.
  • Diagnóstico, abordagem e tratamento das emergências neurológicas como: Traumatismo de crânio, crise convulsiva, mal epilético, AVI (acidente vascular encefálico) Hemorrágico, Isquêmico e Transitório, Hipóxia, Tumor cerebral uso de trombolíticos na emergência; Plano de Cuidados de enfermagem na urgência e Emergência.
  • Conceito, Etiologia, Quadro Clínico, Diagnóstico, Tratamento, Conduta e Assistência de Enfermagem nas emergências relacionadas aos choques: hipovolêmico, cardiogênico, neurológico, anafilático, entre outros. Sistema Renina-Angiotensina-Aldosterona. Conceito, Tipos de componentes, diagnóstico, tratamento, Conduta e Cuidados de Enfermagem em situação de Distúrbios Eletrolíticos. Alteração Acido Base dos pacientes em situações de emergências e leitura de gasometria artéria.
  • Abordagem e triagem em situações de múltiplas vitimas em situações de catástrofe em âmbito pré-hospitalar e dentro de unidades hospitalares de grande e médio porte.
  • Histórico de movimentação de paciente em âmbito pré-hospitalar; Realização de práticas das técnicas de transporte (maca, cadeira de rodas, tabua rígida); Movimentação em bloco de paciente; Imobilização de paciente com trauma de raquimedular; Técnicas de extricação de pacientes no interior do veículo, locais de difícil acesso, escalas, etc. Tecnologias, materiais e equipamentos para Imobilização, Remoção e Transporte de pacientes intra-hospitalar e em transferência. Protocolo de Atendimento vigente.
  • Fisiologia Aeroespacial; Atmosfera e suas peculiaridades; Diferença de Pressão na atmosfera; Leis da Físicas aplicada a enfermagem aeroespacial; Tipos de Atendimento Aeromédico; Modalidade de resgate aeromédico; Aeronaves Utilizadas no Serviço Aeromédico; Tripulação; Atribuição do Enfermeiro de Voo.
  • Discute concepções de aprendizagens e sua relação com as Neurociências, mostrando qual o papel do aluno e do professor neste processo. Estuda a definição e concepção das Metodologias Ativas de Aprendizagem, bem como técnicas que podem ser práticas trabalhados no Ensino Superior, utilizando desde a tecnologia até aos diferentes recursos educacionais.
  • Reconhecer a importância da capacidade de comunicação para a carreira; Identificar os fundamentos básicos da comunicação; Construir o conceito de liderança; Listar e aplicar os princípios básicos de liderança; Identificar um método para gerenciar o seu tempo; Utilizar um gerenciamento do tempo mais efetivo; Definir o que é equipe de trabalho; Identificar os aspectos importantes para se fazer parte de uma equipe; Construir um plano de carreira adequado a sua visão pessoal e profissional; Reconhecer o conceito de gestão da qualidade; Analisar a gestão da qualidade e de processos; Reconhecer a necessidade do desenvolvimento específico de lideranças; Comparar o conceito de hospital na época moderna em relação à Antiguidade; Descrever o hospital como uma unidade integrada de saúde; Listar as principais funções do administrador hospitalar; Apresentar os desafios na área de gestão de pessoas.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.

(**) Disciplinas onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial.

(***) O Módulo opcional estará disponível no portal do acadêmico, mediante rematrícula no curso e aceite em Contrato de Prestação de Serviços com valores adicionais.

Diferenciais

  • Aulas presenciais com simulações realísticas em sala de aula.

  • Corpo docente composto por Mestres e Doutores em sua maioria que são referências em suas respectivas áreas no Brasil.

  • O curso segue as recomendações da Resolução COFEN Nº 655/2020 do Cofen referente à atuação dos profissionais de enfermagem no Atendimento Pré-hospitalar (APH) móvel Terrestre e Aquaviário, quer seja na assistência direta, no gerenciamento e/ou na Central de Regulação das Urgências (CRU).

  • Titulação de Enfermeiro (a) Emergêncista conforme Resolução 625/20 do Cofen, após envio de documentação para o órgão.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.


Coordenador Técnico


Enfº Nelson Augusto Mendes

Enfermeiro na Faculdade Uniandrade Curitiba PR; Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergencia; Especialista em Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial; Enfermeiro de Voo Hércules Táxi Aéreo; Enfermeiro Intervencionista do SAMU RMC; Professor de Pós-graduação em Enfermagem Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo na Faculdade Censupeg; Professor e Coordenador de Pós-graduação da Faculdade Censupeg.

