Gestão Escolar: Administração, Supervisão, Orientação e Coordenação

Pós-Graduação Presencial

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Aulas presenciais com as maiores referências na área.

  • Seu certificado emitido pela Faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Corpo docente de diferentes regiões do Brasil composto por mestres e doutores em sua maioria.

  • Curso com a qualidade CENSUPEG, instituição reconhecida por ter uma das maiores e melhores estruturas de pós-graduação na modalidade presencial do Brasil.

Protagonismo em Ação

A história inspiradora de sucesso da sua vida começa aqui



Apresentação

O curso de especialização docente em Gestão Escolar: Administração, Supervisão, Orientação e Coordenação une os aspectos propriamente educativos da gestão de um estabelecimento de ensino com as competências gerenciais proporcionadas pelas vertentes da administração.

Objetivos:
* Qualificar profissionais da educação que atuam em centros de educação infantil e escolas de educação básica, visando o redimensionamento dos fazeres inerente a organização do trabalho pedagógico e do processo ensino-aprendizagem com base nos processos de participação e de construção da autonomia.
* Aperfeiçoar e atualizar a prática pedagógica dos profissionais que atuam ou têm interesse em atuar na área de gestão escolar (Administração, Supervisão, Orientação e Coordenação), além de capacitar para o ensino superior.

Público-alvo:
Graduados em cursos de Educação: profissionais da Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio; Gestores (Diretores e Coordenadores); administradores, supervisores e orientadores escolares.

