Gestão em Saúde Pública

Pós-Graduação EAD

Inicie sua jornada na Faculdade CENSUPEG

  • Acesse a Trilha de Aprendizagem como, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

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Protagonismo em Ação

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Apresentação

O curso de especialização lato-sensu em Gestão em Saúde Pública oportuniza ao seu concluinte uma visão ampla sobre as competências, habilidades e conhecimentos necessários à atuação do gestor em saúde pública. O curso consegue abordar aquilo que é realmente necessário para uma atuação competente e eficaz por parte do futuro especialista.

Público-Alvo:
Profissionais que buscam seu aprofundamento na área, como lideranças no setor público e demais profissionais que tenham interesse pelo assunto. 

Objetivos:
Ao término deste curso você poderá atuar no gerenciamento de processos na área de saúde pública, de uma maneira abrangente e consistente, com conhecimentos em áreas transversais como regulação, controle, avaliação e auditoria em saúde, gestão de riscos e perigos, política de saúde, entre outros conteúdos relevantes para a atuação profissional.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Trilha de aprendizagem com materiais teóricos, vídeos introdutórios e slides.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

 

Viva a Experiência CENSUPEG

Zairelusa Napar

Aluna CENSUPEG

Estudar na CENSUPEG com certeza, foi uma das melhores escolhas da minha vida, ela é completa... Profissionais nota 10!!! Sigo feliz e realizada em busca do meu grande sonho, que é me formar na melhor faculdade.

Iago Nunes Lentz

Aluno CENSUPEG

A Faculdade Censupeg dispõe de profissionais de alta qualificação e muita empatia. Tenho certeza que terei um ótimo suporte para continuar minha caminhada, que será intensa e cheia de aprendizado. Lá, aprendemos fazendo, se divertindo e procurando dentro de nós, formas para fazermos o melhor pela educação.

Júnia Coelho

Aluna CENSUPEG

Estar cursando o ensino superior é um sonho que está se realizando, tenho muito orgulho de estar neste caminho. A palavra que mais define tanto a CENSUPEG, quanto o curso que escolhi é amor. A professora é uma pessoa iluminada, inspiradora e uma excelente profissional, sempre tira minhas dúvidas e torna as aulas mais leves e divertidas. Enfim, só tenho a agradecer por fazer parte deste time, sinto-me realizada por ter escolhido a melhor faculdade, que faz me apaixonar cada dia mais pela minha nova área de atuação.

