Estética e Cosmética

Graduação EAD

Apresentação

O Curso Superior de Tecnólogo em Estética e Cosmética na modalidade EAD para a Faculdade CENSUPEG tem como principal objetivo constituir profissionais competentes em construir e reconstruir o conhecimentos, aptos para atuar nos processos de planejamento, organização e aplicação dos serviços de estética e cosmética, apresentando flexibilidade intelectual e adaptabilidade contextualizada no trato de situações diversas, presentes ou emergentes, transformados em condutas pessoais, que potencializem o protagonismo profissional, inspirando pessoas a melhorarem suas vidas e o mundo onde vivem.

Deste modo, aderindo a esta modalidade, a Faculdade Censupeg terá o importante papel de fornecer a este profissional, que busca sua diplomação nesta área, qualidade de ensino junto à inovação e praticidade do EAD.

O profissional de Estética e Cosmética deverá adquirir através de sua formação competências, habilidades e atitudes necessárias para atuar em diferentes áreas, podendo assumir a gestão ou consultoria de instituições públicas ou privadas, tanto no âmbito público como no privado, uma vez que, na medida que as relações sociais se tornam mais complexas, o espaço de atuação para os gestores se expande significativamente. Nesse sentido, abre-se uma imensa gama de possibilidades profissionais aos egressos do curso de Estética e Cosmética.

Grau Acadêmico:
Tecnólogo em Nível Superior.

Mercado de Trabalho:
Clínicas Dermatológicas, Centros Especializados em Cuidados Estéticos, Gestão de Salões de Beleza, Barbearias e Consultoria.

