Gestão de Marketing

Pós-Graduação EAD

Apresentação

A Pós-Graduação em Gestão de Marketing prepara o profissional para atuar como executivo nas diferentes áreas de marketing, inteligência competitiva, comercial e vendas, entre outras.

Objetivos:
Oportunizar a elaboração de planos e estratégias de marketing para a empresa e desenvolver a habilidade de gerenciar processos inerentes ao marketing.

Público-alvo:
Dirigido a profissionais que desejam reciclar ou aprimorar seus conhecimentos, A Pós-Graduação em Gestão de Marketing prepara profissionais e empreendedores para atuar nas áreas de marketing de grandes corporações.

Formato do curso:
Conteúdo 100% on-line.
Aulas gravadas.
Materiais das aulas disponíveis para download.
Inicie o curso em até 7 dias após a confirmação da sua matrícula.

Disciplinas

  • Conceito e ferramentas de marketing. Orientação da empresa para o mercado. Análise das oportunidades de mercado. Estratégia de marketing e mix de marketing. Valor e satisfação. Estrutura da teoria de marketing. Composto de marketing e meio ambiente. Sistemas de marketing. Os desafios do marketing do futuro. Marketing em um mundo em mutação.
  • Serviços na Economia e no Marketing; Gestão do marketing e o Relacionamento por Serviços; Qualidade Percebida em Serviços; Pré-Venda e Pós-Venda; Gerência Estratégica de Serviços.
  • Conceitos fundamentais e as boas práticas de marketing para agregar valor de acordo com a visão do cliente. Segmentos e posicionamento de mercado. Critérios de segmentação de mercado. Estratégias de marketing segundo as preferências dos clientes na compra de bens e serviços. Aspectos do ambiente competitivo. Exemplos de como as variáveis externas afetam os negócios. Roteiro do processo de estabelecimento e implantação de estratégias de marketing. Principais modelos estratégicos, reconhecidos internacionalmente. Cuidados na implementação do processo estratégico. Ferramentas de monitoramento e controle do processo estratégico. Roteiro de plano de marketing.
  • Introdução à comunicação empresarial com ênfase no inter-relacionamento entre as subáreas administrativa, interna, institucional e mercadológica que agregam, por sua vez, uma série de atividades, tais como gestão da reputação, comunicação de marketing, gestão de conflitos etc.
  • Como Avaliar o Potencial de um Mercado; O estudo do Setor de Atuação; Avaliação da Oferta; Clientes Potenciais; Como Contratar um Projeto de Pesquisa; Como Otimizar a Obtenção das Informações; Suportando as Primeiras Decisões; Avaliação de Novas Idéias; Monitoramento da Distribuição,Preço,Promoção e Produto; Pesquisa para Novos Pontos de Venda; Avaliação da Imagem e Posicionamento; Métricas para Avaliar a Satisfação dos Clientes e Padrões de Atendimento.
  • Principais teorias, conceitos, objetivos e ferramentas do marketing global, dentro do processo da gestão mercadológica. Marketing como filosofia de administração de negócios e como estratégia integradora de mercado, tendo como suporte o composto de marketing, o marketing estratégico e as orientações focadas no cliente. Foco no mercado e no comportamento do consumidor e em seus desejos. Construção de uma nova marca e a geração de valor. Segmentação de mercado e posicionamento diante da concorrência. Ferramentas para organizar e compilar dados em um sistema de informações de marketing. Importância do planejamento estratégico na gestão de marketing.
  • Análise do Ambiente Interno: Capacitação, Recursos, Fatores Críticos de Sucesso; Análise do Ambiente Externo: Ameaças, Oportunidades, Concorrência, Parcerias e Alianças; Estratégia de Negociação; Estratégia Competitiva e Posicionamento; Estratégia de Fusões e Aquisições; Governança Corporativa.
  • Origem e desenvolvimento da OSM, considerações gerais e conceituais, as características das organizações e a organização das atividades administrativas. Fundamentos de instrumentos de organização, sistemas e métodos. Redesenho de informações para um roteiro de diagnóstico organizacional. Sistemas administrativos, Estrutura organizacional, Departamentalização, Linha e Assessoria, Delegação e descentralização. Hierarquia. Análise e estrutura de sistemas. Métodos e organização do Trabalho. Instrumentos de desenho organizacional. Objetivo: Proporcionar visão geral da evolução e da importância da estrutura organizacional, o papel dos analistas de OSM, compreender e utilizar instrumentos e ferramentas para analisar e propor a estrutura mais adequada para obter o melhor desempenho de atividades.