Enfermagem Obstétrica e Ginecológica
Pós-Graduação Presencial
Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG
-
Aulas presenciais com professoras referências na área.
-
Corpo docente composto por mestres e doutores com larga experiência assistencial.
-
Matriz curricular cumprindo com as recomendações do COFEN (Conselho federal de Enfermagem) para a formação e registro da titulação de Enfermeira (o) Obstétrica (o).
-
Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC, reconhecida como a Faculdade privada que mais forma Enfermeiras (os) Obstétricas (os) no país, contribuindo para qualificação da assistência perinatal na rede de Saúde Pública e privada.
-
Seja uma Enfermeira (o) Obstétrica (o) e amplie a sua atuação nos serviços de Saúde na rede de Saúde Pública, em Centro de Parto Normal, Casa de parto; Casa da gestante, bebê e puérpera; Centro Obstétrico; Alojamento Conjunto; UTI Obstétrica; UE Obstétrica; Ambulatório de pré-natal; Ambulatório de alto risco; Unidades de Saúde.
-
Amplie a seu conhecimento sobre o Pré-natal na rede de Saúde Pública.
-
Amplie a sua atuação e renda como Enfermeira (o) Obstétrica (o) com atendimento particular domiciliar e/ou em consultório próprio realizando consultas de pré-natal, atendimento pré- parto, parto humanizado hospitalar, consulta puerperal, consultoria em aleitamento materno, parto domiciliar com Equipe de parto domiciliar planejado e consultoria na área em diversos setores de saúde.
-
Prática supervisionada (estágio obrigatório) gratuito em maternidade referência da Rede Cegonha.
-
Conhecimento assistencial em Obstetrícia com base sólida na Prática Clínica Baseada em Evidências. Aulas teóricas, práticas e estágio supervisionado com base em Evidências Científicas.
Protagonismo em Ação
A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui
Apresentação
O curso trabalha no desenvolvimento de competências que instrumentalizem a Enfermeira (o) Obstétrica (o) buscando fortalecer sua prática para atuação na assistência integral à mulher, na gestação, parto, nascimento e puerpério, com base na Humanização e nas Evidências Científicas atuais, considerando os preceitos éticos e legais da profissão.
Em 2011 a Rede Cegonha inseriu nas suas normativas a atenção ao parto de baixo risco por Enfermeiras (os) Obstétricas (os) como um dos pilares da mudança de modelo obstétrico no Brasil. Esta inclusão, baseada nas melhores Evidências Científicas, trouxe a necessidade de ampliar a disponibilidade destes profissionais aos serviços de saúde, tendo em vista a sua insuficiência no território nacional.
A insuficiência de Enfermeiras (os) Obstétricas (os) em diversas regiões do Brasil justifica a importância dos cursos de especialização na área, promovendo o protagonismo da Enfermagem na organização e gestão dos processos de trabalho na obstetrícia e fortalecendo a mudança do modelo de atenção ao parto, com consequente redução das taxas de morbimortalidade materno, infantil e fetal através de uma assistência qualificada, baseada em Evidências Científicas sólidas.
O curso de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica oferecido pela Faculdade CENSUPEG tem mais de 50 (cinquenta) turmas formadas e diversas em andamento por todo território nacional, oportunizando a diversos Enfermeiros e Enfermeiras de forma prática as competências necessárias para exercer com qualidade e segurança a função de Enfermeira (o) Obstetra em diversos setores de Saúde, público ou privado.
* Formar enfermeiros (as) especialistas em Obstetrícia, com conhecimentos técnico-científico,
habilidades, e atitudes para a assistência à mulher na gestação, trabalho de
parto, parto e puerpério em diversos setores de saúde;
* Desenvolver competências essenciais para o exercício básico da Obstetrícia. Competências no contexto social, epidemiológico e cultural dos cuidados maternos e ao recém-nascido; competências na prestação de cuidados durante o pré-natal, trabalho de parto e parto; competências para a prestação de cuidados as mulheres durante o período pós-parto e ao recém-nascido; competências para a prestação de cuidados às mulheres em situação de abortamento.
* Capacitar o Enfermeiro para organização, execução, supervisão e avaliação das ações assistenciais de Enfermagem na área obstétrica, no diagnóstico, planejamento, programação e orientação das atividades de Enfermagem nos setores de obstetrícia.
Formato do Curso:
As aulas acontecem aos sábados e domingos, uma vez ao mês, das 8h às 18h.
Viva a Experiência CENSUPEG

