Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso de Pós-Graduação em Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica tem como objetivo promover o aprofundamento de conhecimentos na Enfermagem em UTI Neonatal e Pediátrica, favorecendo uma reflexão crítica sobre o papel da Enfermeira e sua atuação como agente de mudança na equipe multidisciplinar.

Objetivo do Curso:
Aprofundar os conhecimentos na Enfermagem em UTI Pediátrica e Neonatal, favorecendo uma reflexão crítica sobre o papel do profissional de Enfermagem e sua atuação como agente de mudança na equipe multidisciplinar, visando os principais cuidados de enfermagem ao pacientes recém-nascidos e crianças.

Público-alvo:
Graduados em Enfermagem.

Formato do Curso:
As Aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8 às 18h. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Código de ética dos profissionais de Enfermagem, Direitos dos pacientes, Politica de Humanização do Ministério da Saúde, Politica Nacional de Atenção a Criança e aos Adolecentes, Estatudo da Criança e do Adolecente. Importância do estudo da Psicologia das Relações Humanas para o cotidiano dos profissionais da Neonatologia e Pediatria. Trajetória histórica. Aspectos psicossociais da psicologia das relações humanas: relacionamento entre os profissionais de saúde e o paciente. As relações interpessoais na equipe de saúde: trabalho nas relações humanas. Importância da comunicação
  • Teorias de administração científica aplicadas à enfermagem. Meios e instrumentos do processo de trabalho. Tipos de gestão. Planejamento. Processo decisório. Qualidade e a Certificação dos Serviços de Saúde, Metodologia de Avaliação da Qualidade dos Serviços de Saúde, Ferramentas de Avaliação, Monitoramento e Controle
  • Cuidados Essenciais. Responsabilidades da enfermagem, alterações biofisiológicas no RN na primeira hora, desenvolvimento de um relacionamento íntimo pais-RN, cuidados contra acidentes ou infecção e identificando problemas atuais ou potenciais que possam requerer atenção, recebimento do RN, secagem, primeiro contato com a mãe, temperatura do RN, credeizar, verificação de perímetros e altura;
  • Anatomia do sistema cardiovascular do recém-nascido, criança e do adolescente descrevendo as peculiaridades, abordagem, reconhecimento, diagnóstico, tratamento e estabilização de paciente com problemas cardiovascular. Assistência de enfermagem as crianças com ICC, Pós-Op de Cirurgia Cardíaca, Pré e Pós Transplante Cardíaco, Sopro Cardíaco. Assistência de enfermagem ao neonatal com: comunicação interventricular (CIV), comunicação interauricolar (CIA), persistência do canal arterial, defeitos do septo auriculoventricular (DSAV), tetralogia de Fallot, transposição completa das grandes artérias, má formação cardíaca. Realização de Atividade com envolvimento o PE – Processo de Enfermagem.
  • Anatomia do sistema neurológico do recém-nascido, criança é do adolescente descrevendo a suas peculiaridades. Distúrbios neurológicos em RN e crianças, tipos de problemas neurológicos em RN e crianças, sintomas de Doenças Neurológicas, Criança Epilética, condições neurológicas congênitos e hereditários, cuidados de Enfermagem na UTI em crianças e adolescente com doenças neurológicas. Realização de Atividade com envolvimento o PE – Processo de Enfermagem
  • Anatomia do sistema respiratório na criança e no adolescente, descrevendo suas peculiaridades. Fatores predisponentes: Manifestações comuns; Infecções Aguda do Trato Respiratório Superior e Inferior (IRAs), Otite Média, Amigdalite Inflamação das amigdalas (tonsilas), Nasofaringite, Faringite, Laringite, Bronquiolite Viral Aguda, Pneumonia Epidemiologia, Síndrome da Angústia Respiratória do Adulto (SARA), Asma Brônquica, Insuficiência Respiratória, Fibrose Cística Doença: causas, manifestações, diagnósticos e cuidados de enfermagem; Realização de Atividade com envolvimento o PE – Processo de Enfermagem.
  • Anatomia e Fisiologia do sistema respiratório com foco na criança é no recém-nascido, histórico da ventilação mecânica, peculiaridades dos respiradores nos neonatos e nas crianças (respiradores, circuitos, traqueias), paramentos utilizados na ventilação mecânica e suas atuações juntos o sistema respiratório, patologias que serão diferenciadas na ventilação mecânica