Formato do Curso:
As aulas acontecem em dois encontros por mês: sexta-feira das 19h as 22h e sábado das 8h as 20h.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • O papel do gestor educacional e o sucesso de uma instituição de ensino para a garantia de uma educação de qualidade. As competências necessárias para ser um bom líder. A liderança inspiradora para a equipe de professores. O perfil do gestor educacional e as habilidades para a atualidade.
  • Concepções de educação, infância, adolescência e jovem; Concepção de percurso Formativo; Atividades principais do desenvolvimento humano; Cuidar e educar; Culturas infantis e culturas juvenis; Diretrizes Curriculares Nacionais Gerais da Educação Básica e a Teoria histórico-cultural; Contribuições das áreas do conhecimento para a educação básica e a formação integral.
  • Escola como instituição pública; Exercícios de controle social; calendário escolar; registros pedagógicos e acadêmicos; Gestão Pública e Administração Escolar. Revisão crítica das teorias de gestão e administração educacional. Conceitos contemporâneos sobre democratização e autonomia, organização do trabalho escolar, gestão pedagógica e papel do diretor de escola como líder educacional.
  • A escola como organização educativa e suas dimensões política, técnica, humana e cultural no ensino fundamental, bem como sua relação com os demais níveis de ensino (busca de integração). Função e identidade do coordenador pedagógico. A importância do autoconhecimento no trabalho de Coordenação Pedagógica. Espaços de atuação da Coordenação Pedagógica dentro da escola. Os professores e o Coordenador pedagógico. Postura Interdisciplinar. O trabalho coletivo como princípio do processo educativo. O Projeto Pedagógico da Escola: Concepção e Organização. Intencionalidades. Políticas do trabalho em relação ao Projeto Pedagógico na escola. Promoção de ações que contemplem o espaço da escola como campo de atuação em prol da melhoria da qualidade do ensino e para a formação de uma cidadania efetivamente democrática. Avaliação como elemento norteador de mudanças.
  • A disciplina fundamenta, reflete e analisa a gestão educacional a partir dos pressupostos do Estado Moderno no Brasil, da Constituição Federal e da L.D.B., enfatizando o papel da gestão democrática nos sistemas municipais, estaduais e do sistema federal e no nível escolar. Focaliza a importância da participação e das ações coletivas nas equipes pedagógicas, entendendo-se como equipe pedagógica todos aqueles que atuam em favor da gestão democrática. O sistema de Organização e Gestão da Escola. A escola como organização aprendente. Experiências brasileiras significativas.
  • Tópicos essenciais na estrutura administrativa da escola; legislação trabalhista com vistas à realização das atividades de planejamento, organização, direção e controle do pessoal, legislação dos estágios; a organização escolar e a administração dos recursos materiais e financeiros.
  • A gestão escolar e os cuidados com crianças e adolescentes na vida escolar. A atuação do gestor junto com Conselho Tutelar. A relação entre a Escola e órgão responsável por executar as leis do ECA. O trabalho e as responsabilidades do gestor para garantir do direito do estudante.
  • Competência Interpessoal, relações intra e interpessoais relações justas, éticas, clima de respeito, comprometimento, autoridade e autoritarismo, poder legítimo.
  • Financiamento da educação no Brasil; A gestão financeira na escola. Influências da gestão financeira no processo pedagógico. Discussão de medidas descentralizadoras dos recursos financeiros. Conhecimentos teórico-práticos relativos a planejamento pedagógico-financeiro, utilização dos recursos, prestação de contas. Análise dos impactos do planejamento financeiro no projeto pedagógico considerando a democratização do acesso, a efetividade social da educação e a qualidade do processo ensino-aprendizagem. Cuidados de manutenção e conservação do patrimônio escolar. Habilidades essenciais e desenvolvimento do perfil de funcionários e educandos.
  • Fundamentos da Orientação Escolar. Legislação Educacional. Gestão Pedagógica e Administrativa da Educação. Planejamento, Avaliação e Papel do Orientador Escolar. Fundamentos da Supervisão Escolar. Legislação Educacional. Gestão Pedagógica e Administrativa da Educação. Planejamento, Avaliação e Papel do Supervisor Escolar.
  • Estuda o Sistema de Ensino brasileiro: tipos de sistema, composição, estrutura organizacional e competências dos principais órgãos administrativos e normativos. A Educação Básica na nova LDB - caracterização geral: composição, finalidades, organização, carga horária, composição curricular, verificação do rendimento escolar, recuperação de estudos e frequência. A Educação Básica no horizonte do Plano Nacional de Educação: principais diretrizes e metas para a Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Médio. Avaliação institucional em educação: o que é e por que fazer? Breve retomada histórica da avaliação institucional no Brasil. Avaliação institucional como procedimento de avaliação interna (autoavaliação) e externa (políticas públicas de avaliação). Análise de modelos avaliativos aplicados à Educação Básica e à Educação Superior no país.
  • O catálogo de Programas do Governo Federal e suas ações nos municípios. Modalidades, Parcerias e administração. Programas de Desenvolvimentos Ministeriais. Fontes de financiamento e prestação de contas. Origem e desenvolvimento do Estado, formas de regulação social. Compreendendo a proposta atual da legislação sobre Política Social. Normas e Instrumentos para contratação e isenções fiscais.
  • Planejamento, execução e avaliação dos Projetos. O Planejamento do trabalho didático- pedagógico por projetos como forma de organização dos conhecimentos escolares. Projeto de Trabalho – Plano de Estudos e Aprendizagem. Construção dos Projetos de Trabalho que se adaptem à realidade, contextualizados. O novo e o antigo; instituições e grupos; grupo e seus papéis, medo da perda e do ataque, resolução de conflitos, matriz de identidade. Elementos dispositivos de acordo com Picho-Riviére. Escola grupo e Democracia.
  • A Escola como direito; Escola inserida num sistema de ensino e num determinado território; órgãos de decisão colegiada; Planejamento participativo. A Gestão Escolar e as dimensões do planejamento. Fundamentos para o planejamento da ação do Gestor Educacional.; Estatuto da criança e do adolescente; proporcionar uma visão geral do processo de Gestão Escolar, estudando conceitos práticos, teóricos e as ferramentas de gestão, visando capacitar os gestores como líderes educadores, voltados para o desenvolvimento de pessoas.
  • Política e legislação educacional brasileira para o nível básico: revisão contextualizada da atual legislação registada na Constituição Federal; Lei de Diretrizes e Bases da Educação; Base Nacional Comum Curricular; Plano Nacional da Educação e Estatuto da Criança e do Adolescente.
  • Sexualidades: (pré)conceitos. Orientação sexual. Introdução aos estudos queer. Feminismo e Homossexualidade no Brasil e mundo. Transversalidade, Educação e Orientação sexual. Repressão e Liberação sexuais. Teorias psicossociais da sexualidade. Temas polêmicos e a atuação do/a educador/a. Família e escola no enfrentamento de conflitos. Bullying. Ações educativas de combate ao racismo e às discriminações.
  • Discute o desenvolvimento humano e aspectos relacionados a aprendizagem para organização da prática docente em âmbito acadêmico, considerando a didática como princípio de organização técnica-pedagógica. Apresenta formas de organização de planejamento, ensino e avaliação de conteúdo, focando no trabalho com as Metodologias Ativas de Aprendizagem. Estas, por sua vez, possibilitam que os estudantes sejam autores e pesquisadores no seu processo de construção de conhecimento.