Professora


Enfª Meire Caratapatti

- Graduada em Enfermagem UEM PR - Enfermeira intervencionista SAMU Norte Novo Maringá, Paraná ; - Operadora de Suporte Médico do SAMU Norte Novo PR; - Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência - Especialista em Medicina Aeroespacial e Transporte Aeromédico - Especialista em Segurança do Paciente no Serviço Pré hospitalar - Atuou na coordenação do serviço de Urgência e Emergência de Maringá PR - Docente do curso de Pós-graduação em Enfermagem Aeroespacial da Faculdade Censupeg.

Professora


Enfª Ana Cristina Lopes Machado Guimarães

- Enfermeira Obstetra - Universidade de Brasília - Operadora de Suporte Médico do GAVOP DF - Enfermeira Instrutora de Trauma e APH do SAMU/DF - Instrutora de Resgate Aéreo do GAVOP pelo SAMU/DF - Especialista em Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial Faculdade Censupeg - MBA em Gestão de Serviços de Saúde Universidade São Camilo - Docente do curso de Pós-graduação em Enfermagem Aeroespacial da Faculdade Censupeg.

Professor


Neriton Boanerges

- Graduação em Ciências (Licenciatura em Matemática e Ciências) - Polícia Rodoviária Federal (PRF) – de 1994 a 2019 - Tripulante Operacional da Divisão de Operações Aéreas da PRF – Florianópolis SC - Especialista em Urgência, Emergência e Atendimento Pré-Hospitalar; - Especialista em Perícia em Acidentes de Trânsito; - Especialista em Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial. - Docente do curso de Pós-graduação em Enfermagem Aeroespacial da Faculdade Censupeg. - Foi responsável pela implantação da primeira base de resgate aéreo da Divisão de Operações Aéreas da PRF, onde atuou como operador de equipamentos especiais e socorrista.

Professora


Enfª Giovana Fratin

Graduada em Enfermagem – PUCPR Especialista em Gerenciamento de Serviços de Enfermagem – PUCPR Especialista em Auditoria e Saúde do Trabalhador Mestrado em Enfermagem – UFPR Enfermeira Intervensionista SAMU Curitiba Operadora de Suporte Médico do SAMU Curitiba Diretora de Ensino no Instituto Vechi & Fratin Gerente de Atenção as Urgências do Estado do Paraná. Membra da Foça Nacional do SUS Profissional com ampla vivência em cargos de gestão pública, com atuação em serviços de atenção primária, unidades de urgência, central de regulação de leitos e de urgência, e hospitalar.

Professor


Enfº André Luis dos Santos Silva

Graduado em Enfermeiro - Universidade Norte do Paraná Licenciado em Enfermagem - Universidade Tecnológica Federal do Paraná. Especialista em Unidade de Terapia Intensiva Neonatal, Pediátrica e Adulto - Faculdades Integradas Vale do Ivaí Especialista em Programa Saúde da Família - Faculdades Integradas Vale do Ivaí Especialista em Gerontologia - Universidade Estadual de Ponta Grossa. Mestre em Enfermagem - Universidade Estadual de Londrina. Doutor em Ciências da Reabilitação pela Universidade Norte do Paraná. Possui uma vasta experiência profissional com ênfase na Saúde Pública, Clínica Médica, Clínica Cirúrgica, Urgência e Emergência e Unidade de Terapia Intensiva. Atualmente é Servidor Público Federal pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR).

Professora


Enfª Fabiana Brum Haag

Graduada em Enfermagem - Mestrado em Enfermagem Doutorado em Ciências da Saúde Vasta experiência em urgência e emergência intra-hospitalar, terapia intensiva, cardiologia e docente de nível superior Pesquisadora clínica com ênfase em distúrbios da função cardiovascular e fatores de risco cardiovascular.

Professor


Enfº Jair Wanderlei Arruda Pereira

Graduado em Enfermagem e Obstetrícia - UNIVALI Especialista em Administração com ênfase em Saúde Pública - INBRAPE ( UNC ) Especialista em Auditoria de Serviços de Saúde – CENSUPEG Vasto conhecimento em área de Dependência Química, Saúde Mental, Urgência e Emergência, UTI e Docência.

Professora


Enfº Neiva Prestes

Graduada em Bacharel Em Enfermagem UPF Especialista em Terapia Intensiva Especialista em Gestão Hospitalar Formação em Coaching e Líder Coach - Escola de Coaching Express Condor Blanco Internacional Possui vasta experiência em Urgência e Emergência Intra-hospitalar, Terapia Intensiva, Cardiologia, Hemodinâmica e Gestão em Serviços de Saúde sendo diretora de uma grande hospital do Oeste Catarinense por mais de 10 anos.