Mariana Laurindo
Aluna de Enfermagem Obstétrica e Ginecológica
Recomendo o curso da CENSUPEG porque sinto-me treinada, atualizada e capacitada para atuar como Enfermeira Obstétrica, e tudo isso devo à Faculdade, à coordenadora do curso e à gestora da minha região, além de todo o corpo docente do curso.

Monique H. Senna Schlickmann
Aluna de Enfermagem Obstétrica
Estou muito satisfeita com a escolha da instituição e do curso! As aulas são dinâmicas, as professoras muito atenciosas e os estágios são excelentes para aprimorar o conhecimento e pôr em prática todo o aprendizado! Muito obrigada CENSUPEG!

Patrícia Batista do Couto
Aluna de Enfermagem Obstétrica
Quero agradecer a toda equipe e professores maravilhosos que tive na CENSUPEG. Realmente, vocês são os melhores no Brasil. Passei em 1° lugar no concurso no estado de SP onde tem os concursos mais concorridos do país, gratidão!
Você vai Aprender
- A obstetrícia no Brasil. Princípios e fundamentos da assistência obstétrica na prática clínica baseada em Evidências. Critérios de qualidade para o ciclo gravídico. Bases funcionais do sistema genital feminino. Fisiologia da reprodução. O Desenvolvimento.
- A Enfermagem Obstétrica e a Política Nacional de Atenção Integral à Saúde da Mulher. Políticas e legislação obstétrica e neonatal. Os diferentes cenários da Enfermagem obstétrica. Modelos de atenção ao parto no Brasil e no mundo. O trabalho da Enfermagem obstétrica no Brasil.
- Princípios da bioética e o cuidado à mulher, gestação e recém-nascido. Dilemas éticos no cuidado em ginecologia e obstetrícia. A ética no processo do cuidado integral a mulher. Ética e bioética na atenção ao pré-natal, parto e puerpério. Código de ética dos profissionais da Enfermagem. Violência sexual e aspectos éticos da assistência. Aborto considerações éticas e legais.
- A saúde da mulher em todas as fases da vida. Bases morfológicas do sistema genital feminino. Principais intercorrências e patologias ginecológicas.
- A Enfermagem obstétrica e a humanização no parto e nascimento. O apoio contínuo e individualizado durante o trabalho de parto e parto. Estratégias e métodos não farmacológicos de alívio da dor no trabalho de parto (prática).
- Controle de infecção hospitalar em centro obstétrico normas e legislação. Segurança do paciente em centro obstétrico. Medidas de prevenção e critérios diagnósticos de infecções puerperais em parto vaginal e cirurgia cesariana. Biossegurança na assistência ao parto e puerpério.
- O pré-natal no Brasil. Avaliação pré-concepcional. A importância da assistência ao pré-natal. Organização e planejamento dos serviços de pré-natal. A integralidade do cuidado à gestante na atenção básica. O acolhimento como postura prática nas ações de atenção e gestão. A consulta e acompanhamento do pré-natal de risco habituação pelo Enfermeiro.
- Mortalidade e morbidade materna, infantil e fetal no Brasil. Os fatores de risco gestacional. Definição, diagnóstico, fisiopatologia, tratamento e monitorização das principais intercorrências e patologias na gestação. Avaliação e assistência de Enfermagem nas intercorrências obstétricas.
- O Parto humanizado em Centro Obstétrico e no Centro de Parto Normal. O processo de cuidado da Enfermagem obstétrica e a assistência de qualidade, Baseada em Evidências. O período prodrômico. O processo fisiológico do trabalho de parto. Atenção integral a saúde da mulher nos períodos clínicos do parto.
- Humanização do parto e nascimento em Centro Obstétrico e no Centro de Parto Normal. O processo de cuidado da Enfermagem obstétrica e a assistência de qualidade, Baseada em Evidências no parto e nascimento. As intercorrências e emergências no período do Parto. O manejo do períneo e a prática da sutura perineal.
- O processo de cuidado da Enfermagem obstétrica e a assistência de qualidade, Baseada em Evidências no puerpério. Atenção integral à mulher no período puerperal. Assistência à puérpera e recém-nascido em Alojamento Conjunto. Manejo clínico da amamentação e situações especiais na apojadura.
