MBA em Engenharia de Produção

Pós-Graduação EAD

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Acesse a Trilha de Aprendizagem como, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

  • Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso tem como objetivo qualificar os profissionais da área de engenharia, gestão e áreas afins para atuação especializada em engenharia de produção. O curso forma profissionais preparados para a realização de análises de processos produtivos, identificando perdas e improdutividades diversas, desenvolvendo métodos estruturados para eliminação de problemas e para maximização da produtividade dos sistemas e da riqueza das organizações, por meio de intervenções nas áreas de operações de produção e serviços.

Objetivos:
Qualificar o aluno com uma sólida formação profissional, capacitando-o a identificar, analisar e solucionar problemas ligados às atividades de sistemas produtivos, considerando os aspectos humanos, econômicos, sociais e ambientais.

- Desenvolver competências para eliminar desperdícios, otimizar recursos e garantir a qualidade de processos produtivos.

- Utilizar importantes conceitos de gestão da produção, principalmente aqueles relacionados às necessidades latentes da indústria.

-Desenvolver relevantes conceitos de gestão empresarial, capacitando o aluno para tomar decisões de âmbito gerencial.


Público-Alvo:
Profissionais da indústria, comércio e serviços, graduados em engenharia, administração, logística e cursos correlatos. Profissionais que desejam conhecer e aperfeiçoar seus conhecimentos sobre desenvolvimento, manutenção e melhoria contínua de processos de trabalho e de produção, visando à maximização de eficiência, produtividade e competitividade das organizações.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula. 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Engenharia de produção: suas origens e principais colaboradores. Modelos de gestão: taylorismo, fordismo e toyotismo. Principais áreas da engenharia de produção. Conceito geral de administração da produção: função produção, sistema de produção e operações. Diferentes tipos de operação da produção. Atividades e responsabilidades da administração da produção.
  • Aspectos e fatores relevantes no projeto e na organização do trabalho. Efeitos das decisões sobre o projeto e organização do trabalho. Padrões de desempenho no processo produtivo. A importância do planejamento e do controle da produção para a capacidade produtiva. Necessidades de recursos para o atendimento das estimativas de vendas. Localização de fábrica e instalações de serviços: fatores envolvidos na decisão da localização e modelos para avaliação das alternativas.
  • O planejamento hierárquico: planejamento agregado de vendas e de produção. Características do desenvolvimento e estabelecimento do plano agregado. Princípios do MRP: integração do MRP ao sistema de produção e procedimentos de cálculos utilizado pelo MRP. Formas de controle de processos. Plano para execução de estratégias ligadas à produção. Indicadores de desempenho para controlar a operação.
  • Conceitos de fluxo de caixa: entradas e saídas do diagrama do fluxo de caixa. Períodos de capitalização. Método do valor presente líquido (VPL): critérios de avaliação para o VPL e vantagens e desvantagens do uso do VPL. Riscos e incertezas em um projeto. Gráfico de sensibilidade.
  • Componentes envolvidos na gestão dos custos: classificações de custo e tipos de custeio. Nível de vendas necessário para alcançar o lucro desejado: ponto de equilíbrio e margem de segurança. Custos da qualidade e da não qualidade: componentes dos custos.
  • Passos lógicos a serem adotados para a solução de problemas: construção de percursos lógicos para a solução de problemas. Métodos sistemáticos. Variáveis em um processo: causas comuns de variação e causas especiais de variação. Ferramentas da qualidade: identificação e resolução de problemas de qualidade. Seleção das ferramentas.
  • Conceito de gestão da qualidade: gestão da qualidade e de processos. Ferramentas para gestão da qualidade e de processos. Princípios da competitividade. Satisfação do cliente: relação entre qualidade, competitividade e satisfação do cliente. Definição de qualidade: evolução da qualidade ao longo do tempo. Perspectivas teóricas da qualidade sob o ponto de vista dos autores clássicos.
  • CEP: Origens do controle estatístico de processo. Características e os objetivos do CEP. Os elementos e as etapas componentes do CEP. Características e objetivos dos gráficos de controle para variável: tipos de gráficos de controle para variáveis. Aplicação dos gráficos de controle para variáveis: características e objetivos e construção.
  • Definir características e objetivos dos gráficos de controle para atributos — defeitos. Identificar os diferentes tipos de gráficos de controle para atributos — defeitos. Reconhecer como se dá a aplicação dos gráficos de controle para atributos: características e benefícios da estabilidade do processo. Índices e níveis de apresentação. Apuração e análise de capacidade do processo. Conceitos fundamentais relacionados à amostragem: características e utilidade da inspeção por amostragem. Elementos e a forma de aplicação da inspeção por amostragem.
  • Principais características do modelo japonês de administração e sua comparação com o modelo brasileiro. Programa 5S: metodologia e aplicação. A importância do Seis Sigma e de sua posição como projeto para reduzir erros em processos: o método DMAIC.
  • Conceito de sustentabilidade empresarial: relação entre práticas de sustentabilidade e atividades de produção. Ferramentas de análise ergonômica e suas aplicações: passos das ferramentas de análise NIOSH, OWAS, RULA e REBA. Fatores ergonômicos, psicológicos, socioculturais, ambientais e físicos relacionados ao conforto: exigências humanas do conforto ambiental e os efeitos sobre o comportamento.
  • Método Simplex: variáveis artificiais na resolução de problemas. Resolução de problema de programação linear com o método Simplex. Gestão da cadeia de suprimentos e sua importância estratégica para a organização: geração de valor nas organizações. Processos logísticos e os seus impactos na competitividade empresarial. Modais de transportes: as características, vantagens e desvantagens dos modais de transportes. Integração de modais.