Finanças Corporativas

Pós-Graduação EAD

Apresentação

A Pós-Graduação em Finanças Corporativas possibilita ao profissional atuar na área financeira com ampla capacidade técnica, habilidade para identificar e analisar processos e tomar decisões.  

Objetivos:
Desenvolver a capacidade de analisar problemas, levantar hipóteses, analisar investimentos e desenvolver alternativas para a tomada de decisão econômico-financeira.  

Público-alvo:
Dirigido a profissionais que desejam reciclar ou aprimorar seus conhecimentos, prepara profissionais para assumir posições de destaque na área financeira de grandes corporações; atuar em empresas do mercado financeiro como administradores de fundos e carteiras, atuar em empresas de consultoria e auditoria ou, ainda, como consultores de investimentos.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Disciplinas

  • Avaliação de Ativos de Renda Fixa e Variável; Valor Presente Líquido; Análise de Investimentos; Payback; Taxa Interna de Retorno; Carteiras; Risco e Retorno; Investimentos Corporativos de Longo Prazo; Decisões de Investimento e Financiamento.
  • O objetivo é analisar elementos teóricos que possibilitem a compreensão de questões econômicas de nosso cotidiano
  • Avaliação por Fluxos de Caixa Descontados: Risco, Retorno e Determinação de Taxas de Desconto, Demonstrações Financeiras e Estimação de Fluxos de Caixa, Estimação de Taxas de Crescimento de Fluxos de Caixa, Cálculo de Fluxos de Caixa Descontados e Valor Terminal, Projeção de Fluxos de Caixa; Avaliação de Investimentos em Ambientes de Incerteza; Estimação da Taxa de Desconto; Avaliação por Múltiplos: Preço/Lucro. Preço/Valor Patrimonial, Preço/Faturamento por Ação; Casos Práticos.
  • Conceitos Fundamentais: Objetivo da Matemática Financeira, valor do dinheiro no tempo, juros, fluxos de caixa; Regime de Juros Simples; Equivalência de capitais a juros simples; Regime de Juros Compostos; Equivalência de capitais a juros compostos; Séries Uniformes de Pagamento; Séries Crescentes e Decrescentes de Pagamento; Fluxos de Caixa Quaisquer; Sistemas de Amortização; Aplicações da matemática financeira às operações do mercado financeiro; Aplicações da matemática financeira à análise de investimentos.
  • Princípios constitucionais tributários. Sistema Tributário Nacional. Planejamento tributário relacionado à elisão, evasão e simulação; ao ato ilícito; aos paraísos fiscais; a produtos e prestação de serviços. Carga tributária suportada pelas empresas. Imposições tributárias para as operações entre empresas. O Simples, Lucro Presumido, Lucro Real e Lucro Arbitrado. Tributação sobre a receita. Perspectiva da Fazenda Pública. Conceito e aplicação de operações intercompany. Tratados internacionais e impostos devidos. Reorganização societária (cisão, incorporação, fusão e transformação). Implementação de estratégias tributárias por meio de casos práticos. Lei n. 8.137/1990 e crimes contra a ordem tributária. Teoria da desconsideração da personalidade jurídica. Posicionamento jurisprudencial.
  • Planejamento Financeiro; Evolução do Caixa e do capital de Giro; Ciclo Operacional e de caixa; Gestão do Capital de Giro; Gestão do Crédito; Gestão do Estoque; Decisões do Investimento a Longo Prazo; Decisões de Financiamento a Longo Prazo.
  • Introdução à Gestão de Custos; Métodos de Custeio; Custos Industriais; Ponto de Equilíbrio; Teoria das Restrições; Formação do Preço de Venda; A Influência dos Impostos nos Custos e nos Preços.
  • Origem e desenvolvimento da OSM, considerações gerais e conceituais, as características das organizações e a organização das atividades administrativas. Fundamentos de instrumentos de organização, sistemas e métodos. Redesenho de informações para um roteiro de diagnóstico organizacional. Sistemas administrativos, Estrutura organizacional, Departamentalização, Linha e Assessoria, Delegação e descentralização. Hierarquia. Análise e estrutura de sistemas. Métodos e organização do Trabalho. Instrumentos de desenho organizacional. Objetivo: Proporcionar visão geral da evolução e da importância da estrutura organizacional, o papel dos analistas de OSM, compreender e utilizar instrumentos e ferramentas para analisar e propor a estrutura mais adequada para obter o melhor desempenho de atividades.