- Mortalidade e morbidade neonatal no Brasil. Enfermagem obstétrica e a assistência ao recém-nascido com boa vitalidade. Avaliação imediata do recém-nascido. A Enfermagem obstétrica e a Estabilização e Reanimação neonatal em sala de parto. Diretrizes nacionais de Reanimação neonatal. Programa de Reanimação neonatal do Ministério da Saúde.
- Avaliação do bem-estar fetal intraparto. A ausculta intermitente. Avaliação do bem-estar fetal por meio da cardiotocografia. Descrição do método, conceitos, indicações e realização da cardiotocografia. Interpretação dos traçados com base nas recomendações atuais, elementos analisados e padrões cardiotocográficos. Conduta clínica e prática para o Enfermeiro Obstetra diante da situação dos traçados.
- Organização e planejamento dos serviços de Pré-natal. A integralidade do cuidado à gestante na atenção básica. Avaliação gestacional. O acolhimento como postura prática nas ações de atenção e gestão. A consulta e acompanhamento do Pré-natal de risco habituação pelo Enfermeiro. Avaliação de Enfermagem.
- Parto: Humanização do parto e nascimento em centro obstétrico. O processo fisiológico do parto e nascimento. Assistência da Enfermagem obstétrica à mulher nos períodos clínicos do parto. Nascimento: Assistência imediata ao recém-nascido, avaliação e condutas. Puerpério imediato: Atenção integral à mulher no puerpério imediato. Assistência de Enfermagem à puérpera e recém-nascido em centro obstétrico e alojamento conjunto. Assistência de Enfermagem nas intercorrências pós-parto. Manejo clínico da amamentação. Patologias e intercorrências: Avaliação e monitorização da gestante em centro obstétrico. Assistência de Enfermagem nas intercorrências e emergências na gestação, trabalho de parto e pós-parto. Atenção integral à gestante e puérpera nas intercorrências e patologias em centro obstétrico.
- Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.
- Aborda as diferenças entre os tipos de conhecimento, colocando os diferenciais do conhecimento científico e como funciona a sua produção através de diferentes Métodos e técnicas de pesquisa. Apresenta processos de análise de fatos, dados, teorias e revisão literária, apontando como elaborar um texto científico, considerando os padrões éticos de pesquisa e autoria, de acordo com as normas da ABNT.
- Aprofunda o tema relacionado ao projeto individual do aluno e sua interface com o cuidado na Saúde da Mulher e Obstetrícia. Estuda a Ciência e produção do conhecimento. Conceitos e concepções de pesquisa. A pesquisa como princípio científico. Pesquisa: abordagem quantitativa e qualitativa. Método e metodologia. Métodos de pesquisa. A capacidade de comunicar a pesquisa através da escrita científica. A satisfação pessoal através da autonomia da escrita.
(*) Estas disciplinas acontecem pautadas na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem acadêmico.
(**) Disciplinas onde a experiência de aprendizagem ocorre exclusivamente na modalidade presencial.
(***) Período destina a elaboração de relatório de estágio e atividades de campo.
Coordenadora Técnica

Com larga experiência na assistência e gestão de Enfermagem no pré-natal, parto, nascimento e puerpério na Atenção Primária à Saúde e na área Hospitalar. Realiza consultoria e capacitação na área do pré-natal na Rede de Saúde Pública em parceria com a Rede Cegonha. É professora universitária há 12 anos, portanto conhece, vivencia, pesquisa e estuda constantemente as ações e práticas nos diferentes setores de Saúde, relacionados a atenção à mulher e recém-nascido no período gravídico-puerperal. Seu Stricto Sensu, em Mestrado, deu-se pelo programa de Produção/construção de conhecimento, Educação, processos socioculturais e Saúde da UNIPLAC. É Especialista em Obstetrícia e Ginecológica pelo SENAC. Graduada em Enfermagem com Licenciatura e Bacharelado pela UNIPLAC. Presta atendimento domiciliar ao pré-natal, pré-parto e puerpério. É coordenadora, professora e supervisora dos estágios obrigatórios do curso de Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica da Faculdade CENSUPEG, desde sua implantação em 2012.
Professora