Disciplinas

  • Comunicação, expressão e diversidade linguística; Comunicação oral; Comunicação escrita; Eficácia na comunicação escrita; Funções de linguagem; Linguagem verbal e não verbal; Elaboração de respostas subjetivas; A construção do parágrafo padrão; Pontuação; Vícios de linguagem; Redundâncias; O texto como atividade de linguagem/ interação.
  • Introdução à disciplina e Conceito da estética e cosmética; Profissão do esteticista atividades profissionais; Regulamentação da profissão; Código de ética do esteticista; Perfil profissional ético do esteticista; Perfil profissional do esteticista; Tratamentos cosméticos faciais; Tratamentos cosméticos corporais; Atuação na estética capilar; Atuação em SPA; Atuação em terapias complementares; Atuação em POS cirurgias Estéticas.
  • Organização celular: célula procariótica e eucariótica; Componentes químicos das células; Estrutura nuclear: DNA, genes e cromossomos; Citologia: Divisão celular: mitose e meiose; Morte celular: apoptose e necrose; Comunicação celular: vias de sinalização; Histologia: Tecido epitelial de revestimento; Histologia: Tecido conjuntivo; Histologia: Tecido adiposo; Histologia: Tecido muscular: músculo esquelético; Histologia: Tecido muscular: músculo liso; Histologia: Tecido Nervoso: componentes celulares, ilimitados e funções.
  • Tecido ósseo e estrutura do esqueleto; Sistema Muscular; Sistema Nervoso; Sistema Endócrino Sistema Cardiovascular; Anatomofisiologia da pele; Anatomofisiologia dos Músculos Faciais; Anatomofisiologia dos nervos faciais; Anatomofisiologia dos vasos faciais; Anatomofisiologia do pescoço; Anatomofisiologia do tecido adiposo; Anatomofisiologia do sistema linfático.
  • Por que uma disciplina de Projeto? Como acontece a disciplina de Projeto? Linha do tempo; Identidade pessoas e social; Memórias; Perspectivas pessoais e profissionais; Convivência Social. Engajar-se, profissionalmente, com as famílias e com a comunidade. Conhecer os contextos de vida dos estudantes, reconhecer suas identidades e elaborar estratégias para contextualizar o processo de aprendizagem. Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores.
  • Ética Aplicada à Pesquisa em Saúde; Diretrizes e Normas em Pesquisa em Saúde; Pesquisa clínica; Introdução à biossegurança; Legislação para as atividades profissionais em segurança na saúde Norma Regulamentadora (NR32); Introdução, definição, tipos de isolamento, tipos de resíduos e gerenciamento de resíduos de saúde; Biossegurança em laboratórios; Práticas seguras em laboratório; Técnicas de Esterilização de Materiais; Riscos físicos e ergonômicos; Avaliação da exposição, notificação e quimioprofilaxia; Acidentes de trabalho.
  • Classificação da matéria; propriedades físicas e químicas; Estrutura do átomo, número atômico, número de massa, isótopo; Tabela Periódica; Moléculas, íons, fórmulas partículas e fórmulas de compostos iônicos; Nomenclatura de compostos; Acidez e basicidade; Água, pH e tampões; Introdução a Moléculas Biológicas: Aminoácidos e Proteínas; Introdução a Moléculas Biológicas: Carboidratos; Lipídios
  • Introdução aos métodos e técnicas de avaliação estética; Avaliação antropométrica (peso, altura, dobras cutâneas), ambiental, funcional; Propedêutica diagnóstica das lesões cutâneas; Tricologia; Onicomicose; Classificação dos tipos de lipodistrofias; Protocolo de avaliação em adiposidade localizada (PAFAL); Obesidade; Protocolo da avaliação do fibroedema gelóide (PAFEG); Protocolo de avaliação de estrias; Protocolo de avaliação facial; Protocolo de avaliação dos níveis de fibrose cicatricial (PANFIC).
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
  • Patologias do Sistema linfático; Condições básicas para a execução da drenagem linfática; Fundamentos e Manobras da drenagem linfática; Drenagem linfática NAS afecções Estéticas; Drenagem linfática segundo Leduc; Drenagem linfática segundo Godoy; Drenagem linfática segundo Vodder; Mecanoterapia e pressoterapia; Drenagem linfática eletrônica; Drenagem linfática em oncologia; Drenagem linfática em edema venoso; Drenagem linfática em gestante; Drenagem linfática em pós cirurgia estética; Drenagem linfática facial.
  • Condições básicas para técnica de massoterapia; Cosméticos, Óleos e Essências utilizados na massoterapia; Fundamentos e manobras da massagem clássica; Massagem aplicada ao bem estar físico e mental; Massagem aplicada à saúde e beleza; Massagem relaxante; Massagem facial; Massagem corporal; Massagem craniana; Reflexologia podal; Técnicas Alternativas de Massagem; Termoterapia aplicada a massagem.
  • Disfunções corporais; Cicatrização e reparo tecidual; Adiposidade localizada: mecanismo fisiopatológico; Flacidez: Mecanismo fisiopatológico; Estrias: mecanismo fisiopatológico e teorias; Fibroedema geloide: mecanismo fisiopatológico; Psoríase e erisipela; Angiodermite pigmentar; Escabiose, vitiligo e foliculite; Patologias ungueais; Pelos encravados; Hirsutismo.
  • Biotipos cutâneos; Envelhecimento intrínseco e fotoenvelhecimento; Lesões elementares; Câncer de Pele; Fisiopatologia facial: rugas e ptoses; Fisiopatologia facial: acne e rosácea; Ceratose seborreica e leucodermia gutata; Fisiopatologia Facial: melasma; Fisiopatologia Facial: efélides e melanoses; Fisiopatologia Facial: flacidez tissular e muscular; Fisiopatologia Facial: olheiras.
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
  • Introdução a princípios ativos cosméticos; Legislação brasileira de produtos cosméticos; Cosméticos de limpeza; Cosméticos de hidratação; Fotoprotetores; Cosméticos depilatórios e pós-depilação / epilação; Fotoprotetores; Produtos para Área dos Olhos e Maquiagem; Ativos queratolíticos / esfoliantes; Ativos anti-celulite e anti-estrias; Ativos anti-acne; Ativos clareadores
  • Teoria dos cinco elementos; Acupuntura Aplicada à estética facial; Acupuntura aplicada à estética corporal; Argiloterapia; Vinhoterapia; Spa das mãos e dos pés; Bambuterapia; Terapia das pedras quentes; Bandagem; Cromoterapia; Aromaterapia; Shiatsu e sua relação com a medicina chinesa.
  • Técnicas de desincruste, ionização e eletrolifting; Microcorrentes; Eletrolipólise; Correntes Excitomotoras; Corrente russa e corrente australiana; Alta Frequência; Vacuoterapia (endermologia); Termoterapia; Ultrassom; Descascamento de diamante; Peeling de cristal; Radiofrequência; LED; Laserterapia; Ultracavitação; Criolipólise.
  • Higienização de materiais e biossegurança; Visagismo aplicado à maquiagem; Colorimetria Camuflagem de disfunções estéticas faciais; Maquiagem para pele; Maquiagem para os olhos e lábios; Maquiagem social: dia e noite; Maquiagem social masculina; Maquiagem em noivas; Maquiagem artística: infantil e clown; Maquiagem artística: teatro; Maquiagem artística: passarela.