Obs.: É perfeitamente possível haver alteração na grade curricular, visando à otimização do curso.

(*) Estas disciplinas acontecem pautada na Metodologias Inovadoras de Aprendizagem e são oferecidas no AVA – Ambiente Virtual de Aprendizagem Acadêmico.

Supervisora Técnica


Profa. Andreia Schley

Atualmente Diretora Acadêmica e Docente da Faculdade CENSUPEG. Especialista em Gestão Estratégica em Educação a Distância pela FSF- RJ; Especialista em Gestão Educacional pela FSF - RJ; Especialista em Educação pela UNIJUÍ- RS e Mestranda pela UDE - Montevidéu- UY. Atuei como Diretora do CENSUPEG, nas áreas de Pós-Graduação e Marketing - 2013, Diretora de Polo de EAD da UNIASSELVI, Mairinque-SP 2011- 2012, Diretora de Ensino 2008 a 2010 e Administrativa 2010 e 2011. Atuo como professora das Disciplinas: Interdisciplinaridade, Gestão Educacional e Avaliação e Currículo nos cursos de Pós-graduação Lato Sensu. Fui tutora de Pós-graduação EAD do IESDE e Universidade Castelo Branco em 2006-2007. Orientadora Pedagógica do SENAI/RS EM 2005 - 2007. Fui professora da rede Estadual do RS no Nível Médio - Curso Normal e da Rede Municipal de Santa Rosa/RS no Ensino Fundamental.


Professora


Profa. Ana Paula Uliana Mason

Mestranda em Tecnologias Educacionais no programa PPGTIC da UFSC (2021-2022). Neuropsicopedagoga Clínica pela Faculdade CENSUPEG (2021). Neuropsicopedagoga Institucional e Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade CENSUPEG (2020). Especialista em Administração, Supervisão, Orientação e Coordenação Escolar pela faculdade CENSUPEG (2019). Especialista em Gestão Escolar pela Faculdade São Fidélis - Grupo CENSUPEG (2017). Especialista em Educação Infantil e Anos Iniciais e Educação Especial e Inclusiva pela Faculdade São Fidélis - Grupo CENSUPEG (2017). Especialista em Metodologia e Prática Interdisciplinar do Ensino pela FUCAP em (2007). Graduada em Pedagogia pela FAEL (2018). Graduada em Letras - Língua Portuguesa e Língua Inglesa e suas respectivas literaturas pela Universidade do Sul de Santa Catarina (2000). Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Letras: Português e Inglês e suas respectivas literaturas e na área de Pedagogia. Formadora de Discentes há mais de 20 anos e formadora de Docentes em Cursos de Graduação e Pós-Graduação. Atualmente atua como Professora na Educação Infantil, Professora de Línguas no Ensino Fundamental e Ensino Médio, Professora de Graduação em Licenciaturas, Tecnólogos e Bacharéis. Professora de Pós-Graduação e Professora Orientadora de Artigos Científicos como também presta Assessoria Pedagógica para Unidades Escolares e Profissionais da Educação.


