Estudos em Ortopedia e Traumatologia

Pós-Graduação EAD

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso de pós-graduação em estudos em ortopedia e traumatologia é ofertado na modalidade on-line para que o fisioterapeuta que atua na área de ortopedia e traumatologia se aprimore e se atualize com assuntos relevantes inerentes a sua prática clínica diária e para que desenvolva um atendimento diferenciado, com base em evidências clínicas abordadas por fisioterapeutas especializados em ortopedia e trauma. Os temas deste curso envolvem biomecânica, cinesiologia, estudos traumato-ortopédicos e técnicas fisioterapêuticas em ortopedia e traumatologia, construídos a partir de diversas unidades de aprendizagem e recursos educacionais. Os assuntos se constituem de casos clínicos e desafios profissionais mais frequentes, acrescentados por embasamentos teóricos e simulações de casos práticos, que são essenciais para uma prática fisioterápica de boa qualidade.    

Objetivos:
Este curso tem como objetivo relacionar a anatomia, cinesiologia e biomecânica em unidades de aprendizagem na área de ortopedia e traumatologia, oportunizando ao profissional desenvolver competências e habilidades para que oferte um atendimento personalizado, de boa qualidade para o seu paciente/cliente.

- Descrever a anatomia, cinesiologia e biomecânica em estudos relacionados à área de ortopedia e traumatologia.
- Identificar técnicas fisioterapêuticas, recursos eletrotermoterápicos e testes ortopédicos mais usados.
- Reconhecer intervenções fisioterapêuticas relacionadas à área de ortopedia e traumatologia.

