Gestão das Políticas Sociais

Pós-Graduação EAD

Apresentação

A Pós-Graduação em Gestão das Políticas Sociais fundamenta e instrumentaliza a atuação de profissionais do campo da gestão e das políticas sociais públicas e/ou privadas.

Objetivos:
O curso tem como objetivo a capacitação de profissionais das áreas de assistência social, saúde, educação e das políticas sociais em geral, com atuação na formulação, gestão, financiamento e controle de programas e projetos sociais. Destaca temas como desenvolvimento social, proteção social, políticas públicas da seguridade e de desenvolvimento social, e gestão estratégica de programas sociais.

Público-alvo:
Educadores das redes pública e privada, profissionais da educação e demais pessoas que demonstrem interesse pelo tema.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Disciplinas

  • Estado, capitalismo e luta de classes; Estado, liberalismo e bem comum; formas de governo e regimes políticos - democracia, ditadura, presidencialismo, parlamentarismo, república e monarquia; ideologia: trabalho e dominação; burocracia - controle, poder e alienação; globalização, neoliberalismo e imperialismo.
  • Esta disciplina é uma introdução elementar ao estudo científico da política. Está organizada em torno de três grandes eixos temáticos: a questão do poder e do seu exercício institucionalizado por meio do Estado; a questão da ideologia e das doutrinas políticas; e a questão do comportamento efetivo dos agentes políticos.
  • Regimes políticos no Brasil; Constituição Federal; institucionalização democrática; eleições; poderes Legislativo e Executivo; sistema partidário; sociedade civil.
  • Compreensão da educação num sentido amplo e suas perspectivas entrelaçadas ao contexto histórico-cultural atual. Necessidades educacionais especiais. Dispositivos legais nacionais e internacionais direcionados à educação acessível e inclusiva. Lugar e função do educador e do aluno no processo ensino-aprendizagem. Dificuldades de aprendizagem. Transtornos cognitivos. Reflexão sobre os saberes que sustentam as proposições curriculares das instituições escolares. Implementação de práticas educativas inclusivas e acessíveis. Adaptações curriculares.
  • Visão crítica e ampla do funcionamento da dinâmica e estrutura dos mais diversos sistemas organizacionais com base nas categorias de análise sociológica e organizacional. Abordagem sociológica das organizações e as diversas organizacionais. Organização do trabalho. Cultura e poder nas organizações.
  • Conceito de epistemologia. Análise crítica das principais linhas de reflexão epistemológica em Ciências Sociais. Fundamentos da teoria do conhecimento: relação ciência-ideologia, relação sujeito objeto, relação objetividade-subjetividade, conceito de lei e teoria. Construção de modelos multifatoriais, reducionismo, individualismo e holismo metodológicos. A problematização teórica e empírica de um objeto de estudo: a escolha dos referenciais teóricos na construção da revisão bibliográfica.
  • Origens e transformações do Estado moderno; globalização e novas configurações políticas contemporâneas; Estado, políticas públicas e modelos de Estado do bem-estar social; Estado e sistema de proteção social brasileiro; Estado, movimentos sociais e organizações não governamentais.
  • Conceito de didática e sua relação com a prática pedagógica. Relações entre a sociedade, a escola e a didática. Tendências pedagógicas e suas implicações nos processos de ensino e de aprendizagem. Níveis de planejamento educacional e sua relação com a prática do professor. Relação entre planejamento de ensino e de aula e a avaliação da aprendizagem. Elementos constitutivos do planejamento. O papel do professor na mediação da construção do conhecimento. A práxis do professor na consolidação das aprendizagens: gestão de sala de aula.

Diferenciais

  • Assista as aulas gravadas quando, onde e quantas vezes quiser.

  • Material digital disponível para download.

  • Parcelas acessíveis que cabem no seu bolso.

  • Seu certificado emitido pela faculdade que é nota MÁXIMA (5) no MEC.

  • Curse em 6 ou 12 meses.

  • Receba um código de desconto 30%, entre em contato com o Consultor de Carreira mais próximo da sua cidade por meio do whatsapp.