Gestão de Estratégia Empresarial

Pós-Graduação EAD

Apresentação

A Pós-Graduação em Gestão de Estratégia Empresarial tem por finalidade incorporar aos profissionais conhecimentos que possibilitem atuar de forma integrada em diferentes tipos de projetos, desenvolver habilidades para atuar em diversas áreas como: gestão, negócios, estratégia empresarial, entre outros.

Objetivos:
Agregar conhecimentos aos profissionais para atuar de forma integrada nos diferentes tipos de projetos, e desenvolver a capacidade de análise crítica para a tomada de decisão.

Público-alvo:
A Pós-Graduação em Gestão de Estratégia Empresarial é direcionado aos Profissionais em geral, que buscam a fundamentação e o aprimoramento em Gestão, Negócios, Administração e Estratégia Empresariais.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Disciplinas

  • Visão histórica do empreendedorismo. Principais conceitos do empreendedorismo. Perfil do empreendedor. Empreendedor e administrador. Perguntas-chave de um negócio. Elaboração de plano de negócios. Planejamento financeiro e legislação. Aquisição de um negócio. Avaliação de uma oportunidade. Empreendedorismo corporativo. Inovação. Tipos de franquias. Aspectos legais para abertura de empresa. Novos modelos gerenciais.
  • Análise do Ambiente Interno: Capacitação, Recursos, Fatores Críticos de Sucesso; Análise do Ambiente Externo: Ameaças, Oportunidades, Concorrência, Parcerias e Alianças; Estratégia de Negociação; Estratégia Competitiva e Posicionamento; Estratégia de Fusões e Aquisições; Governança Corporativa.
  • Visão panorâmica sobre a comunicação empresarial como área interdisciplinar, a qual integra atividades, estratégias, políticas e suas respectivas ferramentas no contexto de quatro subáreas: administrativa, interna, institucional e mercadológica. Principais temas da comunicação empresarial: antecedentes; evolução histórica; especialização; aplicações; abrangência; produção científica; teorias da comunicação; paradigmas e metaparadigmas; gestão de crises, de conflitos e de reputação; ética e responsabilidade social; relações com diferentes públicos; o papel de porta-vozes e a arte de falar em público.
  • Os Sistemas de Informação de Mercado – SIM e SSD; Pesquisas de Mercado; Integração e Uso da Informação; Formulação de Modelos; Benchmarking e Datamining.
  • Principais conceitos da psicologia, suas correntes de aplicação e principais atribuições. A estrutura da personalidade e suas principais teorias de desenvolvimento. A formação do aparato cognitivo e sua importância na gestão de empresas. A psicologia organizacional, seu nascimento e o foco no trabalho industrial. O novo ser social, sua definição e papel no mercado contemporâneo. Os principais elementos de sustentação à competitividade e a relevância dos modelos mentais. A Sociedade Informacional X a Sociedade do Conhecimento. O papel da psicologia organizacional no gerenciamento contemporâneo. A gestão de conflitos, entraves individuais e em grupos de trabalho, mundos internos e a percepção de pessoa como ferramenta na gestão de equipes. Os novos modelos mentais e as estruturas gerenciais de alta performance. Gestão do conhecimento e os desafios da liderança média. A matricial de conhecimento e a psicologia organizacional como força motriz da inovação. O novo trabalhador e o foco na laboridade. Novas estruturas mentais x inteligência
  • Evolução da administração de Recursos Humanos no Brasil. Gestão por competências. Migração do modelo tradicional para o modelo estratégico. Recrutamento e seleção de pessoas, remuneração, benefícios, gestão de carreira, avaliação de desempenho, treinamento e desenvolvimento. Importância estratégica da educação corporativa. Cultura organizacional sob a perspectiva estratégica.
  • Principais conceitos referentes à estratégia operacional nas organizações. Tipos de estratégia. Escolas de pensamento estratégico. Importância da estratégia para as organizações. Processo estratégico: análise, formulação e implantação das estratégias. Vantagem competitiva. Macroambiente, ambiente operacional, ambiente interno. Ferramentas de diagnóstico. Planejamento estratégico. Decisões estratégicas. Controle.
  • Origem e desenvolvimento da OSM, considerações gerais e conceituais, as características das organizações e a organização das atividades administrativas. Fundamentos de instrumentos de organização, sistemas e métodos. Redesenho de informações para um roteiro de diagnóstico organizacional. Sistemas administrativos, Estrutura organizacional, Departamentalização, Linha e Assessoria, Delegação e descentralização. Hierarquia. Análise e estrutura de sistemas. Métodos e organização do Trabalho. Instrumentos de desenho organizacional. Objetivo: Proporcionar visão geral da evolução e da importância da estrutura organizacional, o papel dos analistas de OSM, compreender e utilizar instrumentos e ferramentas para analisar e propor a estrutura mais adequada para obter o melhor desempenho de atividades.