Disciplinas

  • Aspectos teóricos da atenção primária; Política Nacional de Atenção Básica (PNAB); implantação e implementação da Estratégia Saúde da Família (ESF); Diretrizes operacionais da ESF; Possibilidades e desafios no cotidiano da ESF; Etapas de implantação da ESF; Indicadores da ESF no Brasil e em Pernambuco; Desafios e possibilidades de expansão da ESF; Clínica Ampliada na ESF; Núcleo Ampliado de Saúde da Família e Atenção Básica (NASF-AB); NASF-AB e o apoio à inserção da ESF; NASF-AB na perspectiva da rede de serviços; NASF-AB como estratégia de fortalecimento da atenção básica; NASF-AB no escopo das ações da Atenção Primária; NASF e sua capacidade de resolutividade; Processo de territorialização na ESF
  • Exploração e apresentação de dados bioestatísticos; Parâmetros populacionais e amostrais; Construção de tabelas e gráficos no Excel; Aplicação de conceitos em banco de dados; Software estatístico “R”; Distribuição normal de probabilidade; Tabela "z"; Tipificação de respostas individuais; Teste de hipótese; Intervalo de confiança da média; Testes para inferência sobre uma amostra; Teste para inferência sobre duas ou mais amostras; Coeficiente de correlação de Pearson; Coeficiente de correlação de Spearman; Análise de regressão linear; Estudo de dispersão de frequência
  • Riscos ocupacionais e otimização do ambiente laboral; Abordagem ergonômica do trabalho; Normas regulamentadoras do trabalho (NRs); Considerações críticas e limites da ergonomia; Evolução histórica da segurança do trabalho; Segurança no trabalho; Classificação dos riscos ocupacionais; Vigilância em saúde e a saúde do trabalhador; Investigação dos acidentes e incidentes de trabalho; Avaliação dos acidentes e incidentes de trabalho; Teorias sobre acidentes; Embargo e interdição; Qualidade no sistema de gestão da segurança ocupacional; Certificação e acreditação; Certificação de sistemas de gestão de segurança e saúde no trabalho; SESMT e CIPA
  • Histórico da gestão de riscos; Gestão de risco em instituições financeiras; Teoria de risco e retorno; Identificação e avaliação de riscos; Mercado de capitais; Definições e tipos de riscos; Tipos de análise de investimentos e cálculos de risco e retorno; Distribuição de probabilidades e retornos
  • Modelo de precificação de ativos de capital; O downside do modelo de precificação de ativos de capital, a medida ômega, a linha de mercado de capitais e a linha de segurança de mercado; Modelo de precificação de ativos de capital expandido; Modelo dos três fatores; Arbitrage Pricing Theory (APT); Value at risk (VaR); Basileia III; Caso prático
  • Princípios da gestão de sistemas e de serviços de saúde; Atenção Primária à Saúde: Fundamentos e Desafios; Políticas e Legislação em Saúde no Brasil; Conjuntura da gestão em saúde no Brasil; Modelos assistenciais em saúde; Modelos assistenciais: desafios e as estratégias para a organização dos serviços de saúde; Modelos e estratégias da gestão em saúde; Desafios para a organização dos serviços de saúde no Brasil contemporâneo
  • As Redes de Atenção à Saúde – RAS; A Atenção Ambulatorial Especializada (AAE) nas RAS; A Atenção Especializada no SUS; Desafios para a organização dos serviços de saúde no Brasil contemporâneo; Ferramentas de diagnóstico situacional em saúde; Diagnóstico nos serviços de saúde: gestão de custos e saúde pública; Gestão de riscos e do trabalho em saúde; A humanização na gestão dos serviços de saúde
  • Compreender sobre os conceitos de saúde durante a história; Conhecer história da previdência social e da saúde coletiva; Compreender história das políticas públicas de saúde no Brasil; Conhecer a história dos sistemas de saúde de outros países; Conhecer a criação do SUS; Compreender os princípios e diretrizes do SUS; Compreender sobre o financiamento do SUS; Conhecer sobre a Regulação em saúde; Conhecendo os instrumentos de regulação em saúde; Conhecendo os níveis de complexidade e forma de liberação; Analisar os impactos da indústria da saúde em diversas áreas; Compreendendo as consequências econômicas da doença; Conhecendo os indicadores epidemiológicos; Compreendendo sobre o trabalho em saúde; Compreendendo sobre a dicotomia público privada; Conhecendo os avanços e desafios do SUS
  • Serviços e ações do SUS; Amparo constitucional da saúde no Brasil; Lei orgânica do SUS; Pacto pela saúde; Regulação de serviços e ações da saúde; Rede de atenção à saúde e a política nacional de atenção básica; Protocolo de cooperação entre entes públicos; Planejamento em saúde; Controle de ações e serviços de saúde; Contrato organizativo da ação pública de saúde (COAP); Controle em ações e serviços da saúde; Controle social em ações e serviços de saúde; Histórico da auditoria e avaliação em ações e serviços da saúde; Princípios fundamentais de auditoria no setor público; Auditoria em ações e serviços da saúde; Sistema de regulação, controle e avaliação nas ações e serviços de saúde
  • Contexto histórico-social da criação da Vigilância em Saúde; Secretaria de Vigilância em Saúde; Política Nacional de Vigilância em Saúde; Vigilância em Saúde e os seus componentes; Conceito saúde-doença; Medicina como ciência global; História natural da doença; Relatório Lalonde; Doenças transmissíveis; Doenças infecciosas; Sistema de informação de agravos de notificação; Sistema nacional de vigilância epidemiológica; Regulamento sanitário internacional; Centro de informações estratégicas em vigilância em saúde; Implantação da vigilância ambiental em saúde no Brasil; Vigilância em saúde ambiental