Doutora em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós-Graduação UNIFESP/SP. Mestre em Enfermagem pelo Programa de Pós-Graduação em Enfermagem da UEM. Especialista em Enfermagem Obstétrica pelo Centro Universitário Filadélfia. Graduada em Enfermagem pela UNICENTRO. Atualmente é professora adjunta do Curso de Graduação em Enfermagem da UFFS campus Chapecó/SC. Foi bolsista pelo Fundo de Apoio à Manutenção e ao Desenvolvimento da Educação Superior de Santa Catarina (FUMDES). Membro do grupo Acolher Chapecó/SC no período gravídico-puerperal. Faz pesquisas e possui experiência nas seguintes áreas de atuação da Enfermagem: Saúde da mulher, Enfermagem obstétrica, pré-natal e educação perinatal, Humanização do nascimento, mortalidade materna, neonatologia, estudos clínicos e saúde coletiva. Vice-líder do Grupo de Estudos e Pesquisa Interdisciplinar Saúde e Cuidado (GEPISC-UFFS/SC) com a linha de pesquisa Abordagem Epidemiológica no Processo de Saúde e/ou Doença, com ênfase na obstetrícia e humanização do nascimento.
Professora

Mestre em Enfermagem pela UFSC. Especialista em Enfermagem Obstétrica pela ABRASCE. Especialista em Enfermagem Pediátrica e Neonatal pela UNIPLAC. Graduada em Enfermagem pela UNESC. Atualmente é Enfermeira Obstetra atuante em sala de parto no Centro obstétrico do Hospital e Maternidade Tereza Ramos (SES) em Lages/SC. É idealizadora da Equipe Divina Aurora - apoio materno que atende mulheres e famílias no período gravídico-puerperal. É professora e supervisora de estágio no curso de Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica da Faculdade CENSUPEG desde 2012.
Professora

É Especialista em Enfermagem Obstétrica pela PUCPR. Graduada em Enfermagem pela UNIPLAC. Atua na área hospitalar desde 1993 e na coordenação do Programa Ser Mãe. Atua em sala de parto no Centro obstétrico do Hospital e Maternidade Tereza Ramos (SES), Lages, SC. Também é professora e supervisora do estágio obrigatório do curso de Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica da Faculdade CENSUPEG, desde 2013.
Professora

Renomada Enfermeira Obstetra pioneira no atendimento ao Parto domiciliar planejado em Santa Catarina, e região Sul do Brasil. Idealizadora e fundadora da Equipe de Parto domiciliar planejado HANAMI (o florescer da vida) Parto Domiciliar Planejado. É Doutora em Enfermagem pela UFSC, participante do Grupo de Pesquisa em Enfermagem na Saúde da Mulher e do Recém-nascido (GRUPESMUR). Mestre em Enfermagem pela UFSC. Graduada em Enfermagem e Obstetrícia pela UNIVALI em 1987. Especialista em Obstetrícia e Neonatologia. Autora do livro Parto Vertical publicado em 2002 e de diversas pesquisas na área da Obstetrícia. Desde 1992, é Enfermeira da UFSC e desde então participou da comissão de implantação da Maternidade do Hospital Universitário (HU) da UFSC de Florianópolis, SC. Desde 1995 é Enfermeira assistencial do Centro Obstétrico da Maternidade do HU/UFSC, atuando na obstetrícia, lutando pela humanização do nascimento. É professora universitária nos cursos de Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica há muitos anos. Professora da Pós-graduação em Obstetrícia da Faculdade CENSUPEG desde a implantação do curso em 2012. Realizou capacitação na área de humanização na assistência ao parto, no Parto domiciliar nas Casas de Parto e maternidades do Japão em 2004, representando Santa Catarina nesta capacitação no exterior. Também é membro da Associação Brasileira de Enfermeiras obstétricas de Santa Catarina (ABENFO/SC) desde sua implantação e é membro da comissão científica da ABENFO-SC.
Professora

