Gestão Industrial Farmacêutica

Pós-Graduação EAD

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Protagonismo em Ação

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Apresentação

O avanço no mercado farmacêutico tem despertado a necessidade de novas e mais robustas legislações internacionais de acreditação. Como consequência de todo esse avanço, o mercado nacional também precisou se atualizar, visando à qualidade no fornecimento legal e na gestão de drogarias e farmácias de manipulação. O curso de pós-graduação em gestão industrial farmacêutica fornece ao egresso conhecimentos amplos sobre gestão e aspectos regulatórios em uma área altamente lucrativa e de importância no mercado econômico mundial.

Objetivos:
Especializar profissionais das áreas ligadas ao mercado farmacêutico para a compreensão crítica e dinâmica associada à comercialização, à regulamentação e à consultoria, tendo como produto de interesse o medicamento.

- Proporcionar conhecimentos teóricos e práticos acerca da legislação referente à comercialização de medicamentos.
- Reconhecer importância da consultoria farmacêutica com foco na segurança da população que se utiliza de medicamentos.
- Reconhecer assuntos regulatórios referentes ao comércio de medicamentos controlados.
- Oportunizar um aprendizado referente à gestão de pessoas e produtos associados a medicamentos e insumos farmacêuticos.
- Formar profissionais com sólido conhecimento na gestão farmacêutica.

Público-Alvo:
Graduados em farmácia, administração ou áreas diretamente ligadas ao comércio e regulamentação de medicamentos e insumos farmacêuticos.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas Gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Estratégias da matriz Ansoff. Modelo Porter das estratégias genéricas de competição. Cadeia de valor e sua importância para a formulação da estratégia da organização. Métodos para adoção estratégica. Critérios de sucesso para avaliar as opções estratégicas: adequação, aceitabilidade e viabilidade. Diferentes técnicas para avaliar as opções estratégicas. Relação entre planejamento estratégico e empreendedorismo. Dimensões estratégicas, táticas e processos operacionais do planejamento estratégico.
  • Conceito de liderança. Diferenças entre liderança e gestão. Influência de cada estilo de liderança no desempenho das pessoas em uma organização. Diferença entre equipe e grupo. Contribuições do trabalho em equipe. Identificação de tipos de equipe: autodirigida e virtual. Conceito de equipe de alta performance. Papel do coaching no desenvolvimento de equipes de alta produtividade. Relação entre inteligência emocional e desempenho de equipe.
  • Inovação: conceitos fundamentais, tipologia e importância. Sistemas interativos e suas características (redes de inovação, sistemas de governança, políticas públicas, economia criativa, ações indutoras e marcos regulatórios). Dimensão tecnológica da gestão do conhecimento. Elementos de uma empresa inovadora. Gestão eficaz dos processos de mudança empresarial. Táticas para a criação de um futuro de sucesso. Casos de inovação e empreendedorismo nas empresas. Resultados obtidos nos casos de inovação e empreendedorismo estudados.
  • Fundamentos da estrutura e dos processos organizacionais. Tipos de estruturas organizacionais. Integração de processos organizacionais. Conceitos envolvidos na metodologia de modelagem de processos. Conceitos de gestão de processos e gestão por processos. Construção de modelos utilizando a simbologia do business process model and notation (BPMN). Conceito de gestão da qualidade. Análise da gestão da qualidade e de processos. Ferramentas para gestão da qualidade e de processos.
  • Ferramentas para gestão da qualidade e de processos. Relação entre custo, volume e lucro. Conceitos de orçamento e custos e a sua importância na gestão financeira. Identificação de termos das demonstrações financeiras que auxiliam na previsão de eventos futuros. Ações da empresa com seus respectivos impactos financeiros. Comparação entre indicadores financeiros e projeção dos próximos resultados. Balanço patrimonial no modelo dinâmico. Demonstração do fluxo de caixa operacional, crescimento e a geração de valor.
  • Estratégias de marketing que suportam as atividades de vendas. Exemplos de ferramentas de marketing utilizadas para as vendas. Influências do marketing nos canais de vendas. Relevância da análise do setor e da concorrência para o processo de planejamento de mercado. Diferença entre plano de negócio e plano de marketing. Etapas da preparação do plano de marketing. Passos para a elaboração de um plano estratégico de vendas. Características importantes das empresas e dos vendedores para alcançar as vendas. Métodos para fazer uma previsão de vendas.
  • Mecanismos de contratação de pessoal para atividades em empresas farmacêuticas. Conceitos essenciais na gestão contemporânea de pessoas. Qualificação e aperfeiçoamento contínuo de profissionais em empresas farmacêuticas. Motivação e estímulo pessoal com foco no crescimento empresarial.
  • Curvas de controle de estoque. Mecanismos de controle de entrada e saída de produtos em empresas farmacêuticas. Sistemas de programação e aquisição inteligente de medicamentos, perfumaria e correlatos. Seleção e qualificação de fornecedores para medicamentos, insumos e correlatos. Avaliação da sazonalidade de produtos para a saúde.
  • Tributação na lucratividade. Cálculo de margem de lucro em empresa farmacêutica. Inventividade e criatividade no crescimento do varejo farmacêutico. Identificação e classificação de gastos na formação do preço médio ao consumidor.
  • Código de ética da profissão farmacêutica. Infrações associadas aos processos éticos. Estrutura e montagem do processo ético disciplinar. Assistência e responsabilidade técnica farmacêutica. Atribuições do profissional farmacêutico, quando responsável técnico. Código de Defesa do Consumidor como ferramenta necessária no âmbito profissional. Responsabilidade técnica do farmacêutico em farmácias e drogarias. Atividades privativas e delegáveis em farmácias e drogarias. Responsabilidade técnica e legal em farmácias e drogarias.
  • Aspectos técnicos na avaliação sanitária de farmácias e drogarias. Documentação sanitária necessária à abertura de farmácias e drogarias. Requisitos em bases sanitárias nacionais e locais para a abertura de farmácias e drogarias. Estrutura física necessária ao funcionamento de farmácias e drogarias. Estrutura física para as atividades e para os serviços prestados em estabelecimento farmacêutico. Estrutura elegível à acessibilidade em estabelecimentos farmacêuticos. Checklists essenciais à regularidade sanitária. Aspectos necessários à renovação de autorizações de funcionamento e alvará sanitário. Documentação necessária à renovação de registros de farmácias e drogarias.
  • Condições gerais para as boas práticas de dispensação. Dispensação de medicamentos conforme a legislação vigente. Responsabilidades do farmacêutico no ato da dispensação. Requisitos gerais para o controle sanitário do comércio de medicamentos. Processo de licenciamento para o comércio de medicamentos. Procedimentos na fiscalização referente à comercialização de medicamentos. Regulamentação dos medicamentos sob regime especial de controle e dos antimicrobianos. Aplicabilidade da Portaria 344/98 e Sistema Nacional de Gerenciamento de Produtos Controlados (SNGPC).