Professora


Profa. Maria Iolanda Demeneck de Figueiredo

Mestre em educação pela UDE Universidad De La Empresa Montevideo, Uruguai. (2019). Especialista em: Gestão Escolar pela UNIPLAC. Formação Continuada de Professores pela UFSC. Supervisão e Orientação escolar pela Faculdade São Luís. Graduada em Pedagogia pela Universidade do Planalto Catarinense UNIPLAC. (1996). Atuou como Professora de Educação infantil no início da carreira no magistério, (1990), professora do ensino médio no curso do magistério. Foi Coordenadora de Ensino da Secretaria Municipal da Educação de São José do Cerrito/SC, onde ocupou a função de Secretária Municipal de Educação. Professora Tutora EAD UNIASSELVI (2007- 2009). Professora UNIPLAC (2007- 2008). Atualmente é Supervisora Escolar do Colégio Militar Feliciano Nunes Pires de Lages, Professora de Pós-graduação da Faculdade CENSUPEG. e Professora EAD UNIFACVEST, com experiência há mais de vinte anos na área de formação docente.


Professor


Prof. Roberto Fuck de Almeida

Atualmente é Conselheiro Tutelar do Município de Itapema-SC. Professor de Pós-Graduação e Graduação da AVANTIS, Faculdade Sinergia e Censupeg, Foi professor da AUPEX, TEAR e UNIASSELVI, Foi professor nos cursos de Gestão Pública, Controladoria em Saúde e Gestão, Controladoria, Segurança Pública e MBA em Construção Civil, Controladoria em Saúde Pública, Metodologia da Pesquisa, Orçamento Público, Planejamento Tributário, Direito a Saúde, Políticas Públicas para a Segurança, Sistemas de Custos, Gestão de Pessoas, Sistemas Financeiros, Governança Corporativa, Contabilidade Ambiental, Direito Administrativo I e II. É consultor e professor da EGEM Escola de Gestão Pública Municipal, ministrando palestras e curso referentes a Administração pública, Conselho Tutelar e Conselho de Direitos, etc. Tem experiência na área de Direito, com ênfase em Direito Família, Direito Aduaneiro, Direito Tributário, Direito Administrativo, Direito Público, Direito Internacional Público e Privado e Administração Pública, com especialização em Direito Aduaneiro e Comércio Exterior, bem como especialização em Magistério Superior e pós- graduando em Gestão Escolar. Foi Tutor do Instituto Federal de Santa Catarina na Especialização de Gestão Pública, e atualmente é Graduado em pedagogia pela UDESC e pós-graduando em Coordenação, Orientação e Gestão Escolar pela IPGEX e Pós-graduando em Gestão do SUAS e Doutorando em Direito pela Universidade de Buenos Aires, Argentina.


Professora


Profa. Graziela Maria Lazzari

Neuropsicopedagoga, escritora e Professora. Especialista em Gestão Educacional, Metodologia do Ensino de Língua Portuguesa e Estrangeira, Atendimento Educacional Especializado-AEE, Orientação Escolar e Docência no Ensino Religioso e em Análise do Comportamento Aplicada - ABA. Graduada em Letras: Português/Inglês e suas respectivas Literaturas. Possui Habilitação no Curso Normal/ Magistério. Atualmente é articuladora da Divisão de Políticas Específicas em Educação na 6ª Coordenadoria Regional de Educação em Santa Cruz do Sul, atuando como Redatora e Formadora Estadual do Referencial Curricular Gaúcho – Pro BNCC Ensino Fundamental - área de Ensino Religioso, professora nos cursos de graduação em Pedagogia e em Letras, orientadora de artigos e docente de cursos de pós-graduação da Faculdade Censupeg (Faculdade de Ciências, Educação, Saúde, Pesquisa e Gestão). Professora de aprendizagem e treinamento comercial no SENAC/SC - Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial. Cursando especialização em Neuropsicopedagogia Institucional e Educação Especial Inclusiva e Especialização em Educação: a pesquisa como princípio pedagógico. Colunista do Riovale Jornal. Tem experiência na área de Educação, com assessorias, consultorias e palestras com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística, fonética e fonologia; metodologia de ensino, metodologias ativas e metodologia de projetos, BNCC, RCG, PPP, ensino religioso, ensino hibrido, educomunicação, protagonismo escolar, sustentabilidade e inovação.


Professor


Prof. Joel Moser

Possui mestrado pela Universidad Autônoma de Assuncion(2006). Tem experiência na área de Educação.