Filosofia e Sociologia: Ensino de Práticas e Metodologias

Pós-Graduação EAD

Apresentação

Objetivos:
O curso tem como objetivo trazer uma reflexão e proporcionar discussões sobre o estudo da filosofia e sociologia em sala de aula, além de subsidiar o entendimento de temas, tais como ética, religião, conhecimento, violência, mundo do trabalho, movimentos sociais, existência, verdade, moral e diversidade cultural, entre outros da área.

Público-alvo:
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula



Disciplinas

  • Noções gerais sobre teoria do conhecimento. Condições para o conhecimento. Teorias epistemológicas. Especificidades das ciências sociais. Ciências sociais e ciências naturais. Determinismo e indeterminismo. Relação entre indivíduos e sociedade. Ciência e realidade. Objetividade e subjetividade. Organização da sociedade. Contribuição de Lakatos.
  • Sociologia e educação; Sociologia da educação no Brasil; Educação e família; infância e juventude; Escola; Estratificação social; Movimentos sociais; Estado; Profissão docente.
  • Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.
  • Interfaces e mútua dependência das partes que compõem a sociedade. A sociedade agrícola, industrial e pós-industrial. Sociedade agrícola (civilizações grega e romana, cristianismo e ordem feudal) e industrial (sistemas de produção, social e político, capitalismo e socialismo, crise e ruptura). Surgimento e desenvolvimento da globalização. Impacto da Revolução Industrial sobre a economia mundial. Surgimento do capital financeiro. Ordem internacional estabelecida no pós-Segunda Guerra Mundial. Revolução tecnológica e novo ciclo de expansão do capitalismo. Características da sociedade pós-industrial (sentido e rumo das mudanças, conhecimento e velocidade, empreender na nova economia). Crise nas identidades individual e coletiva da humanidade. Sistemas de poder e suas representações. Sociedade brasileira como sistema, sua realidade e suas perspectivas democráticas.
  • A importância do ensino de filosofia no contexto brasileiro atual. Histórico e legislação. Ensino de Filosofia, suas concepções, objetivos e métodos. Apresentação e análise crítica das propostas dos PCN em Interdisciplinaridade, competência e cidadania.
  • Conceito de filosofia; origens da filosofia; história da filosofia ocidental; principais filósofos ocidentais (Sócrates, Platão, Aristóteles, Epicuro, Santo Agostinho, Tomás de Aquino, Plotino, René Descartes, Francis Bacon, Espinosa, John Locke, Kant, Hegel, Marx, Schopenhauer, Comte, Nietzsche, Heidegger, Adorno, Habermas, Horkheimer, Marcuse Pierce, Kierkegaard, Sartre e outros); relações entre filosofia e educação; ética; ética na educação; filosofia clínica e educação.
  • Estudo da história da Sociologia. O pensamento sociológico: referências dos teóricos clássicos para o estudo da sociedade. Socialização, valores sociais e individuais.
  • Compreensão do cotidiano e do processo didático; didática como prática educativa na sociedade; ensinar e aprender; a aula como um ato interativo; prática educativa, pedagógica e didática; planejamento de ensino; a prática pedagógica e a avaliação diagnóstica e transformadora; pressupostos e características da didática; o contexto da prática pedagógica; a dinâmica da sala de aula; construção da proposta pedagógica.