Público-Alvo:
Este curso destina-se a profissionais graduados em fisioterapia, em instituições de ensino reconhecidas pelo MEC, que desejam aperfeiçoar e otimizar sua qualificação na área de ortopedia e traumatologia por meio de conhecimentos relacionados a disfunções ortopédicas e traumatológicas.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Tópicos conceituais importantes da cinesiologia e da biomecânica, da cinemática, osteocinemática e artrocinemática. Movimentos lineares, angulares e generalizados. Planos e eixos relacionados aos movimentos. Variáveis cinemáticas lineares do movimento humano. Sistemas de forças e alavancas do corpo humano geradas a partir das estruturas ósseas e musculares. Exemplos de avaliações e análises dos movimentos humanos. Cadeia cinemática aberta. Cadeia cinemática fechada. Sistema de alavancas. Bioalavancas. Mecanismo de alavancas do sistema ósseo. Forças presentes nos diferentes ângulos de movimento humano. Exercício rosca direta. Interação do sistema muscular e ósseo em diferentes alavancas. Ciclo da marcha. Fase de apoio e fase de balanço. Ciclos de caminhada. Conceitos de centro de gravidade e equilíbrio. Alterações na marcha durante a caminhada e a corrida. Tamanho do passo, comprimento da passada e largura do passo. Tipos de exercícios físicos (aeróbio e de força) às adaptações neurais e articulares.
  • Tópicos conceituais importantes da biomecânica dos membros superiores e inferiores durante o movimento. O complexo do ombro, seus movimentos e suas articulações: glenoumeral, esternoclavicular, acromioclavicular, coracoclavicular e escapuloclavicular. Articulações do cotovelo (e suas articulações: umeroulnar, umerorradial e radioulnar proximal), punho (e suas articulações: radiocarpal e intercarpais) e mãos (e suas articulações: carpometacarpal, intermetacarpais, metacarpofalângicas e interfalângicas). Articulações do quadril, joelho, tornozelo e pé. Ciclo da marcha e suas forças internas e externas. Avaliação da cinética da locomoção. Terceira Lei de Newton. Força de aceleração ou desaceleração do movimento. Controle do equilíbrio e sistemas sensoriais. Adaptações nos sistemas muscular e ósseo durante a respiração em repouso e no exercício físico. Biomecânica da coluna vertebral em diferentes planos. Movimentos da coluna cervical, torácica e lombar. Biomecânica da caixa torácica e da parede abdominal. Biomecânica da respiração em rep
  • Tópicos conceituais importantes da mecânica da marcha. Fases da marcha. Ciclos da marcha. Centro de gravidade. Centro de equilíbrio durante as fases da marcha. Alterações da marcha durante a caminhada e a corrida. Fases da corrida: fases de apoio, fases de balanço. Métodos de avaliação da marcha humana. Plataforma de força e palmilhas. Marcha na criança. Marcha no idoso. Cinemática da marcha no plano sagital. Velocidade na corrida. Características temporais da marcha: cadência, velocidade do passo, duração do passo. Centro de gravidade e equilíbrio durante as fases da marcha.
  • Tópicos conceituais importantes de cinesiologia. Movimentos osteocinemáticos e artrocinemáticos. Articulações da cabeça, do ombro, do cotovelo, do punho e mão, do quadril, do joelho, do tornozelo e do pé, da coluna vertebral. Análise do movimento dos membros superiores e inferiores. Leis de Newton. Lei de Hooke. Análise dos movimentos a partir dos eixos: longitudinal ou craniocaudal, sagital ou anteroposterior, transversal ou látero-lateral. Padrões de movimento em uniões: plano sagital, plano frontal. Amplitude de movimento da articulação. Goniometria. Análise cinemática da marcha. Força de reação do solo. Força vertical. Ação dos grupos musculares dos membros inferiores na marcha. Regulação do movimento dos membros superior e inferior durante a locomoção humana. Articulações e os tipos de trabalhos musculares. Sinartrose. Anfiartrose. Diartrose. Graus de liberdade.
  • Tópicos conceituais importantes das estruturas da coluna vertebral: cervical, torácica, lombar sacral e coccígea. Ligamentos da coluna vertebral: ligamentos amarelos, interespinais, supraespinais, nucal, intertransversários longitudinal anterior e posterior e ligamentos capsulares das articulações apofisárias. Movimentos de flexão-extensão, inclinação lateral, rotação, cisalhamento anteroposterior e cisalhamento lateral. Articulações intervertebrais. Descrição das vértebras. Eixos e planos de movimentos. Músculos da região cervical e suas ações. Músculos da região torácica e lombar e suas ações. Músculos da coluna vertebral e suas ações musculares. Anatomia da coluna e seus músculos estabilizadores. Relação da postura corporal e ação do centro de gravidade sobre as adaptações da coluna vertebral. Controle da cabeça e posturas: sentada, em decúbitos dorsal e ventral.
  • Tópicos conceituais importantes da cinesiologia e sua importância nas atividades esportivas e recreativas, tarefas diárias e atividades funcionais do cotidiano. Biomecânica ocupacional. Ambiente esportivo. Ambiente educacional. Ambiente de recreação e/ou lazer. Ferramentas para análise de movimentos em diferentes ambientes. Diferentes tipos de procedimentos: mecânicos, eletrônicos, ópticos-eletrônicos. Análises do movimento humano por meio das técnicas e métodos: antropometria, cinemetria, dinamometria, eletrofisiologia. As etapas cinesiológicas para análise de um gesto motor. Cadeias cinéticas ou cinemáticas abertas ou fechadas. Aperfeiçoamento do gesto motor na aprendizagem ou no alto rendimento, como o rebate no voleibol, o chute no futebol. Análise cinesiológica de chute no futebol: 1ª fase – no impulso para trás; 2ª fase – armação da perna; 3ª fase – aceleração; 4ª fase – finalização do movimento. Análise cinesiológica de chute no futebol americano. Sistemas de captura e análise de movimentos (Scam): Vicon. Processo de captura