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
  • Classificação dos Tipos de Cabelo; Métodos utilizados para avaliação capilar; Distúrbios e patologias do couro cabeludo; Abordagens terapêuticas para o tratamento de disfunções do couro cabeludo; Disfunções da pressa capilar; Produtos e técnicas de transformação da rapidez capilar; Cosméticos utilizados para higienização e condicionamento de fios; Pré-pigmentação e pigmentação; Luzes e mechas capilares; Matização e CORREÇÃO de núcleos; Cobertura de cabelos brancos e grisalhos; Alisamento progressivo; Alisamento definitivo; Ondulação capilar.
  • Avaliação e análise aplicada à estética corporal; Ativos cosméticos à estética corporal; Procedimentos manuais técnicos à estética corporal; Recursos eletroestéticos relativos às disfunções corporais; Lipocavitação aplicada à estética corporal; Procedimentos estéticos para obesidade; Procedimentos estéticos para lipodistrofia localizada; Procedimentos estéticos para flacidez cutânea corporal; Procedimentos estéticos para estrias; Procedimentos estéticos para queratose pilar e foliculite; Procedimentos estéticos para psoríase; Procedimentos estéticos para hipercromias corporais; Procedimentos estéticos para queimaduras corporais; Procedimentos estéticos para hirsutismo.
  • Avaliação e procedimentos à estética facial; Práticas clínicas para higienização de pele; Revitalização facial; Peelings físicos; Peeling cutâneo; Tratamento para acne; Cosméticos usados no manejo da rosácea; Tratamentos manuais e eletroestéticos para rosácea; Tratamento para flacidez e rítides; Tratamentos para hipercromias; Tratamentos para Poiquilodermia de Civatte; Tratamentos para olheiras.
  • Atuação do esteticista na cirurgia plástica; Complicações cirúrgicas e cuidados; Eletroterapia aplicada à cirurgia plástica; Técnicas manuais aplicadas à cirurgia plástica; Técnicas de cirurgias plásticas faciais; Procedimentos estéticos em cirurgias plásticas faciais; Técnicas de cirurgias plásticas abdominais; Procedimentos estéticos em cirurgias plásticas abdominais; Procedimentos estéticos EM lipoaspirações; Procedimentos estéticos em cirurgias plásticas mamárias; Procedimentos estéticos em lifting faciais e corporais; Cuidados da pele no pré e pós-operatório de cirurgias plásticas.
  • Permitir que os alunos desenvolvam habilidades necessárias a qualquer profissão ou atividade profissional, incluindo empreendedorismo e liderança; Oferecer aos alunos a possibilidade de se engajar em projetos de natureza multidisciplinar e que exijam extensa capacidade de enfrentar problemas de maneira holística; Articular estratégias e conhecimentos que permitam aos estudantes desenvolver as competências necessárias, bem como favoreçam o desenvolvimento de habilidades de níveis cognitivos superiores; Oferecer um ambiente para que o aluno seja responsável pelo seu próprio aprendizado, treinando habilidades de busca de conhecimento de maneira autônoma e independente, através da vivência de experiências práticas.
  • Motivadores e inibidores do empreendedorismo. Tipos de empreendedorismo. Perfil e comportamento empreendedores. Tipos de inovação. Modelagem do negócio. Desenvolvendo modelos de negócios. Canvas. Pitch. Tendências de mercado nacional e internacional. Empreendedorismo social: contexto. Apresentações de iniciativas sociais de alto impacto. Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas.
  • História da ética; Conceito e princípios da ética; A ética na construção pessoal, social, histórica e cultural; Razões morais em contexto; Responsabilidade social (Ética aplicada à comunicação); Desigualdade, diversidade e direitos no Brasil contemporâneo; Cidadania, participação política, social e popular; Empreendedorismo social; Histórico de educação ambiental; Política nacional do meio ambiente e sistema nacional do meio ambiente; Principais questões ambientais no Brasil e no mundo (Ênfase em agronegócio); Direitos humanos, diversidade e sustentabilidade.
  • Língua Brasileira de Sinais: uma conquista histórica; Aquisição e Desenvolvimento da Linguagem para crianças surdas; História de Educação de Surdos; Surdez: conceitos, causas e políticas de prevenção; LIBRAS; Comunidade, Cultura e identidade surda; Propostas educacionais e sociais direcionadas à pessoa surda.
  • Cultura e etnicidade; Educação multicultural e diretrizes básicas da lei brasileira; Ética e questões étnicas; Etnia e raça; Desigualdades étnico-raciais; Combate ao racismo e discriminação; Formação sociocultural do Brasil I; Formação sociocultural do Brasil II; Cultura popular, de massa e pensamento social.
  • Conceitos legais de consumidor. O relacionamento dos conceitos de fornecedor e de empresário/sociedade empresária. Responsabilidade pelo fato do produto ou do serviço. Responsabilidade pelo vício do produto ou do serviço. As práticas comerciais. Os contratos empresarias e o direito do consumidor. Publicidade enganosa e abusiva. Desconsideração da personalidade jurídica. Âmbito de aplicação das normas de Direito do Consumidor. Contratos de consumo. Esferas de responsabilização e sanções no CDC. Responsabilidade civil no âmbito do Direito do Consumidor. Proteção do consumidor em juízo.
  • O que é estatística; Organização de dados: tabelas e gráficos; Medidas de posição: Média, mediana e moda; Distribuição de Probabilidade: Binomial e Poisson; Teoria da Amostragem; Tipos de amostragem; Estimação de Parâmetros; Propriedade dos Estimadores; Níveis de Confiança; Testes de Hipóteses Paramétricos; Testes relativos a média e a proporções (grandes e pequenas amostras)
  • O conceito de qualidade; A quarta era da qualidade: A gestão estratégica da qualidade (GEQ); Três métodos universais da GQ; Dimensões da qualidade; Sete ferramentas da qualidade; O ciclo PDCA; Metodologia e ferramentas de qualidade; Requisitos da ISO 9001:2015; TQM Introdução; TQM - Qualidade e operações; TQM - Qualidade na cadeia de suprimentos; A metodologia seis sigma.
  • Sistema Financeiro Nacional e seus Órgãos Deliberativos e Normativos. Mercado Financeiro e Fintechs. Valores Mobiliários: Ações, Debêntures, Bônus de Subscrição, Notas Promissórias e Letra Financeira. Mercado de Ações: Mercado a Vista, Mercado a Termo, Mercado de Opções. Oferta Pública: Motivação e Objetivos da Abertura de Capital. Valor de Mercado das Empresas. Governança Corporativa. Investimentos, Estratégia e Lucros Econômicos. Relação Risco e Retorno. Otimização de Risco e Retorno. Análise de Risco em Decisões de Investimento I. Análise de Risco em Decisões de Investimento II.