  • Anatomia e fisiologia do sistema imunológico, mecanismos de defesa, sarampo, rubéola, catapora (varicela), caxumba (Parotidite Epidêmica), coqueluche, H1N1: causas, manifestações, diagnósticos e cuidados de enfermagem, tipos de isolamentos em crianças e neonatos, orientações aos pais sobre as infecções de uma UTI, realização de atividade com envolvimento o PE – Processo de Enfermagem
  • O sangue: composição, função, componentes, problemas comuns de pacientes com distúrbios hematológicos, anemias: causas, manifestações, diagnósticos e cuidados de enfermagem; leucemias: causas, manifestações, diagnósticos e cuidados de enfermagem; distúrbios plaquetários: causas, manifestações, diagnósticos e cuidados de enfermagem; hemofilia: causas, manifestações, diagnósticos e cuidados de enfermagem; Imunodeficiências, autoimunidade e hipersensibilidade, realização de atividade com envolvimento o PE – Processo de Enfermagem.
  • Principais neoplasias na criança, cuidados de enfermagem na clinicas oncológicas: hematológicos, ósseos, renais e neurológicos. Principais cuidados de enfermagem no pós- operatório imediato a criança com neoplasia, cuidados e orientações aos pais de crianças com neoplasia, realização de atividade com envolvimento o PE – Processo de Enfermagem.
  • anatomia e fisiologia do sistema musculo esquelético e neuromotor, acometimento do neurônio motor periférico; acometimento de raízes e nervos periféricos; acometimento da junção mioneural; acometimento da fibra muscular: (miopias); distrofia muscular congênita; distrofia muscular progressiva; distrofia miotônica; miopatias congênitas; miopatias metabólicas, cuidados da criança e adolescente politraumatizado dentro de UTI.
  • Reanimação cardiopulmonar e cerebral - Conceito, etiologia e epidemiologia. Reanimação cardiopulmonar e cerebral - ABC. Acesso vascular e intraósseo - teoria. Reanimação cardiopulmonar e cerebral - Fármacos utilizados. Reanimação cardiopulmonar e cerebral - Estabilização prognóstico. Reanimação cardiopulmonar e cerebral - algoritmos Estação Prática Massagem cardíaca e Vias Aéreas
  • Princípios de intepretação de exames laboratórios como hemograma, gasometria; princípios básicos de ECG; noções de eletro fisiologia; ativação elétrica do coração; interpretação do ecg; sobrecargas atriais e ventriculares; bloqueios de ramo e divisionais; ECG normal; bradiarritmias; taquiarritmias; síndrome coronarianas agudas;
  • Classificação nutricional do recém-nascido; antropometria; necessidades nutricionais basais do recém-nascido e da criança; terapia nutricional no recém-nascido pré-termo; nutrição enteral; aditivos do leite humano; nutrição enteral mínima; nutrição parenteral no recém-nascido e na criança;
  • Dignidade Humana e os Direitos Fundamentais. O processo de viver e envelhecer e o sentido da vida. Tanatologia. Perda, Pesar e o Processo de Luto. A morte e o morrer. Ortotanásia. Eutanásia, Distanásia, Cuidados Paliativos. A dor e o sofrimento humano. Angústia. Espiritualidade
  • Capacidade de se comunicar de forma eficaz. Habilidades de Liderança. Capacidade de gerenciamento do tempo. Habilidades de trabalho em equipe. Gestão de processos de qualidade. Desenvolvimento Profissional. Desenvolvimento de líderes. Conceito de hospital. Tarefas e habilidades do administrador hospitalar. Funções e problemas enfrentados pelo administrador hospitalar.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
  • Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
  • Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.

(*) Estas disciplinas acontecem pautadas nas Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem.

(**) A Disciplina acontecerá no formato híbrido, sendo o conteúdo disponibilizado no Ava - Ambiente Virtual de Aprendizagem, realização de estudo de campo e elaboração de material para exposição de Painéis em um encontro presencial.

(***) O Módulo optativo estará disponível no portal do acadêmico, mediante solicitação e aceite em Contrato de Prestação de Serviços, com valores adicionais.

Coordenador Técnico


Prof. Enfº Nelson Augusto Mendes

Enfermeiro Especialista em Enfermagem em Urgência e Emergência, Enfermagem do Trabalho, Transporte Aeromédico e Medicina Aeroespacial, Especialista por Notório Saber em Enfermagem Aeroespacial pela ABRAERO, Mestrando em Engenharia Biomédica pela UTFPR, Coordenador do SAMU da Região Metropolitana de Curitiba, Professor de Pós-graduação em Enfermagem e Medicina Aeroespacial, Transporte e Resgate Aéreo na Faculdade Censupeg e Coordenador de Pós-graduação da Faculdade Censupeg.