  • Tópicos conceituais importantes da anatomia, biomecânica e cinesiologia do quadril, joelho, tornozelo e pé e suas principais lesões. A propedêutica do osso, do músculo, da cartilagem, da bursa, do líquido sinovial e dos nervos periféricos relacionados com o quadril, joelho, tornozelo e pé. Tratamentos fisioterapêuticos das lesões musculoesqueléticas de sobrecarga, traumáticas e compressivas relacionados ao quadril, joelho, tornozelo e pé. Movimentos do quadril, joelho, tornozelo e pé e suas funções musculares. Reabilitação do quadril: a fase aguda, a fase de movimento controlado e retorno da função, a fase de proteção, a fase de movimento controlado, a fase de retorno à função. Movimentos do quadril: inclinação pélvica anterior. Inclinação pélvica posterior. Inclinação pélvica lateral. Desvio pélvico. Rotação pélvica. Ritmo lombopélvico. Principais lesões do quadril: osteoartrite, tendinite ou tração muscular. Bursite trocantérica. Bursite do ilipsoas. Bursite isquioglútea. Síndrome do piriforme. Pubalgia. Síndrome do impacto femoroac
  • Tópicos conceituais importantes da propedêutica do osso, do músculo, da cartilagem, da bursa, do líquido sinovial e dos nervos periféricos relacionados ao complexo do ombro. Articulações: esternoclavicular, acromioclavicular, glenoumeral e escapulotorácica. Principais tratamentos fisioterapêuticos das lesões musculoesqueléticas de sobrecarga, traumáticas e compressivas relacionadas ao complexo do ombro: lesões traumáticas, lesões por sobrecarga, lesões compressivas. Tratamentos para as lesões musculoesqueléticas: lesões traumáticas, lesões por estresse, sobrecarga e compressiva. Propedêutica do osso, do músculo, da cartilagem, da bursa, do líquido sinovial e dos nervos periféricos relacionados com o cotovelo. Tratamentos fisioterapêuticos das lesões musculoesqueléticas de sobrecarga, traumáticas e compressivas relacionados com o cotovelo. Anatomia, biomecânica e aspectos morfofuncionais do complexo do cotovelo, ângulo de carregamento, estruturas de sustentação da articulação, músculos, bursas e membrana sinovial, inervação. Lesões mus
  • Tópicos conceituais importantes da propedêutica do osso, do músculo, da cartilagem, do líquido sinovial e dos nervos periféricos relacionados à coluna cervical, torácica e lombar. Tratamentos fisioterapêuticos para as lesões musculoesqueléticas de sobrecarga, traumáticas e compressivas relacionados à coluna cervical, torácica e lombar: dor crônica cervical, plano de atendimento fisioterapêutico, espondilolistese degenerativa, dor lombar ou lombalgia, ciatalgia, escoliose, hipercifose. Propedêutica da coluna: coluna cervical, coluna torácica, coluna lombar. Propedêutica do osso, do músculo, da cartilagem, da bursa, do líquido sinovial e dos nervos periféricos relacionados à articulação temporomandibular. Anatomia e biomecânica da ATM. Disco articular. Estruturas de sustentação – ligamentos e cápsulas. Músculos. Inervação. Lesões musculoesqueléticas da ATM: anquilose, osteoartrite, osteoartrose, fraturas na face, desarranjo dos discos articulares, distúrbios congênitos. Processo de cicatrização dos ossos e das articulações. Classificaçã
  • Tópicos conceituais importantes da avaliação cinético-funcional aplicada aos distúrbios ortopédicos e traumatológicos do quadril. Exame físico e os testes especiais relacionados ao quadril. Aplicação dos métodos e das técnicas fisioterapêuticas com os distúrbios ortopédicos e traumatológicos do quadril. Exames físicos e testes especiais relacionados ao quadril: manobra de Thomas, teste de Trendelenburg, teste de Ober, teste de Patrick (Fabere), teste da bicicleta, teste do impacto, teste de apreensão, técnicas para diminuição da dor (fase aguda), técnicas para mobilidade articular, técnicas para aumentar a extensibilidade do tecido. Avaliação cinético-funcional. Estrutura de uma avaliação cinético-funcional aplicada aos distúrbios ortopédicos e traumatológicos do joelho. Métodos e técnicas fisioterapêuticas com os distúrbios ortopédicos e traumatológicos do joelho. Estrutura de uma avaliação cinético-funcional aplicada aos distúrbios ortopédicos e traumatológicos do tornozelo e pé: história clínica e anamnese, inspeção estática e dinâ
  • Tópicos conceituais importantes da estrutura de uma avaliação cinético-funcional aplicada aos distúrbios ortopédicos e traumatológicos do complexo do ombro. Aplicação dos métodos e técnicas fisioterapêuticas com os distúrbios ortopédicos e traumatológicos do complexo do ombro: teste de esforço de Norwood, teste de Neer, teste de Hawkins-Kennedy, teste de Yocum. Principais lesões do complexo do ombro: lesões do manguito rotador e tendinites, síndrome do impacto do ombro, luxações e subluxações, capsulite adesiva, tendinite calcária. Estrutura de uma avaliação cinético-funcional aplicada aos distúrbios ortopédicos e traumatológicos do cotovelo: história do paciente (anamnese), inspeção ou observação, palpação, amplitude de movimento ativo e passivo, testes musculares, atividades funcionais, exame neurológico. Exame físico e testes especiais para o cotovelo: teste de instabilidade ligamentar, teste de epicondilite lateral, teste para epicondilite medial, testes para disfunção articular, testes para disfunção neurológica. Intervenção fisi
  • Tópicos conceituais importantes da estrutura de uma avaliação cinético-funcional aplicada aos distúrbios ortopédicos e traumatológicos da coluna cervical, torácica e lombar. Exame físico e avaliações específicas: teste de Adams, teste de Trendelenburg. Distúrbios da coluna vertebral e fisioterapia: escoliose, hipercifose, lombalgia, hérnia de disco, espondilose, espondilólise e espondilolistese. Estrutura de uma avaliação cinético-funcional aplicada aos distúrbios ortopédicos e traumatológicos da articulação temporomandibular. Avaliação cinético-funcional, exame físico e testes clínicos da articulação temporomandibular: história, testes e medidas. Intervenção fisioterapêutica para as disfunções da articulação temporomandibular: terapia manual, crioterapia e Tens, cinesioterapia, relaxamento muscular facial e propriocepção e controle da língua, controle dos músculos da mandíbula, técnicas de alongamento, redução dos desequilíbrios musculares do quadrante superior. Técnicas de tratamento conservador de fraturas. Intervenções fisioterapê