Cursa o programa de Doutorado em Enfermagem pela UFSC. Possui Mestrado em Enfermagem pela UFSC. É Especialista em Enfermagem Obstétrica pela FATEC. Especialista em Saúde da Família pela UFSC. Especialista em Neonatologia e Pediatria pela UNIPLAC. Graduada em Enfermagem UNOESC. Atua como Enfermeira Obstétrica na assistência a mulher e seu acompanhante durante o trabalho de parto, parto e puerpério desde 2011, é Coordenadora do Centro obstétrico do Hospital e Maternidade Tereza Ramos (SES) Lages, SC. Também atua no atendimento domiciliar pré-natal, pré-parto e puerpério. É professora e supervisora do estágio obrigatório do curso de Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica da Faculdade CENSUPEG desde 2012.
Professora

Doutora em Ciências da saúde pela UNESC. Mestre em Enfermagem pela Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. MBA em Gestão hospitalar e controle de infeção pela FAMESP. Especialista em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica pela Faculdade CENSUPEG. Graduada em Enfermagem UNIVALI. Ampla experiência prática e na docência do ensino superior. Atualmente professora titular da disciplina Saúde da Mulher no curso de graduação Enfermagem pela UNIDAVI e da Pós-graduação em Obstetrícia da Faculdade CENSUPEG. Também pesquisadora bolsista do CNPq de Desenvolvimento Tecnológico Industrial A - Pesquisa clínica no enfrentamento COVID-19 na UNESC.
Professora

Enfermeira, Mestre em Saúde e Gestão do Trabalho, Especialista em Saúde Pública, Especialista em Saúde Mental Coletiva, Especialista em Gestão Educacional e Especialista em Docência para Educação Profissional. Experiência em coordenação de cursos técnicos em saúde de 20 anos em uma instituição nacional de educação, docente do curso de Graduação em Medicina e Pós-graduação em Saúde de 14 anos e coordenação de e Pós-graduação em Saúde. Na área assistencial experiência como Enfermeira da Atenção Primária à Saúde. Na área da representação profissional foi Vice-Presidente do Coren/SC gestão 2018-2020; Titular da CNC na Comissão Intersetorial de Recursos Humanos e Relações de Trabalho do Conselho Nacional de Saúde – 2022 - 2025. Integrante do Grupo de Trabalho em Educação da ABEn/SC e Aben/Nacional, participa da Vertical de Saúde da ACATE/SC, Grupo de trabalho de Inovação e empreendedorismo do Coren/SC. Mentora de novos negócios em Saúde e consultora.
Professora

Doutoranda do curso Interdisciplinar em Desenvolvimento Comunitário UNICENTRO. Mestre em Ciências da Saúde pela UEPG. Especialista em Obstetrícia pela IBEPEX. Especialista em Enfermagem Obstétrica e Obstetrícia Social pela UNIFESP. Especialista em Neonatologia e Pediatria pelo CESDA. Especialista em Oncologia pelo CESDA. Graduada em licenciatura e bacharelado em Enfermagem pelo CESCAGE. Atualmente é professora colaboradora da UEPG, Preceptora da Residência em Enfermagem Obstétrica do Hospital Regional de Ponta Grossa, Professora efetiva da UNOPAR e coordenadora do Projeto de Extensão Girassol Praticas Integrativas. Professora e supervisora de estágio do curso de Pós-Graduação de Enfermagem Obstétrica CENSUPEG. Atua diretamente ao parto humanizado, aleitamento materno e puerpério com práticas integrativas.
Professora

É Especialista em Enfermagem Obstétrica pela UFSC. Possui o curso de aprimoramento em Obstetrícia pela UFRJ. Atua em sala de parto no Centro Obstétrico do Hospital e Maternidade Tereza Ramos (SES) Lages/SC desde 2006. Graduada em Enfermagem pela UNIPLAC. Também atua no atendimento domiciliar pré-natal, pré-parto e puerpério. É professora e supervisora do estágio obrigatório do curso de Pós-graduação em Enfermagem Obstétrica e Ginecológica da Faculdade CENSUPEG, desde 2013.