Diferenciais

  • Inicie sua Faculdade com parcelas de R$ 99,00.

  • Gerencie o seu tempo e ganhe flexibilidade de estudos.

  • Seu certificado é emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Sempre um Professor Referência Junto de Você, aqui você nunca está sozinho

  • A única com um Gestor de Sucesso Acadêmico (GSA) para lhe orientar e acompanhar durante todo o curso

  • Em toda Aula você terá o “Na Prática”, associado diretamente à sua futura atuação profissional

  • Só Aqui você terá os PIPAs – PROJETOS INOVADORES PROFISSIONAIS DE APRENDIZAGEM, nos quais você aprende a trabalhar por Projetos e desenvolver competências que o mercado de trabalho exige para o futuro, indicado pelo Fórum Econômico Mundial

  • No Programa CONECTATIVOS você terá acesso a palestrantes de grande referência e receberá certificados para compor seu currículo


Coordenadora Técnica


Profa. Dra. Dayla Karolina Fossile

Doutora em Engenharia da Produção pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). É Professora Universitária e atualmente Coordenadora do Núcleo de Gestão Faculdade CENSUPEG. Atuou por 10 anos em uma Sociedade Anônima do segmento portuário nas áreas contábil, financeira e fiscal. Possui experiência com pesquisa científica, atuando principalmente nos seguintes temas: auditoria contábil, controladoria, indicadores de desempenho, melhoria contínua e gestão de eficiência energética.